Questões de Concursos Causas de extinção da punibilidade

Resolva questões de Causas de extinção da punibilidade comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

101Q217839 | Direito Penal, Causas de extinção da punibilidade, Papiloscopista Policial, Polícia Civil RJ, IBFC

Acerca da prescrição, assinale a alternativa que NÃO corresponde ao entendimento sumulado pelo Superior Tribunal de Justiça:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

102Q370467 | Direito Penal, Causas de extinção da punibilidade, CESPE CEBRASPE

Acerca do instituto da prescrição penal e seus efeitos, assinale a opção correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

103Q177525 | Direito Penal, Causas de extinção da punibilidade, Defensor Público, DPE PR, UFPR

Atualmente, por meio do Decreto Presidencial nº 8.172/2013, o ordenamento jurídico-penal brasileiro expressamente admite o indulto às pessoas submetidas a medida de segurança, que, até 25 de dezembro de 2013, independentemente da cessação de periculosidade, tenham suportado privação da liberdade, internação ou tratamento ambulatorial:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

105Q925432 | Direito Penal, Causas de Extinção da Punibilidade, Primeira Fase OAB, OAB, FGV

No dia 29/04/2011, Júlia, jovem de apenas 20 anos de idade, praticou um crime de lesão corporal leve (pena: de 03 meses a 01 ano) em face de sua rival na disputa pelo amor de Thiago. A representação foi devidamente ofertada pela vítima dentro do prazo de 06 meses, contudo a denúncia somente foi oferecida em 25/04/2014. Em 29/04/2014 foi recebida a denúncia em face de Júlia, pois não houve composição civil, transação penal ou suspensão condicional do processo. Nesta hipótese,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

106Q232702 | Direito Penal, Causas de extinção da punibilidade, Promotor de Justiça, MPE PI, CESPE CEBRASPE

Assinale a opção correta com base no que dispõe o CP.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

107Q201396 | Direito Penal, Causas de extinção da punibilidade, Escrivão de Polícia, Polícia Civil ES, FUNCAB

No tocante às causas de extinção da punibilidade, pode-se dizer que a anistia:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

108Q461687 | Direito Penal, Causas de extinção da punibilidade, Oficial de Justiça Avaliador, TJ PA, CESPE CEBRASPE, 2020

Antônia foi vítima de calúnia praticada por Francisca e Rita. Inconformada, Antônia, na mesma semana em que sofreu a calúnia, tomou as providências para que fosse proposta a ação penal cabível, mas o fez apenas contra Francisca, porque Rita era amiga de sua mãe.

Nessa situação hipotética, ocorre

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

109Q148096 | Direito Penal, Causas de extinção da punibilidade, Analista Judiciário Oficial de Justiça Avaliador, TRT 8a Região, CESPE CEBRASPE

Em se tratando de crime de peculato culposo, a reparação do dano antes do trânsito em julgado da sentença condenatória configura

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

110Q173479 | Direito Penal, Causas de extinção da punibilidade, Defensor Público, DPE PR, UFPR

Assinale a alternativa correta em matéria de prescrição.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

111Q172123 | Direito Penal, Causas de extinção da punibilidade, Defensor Público, DPE MS, VUNESP

Assinale a alternativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

112Q205079 | Direito Penal, Causas de extinção da punibilidade, Escrivão da Polícia Federal, Polícia Federal, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens subsequentes, relativos à aplicação da lei penal e seus princípios.


A contagem do prazo para efeito da decadência, causa extintiva da punibilidade, obedece aos critérios processuais penais, computando-se o dia do começo. Todavia, se este recair em domingos ou feriados, o início do prazo será o dia útil imediatamente subsequente

  1. ✂️
  2. ✂️

113Q233850 | Direito Penal, Causas de extinção da punibilidade, Promotor de Justiça, MPE SE, CESPE CEBRASPE

De acordo com o CP, o curso da prescrição interrompe-se
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

114Q218988 | Direito Penal, Causas de extinção da punibilidade, Perito em Telecomunicação, Polícia Civil ES, FUNCAB

O Código Penal dispõe que ninguém será punido por fato que determinada lei posterior deixe de considerar crime. Essa retroatividade da lei penal,mais benigna, pode ser denominada como:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

115Q220902 | Direito Penal, Causas de extinção da punibilidade, Procurador Federal, AGU, CESPE CEBRASPE

Texto associado.
No que se refere à parte geral do Código Penal, julgue os itens
subsequentes.
Nos crimes conexos, a extinção da punibilidade de um deles impede, quanto aos outros, a agravação da pena resultante da conexão.
  1. ✂️
  2. ✂️

116Q372831 | Direito Penal, Causas de extinção da punibilidade, FGV

Francisco foi condenado por homicídio simples, previsto no Art. 121 do Código Penal, devendo cumprir pena de seis anos de reclusão. A sentença penal condenatória transitou em julgado no dia 10 de agosto de 1984. Dias depois, Francisco foge para o interior do Estado, onde residia, ficando isolado num sítio. Após a fuga, as autoridades públicas nunca conseguiram capturá-lo. Francisco procura você como advogado(a) em 10 de janeiro de 2014.

Com relação ao caso narrado, assinale a afirmativa correta
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

117Q226465 | Direito Penal, Causas de extinção da punibilidade, Procurador, BACEN, CESPE CEBRASPE

Acerca da prescrição penal e da extinção de punibilidade, assinale a opção correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

118Q924491 | Direito Penal, Causas de Extinção da Punibilidade, Primeira Fase OAB, OAB, FGV

Felipe, menor de 21 anos de idade e reincidente, no dia 10 de abril de 2009, foi preso em flagrante pela prática do crime de roubo. Foi solto no curso da instrução e acabou condenado em 08 de julho de 2010, nos termos do pedido inicial, ficando a pena acomodada em 04 anos de reclusão em regime fechado e multa de 10 dias, certo que houve a compensação da agravante da reincidência com a atenuante da menoridade. A decisão transitou em julgado para ambas as partes em 20 de julho de 2010. Foi expedido mandado de prisão e Felipe nunca veio a ser preso. 
Considerando a questão fática, assinale a afirmativa correta. 
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

119Q925285 | Direito Penal, Causas de Extinção da Punibilidade, Primeira Fase OAB, OAB, FGV, 2017

No dia 15 de abril de 2011, João, nascido em 18 de maio de 1991, foi preso em flagrante pela prática do crime de furto simples, sendo, em seguida, concedida liberdade provisória. A denúncia somente foi oferecida e recebida em 18 de abril de 2014, ocasião em que o juiz designou o dia 18 de junho de 2014 para a realização da audiência especial de suspensão condicional do processo oferecida pelo Ministério Público. A proposta foi aceita pelo acusado e pela defesa técnica, iniciando-se o período de prova naquele mesmo dia. Três meses depois, não tendo o acusado cumprido as condições estabelecidas, a suspensão foi revogada, o que ocorreu em decisão datada de 03 de outubro de 2014. Ao final da fase instrutória, a pretensão punitiva foi acolhida, sendo aplicada ao acusado a pena de 01 ano de reclusão em regime aberto, substituída por restritiva de direitos. A sentença condenatória foi publicada em 19 de maio de 2016, tendo transitado em julgado para a acusação. Intimado da decisão respectiva, João procura você, na condição de advogado(a), para saber sobre eventual prescrição, pois tomou conhecimento de que a pena de 01 ano, em tese, prescreve em 04 anos, mas que, no caso concreto, por força da menoridade relativa, deve o prazo ser reduzido de metade.

Diante desse quadro, você, como advogado(a), deverá esclarecer que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

120Q958290 | Direito Penal, Causas de extinção da punibilidade, Delegado de Polícia Federal, Polícia Federal, CESPE CEBRASPE, 2021

No que concerne aos crimes previstos na parte especial do Código Penal, julgue o item subsequente.

Em se tratando do crime de falsidade ideológica, o prazo prescricional se reinicia com a eventual reiteração de seus efeitos.

  1. ✂️
  2. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.