Questões de Concursos Cirurgia Maxilofacial Acidentes e Complicações

Resolva questões de Cirurgia Maxilofacial Acidentes e Complicações comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

61Q1068589 | Odontologia, Cirurgia Maxilofacial Acidentes e Complicações, Especialidade Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial, EsFCEx, VUNESP, 2025

Paciente de 36 anos, sexo feminino, com histórico de ingestão insuficiente de líquido, após traumatismo facial.

A persistência desse quadro, pode levar ao choque

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

62Q1068590 | Odontologia, Cirurgia Maxilofacial Acidentes e Complicações, Especialidade Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial, EsFCEx, VUNESP, 2025

Com relação à incisão de Ochsenbein e Luebke, é correto afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

63Q1049281 | Odontologia, Cirurgia Maxilofacial Acidentes e Complicações, Cirurgião Dentista, EBSERH, VUNESP, 2020

Paciente de 40 anos, gênero feminino, foi submetida à cirurgia de exodontia do dente 47 há 4 dias. Queixa-se de dor intensa, irradiada ipsilateralmente do alvéolo para ouvido, região temporal e olho. Clinicamente, observam-se odor fétido e alvéolo ósseo vazio.
O diagnóstico provável e a respectiva alternativa de procedimento clínico de urgência indicado para o caso clínico são:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

64Q1033312 | Odontologia, Cirurgia Maxilofacial Acidentes e Complicações, Odontologia, UFG, IV UFG, 2024

Uma preocupação principal com a cirurgia do esqueleto facial é o suprimento vascular para os segmentos ósseos. Muitas vezes o fluxo de sangue através do periósteo mante o suprimento sanguíneo para os dentes e a porção óssea osteotomiazada. Segundo Miloro et al (2016), qual osteotomia não se beneficia desse tipo de suprimento sanguíneo colateral?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

65Q1033318 | Odontologia, Cirurgia Maxilofacial Acidentes e Complicações, Odontologia, UFG, IV UFG, 2024

Em Miloro et al (2016), a maconha é a droga ilícita mais consumida, superada apenas pelo álcool etílico. Aproximadamente 56% dos usuários de drogas ilícitas usam apenas maconha, 20% usam-na com outra droga ilícita e os 24% restantes usaram outra droga ilícita que não a maconha no mês anterior. Seu uso traz risco para integridade do paciente em procedimentos cirúrgicos bucomaxilofaciais. Uma das consequências do uso da maconha é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

66Q1033313 | Odontologia, Cirurgia Maxilofacial Acidentes e Complicações, Odontologia, UFG, IV UFG, 2024

Segundo Miloro et al (2016), qual é a osteotomia usada para deformidades que requerem que a mandíbula seja colocada para trás, por excesso mandibular horizontal, ou rotacionada, por assimetria mandibular e para avanços menores (2 a 3 mm)?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

67Q1055967 | Odontologia, Cirurgia Maxilofacial Acidentes e Complicações, Técnico Especializado Odontólogo, MPE PA, CONSULPLAN, 2022

“Para que um dente seja movimentado, os ___________________ devem ser formados uma vez que podem remover o osso da área adjacente à parte ________________ do ligamento periodontal. Os osteoblastos também são necessários para formar osso novo no lado de tensão e remodelar as áreas reabsorvidas no lado de pressão. As ___________________ têm a interessante propriedade de estimular a atividade tanto osteoclástica quanto osteoblástica, tornando-a particularmente adequada como um mediador do movimento dental.” Assinale a alternativa que completa correta e sequencialmente a afirmativa anterior.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

68Q1028311 | Odontologia, Cirurgia Maxilofacial Acidentes e Complicações, Odontologia, MPU, FGV, 2025

A osteíte alveolar é uma complicação dolorosa que pode acontecer após exodontias. O curso clínico da condição mostra que a dor se desenvolve no terceiro ou quarto dia após a remoção do dente e ocorre principalmente em molares inferiores. Durante o exame, o alvéolo dental parece estar vazio, com um coágulo de sangue parcial ou completamente perdido, e algumas superfícies ósseas do alvéolo apresentam-se expostas.

Além de dor moderada a intensa, apresenta-se como sintomatologia clínica dessa condição:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

69Q1033321 | Odontologia, Cirurgia Maxilofacial Acidentes e Complicações, Odontologia, UFG, IV UFG, 2024

Leia o caso a seguir.
Uma paciente compareceu ao consultório para avaliação de cirurgia ortognátca, com queixa principal de sorriso gengival. Na análise facial foi verificado que os terços faciais se encontravam na proporção de 1:1, a proporção entre a parte superior do terço inferior com a parte inferior do terço inferior era de 1:2, o comprimento do lábio superior de 22 mm, a exposição em repouso do incisivo superior de 3 mm, linha do sorriso paralela, incisivo superior com 10 mm de comprimento e 8 mm de largura e sorriso gengival de 6 mm.

Para o tratamento desse sorriso gengival está indicado
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

70Q1062949 | Odontologia, Cirurgia Maxilofacial Acidentes e Complicações, Odontologia, TJ MS, FGV, 2024

Um paciente do sexo masculino, 55 anos de idade, compareceu ao consultório odontológico com necessidade de exodontia do elemento 36. Durante a anamnese, revelou ser portador da doença de von Willebrand (DvW) do tipo 1.

Considerando o risco de sangramento trans e pós-cirúrgico nesses pacientes, a cobertura terapêutica de escolha a ser realizada previamente à exodontia é a:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

71Q1033320 | Odontologia, Cirurgia Maxilofacial Acidentes e Complicações, Odontologia, UFG, IV UFG, 2024

Em um procedimento de cirurgia ortognática em que será realizada osteotomia Le Fort I segmentar, osteotomia sagital bilateral de mandíbula e osteotomia basilar de mento, o cirurgião decidiu iniciar o procedimento cirúrgico pela mandíbula. A fixação da mandíbula nos dois lados deve ser realizada por
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

72Q1033314 | Odontologia, Cirurgia Maxilofacial Acidentes e Complicações, Odontologia, UFG, IV UFG, 2024

Segundo Miloro et al (2016), um dos mais importantes achados referentes à estabilidade das osteotomias mandibulares é que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

73Q1033322 | Odontologia, Cirurgia Maxilofacial Acidentes e Complicações, Odontologia, UFG, IV UFG, 2024

O recuo de maxila é um movimento não muito comum nas cirurgias ortognáticas, mas pode estar indicado em pacientes com protrusão maxilar que acomete principalmente pessoas de origem asiática ou indígenas por exemplo. Qual estrutura anatômica que se deve ter cuidado tem maior probabilidade de injúria durante o procedimento?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

74Q1020846 | Odontologia, Cirurgia Maxilofacial Acidentes e Complicações, Cirurgião Dentista, EBSERH, VUNESP, 2020

A manobra de Valsalva, realizada durante cirurgia bucal, tem como finalidade
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

75Q1055964 | Odontologia, Cirurgia Maxilofacial Acidentes e Complicações, Técnico Especializado Odontólogo, MPE PA, CONSULPLAN, 2022

A alveolite (osteíte alveolar) é uma complicação que ocorre em 1 a 4% dos casos de exodontia, caracterizada pela desintegração do coágulo sanguíneo, que deixa o alvéolo dentário vazio.
(Eduardo Dias de Andrade.)

Considerando a informação anterior sobre esta urgência odontológica, assinale a afirmativa INCORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

76Q1084706 | Odontologia, Cirurgia Maxilofacial Acidentes e Complicações, Odontologia, DEPEN, CESPE CEBRASPE

Durante a anamnese de uma paciente de vinte e sete anos de idade com indicação de extração dos pré-molares por motivos ortodônticos, o dentista observou que apenas os terceiros molares superiores haviam irrompido. Ao exame clínico, o dentista constatou as seguintes situações: a) ocorrência de fístula na vestibular do dente 46 , b) nenhum sinal aparente da presença dos dentes 38 e 48.Considerando que a paciente não apresente nenhuma alteração sistêmica, julgue os itens subsecutivos, com base no caso clínico descrito.


As duas ocorrências mais prováveis para a situação b) são a agenesia dos terceiros molares e a impacção dos dentes 38 e 48.
  1. ✂️
  2. ✂️

77Q1084707 | Odontologia, Cirurgia Maxilofacial Acidentes e Complicações, Odontologia, DEPEN, CESPE CEBRASPE

Durante a anamnese de uma paciente de vinte e sete anos de idade com indicação de extração dos pré-molares por motivos ortodônticos, o dentista observou que apenas os terceiros molares superiores haviam irrompido. Ao exame clínico, o dentista constatou as seguintes situações: a) ocorrência de fístula na vestibular do dente 46 , b) nenhum sinal aparente da presença dos dentes 38 e 48.Considerando que a paciente não apresente nenhuma alteração sistêmica, julgue os itens subsecutivos, com base no caso clínico descrito.


Se os terceiros molares inferiores estiverem presentes e com impacção horizontal, deve-se evitar a cirurgia e acompanhar o caso por meio de radiografia.
  1. ✂️
  2. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.