Questões de Concursos Clínica Médica Humana

Resolva questões de Clínica Médica Humana comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

11Q907726 | Medicina, Clínica Médica Humana, Geriatra, Prefeitura de Rio Branco AC, IV UFG, 2024

Texto associado.

Leia o caso clínico a seguir para responder à questão.


Paciente do sexo masculino, 60 anos, professor universitário, iniciou quadro de declínio cognitivo há um ano como notório prejuízo em sua atividade laboral. Atualmente apresenta dependência parcial para atividades instrumentais e independência para atividades básicas de vida diária. Nega alucinações visuais e alteração comportamental. Antecedentes familiares revelaram presença de Doença de Alzheimer em mãe e irmã. Durante exame físico, foi observada marcha com passos curtos e sem balanço e tremores de repouso assimétrico em membros superiores. Sem presença de rigidez ou bradicinesia. PA 125X80mmHg, FC 72bpm. Sem alteração em ausculta respiratória e cardiovascular.

Em idosos os déficits sensoriais podem se instalar gradualmente, sendo pouco percebidos no início, mas com grande impacto em restrição de atividades rotineiras e perda de funcionalidade. Trata-se de um risco relacionado a alterações sensoriais nos idosos:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

12Q976505 | Medicina, Clínica Médica Humana, Médico, Prefeitura de Pinhalão PR, FAU, 2025

Na fisiopatologia da cetoacidose diabética, observam-se:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

13Q998690 | Medicina, Clínica Médica Humana, Alergia e Imunologia, EBSERH, FGV, 2024

Um paciente de 34 anos procurou ambulatório para realização de um check up médico. Negou quaisquer sintomas ou doenças prévias. Ao exame, a pressão arterial era de 132 por 82 mmHg e a frequência cardíaca, de 68 batimentos por minutos. Foi observada uma irregularidade no ritmo cardíaco, sugerindo a presença de aproximadamente 4 extrassístoles por minuto. O restante do exame físico foi sem alterações. Foi solicitado eletrocardiograma, em que foi evidenciada a presença de algumas extrassístoles ventriculares. Essas alterações foram confirmadas em Holter de 24 horas, em que foi observada uma baixa incidência de extrassístoles ventriculares, sem arritmia supraventricular. O paciente realizou, também, um ecocardiograma, que estava dentro da normalidade, mas ficou preocupado ao terem sido detectadas essas alterações no ritmo cardíaco, apesar de estar assintomático.
A orientação mais adequada nesse caso é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

14Q1005086 | Medicina, Clínica Médica Humana, Sem cargo, EBSERH, FGV, 2024

Rodrigo, 48 anos, casado, autônomo, vem à unidade básica de saúde se queixando de dores de cabeça de repetição e apresentando PA = 165 x 90 mmHg. Em seu prontuário, identifica-se que, nas últimas 5 consultas, no último ano, por motivos diversos, sua pressão arterial foi, respectivamente, de 147 x 99 mmHg; 180 x 100 mmHg; 152 x 90 mmHg; 160 x 95 mmHg e 170 x 92 mmHg. Rodrigo tem história familiar de hipertensão e é sedentário.
O fato que permite o diagnóstico de hipertensão arterial sistêmica é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

15Q998689 | Medicina, Clínica Médica Humana, Alergia e Imunologia, EBSERH, FGV, 2024

Uma estudante universitária de 23 anos marcou avaliação clínica pois vinha apresentando episódios recorrentes de perda de consciência desde a adolescência, geralmente em situações de estresse emocional intenso ou durante prolongada permanência em pé em ambientes quentes. Ela descreveu que, momentos antes de perder a consciência, sentia tontura, visão turva, suor frio e náuseas. Em um dos episódios mais recentes, enquanto estava em pé em uma fila, começou a sentir esses sintomas e desmaiou, recuperando a consciência em menos de 2 minutos. Negou doenças prévias e afirmou que se sentia saudável. Durante a consulta médica, não foram encontradas alterações ao exame físico. A paciente levou Holter de 24 horas, eletrocardiograma e ecocardiograma, que estavam dentro da normalidade. A paciente queria saber o que fazer ao ter a sensação de desmaio.
Nesse contexto de um quadro sugestivo de síncope vasovagal, além de sugerir que ela deite no chão ou outro tipo de superfície quando sentir os pródromos de síncope, o médico deve orientá-la a:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

16Q1005088 | Medicina, Clínica Médica Humana, Sem cargo, EBSERH, FGV, 2024

José, 55 anos, hipertenso há 3 anos, em uso regular de medicação, vem para consulta de rotina apresentando PA = 130 x 80 mmHg. Após exame clínico, conclui-se que tem baixo risco cardiovascular.
Nesse caso, a conduta é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

17Q1000972 | Medicina, Clínica Médica Humana, Grupo Medicina Física e Reabilitação, EBSERH, FGV, 2025

Você recebeu um paciente para avaliação e tratamento de uma síndrome de dor crônica benigna.

Nesse caso, você deve dar as recomendações a seguir, à exceção de uma. Assinale-a.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

18Q1009505 | Medicina, Clínica Médica Humana, Sem cargo, EBSERH, FGV, 2024

Uma paciente de 23 anos realizou ultrassonografia abdominal de rotina, na qual foi observado nódulo sólido de 4 cm de diâmetro no fígado. Foi realizada tomografia abdominal com contraste venoso trifásico, que mostrou lesão hipercaptante, bem circunscrita, com cicatriz central localizada em segmento VII do fígado.
Dentre os diagnósticos abaixo, o mais provável é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

19Q961055 | Medicina, Clínica Médica Humana, Analista Judiciário Medicina Clínica, TRF 2a REGIÃO, CONSULPLAN, 2017

“Um paciente de 65 anos está internado na enfermaria para investigação e apresenta história de ‘mal-estar, sudorese e dor de cabeça’ há cerca de 3 meses. Traz anotações de monitorização residencial da pressão arterial solicitada pelo médico do posto de saúde com média diária de 160 x 100 mmHg. Há uma semana o médico resolveu iniciar o tratamento com propranolol e, desde então, o paciente vem apresentando piora do quadro, com crises de hipertensão que necessitaram de internação e uso de nitroprussiato de sódio para o controle.” Considerando a evolução do paciente e, ainda, a suspeita de hipertensão de origem secundária, assinale a principal hipótese etiológica.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

20Q961073 | Medicina, Clínica Médica Humana, Analista Judiciário Medicina Clínica, TRF 2a REGIÃO, CONSULPLAN, 2017

“Um paciente de 65 anos, tabagista, apresenta quadro de dor abdominal e massa palpável em flanco esquerdo, além de hematúria. Foi solicitada uma tomografia computadorizada de abdômen com contraste, que revelou tumor solitário compatível com carcinoma de células renais. Após o estadiamento, optou-se por nefrectomia radical.” Considerado a epidemiologia desta patologia, qual o subtipo histológico esperado desta peça?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.