Início

Questões de Concursos Clínica Médica Humana

Resolva questões de Clínica Médica Humana comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


101Q1033638 | Medicina, Clínica Médica Humana, Endocrinologia e Metabologia, EBSERH, FGV, 2024

Uma jovem de 24 anos apresentou odinofagia associada a fadiga e uma cervicalgia mais pronunciada à esquerda, identificando ser um caroço de aproximadamente 1 cm. O quadro progrediu durante os três dias com piora dos sintomas, além de febrícula – de até 37,8 °C – constante. A seguir, ocorreu dor em hipocôndrio direito. No quinto dia de sintomas, foram prescritos amoxicilina e anti-inflamatório não esteroidal devido a hiperemia de orofaringe com placas brancacentas – a paciente teve diagnóstico de amigdalite bacteriana, apresentando náuseas e anorexia. Com aproximadamente 1 semana de sintomas e 3 dias do uso do antibiótico, a jovem decidiu procurar novo atendimento médico, que revelou: sinais vitais estáveis, porém com taquicardia (FC 110 bpm), eutrófica, sem evidência de emagrecimento, eupneica. Rash eritematoso maculopapular difuso estava visível em tronco, abdômen e porção próxima de membros superiores e inferiores. Havia presença de edema periorbitário bilateral. Linfonodos posteriores aos músculos esternocleidomastoideos estavam aumentados e pouco dolorosos (1,5 e 1,2 cm), fibroelásticos, móveis. Havia também micropoliadenopatia em outras cadeias cervicais superficiais. Orofaringe apresentava hipertrofia amigdaliana, petéquias em palato e exsudato membranoso. Ao exame ginecológico com ectopia em colo uterino, foi detectado corrimento fisiológico, sem presença de outras alterações como úlceras. O abdômen era doloroso em andar superior à palpação profunda com hepatimetria de 14 cm e borda romba e dolorosa e espaço de Traube ocupado.

Sobre as hipóteses diagnósticas e complementação da investigação, é correto afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

102Q998068 | Medicina, Clínica Médica Humana, Dor, EBSERH, FGV, 2024

Um homem adulto, jovem, ativo, apresentando sinais de sinovite aguda em articulação do joelho direito e tornozelo direito, lombalgia recorrente e com história de uretrite e conjuntivite infecciosa e recorrente, foi tratado com cefalosporina de primeira geração, sem melhora clínica. Deu entrada na emergência do hospital com fortes dores, calor e rubor articular leve.

O diagnóstico mais provável nesse caso é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

103Q998074 | Medicina, Clínica Médica Humana, Dor, EBSERH, FGV, 2024

Manoel tem 73 anos e fez uma grande festa para comemorar suas bodas de ouro com dona Helena, com muita fartura de vinhos e frutos do mar. Após cinco dias, procurou os seus cuidados com quadro súbito de monoartrite no joelho direito, com início 24 horas antes. A dor piora com o movimento e durante a noite, associada a febre de 38,5 °C. Ele está em bom estado geral; tem histórico de hipertensão e hiperuricemia.

A principal hipótese diagnóstica e o achado do líquido articular que a confirmam são, respectivamente:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

104Q1054688 | Medicina, Clínica Médica Humana, Médico psiquiatra, DETRAN DF, CESPE CEBRASPE

Texto associado.
Um paciente com 35 anos de idade procurou o prontosocorro
apresentando dispneia súbita e intensa, ortopneia,
sudorese fria, palidez cutânea, cianose e tosse produtiva com
escarro róseo. No exame clínico, apresentou redução difusa do
murmúrio vesicular e estertores pulmonares em todos os campos
pulmonares, bulhas taquicárdicas com galope de 4 tempos e
pressão arterial de 200 mmHg × 128 mmHg. O eletrocardiograma
revelou taquicardia sinusal e sobrecarga de câmaras esquerdas.

Com referência a essa situação hipotética, julgue os itens a seguir.

Essa situação clínica é classificada como uma urgência hipertensiva.
  1. ✂️
  2. ✂️

105Q979684 | Medicina, Clínica Médica Humana, Médico ESF, Prefeitura de Morro da Garça MG, FADENOR, 2025

Caso: Homem de 62 anos está internado há 2 dias em enfermaria clínica devido à fratura de pé direito. Ele é tabagista e possui histórico de consumo diário de bebidas alcoólicas em grande quantidade (cerca de 1 litro de destilado/dia), com último consumo no dia anterior à admissão hospitalar. Evolui, no segundo dia de internação, com agitação psicomotora importante, tremores grosseiros de extremidades, sudorese profusa, febre baixa (37,8°C axilar), taquicardia (FC 120 bpm), hipertensão (PA 160x100 mmHg) e refere estar vendo “bichos” no quarto e ouvindo vozes ameaçadoras.
Em relação ao tratamento medicamentoso desse paciente, assinale a conduta farmacológica inicial mais adequada:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

106Q1021418 | Medicina, Clínica Médica Humana, Nefrologia, EBSERH, IBFC, 2022

Assinale a alternativa correta que preencha corretamente a lacuna. Você diagnostica doença renal crônica com estadiamento G2A2 em um paciente masculino de 56 anos, sem antecedentes prévios ou comorbidades referidas. O paciente apresenta pressão arterial aferida no consultório e por automedidas domiciliares entre 138-140 x 88-90 mmHg. Quanto ao controle pressórico deve-se _____________.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

107Q1042416 | Medicina, Clínica Médica Humana, Médico Clínico Geral, Prefeitura de Caraguatatuba SP, FGV, 2024

Durante a avaliação de uma paciente, você suspeita de um quadro de anemia hemolítica autoimune.
A fim de confirmar o seu diagnóstico, de acordo com o Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas da Anemia Hemolítica Autoimune/2018, assinale a opção que indica os exames laboratoriais que devem inicialmente ser realizados.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

108Q1051126 | Medicina, Clínica Médica Humana, Médico Clínico Geral, Prefeitura de Caraguatatuba SP, FGV, 2024

Assinale a opção que indica a(s) vacina(s) preconizada(s) pelo Ministério da Saúde para o recém-nascido a termo.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

109Q1037109 | Medicina, Clínica Médica Humana, Médico Pediatra, Prefeitura de Caraguatatuba SP, FGV, 2024

No caso de mordedura por cão, o soro antirrábico pós-exposição é indicado
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

111Q1020777 | Medicina, Clínica Médica Humana, Farmacêutico, EBSERH, VUNESP, 2020

A alternativa que contém exemplos de exames cujos resultados podem ser invalidados por terem sido realizados em pacientes estressados é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

112Q1067736 | Medicina, Clínica Médica Humana, Medicina da Família Saúde da Família, EsFCEx, VUNESP, 2024

Mulher de 27 anos tem se sentido triste nas últimas 2 semanas. Ela tem pouca energia e dificuldade de concentração. Relata que há 6 semanas se sentia muito bem, com muita energia e sem necessidade de dormir. Ela diz que esse padrão vem ocorrendo há pelo menos três anos, embora os episódios nunca tenham sido tão graves a ponto de não conseguir trabalhar. O diagnóstico mais provável é de transtorno
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

113Q998619 | Medicina, Clínica Médica Humana, Transplante de Medula Óssea, EBSERH, FGV, 2024

A situação clínica na qual o uso da solução de albumina humana a 20% está indicado é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

114Q1089572 | Medicina, Clínica Médica Humana, Médico Área Clínica Médica, UFSJ, FUNDEP Gestão de Concursos, 2025

Considere que uma paciente de 25 anos de idade apresenta cefaleia intensa, febre alta, rigidez de nuca e vômitos. O residente que está atendendo a paciente solicita internação e, antes de iniciar antibiótico, solicita uma tomografia de crânio, para confirmação do diagnóstico.
Nesse caso, a conduta do preceptor que está supervisionando esse residente deve ser:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

115Q997969 | Medicina, Clínica Médica Humana, Clínica Médica, EBSERH, FGV, 2024

Um paciente de 34 anos procurou ambulatório para realização de um check up médico. Negou quaisquer sintomas ou doenças prévias. Ao exame, a pressão arterial era de 132 por 82 mmHg e a frequência cardíaca, de 68 batimentos por minutos. Foi observada uma irregularidade no ritmo cardíaco, sugerindo a presença de aproximadamente 4 extrassístoles por minuto. O restante do exame físico foi sem alterações. Foi solicitado eletrocardiograma, em que foi evidenciada a presença de algumas extrassístoles ventriculares. Essas alterações foram confirmadas em Holter de 24 horas, em que foi observada uma baixa incidência de extrassístoles ventriculares, sem arritmia supraventricular. O paciente realizou, também, um ecocardiograma, que estava dentro da normalidade, mas ficou preocupado ao terem sido detectadas essas alterações no ritmo cardíaco, apesar de estar assintomático.
A orientação mais adequada nesse caso é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

116Q1033825 | Medicina, Clínica Médica Humana, Gastroenterologia, EBSERH, FGV, 2024

Uma senhora de 65 anos, após anos de acompanhamento na clínica médica por diabetes e hipertensão, retornou com queixa de distensão abdominal e parada de eliminação de gases e fezes há uma semana. Há histórico de constipação crônica por volta dos 30 anos, incluindo atendimentos de emergência para clister glicerinado e extração manual das fezes. Só consegue evacuar com medicações laxativas como polietilenoglicol e laxativos salinos de uso regular. O exame físico e ultrassom à beira leito evidenciaram muita distensão abdominal e dor à palpação profunda. Ao toque retal, há hemorroidas, dor e espasmo da ampola retal – apesar de toque gentil – e sangramento discreto em luva devido ao uso de clister glicerinado nos últimos 3 dias. Optou-se por internação para manuseio do quadro de obstipação intestinal. Com a tomografia de abdômen, pode-se perceber grande impactação fecal em reto e extensão para sigmoide baixo, com fezes em todo o cólon.

Sem outras alterações clínicas, laboratoriais e radiológicas, a equipe médica optou corretamente por:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

117Q1042417 | Medicina, Clínica Médica Humana, Médico Clínico Geral, Prefeitura de Caraguatatuba SP, FGV, 2024

Considerando a epidemia de sífilis no Brasil e a sensibilidade dos fluxos de diagnóstico, recomenda-se iniciar a investigação por teste treponêmico, que é o primeiro teste a ficar reagente. Assinale a opção que indica, entre os testes descritos, o que é considerado um teste não-treponêmico.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

118Q1051129 | Medicina, Clínica Médica Humana, Médico Clínico Geral, Prefeitura de Caraguatatuba SP, FGV, 2024

Mulher, 60 anos, em uso de losartana, hidroclorotiazida e metformina, apresenta os seguintes achados: índice de massa corpórea: 25kg/m2 ; pressão arterial: 120/80mmHg; circunferência abdominal: 100cm; glicemia de jejum: 97mg/dL; triglicerídeos: 140mg/dL; HDL-colesterol: 50mg/dL.

Homem 50 anos, assintomático, sem uso de medicação - apresenta os seguintes achados: índice de massa corpórea: 22kg/m2 ; pressão arterial: 120/80mmHg; circunferência abdominal: 100cm; glicemia de jejum: 97mg/dL; triglicerídeos: 140mg/dL; HDL-colesterol: 53mg/dL.

De acordo com os critérios diagnósticos da NCEP/ATP III (National Cholesterol Education Program’s Adult Treatment Panel III report), assinale a afirmativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

119Q997977 | Medicina, Clínica Médica Humana, Clínica Médica, EBSERH, FGV, 2024

Uma mulher com 44 anos, previamente saudável, estava em sua festa surpresa de aniversário no ambiente de trabalho quando apresentou quadro de dor precordial súbita. Foi admitida na emergência com taquicardia, dor torácica e mal-estar geral. PA: 130x95 mmHg. FC: 98 bpm. Ritmo cardíaco regular. As troponinas cardíacas encontravam-se com valores ligeiramente aumentados, e o ECG mostrou inversão profunda da onda T de V1 a V6, além de discreta elevação do segmento ST. O ecocardiograma transtorácico mostrou hipocinesia de região apical de ventrículo esquerdo com grande diminuição da fração de ejeção, além de imagem em balonamento nesse mesmo sítio.
O diagnóstico mais provável é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

120Q1081724 | Medicina, Clínica Médica Humana, Clínico Geral, Prefeitura de Varginha MG, Avança SP, 2025

Analise os itens a seguir e assinale a alternativa correta sobre diverticulite.

I - A diverticulite é a inflamação e/ou a infecção dos divertículos, sendo a complicação clínica mais comum nessa doença.

II - A apresentação típica da diverticulite é dor e febre persistentes no quadrante superior direito.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.