Início

Questões de Concursos Clínica Médica Humana

Resolva questões de Clínica Médica Humana comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


41Q1051121 | Medicina, Clínica Médica Humana, Médico Clínico Geral, Prefeitura de Caraguatatuba SP, FGV, 2024

A equipe de uma unidade básica de saúde organiza um seminário sobre o rastreamento do Câncer de Mama.

Com relação ao tema, avalie os fatores de risco de natureza hormonal listados a seguir.

I. Menarca precoce. II. Nuliparidade. III. Idade da primeira gestação a termo acima dos 30 anos. IV. Menopausa tardia.

Assinale:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

42Q1035102 | Medicina, Clínica Médica Humana, Endocrinologia e Metabologia, EBSERH, FGV, 2024

Um homem de meia-idade retornou ao ambulatório de clínica médica em cadeira de rodas, trazido pela esposa, relatando estar a maior parte do tempo acamado. O início das dores lombares foi há 4 meses. A dor situa-se principalmente na transição toracolombar, permanece durante a noite e já está refratária a uso de opioides fracos. A constipação piorou (última evacuação há 5 dias) e o paciente não urina com tanta frequência. Quando sente vontade de urinar, não consegue segurar completamente. A esposa relata que o marido perdeu pelo menos uns 8 kg nos 4 meses desde o início do quadro, havendo febre vespertina ocasional não aferida. A esposa também atualiza o quadro dizendo que a dor parece já estar presente há mais tempo (uns 6 meses). Há aproximadamente 1 mês, ele havia sentido uma fraqueza mais proeminente nas pernas, que o levou a cair sentado. Desde então, não conseguiu se levantar.

Exame físico: paraplegia espástica e hiperreflexia de membros inferiores, com redução de sensibilidade para tato, temperatura e pressão e dor com nível sensitivo na altura dos mamilos. Havia redução da sensibilidade profunda caracterizada por perda completa da propriocepção e sensibilidade vibratória. O restante do exame físico revela paciente hipocorado, um pouco desidratado, com distensão abdominal e redução dos ruídos intestinais. Massa palpável em hipogástrio, indolor, sugerindo bexigoma.
Nos exames solicitados, revelaram-se anemia normocítica, normocrômica, VHS 88 mmHg, PCR: 95 (N: até 10 mg/L), creatinina: 1,6 mg/dl; outros exames estavam normais, incluindo hepatograma, Na, K, Ureia, PSA. Na radiografia de coluna lombar, não se evidenciou fratura, mas havia alterações degenerativas comuns para a idade em região sacroilíaca e acetabular. O radiologista sugeriu redução da densidade óssea, mas não havia lesões líticas ou blásticas. Havia achados de fecalitos em região retossigmoideana e provável bexigoma pela análise da radiografia. O médico decidiu interná-lo imediatamente para investigação e tratamento.

Em relação a esse caso, é correto afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

43Q961071 | Medicina, Clínica Médica Humana, Analista Judiciário Medicina Clínica, TRF 2a REGIÃO, CONSULPLAN

“Um senhor de 75 anos comparece à consulta com queixa de epigastralgia, anorexia e emagrecimento de 12 kg nos últimos 4 meses. Apresentava o diagnóstico prévio de gastrite crônica atrófica. No exame clínico suspeita-se de disseminação linfática devido à palpação de linfonodo endurecido em região supraclavicular esquerda e em região periumbilical.” De acordo com tais informações, qual das características a seguir é mais compatível ao subtipo difuso de Lauren?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

44Q1083403 | Medicina, Clínica Médica Humana, Médico Clínico Geral, Prefeitura de Olivedos PB, CPCON, 2025

Mulher, 52 anos, relata dificuldade para iniciar o sono e acorda várias vezes durante a noite nos últimos 3 meses. Refere cansaço diurno, irritabilidade e dificuldade de concentração no trabalho. Nega uso de medicamentos, álcool ou substâncias estimulantes recentes. Relata estresse familiar.

Acerca da conduta frente à insônia na Atenção Primária à Saúde (APS), é CORRETO afirmar que compete ao médico:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

45Q1035062 | Medicina, Clínica Médica Humana, Cirurgia Crânio Maxilo Facial, EBSERH, FGV, 2024

Um rapaz de 22 anos procurou a emergência com quadro de febre alta, aumento de tonsilas palatinas bilateralmente com exsudato e aumento importante de linfonodos cervicais. Foram solicitados monoteste e sorologia para EBV IGM. Ambos vieram positivos. O paciente ficou internado por 5 dias para controle da febre e sintomas gerais.

Como orientação de alta, é correto afirmar que é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

46Q1089572 | Medicina, Clínica Médica Humana, Médico Área Clínica Médica, UFSJ, FUNDEP Gestão de Concursos, 2025

Considere que uma paciente de 25 anos de idade apresenta cefaleia intensa, febre alta, rigidez de nuca e vômitos. O residente que está atendendo a paciente solicita internação e, antes de iniciar antibiótico, solicita uma tomografia de crânio, para confirmação do diagnóstico.
Nesse caso, a conduta do preceptor que está supervisionando esse residente deve ser:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

47Q1021368 | Medicina, Clínica Médica Humana, Cirurgia Vascular, EBSERH, IBFC, 2022

Paciente de 86 anos, hipertenso e diabético, dá entrada com história de dor aguda no membro inferior esquerdo, associado a dor intensa de instalação súbita, resfriamento e palidez do membro, ocorrendo há cerca de 12 horas. Durante exame, nota-se diminuição da sensibilidade na planta do pé e diminuição da mobilidade dos dedos por “falta de força”. Não apresenta sintomas no membro contra-lateral. Assinale a alternativa que apresenta qual a sua hipótese diagnóstica.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

48Q1042409 | Medicina, Clínica Médica Humana, Médico Clínico Geral, Prefeitura de Caraguatatuba SP, FGV, 2024

O Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas do Tabagismo foi atualizado em março/2020. Em uma unidade básica de saúde o Teste de Fagerström foi realizado em todos os pacientes adultos tabagistas.

Em relação a esse teste, assinale a afirmativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

49Q1042415 | Medicina, Clínica Médica Humana, Médico Clínico Geral, Prefeitura de Caraguatatuba SP, FGV, 2024

A anemia é definida por valores de hemoglobina no sangue abaixo dos limites de normalidade em função do sexo e da faixa etária.
Em relação aos valores de hemoglobina em g/dL, a anemia ferropriva caracteriza-se por valores
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

50Q1037108 | Medicina, Clínica Médica Humana, Médico Pediatra, Prefeitura de Caraguatatuba SP, FGV, 2024

Assinale a opção que indica os sinais de alerta que indicam a necessidade de avaliação médica imediata após um traumatismo cranioencefálico em lactentes.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

51Q1035061 | Medicina, Clínica Médica Humana, Cirurgia Crânio Maxilo Facial, EBSERH, FGV, 2024

Uma paciente de 45 anos apresentava aumento de linfonodos cervicais, sudorese noturna, febre baixa e perda de peso. Foi submetida a biópsia do maior linfonodo, tendo sido diagnosticada doença de Castleman.

Acerca dessa condição, é correto afirmar que:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

52Q998785 | Medicina, Clínica Médica Humana, Reumatologia, EBSERH, FGV, 2024

Na investigação de ascite, a paracentese diagnóstica foi realizada. O gradiente soro ascite de albumina foi calculado com valor de 1,5 g/dl. No entanto, o paciente apresentou proteína do líquido ascítico em valores baixos (1,8 g/dl), ou seja, menores que 2,5 g/dl.
Uma causa para essa ascite é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

53Q1030063 | Medicina, Clínica Médica Humana, Clínica Médica, MPU, FGV, 2025

O choque resulta em falência generalizada do sistema circulatório em oxigenar e nutrir o corpo adequadamente; no nível celular, o choque altera a transferência de energia mitocondrial e provoca a produção e o acúmulo de substâncias químicas tóxicas.

O rápido reconhecimento do choque requer a integração de informações da história imediata e do exame físico e é fortemente sustentado pela presença de uma piora do déficit de base ou da acidose lática.

Um critério empírico para diagnóstico de choque circulatório é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

54Q1055993 | Medicina, Clínica Médica Humana, Técnico Especializado Médico, MPE PA, CONSULPLAN, 2022

Paciente, sexo masculino, 33 anos, previamente hígido, chega ao pronto-socorro trazido por familiares com quadro de cefaleia holocraniana de forte intensidade e febre há cinco dias, apresentando, ontem, alteração do comportamento marcada por períodos de agitação psicomotora alternando com sonolência, apresentando, hoje, uma crise tônico-clônica generalizada. Ao exame, Tax 39,6°, abertura ocular ao estímulo tátil vigoroso e retirada inespecífica à dor simétrica nos 4 membros, sem outras alterações relevantes. TC de crânio com contraste pós-venoso sem alterações. Hemograma, eletrólitos e função renal sem alterações. Realizada punção lombar, com pressão de abertura de 18 cmH20; 102 células/ml (88% de linfócitos); 45 mg/dL de glicorraquia (glicemia capilar de 67 mg/dL); e, 72 mg/dL de proteinorraquia. Considerando o quadro clínico hipotético, pode-se afirmar que a sequência correta do atendimento é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

55Q1051533 | Medicina, Clínica Médica Humana, Terapia Intensiva Pediátrica, EBSERH, CESPE CEBRASPE, 2018

Texto associado.
Com diagnóstico de distrofia muscular do tipo Duchenne, João, com doze anos de idade, apresentou, nos últimos meses, piora na função pulmonar com capacidade vital de 600 mL, ou seja, 14% do previsto. Durante esses meses, teve dois episódios de infecção respiratória e, em uma delas, ficou internado no hospital. O paciente relata aumento da sensação de desconforto respiratório, apresentando sinais e sintomas de hipoventilação. João faz uso de ventilação não invasiva durante o sono e quando surge o desconforto respiratório.

Com referência ao caso clínico precedente, julgue o item subsequente.

A respiração glossofaríngea deve ser instituída e pode ser um recurso para otimizar a tosse.

  1. ✂️
  2. ✂️

56Q1051124 | Medicina, Clínica Médica Humana, Médico Clínico Geral, Prefeitura de Caraguatatuba SP, FGV, 2024

O protocolo clínico e as diretrizes terapêuticas para manejo da infecção pelo HIV em adultos, foi atualizado em outubro de 2023.
Um jovem médico observa que, a despeito de algumas atualizações, na ausência de contraindicações ou intolerâncias, o esquema preferencial para início do tratamento continua sendo a associação de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

57Q1037114 | Medicina, Clínica Médica Humana, Médico Pediatra, Prefeitura de Caraguatatuba SP, FGV, 2024

Uma adolescente de 16 anos, procura atendimento médico para discutir medidas de prevenção de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST). Ela está iniciando uma vida sexual ativa e quer informações sobre como se proteger.
Nessa situação a IST mais comum em adolescentes no Brasil e contra a qual existe uma vacina disponível é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

58Q1006918 | Medicina, Clínica Médica Humana, Cirurgia Vascular, EBSERH, IBFC, 2022

Assinale a alternativa que NÃO apresenta um importante fator agravante ou desencadeante de varizes primárias.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

59Q1089575 | Medicina, Clínica Médica Humana, Médico Área Clínica Médica, UFSJ, FUNDEP Gestão de Concursos, 2025

Considere que um homem de 54 anos de idade, etilista, apresenta episódio único de hematêmese discreta há 12 horas. No pronto atendimento, encontra‑se estável: PA = 130x80 mmHg, FC = 84 bpm, sem sinais de choque ou repercussão hemodinâmica. Hemoglobina = 13 g/dL, exames laboratoriais sem alterações significativas. O residente que está atendendo esse paciente solicita endoscopia eletiva para investigação diagnóstica, sem adotar medidas imediatas adicionais.
Nesse caso, a conduta do preceptor que está supervisionando esse residente deve ser:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

60Q997974 | Medicina, Clínica Médica Humana, Clínica Médica, EBSERH, FGV, 2024

Uma paciente de 35 anos de idade apresenta quadro de taquicardia, tremores finos, febre, calafrios, sudorese e dor em região anterior do pescoço que piora à palpação. Apresenta dosagem de TSH = 1,60 UI/mL. Exame de VHS = 80 mm/h.
O diagnóstico mais provável é tireoidite:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.