Início

Questões de Concursos Clínica Médica Humana

Resolva questões de Clínica Médica Humana comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


81Q1033640 | Medicina, Clínica Médica Humana, Endocrinologia e Metabologia, EBSERH, FGV, 2024

O professor de semiologia pediu ao residente de clínica médica para ajudar o aluno de medicina. Estavam diante de um paciente de 25 anos com síndrome consumptiva associada a síndrome respiratória de início há 1 mês. O quadro completo abarcava perda ponderal de 5% do peso usual em um mês, tosse inicialmente seca e depois com secreção mucoide, dispneia aos médios esforços e febre vespertina ao final do dia. O residente descreveu o exame físico do tórax para o aluno: tórax sem massas, cicatrizes ou retrações à inspeção estática. Na inspeção dinâmica, a frequência respiratória foi de 32 incursões por minuto, com uso de musculatura acessória como intercostais e esternocleidomastóideo. Respiração de predomínio abdominal sem retração intercostal em setor toracolombar à direita. À palpação foi percebida redução da expansibilidade anteroposterior e laterolateral, sobretudo à direita. Percussão com macicez em base de hemitórax direito, terço médio e região axilar do mesmo lado. Restante com som claro atimpânico. Não foi realizado frêmito toracovocal por inexperiência na manobra. A ausculta estava reduzida em terço médio do hemitórax direito e abolida em base e região axilar direita. Murmúrios audíveis com sons traqueais e sons brônquicos sem alterações e murmúrios em vias aéreas distais normais em hemitórax esquerdo. Diante da descrição, o professor pediu para que voltassem ao leito a fim de levantar a síndrome clínica do paciente.


O restante da descrição completa e suas possibilidades, retornadas pelo residente e pelo aluno, são:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

82Q1030057 | Medicina, Clínica Médica Humana, Clínica Médica, MPU, FGV, 2025

Uma paciente de 42 anos deu entrada no hospital com queixa de dor tipo cólica no quadrante superior direito do abdome há 24 horas, icterícia, febre, náuseas e vômitos, tendo evoluído com alteração do nível de consciência, taquicardia, taquipneia e hipotensão, necessitando de internação em UTI por quadro de sepse.

O tratamento antimicrobiano de primeira linha para essa paciente é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

83Q998595 | Medicina, Clínica Médica Humana, Coloproctologia, EBSERH, FGV, 2024

No ambulatório, dá entrada uma mulher de 26 anos que se apresenta com sinais de masculinização, incluindo aumento de pelos faciais, voz mais grave e aumento da massa muscular. Exames laboratoriais revelam níveis elevados de testosterona e DHEA-S (dehidroepiandrosterona).

Diante desse quadro clínico, a hipótese diagnóstica principal é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

84Q1005766 | Medicina, Clínica Médica Humana, Alergia e Imunologia, EBSERH, FGV, 2024

Um paciente idoso atendido em consulta ambulatorial com perda ponderal significativa não intencional poderia ser classificado com síndrome consumptiva na dependência de outros sinais e sintomas.
As principais possibilidades para síndrome consumptiva em idosos ambulatoriais são:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

85Q1048288 | Medicina, Clínica Médica Humana, Médico do Trabalho, Prefeitura de Macaé RJ, FGV, 2024

Patologia caracterizada pela proliferação excessiva de granulócitos maduros e em amadurecimento e pela presença do cromossomo Philadelphia, que resulta da translocação recíproca entre os braços longos dos cromossomos 9 e 22, levando à fusão do gene BCR com o gene ABL1, que resulta na expressão da proteína tirosinoquinase, com papel central na patogênese da doença.

Assinale a opção que indica a patologia acima descrita.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

86Q1048295 | Medicina, Clínica Médica Humana, Médico do Trabalho, Prefeitura de Macaé RJ, FGV, 2024

Epidemiologia é a ciência responsável por estudar os fenômenos envolvendo saúde, doenças e suas interações com as populações humanas.

Quando ocorre um aumento de casos de uma doença em diversas regiões, estados, ou cidades de um país, porém sem atingir níveis globais, esse fenômeno epidemiológico é definido como
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

87Q1051125 | Medicina, Clínica Médica Humana, Médico Clínico Geral, Prefeitura de Caraguatatuba SP, FGV, 2024

Uma pessoa que vive com HIV/Aids apresenta uma contagem de LT-CD4 + extremamente baixa.
Assinale a opção que indica as vacinas com vírus vivos atenuados que, nesse contexto, são interditadas.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

88Q990534 | Medicina, Clínica Médica Humana, Homeopatia, Prefeitura de Recife PE, IBADE, 2024

Na prática homeopática, o prognóstico clínico dinâmico e a segunda prescrição são etapas cruciais que refletem a resposta do paciente ao tratamento inicial e determinam a continuidade do cuidado. Essas fases requerem uma reavaliação detalhada e ajustes baseados na evolução dos sintomas do paciente. Qual das seguintes afirmações melhor descreve o processo de avaliação para a segunda prescrição na homeopatia?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

89Q1004616 | Medicina, Clínica Médica Humana, Biomedicina, EBSERH, FGV, 2024

Paciente do sexo masculino, 40 anos, com histórico de comportamento agressivo e internações por crises hipertensivas, é internado apresentando taquicardia severa, pressão arterial sistólica de 300mmHg e palidez.

Exame laboratorial acusa proteína C reativa a 99mg/L, epinefrina a 2800pg/mL e norepinefrina a 1200pg/mL.

Assinale a opção que indica o diagnóstico mais provável.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

90Q1033822 | Medicina, Clínica Médica Humana, Gastroenterologia, EBSERH, FGV, 2024

O professor de semiologia pediu ao residente de clínica médica para ajudar o aluno de medicina. Estavam diante de um paciente de 25 anos com síndrome consumptiva associada a síndrome respiratória de início há 1 mês. O quadro completo abarcava perda ponderal de 5% do peso usual em um mês, tosse incialmente seca e depois com secreção mucoide, dispneia aos médios esforços e febre vespertina ao final do dia. O residente descreveu o exame físico do tórax para o aluno: tórax sem massas, cicatrizes ou retrações à inspeção estática. Na inspeção dinâmica, a frequência respiratória foi de 32 incursões por minuto, com uso de musculatura acessória como intercostais e esternocleidomastóideo. Respiração de predomínio abdominal sem retração intercostal em setor toracolombar à direita. À palpação foi percebida redução da expansibilidade anteroposterior e laterolateral, sobretudo à direita. Percussão com macicez em base de hemitórax direito, terço médio e região axilar do mesmo lado. Restante com som claro atimpânico. Não foi realizado frêmito toracovocal por inexperiência na manobra. A ausculta estava reduzida em terço médio do hemitórax direito e abolida em base e região axilar direita. Murmúrios audíveis com sons traqueais e sons brônquicos sem alterações e murmúrios em vias aéreas distais normais em hemitórax esquerdo. Diante da descrição, o professor pediu para que voltassem ao leito a fim de levantar a síndrome clínica do paciente.

O restante da descrição completa e suas possibilidades, retornadas pelo residente e pelo aluno, são:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

91Q968554 | Medicina, Clínica Médica Humana, Medicina, TRERR, FCC

Um homem de 64 anos, obeso, em tratamento de dislipidemia e hipertensão arterial procura o pronto-socorro com dor intensa no hálux esquerdo. Ao exame a articulação metatarso-falangeana do primeiro artelho esquerdo está com eritema acentuado, edema e dor intensa ao toque. Uma punção do líquido sinovial revela cristais de urato. No tratamento agudo NÃO é recomendada a utilização de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

92Q998774 | Medicina, Clínica Médica Humana, Cardiologia, EBSERH, FGV, 2024

Um paciente idoso atendido em consulta ambulatorial com perda ponderal significativa não intencional poderia ser classificado com síndrome consumtiva na dependência de outros sinais e sintomas. As principais possibilidades para síndrome consumtiva em idosos ambulatoriais são:
As principais possibilidades para síndrome consumptiva em idosos ambulatoriais são:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

93Q1043595 | Medicina, Clínica Médica Humana, Médico do Trabalho, Prefeitura de Macaé RJ, FGV, 2024

A Degeneração Macular Relacionada à Idade (DMRI) é uma doença degenerativa, progressiva, que acomete a área central da retina (mácula), levando frequentemente ao comprometimento da visão central. Ela pode ser classificada como seca ou exsudativa.
Sobre a DMRI, analise as afirmativas a seguir.

I. A forma úmida é a mais comum (65-70%).
II. A etnia caucasiana, a aterosclerose e o tabagismo são fatores de risco associados a DMRI.
III. Nos países desenvolvidos, a DMRI é a principal causa de cegueira irreversível em indivíduos com mais de 50 anos.

Está correto o que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

94Q1030064 | Medicina, Clínica Médica Humana, Clínica Médica, MPU, FGV, 2025

A cognição é um composto de atenção, orientação, memória, linguagem, habilidade visual-espacial e função executiva. Tanto o delirium quanto a demência afetam a cognição, mas de formas muito diferentes.

A primeira etapa na avaliação dos pacientes que se apresentam ao pronto-socorro com um distúrbio neurocomportamental consiste em se determinar se esse estado representa delirium ou demência por meio da obtenção de um histórico cuidadoso do paciente (quando possível com o próprio, com membros da família e cuidadores) empregando ferramentas de triagem para confusão mental e avaliações cognitivas para demência.

Sobre o quadro de delirium, analise as afirmativas a seguir.

I. Cursa com outros distúrbios da cognição, como na memória, desorientação, linguagem, capacidade visual e espacial ou percepção.

II. O distúrbio se desenvolve num período de tempo curto, constitui uma alteração relativa à atenção e à consciência basais e ocorre de forma linear em intensidade durante o dia.

III. Os distúrbios não são explicados de maneira melhor por outro transtorno neurocognitivo preexistente, estabelecido ou em evolução, e não ocorrem no contexto de um coma.

Está correto o que se afirma em:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

95Q1048289 | Medicina, Clínica Médica Humana, Médico do Trabalho, Prefeitura de Macaé RJ, FGV, 2024

A espondilite anquilosante (EA) é uma doença inflamatória crônica, classificada no grupo das espondiloartrites, que acomete preferencialmente a coluna vertebral, podendo evoluir com rigidez e limitação funcional progressiva do esqueleto axial.

Para o diagnóstico de doença estabelecida, são utilizados os critérios de classificação modificados de Nova Iorque: se o paciente apresentar, pelo menos, um critério clínico e um critério radiográfico, o mesmo é classificado como portador de EA.

Assinale a opção que apresenta um critério para diagnóstico de EA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

96Q1042410 | Medicina, Clínica Médica Humana, Médico Clínico Geral, Prefeitura de Caraguatatuba SP, FGV, 2024

Sobre o tratamento farmacológico para cessação do tabagismo preconizado pelo Sistema Único de Saúde, segundo o Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas do Tabagismo/ 2020, analise os itens a seguir.

I. Terapia de reposição de nicotina (adesivo, goma e pastilha). II. Cloridrato de bupropiona. III. Derivados benzodiazepínicos.

Assinale:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

97Q1005822 | Medicina, Clínica Médica Humana, Cardiologia, EBSERH, FGV, 2024

Um homem de 43 anos, após ganho de peso e alguns sintomas dispépticos, procurou o ambulatório de clínica médica. Não havia histórico de doença pregressa e uso regular de medicação. Seu consumo de álcool era ocasional (em torno de 30 gramas por semana). Não havia história familiar de doença hepática, sinais de tampouco ou sintomas como icterícia, dor abdominal ou alteração de hábito intestinal. Ao exame, detectei-se IMC de 29; medidas abdominais de 102 cm (altura 1,89 m); pressão arterial de 140 x 90 mmHg; e hepatimetria de 16 cm em linha hemiclavicular direita com fígado palpável e borda romba. Exames laboratoriais revelaram: glicemia de jejum 110 mg/dl, colesterol HDL 40 mg/dl, colesterol LDL 130 mg/dl, triglicerídeos 160 mg/dl, aspartato aminotransferase (AST) de 70 U/L (normal: 15 a 41) e alanina aminotransferase (ALT) 67 U/L (normal: 10 a 35). O restante do hemograma, da bioquímica e do coagulograma foi normal. Na segunda consulta, trouxe uma ultrassonografia de abdômen e outros exames solicitados. Sobre a investigação de doença hepática gordurosa associada à disfunção metabólica, é correto afirmar que:
Sobre a investigação de doença hepática gordurosa associada à disfunção metabólica, é correto afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

98Q1043576 | Medicina, Clínica Médica Humana, Médico Perito, Prefeitura de Macaé RJ, FGV, 2024

Leia o trecho a seguir.

Trata-se de um evento, uma condição ou uma característica que precedeu o início da doença, e que, se tal evento, condição ou característica tivesse sido diferente de modo específico, tal doença não teria ocorrido de modo algum, ou não teria ocorrido até algum tempo mais tarde.

Assinale a opção que indica o conceito acima descrito.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

99Q998529 | Medicina, Clínica Médica Humana, Ergometria, EBSERH, FGV, 2024

A síncope é uma importante causa para a visita à sala de emergência, e a presença de marcadores clínicos e eletrocardiográficos nos permite suspeitar de síncope de causas cardiogênicas.
A condição que sugere a causa cardiogênica é a(o):
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

100Q997774 | Medicina, Clínica Médica Humana, Sem cargo, EBSERH, FGV, 2024

Um jovem de 24 anos refere lombalgia e dor sacroilíaca crônicas há aproximadamente 6 meses. Apresenta também dor progressiva em membro inferior esquerdo. No último mês, vem apresentando rigidez matinal que melhora com exercícios físicos. A dor lombossacra chega a acordá-lo no meio da noite. Afirma também ter certa dificuldade em expandir a parede torácica.
O diagnóstico mais provável é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.