Início

Questões de Concursos Clínica Médica Veterinária

Resolva questões de Clínica Médica Veterinária comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


41Q1034141 | Veterinária, Clínica Médica Veterinária, Clínica e Cirurgia de Grandes Animais, UFG, IV UFG, 2024

Um potro é considerado prematuro quando apresenta idade gestacional inferior a 320 dias. Qual alteração ortopédica, relacionada à disfunção de maturidade, pode ser identificada em um potro que nasceu com 316 dias de gestação?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

42Q1034151 | Veterinária, Clínica Médica Veterinária, Clínica e Cirurgia de Pequenos Animais, UFG, IV UFG, 2024

Recomenda-se a administração de inibidores da bomba de prótons para
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

43Q1033342 | Veterinária, Clínica Médica Veterinária, Patologia Animal, UFG, IV UFG, 2024

A relação anatomofisiológica entre os sistemas orgânicos permite que uma enfermidade com origem em estruturas de um sistema resulte em consequências a estruturas de outros sistemas. Assim, que alteração será observada em um cão que apresente como doença base persistência do quarto arco aórtico direito?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

44Q1034137 | Veterinária, Clínica Médica Veterinária, Clínica e Cirurgia de Grandes Animais, UFG, IV UFG, 2024

Leia o caso a seguir.

Em um confinamento de engorda de bovinos, foi identificado um animal com histórico de apatia e anorexia. No exame físico foram observados desidratação leve, mucosas hiperêmicas, taquicardia, taquipneia, aumento de intensidade dos sons respiratórios à auscultação, hipomotilidade ruminal e febre. O animal também apresentava tosse e secreção nasal mucopurulenta. Baseado no histórico e exame físico, chegou-se ao diagnóstico de pneumonia e, para o tratamento, será utilizado antimicrobiano e anti-inflamatório não esteroidal.

Um dos antimicrobianos indicados no tratamento de casos de pneumonia como o descrito acima é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

45Q1034140 | Veterinária, Clínica Médica Veterinária, Clínica e Cirurgia de Grandes Animais, UFG, IV UFG, 2024

Leia o caso a seguir.

Um equino, macho, com nove anos de idade, da raça Quarto de Milha, foi atendido com sinais de síndrome de abdome agudo. À avaliação clínica, identificaram-se frequência cardíaca de 82 batimentos por minuto, mucosas congestas e ressecadas, tempo de preenchimento capilar de três segundos, amotilidade intestinal e temperatura retal de 39,1°C. À sondagem nasogástrica, observaram-se nove litros de refluxo enterogástrico. Uma palpação retal revelou distensão de intestino delgado, que também foi observada à avaliação ultrassonográfica transabdominal.

Qual o possível diagnóstico desse paciente?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

46Q1042597 | Veterinária, Clínica Médica Veterinária, Médico Veterinário, Prefeitura de Caraguatatuba SP, FGV, 2024

Para que os microrganismos se estabeleçam e se desenvolvam no rúmen, o hospedeiro deve oferecer condições favoráveis para essa microbiota ruminal, tais como
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

47Q1048493 | Veterinária, Clínica Médica Veterinária, Médico Veterinário, Prefeitura de Caraguatatuba SP, FGV, 2024

A vacinação contra brucelose é uma medida fundamental no controle desta zoonose, e possui toda uma regulamentação que deve ser seguida pelo médico veterinário, de acordo com o PNCEBT.
Sobre a vacinação contra a brucelose em bovinos e bubalinos, é correto afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

48Q1031496 | Veterinária, Clínica Médica Veterinária, Médico Veterinário, Prefeitura de Canaã dos Carajás PA, FGV, 2025

Nas criações de bovinos, quando um animal é reagente positivo ao teste de tuberculose, ele deve ser marcado com um “P” do lado direito da cara.
Além dessa marcação, os animais reagentes positivos devem
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

49Q1042596 | Veterinária, Clínica Médica Veterinária, Médico Veterinário, Prefeitura de Caraguatatuba SP, FGV, 2024

Sobre o trato gastrointestinal em ruminantes nas primeiras semanas de vida, é correto afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

50Q1034155 | Veterinária, Clínica Médica Veterinária, Clínica Cirurgia e Anestesiologia de Animais de Companhia, UFG, IV UFG, 2024

São a condição primária e principal causa de vômito crônico em felinos e a terapia farmacológica inicialmente implementada na indução do tratamento, respectivamente,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

51Q1003724 | Veterinária, Clínica Médica Veterinária, Médicoa Veterinário, Prefeitura de Guarulhos SP, IBAM, 2025

A contenção química e anestesia em serpentes se faz necessária na maioria dos procedimentos clínicos e cirúrgicos, principalmente em espécies grandes e peçonhentas. É imprescindível um interesse especial pela anatomia e fisiologia desse grupo de répteis, uma vez que eles são delicados e vulneráveis aos efeitos adversos do uso inadequado da anestesia, não sendo possível, em muitos casos, extrapolar doses e resultados dos animais domésticos. Sobre a anestesia em serpentes. analise as afirmativas abaixo e, em seguida, assinale a alternativa correta.

(I) O protocolo anestésico com butorfanol, cetamina e isoflurano demonstram-se eficientes para procedimentos de extremo desconforto em animais com alto risco e são os agentes anestésicos mais usados em répteis.
(II) A anestesia inalatória, principalmente com isoflurano, tem se tornado a prática padrão para serpentes, pois é mais segura e a recuperação do animal é mais rápida.
(III) A escolha do protocolo anestésico depende de vários fatores, tais como o estado do animal, o tipo e a duração do procedimento a ser realizado e o custo dos agentes utilizados. Sem dúvida, os agentes de escolha para as serpentes (e répteis em geral) são os anestésicos que tenham metabolização lenta.
(IV) Devem-se levar em consideração que eles são animais ectotérmicos, ou seja, não possuem mecanismos autônomos para regulação da temperatura corporal, assim qualquer alteração ambiental pode alterar seus mecanismos fisiológicos, como mudanças na taxa de ventilação e evaporação, frequência cardíaca e fluxo sanguíneo.

Estão corretas somente as afirmações:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

52Q1048499 | Veterinária, Clínica Médica Veterinária, Médico Veterinário, Prefeitura de Caraguatatuba SP, FGV, 2024

Assinale a opção que mostra a sequência correta das passagens aéreas pela árvore brônquica, das maiores para as menores.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

53Q1031492 | Veterinária, Clínica Médica Veterinária, Médico Veterinário, Prefeitura de Canaã dos Carajás PA, FGV, 2025

A Doença de Aujeszky, causada por um herpesvírus, é uma doença de notificação imediata ao Serviço Veterinário Oficial de qualquer caso suspeito. Ela afeta bovinos, equinos, suínos, caprinos, ovinos, e outros mamíferos, sendo todos considerados hospedeiros finais.
Assinale a opção que indica os portadores assintomáticos, que servem como fonte de infecção para outros animais.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

55Q1068212 | Veterinária, Clínica Médica Veterinária, Veterinária, EsFCEx, VUNESP, 2024

O hipotireoidismo canino, um distúrbio endócrino que assola principalmente cães de meia-idade, caracteriza-se por uma deficiência na produção dos hormônios tireoidianos, T3 e T4. Esses hormônios, essenciais para o metabolismo e diversas funções corporais, quando em desequilíbrio, causam um efeito cascata no organismo, levando a uma série de sinais clínicos.
Assinale a alternativa que melhor traduz as características do hipotireoidismo canino.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

56Q1034168 | Veterinária, Clínica Médica Veterinária, Clínica Cirurgia e Anestesiologia de Animais de Companhia, UFG, IV UFG, 2024

A doença do disco intervertebral (DDIV) é uma afecção neurológica comum em cães. Dois tipos de degeneração do disco normalmente provocam dois gêneros distintos de doença de disco. Quais as características da extrusão do disco intervertebral?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

57Q1068207 | Veterinária, Clínica Médica Veterinária, Veterinária, EsFCEx, VUNESP, 2024

O tétano é uma doença toxi-infecciosa que acomete diversos animais domésticos, e uma de suas manifestações características é a paralisia espástica. Em relação ao tétano em equinos, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

58Q1068215 | Veterinária, Clínica Médica Veterinária, Veterinária, EsFCEx, VUNESP, 2024

Em emergências cirúrgicas equinas, a administração de fluidos é crucial para estabilizar pacientes em estado de choque. Com relação ao uso de solução salina hipertônica (SSH) em cavalos, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

59Q1068213 | Veterinária, Clínica Médica Veterinária, Veterinária, EsFCEx, VUNESP, 2024

A Doença Articular Degenerativa (DAD), também conhecida como osteoartrose, é uma condição comum em cães, especialmente em animais mais velhos. Ela se caracteriza pela deterioração progressiva da cartilagem articular, levando a dor, rigidez e dificuldade de locomoção. O tratamento da osteoartrose tem como objetivos principais o alívio da dor e a melhora da função articular.
Assinale a alternativa que apresenta corretamente o manejo farmacológico para o tratamento da DAD em cães.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

60Q1042598 | Veterinária, Clínica Médica Veterinária, Médico Veterinário, Prefeitura de Caraguatatuba SP, FGV, 2024

Assinale a opção que indica a principal alteração em ruminantes por uma intoxicação por excesso de ingestão de nitratos na dieta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.