Questões de Concursos Classificação das Constituições

Resolva questões de Classificação das Constituições comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

192Q429956 | Direito Constitucional, Classificação das Constituições, Delegado de Polícia, Polícia Civil ES, CESPE CEBRASPE

Em relação ao direito constitucional, julgue os itens subseqüentes. A idéia de planejamento estatal é correlata ao conceito de constituição dirigente, uma vez que esta pode ser considerada como uma constituição que enuncia diretrizes, programas e fins a serem concretizados pelo Estado.
  1. ✂️
  2. ✂️

193Q175358 | Direito Constitucional, Classificação das Constituições, Delegado de Polícia, Polícia Civil MA, FGV

A respeito da Constituição da República Federativa do Brasil, de 1988, tendo em vista a classificação das constituições, assinale a afirmativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

194Q853356 | Direito Constitucional, Classificação das Constituições, CREFONO 1a Região Profissional Administrativo, Instituto Quadrix, 2020

As constituições podem ser classificadas sob diversos critérios, entre os quais, o da estabilidade, que se dá com base na complexidade do processo para sua alteração, em comparação com o processo legislativo ordinário. Considerando a classificação das constituições quanto à estabilidade, julgue o item.

As constituições rígidas são aquelas das quais se exige um procedimento especial, em comparação com o processo legislativo ordinário, para sua modificação.

  1. ✂️
  2. ✂️

195Q427515 | Direito Constitucional, Classificação das Constituições, Analista Judiciário, STF, CESPE CEBRASPE

Acerca da teoria geral da constituição e do Poder Constituinte, julgue os itens seguintes.

Se o art. X da Constituição Y preceituar, na parte relativa às emendas à Constituição, que só é constitucional o que diz respeito aos limites, e atribuições respectivas dos poderes políticos, e aos direitos políticos, e individuais dos cidadãos, e que tudo o que não é constitucional pode ser alterado, sem as formalidades referidas, pelas legislaturas ordinárias, nessa hipótese, a Constituição Y será uma constituição flexível.

  1. ✂️
  2. ✂️

196Q439602 | Direito Constitucional, Classificação das Constituições, Analista, MPU, FCC

Conforme a doutrina dominante, a Constituição da República Federativa do Brasil de 1988 é classificada como

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

197Q429416 | Direito Constitucional, Classificação das Constituições, Procurador do Ministério Público, TCE MG, FCC

Em conformidade com a doutrina que rege a matéria, é correto afirmar que a generalidade das constituições revela em sua estrutura normativa vários elementos. Assim, aqueles que se manifestam nas normas que consubstanciam o elenco dos direitos e garantias fundamentais: direitos individuais e suas garantias, direitos de nacionalidade e direitos políticos e democráticos, dizem respeito aos elementos

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

198Q444635 | Direito Constitucional, Classificação das Constituições, Procurador Jurídico, Câmara de Itaquaquecetuba SP, VUNESP, 2018

Dentre as classificações atribuídas às Constituições, é correto assinalar que a Constituição Brasileira de 1988 é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

199Q449077 | Direito Constitucional, Classificação das Constituições, Agente Fiscal, Conselho Regional de Serviço Social PR, Instituto Quadrix, 2018

A respeito das classificações das constituições, julgue os itens subsequentes. As constituições nominalistas caracterizam?se por conter disposições voltadas a problemas concretos, indicando soluções que demandarão simples aplicação literal?gramatical.
  1. ✂️
  2. ✂️

200Q444722 | Direito Constitucional, Classificação das Constituições, Terceiro Secretário da Carreira de Diplomata, IRBr, CESPE CEBRASPE, 2017

Com relação à classificação da Constituição Federal de 1988, ao controle de constitucionalidade e à atividade administrativa do Estado brasileiro, julgue (C ou E) os itens que se seguem. A Constituição Federal de 1988 é classificada, quanto à extensão, como sintética, pois suas matérias foram dispostas em um instrumento único e exaustivo de seu conteúdo.
  1. ✂️
  2. ✂️

201Q431233 | Direito Constitucional, Classificação das Constituições, Analista de Regulação, ARCE CE, FCC

Dispunha a Constituição brasileira de 1824, em seu artigo 178: "É só Constitucional o que diz respeito aos limites e atribuições respectivas dos Poderes Políticos e aos Direitos Políticos e individuais dos Cidadãos. Tudo o que não é Constitucional pode ser alterado sem as formalidades referidas [em procedimento descrito nos artigos 174 a 177 da Constituição], pelas Legislaturas ordinárias." (grafia atualizada).

O dispositivo acima transcrito evidencia que a Constituição do Império, quanto à estabilidade de suas normas, era

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

202Q440071 | Direito Constitucional, Classificação das Constituições, Técnico Judiciário, TRE MA, CESPE CEBRASPE

Com relação à classificação das constituições, assinale a opção correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

203Q166727 | Direito Constitucional, Classificação das Constituições, Auditor Fiscal do Trabalho, MTE, ESAF

Sabe-se que a Constituição Federal, apesar de ser classifi cada como rígida, pode sofrer reformas. A respeito das alterações na Constituição, podemos afirmar que

I. a emenda à Constituição Federal, enquanto proposta, é considerada um ato infraconstitucional.

II. de acordo com a doutrina constitucionalista, a Constituição Federal traz duas grandes espécies de limitações ao Poder de reformá-la, as limitações expressas e as implícitas.

III. as limitações expressas circunstanciais formam um núcleo intangível da Constituição Federal, denominado tradicionalmente por "cláusulas pétreas".

IV. vários doutrinadores publicistas salientam ser implicitamente irreformável a norma constitucional que prevê as limitações expressas.

Assinale a opção verdadeira.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

204Q427089 | Direito Constitucional, Classificação das Constituições, Gestor Fazendário, SEF MG, NCE

Sobre a Constituição brasileira, e as diversas classificações existentes, analise as seguintes afirmativas:

I.         A Constituição brasileira é considerada semi-rígida, pois tem uma parte rígida e outra flexível.

II.        A Constituição é classificada como analítica em razão do conteúdo do seu texto.

III.       Levando-se em consideração o órgão encarregado da sua elaboração, a atual Constituição Brasileira é considerada como outorgada.

É/são verdadeira(s) somente a(s) afirmativa(s):

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

205Q445321 | Direito Constitucional, Classificação das Constituições, Advogado, Assembléia Legislativa RO, FGV, 2018

O grupo que tomou o poder, após um golpe de estado, constituiu uma comissão de notáveis para elaborar um projeto de Constituição, o qual foi submetido à apreciação popular, tendo a população liberdade para escolher entre as opções sim e não. Com a aprovação popular, a nova Constituição entrou em vigor com a edição de decreto da junta de governo.

Para facilitar a atualização do texto constitucional, foi previsto que parte de suas normas poderia ser alterada com observância do processo legislativo regular, enquanto a alteração das normas restantes exigiria um processo legislativo qualificado.

A Constituição, além disso, buscou encampar distintas concepções ideológicas, como a livre iniciativa e a função social da propriedade.

A Constituição acima descrita pode ser classificada como

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

206Q429366 | Direito Constitucional, Classificação das Constituições, Procurador, TCE ES, CESPE CEBRASPE

No que se refere aos elementos e à classificação das constituições, assinale a opção correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

208Q444553 | Direito Constitucional, Classificação das Constituições, Administrador, Fundação Universidade de Brasília, CESPE CEBRASPE, 2018

Acerca de classificação constitucional, de princípios, direitos e garantias fundamentais e de servidores públicos, julgue os seguintes itens. Por conter, de forma sucinta, normas que tratam dos mais diversos temas de interesse da sociedade, a Constituição Federal de 1988 é classificada como sintética.
  1. ✂️
  2. ✂️

209Q431503 | Direito Constitucional, Classificação das Constituições, Administrador, Fundação Universidade de Brasília, CESPE CEBRASPE

Com relação ao conceito, à classificação e aos princípios fundamentais da Constituição Federal de 1988 (CF), julgue os itens a seguir.

A CF, no que diz respeito à forma, é uma constituição consuetudinária.

  1. ✂️
  2. ✂️

210Q426128 | Direito Constitucional, Classificação das Constituições, Técnico de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo, Ministério da Defesa Comando da Aeronáutica, CESGRANRIO

O poder de reforma constitucional, também chamado poder constituinte derivado, permite a mudança da Constituição segundo as regras nela própria estabelecidas, mediante procedimento e modo de agir solene e específico, ou seja, possibilita a sua adaptação a novas necessidades, impulsos ou forças, sem que seja preciso recorrer ao Poder Constituinte originário. Adotando-se esse conceito, está correto afirmar que o poder de reforma constitucional é inerente às constituições:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.