Questões de Concursos Classificação decimal universal estrutura

Resolva questões de Classificação decimal universal estrutura comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

121Q605119 | Biblioteconomia, Classificação decimal universal estrutura, Tecnologista Júnior, Instituto Nacional de Câncer, CESPE CEBRASPE

Quanto à Classificação Decimal de Dewey (CDD), julgue os próximos itens.

Os classificadores não devem nunca reduzir a notação a menos de três dígitos, tampouco finalizar a notação reduzida com zero à direita do ponto decimal; porém, no intuito de reduzir notações muito extensas, pode-se utilizar a segmentação proposta pela Library of Congress.

  1. ✂️
  2. ✂️

122Q609744 | Biblioteconomia, Classificação decimal universal estrutura, Analista Judiciário, STJ, CESPE CEBRASPE

De acordo com os princípios de referência, catalogação e classificação, julgue os itens que se seguem.

De acordo com as normas da Classificação Decimal Universal, a classificação 347.991(81)(094.9) é adequada para a publicação da obra Ementário de Jurisprudência do Supremo Tribunal Federal e do Superior Tribunal de Justiça.

  1. ✂️
  2. ✂️

123Q602328 | Biblioteconomia, Classificação decimal universal estrutura, Analista de Administração Pública, Secretaria de Estado de Gestão Administrativa do Distrito Federal DF, CESPE CEBRASPE

Quanto às classificações bibliográficas, hoje denominadas classificações documentárias, julgue os itens subseqüentes.

A mais recente edição em português da CDU, editada pelo IBICT e baseada no Master Reference File (MRF) do consórcio da CDU, chama-se Edição Média em Língua Portuguesa.

  1. ✂️
  2. ✂️

124Q607225 | Biblioteconomia, Classificação decimal universal estrutura, Analista Judiciário, TRF 3a, FCC

O tesauro se distingue do esquema de classificação porque

I. o arranjo é explicitamente alfabético e implicitamente classificado.

II. os elementos alfabético e classificado são apresentados separadamente.

III. em qualquer ponto de entrada somente é oferecido um nível hierárquico para cima e outro para baixo.

Observa-se que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

125Q607004 | Biblioteconomia, Classificação decimal universal estrutura, Analista Judiciário, TRE PR, FCC

Considere as afirmativas abaixo sobre Classificação Decimal Universal (CDU).

I. A CDU possui dois tipos de tabelas auxiliares: comuns e especiais. É com a ajuda dessas tabelas que os números compostos são construídos.

II. Um número composto é sempre construído por meio da síntese de elementos de mais de um lugar nas tabelas. Por exemplo: 342.81 e 02(031).

III. Os auxiliares comuns são de uso obrigatório e dividem-se em três grupos: auxiliares de relação, auxiliares independentes e auxiliares dependentes.

IV. Os auxiliares especiais têm aplicação limitada no sistema, não podendo ser empregados fora da classe em que aparecem listados, pois seu significado é restrito a determinados contextos.

V. Os auxiliares especiais não são de uso obrigatório, sendo divididos em: auxiliares de pessoas, auxiliares de propriedades e auxiliares de relações, processos e operações.

Está correto o que se afirma APENAS em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

126Q609571 | Biblioteconomia, Classificação decimal universal estrutura, Analista Judiciário, TJ RJ, FCC

Na Classificação Decimal Universal, os auxiliares comuns podem ser empregados em qualquer lugar das tabelas principais, enquanto os auxiliares especiais assumem diferentes significados conforme o contexto em que se encontram.

A afirmativa acima está
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

127Q601707 | Biblioteconomia, Classificação decimal universal estrutura, Bibliotecário Documentalista, Universidade Federal do Pampa RS, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens seguintes quanto à Classificação Decimal Universal (CDU).

Diferentemente de outros sistemas de classificação, a CDU não requer um mínimo de três algarismos para criar uma classe ou um número simples, mas exige um ponto após cada grupo de três algarismos para facilitar a leitura.

  1. ✂️
  2. ✂️

128Q606967 | Biblioteconomia, Classificação decimal universal estrutura, Técnico legislativo, Câmara Legislativa do DF DF, FCC, 2018

Alguns livros, cujas notações estão de acordo com a Classificação Decimal Universal (CDU), foram retirados das estantes, consultados e deixados sobre uma mesa para serem guardados.

I. 35

II. 330.36.012.2

III. 35+39

IV. 330.322.12

V. 330.33

Ao recolocá-los, de acordo com a CDU, a sequência correta dos livros nas estantes é

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

129Q603746 | Biblioteconomia, Classificação decimal universal estrutura, Analista Judiciário, TRT 23a, FCC

Considere as notações da Classificação Decimal Universal que seguem:

I. 331.1/.01 - Teoria do trabalho.

II. (05)349.2 - Publicações periódicas em direito do trabalho.

III. 349.2(81)(092)-055.2 - Biografias de advogadas trabalhistas brasileiras.

IV. 331.4(031)(=134.3) - Enciclopédia sobre segurança do trabalho em português.

V. 94:331(7/8) - História do emprego nas Américas.

Está correta a notação

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

130Q601492 | Biblioteconomia, Classificação decimal universal estrutura, Analista de Ativdades do Meio Ambiente, IBRAM DF, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens a seguir, com relação à Classificação Decimal Universal (CDU).

Presentes na tabela auxiliar Ic, os colchetes agem como subagrupamento algébrico para representação de um conceito sem ambiguidades e, dentro deles, os números podem ser separados pelo sinal de adição.

  1. ✂️
  2. ✂️

132Q602913 | Biblioteconomia, Classificação decimal universal estrutura, Analista Administrativo, Agência Nacional de Águas, CESPE CEBRASPE

Considerando a estrutura, os princípios, os índices principais e as tabelas auxiliares da Classificação Decimal Universal (CDU), julgue os próximos itens.

Além da capacidade de representação de assuntos estruturados hierarquicamente, a CDU possibilita, por meio da síntese, a representação de conceitos não previstos no sistema.

  1. ✂️
  2. ✂️

133Q609869 | Biblioteconomia, Classificação decimal universal estrutura, Bibliotecário Fiscal, Conselho Regional de Biblioteconomia RS, Instituto Quadrix, 2018

Acerca da representação temática da informação, julgue os itens a seguir. São características estruturais da Classificação Decimal Universal (CDU): a decimalidade; a universalidade; a estrutura hierárquica; e a síntese dos contrários.
  1. ✂️
  2. ✂️

134Q606304 | Biblioteconomia, Classificação decimal universal estrutura, Analista Ambiental, Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis, CESPE CEBRASPE

A Classificação Decimal Universal (CDU) é um sistema de classificação geral, que pretende cobrir o complexo universo da informação. Julgue os itens subsequentes com relação à CDU.

Na tabela de subdivisões geográficas, a CDU utiliza a notação igual (=) para representar conceitos relativos às nacionalidades.

  1. ✂️
  2. ✂️

135Q602476 | Biblioteconomia, Classificação decimal universal estrutura, Bibliotecário, IEMA ES, CESPE CEBRASPE

Com relação a estrutura, princípios, índices principais e emprego das tabelas auxiliares da Classificação Decimal Universal (CDU), julgue os itens seguintes.

A estrutura da CDU consta de duas espécies de tabelas: as enumerativas e as analíticas, embora a distinção entre elas não seja tão nítida e fixa.

  1. ✂️
  2. ✂️

136Q608675 | Biblioteconomia, Classificação decimal universal estrutura, Analista Sociocultural, ILSL SP, IBFC

A CDU, Classificação Decimal Universal:

I- É uma linguagem de indexação e recuperação da informação II- É uma tabela de Classificação derivada da CDD (Classificação Decimal de Dewey) III- É composta exclusivamente por uma tabela principal, com uma classificação meramente enumerativa IV- Estabelece um código sistemático indicativo do assunto como principal recurso para a organização e localização dos livros em bibliotecas, agrupando obras que tratam de assuntos semelhantes Assinale a alternativa correta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

137Q607687 | Biblioteconomia, Classificação decimal universal estrutura, Biblioteconomista, MPE AL, COPEVE UFAL

As Tabelas Auxiliares da CDU podem ser comuns e especiais. As auxiliares comuns dividem-se em auxiliares de relação, independentes e dependentes. As Tabelas Auxiliares independentes são:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

139Q609740 | Biblioteconomia, Classificação decimal universal estrutura, Técnico Legislativo Sênior I, Assembléia Legislativa ES, CESPE CEBRASPE

O tratamento de um documento implica sua catalogação, classificação e indexação. Com relação a esses processos e aos seus instrumentos, o código de catalogação anglo-americano (AACR2) e a classificação decimal universal (CDU), assinale a opção correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

140Q603183 | Biblioteconomia, Classificação decimal universal estrutura

Na Classificação Decimal Universal, os auxiliares especiais têm a função de detalhar aspectos de um assunto não cobertos pelas divisões principais ou pelas subdivisões auxiliares comuns, tendo a sua aplicação limitada à classe a qual estão subordinados. Dentre eles estão:

I. A série -1/-9, que indica elementos, técnicas, componentes, propriedades, estado, gênero etc.

II. A série .01/.09, que indica aspectos relativos à teoria, estudos, atividades, processos, operações etc.

III. A série .00/.99, que indica a síntese de assuntos compostos mediante o uso de notações compostas.

IV. A série ...1/...9, que indica a extensão de um número principal para especificar aspectos não previstos na tabela.

Está correto o que se afirma APENAS em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.