Questões de Concursos: Clima

Prepare-se para a prova com questões de concursos públicos: Clima. Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF grátis!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

21 Q948661 | Geografia, Clima, Processo Seletivo 3, UNIVAP, UNIVAP

Tratam-se de áreas mais baixas encontradas nos escudos ou em seus arredores. São formadas por detritos ou sedimentos resultantes do desgaste das rochas ou por detritos orgânicos que se acumulam. Amadio, I. Manual Compacto de Geografia Geral – Ensino Médio. São Paulo: Rideel, 2010.

Para essa estrutura geológica, é dado o nome de

22 Q947586 | Geografia, Clima, Graduação em Administração, SEBRAE SP, FUNDATEC

O fenômeno El Niño pode ser definido como o ________________ anormal das águas superficiais do Oceano _______________.

Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do trecho acima.

23 Q945548 | Geografia, Clima, Técnico Integrado, IFPE, FUNCERN, 2025

Compreender as características climáticas do Nordeste Brasileiro é essencial para entender os desafios socioeconômicos enfrentados pela população nordestina. A dinâmica do clima no Nordeste brasileiro é

24 Q937232 | Geografia, Clima, PPL, ENEM, INEP, 2023

Belém é cercada por rios. Mas é a água que vem lá de cima que altera o ritmo na cidade. Quem vive na capital paraense sempre sai de casa com uma dúvida e uma certeza: sabe que vai chover, mas não sabe quando. “No Pará é assim. Ou você marca o encontro antes ou depois da chuva”, conta um morador. É quase sempre assim o ano inteiro, os moradores costumam dizer que só existem duas estações do ano na região — a que chove pouco e a que chove muito. “Não tem hora para chover”, constata uma moradora. “Trabalho, escola... Atrasa tudo. Tem que ficar esperando passar a chuva, na verdade”, diz outra moradora.

Antes e depois da chuva. Disponível em: http://g1.globo.com. Acesso em: 6 nov. 2021 (adaptado).


Qual fator geográfico favorece a condição climática da cidade citada no texto?

25 Q948570 | Geografia, Clima, Integrado, IF Sul RioGrandense, INEP

“Já em 1620, o inglês Sir Francis Bacon registrava a similaridade entre o contorno litorâneo da África ocidental e o do leste da América do Sul. Mas apenas em 1912, o geólogo alemão Alfred Wegener formulou a hipótese da deriva continental, baseando-se em algumas evidências fósseis e semelhanças entre as estruturas do relevo”.
(MAGNOLI, Demétrio. Geografia para o Ensino Médio: Meio Natural e Espaço Geográfico (volume1) São Paulo: Saraiva, 2010. p. 30-31)

A essa massa continental, Wegener denominou de

26 Q950080 | Geografia, Clima, Geografia e História, UECE, UECE CEV

Leia atentamente a seguinte descrição da situação da caatinga: “Caatinga intensamente degradada submetida a processos de desertificação e com solos e biodiversidade irreversivelmente comprometidos, [...] exposições rochosas, matacões, solos erodidos com intensa utilização pelo pastoreio extensivo”.
FUNCEME – Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos. Zoneamento ecológico econômico das áreas susceptíveis à desertificação do núcleo II. Fortaleza. Expressão Gráfica. 2015. p.46.
Considerando a degradação da caatinga e o processo de desertificação no estado do Ceará, analise as seguintes afirmações:
I. O Sertão dos Inhamuns, a região do Baixo Jaguaribe e os Sertões da Região de Irauçuba representam alguns dos principais núcleos em processo de desertificação no estado do Ceará. II. Dentre as consequências da desertificação estão a migração das populações afetadas para os centros urbanos, o aumento das secas edáficas e o assoreamento de rios e reservatórios. III. Fatores como o sobrepastoreio, a mineração e o uso intensivo dos solos estão entre as causas do processo de desertificação.
É correto o que se afirma em

27 Q950355 | Geografia, Clima, Segundo Semestre, UNESP, VUNESP

Qual é a dinâmica pela qual evolui a rede de rios? O sistema evolui espontaneamente para o estado mais conveniente, de energia mínima, impulsionado por fluxos de água e energia vindos de tempestades, avalanches e transporte de sedimentos. Trata-se de um processo de auto-organização da paisagem.

(Nelson B. Peixoto. “O rio, a inundação e a cidade”. In: Revista Estudos Avançados, n° 91, setembro/dezembro de 2017.)

Um exemplo de auto-organização da paisagem natural relacionada aos rios é

28 Q679186 | Geografia, Clima, Ensino Fundamental, ENCCEJA, INEP

Texto associado.

O fenômeno da seca no Brasil mereceu a atenção, no período colonial, do jesuíta Fernão Cardim que, em 1625, relatava: “As fazendas de canaviais e mandioca muitas se secaram por onde houve grande fome, principalmente no sertão de Pernambuco.”

VILLA, M. A. Que braseiro, que fornalha.Nossa História, n. 18, abr. 2005.

A comparação do relato no texto com o presente indica que o fenômeno citado consiste em um

29 Q939311 | Geografia, Clima, Primeiro e Segundo Dia, ENEM, INEP

A presunção de que a superfície das chapadas e chapadões representa uma velha peneplanície é corroborada pelo fato de que ela é coberta por acumulações superficiais, tais como massas de areia, camadas de cascalhos e seixos e pela ocorrência generalizada de concreções ferruginosas que formam uma crosta laterítica, denominada “canga”.

WEIBEL, L. Disponível em: http://biblioteca.ibge.gov.br. Acesso em: 8jul. 2015 (adaptado).

Qual tipo climático favorece o processo de alteração do solo descrito no texto?

30 Q950667 | Geografia, Clima, Segundo Semestre, UECE, UECE CEV

A formação coralínea, descoberta em meados de 2016 na região da foz do rio Amazonas, é uma das mais importantes descobertas científicas dos últimos anos. Dentre as características que tornam esse recife tão particular e importante encontra(m)-se a
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.