Início

Questões de Concursos Clima

Resolva questões de Clima comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


61Q945717 | Geografia, Clima, Vestibular 3 Dia, UFRGS, UFRGS, 2019

Leia o segmento abaixo.


Os 13 membros da equipe de futebol Wild Boar ficaram presos na caverna no dia 23 de junho, após chuvas fortes inundarem a entrada principal do local. Naquela ocasião, os militares tailandeses afirmaram que os jovens teriam aulas de mergulho para conseguir deixar o complexo de cavernas de Tham Luang, localizado em Chiang Rai, no norte da Tailândia, e que é o quarto mais extenso do país, com cerca de 10 quilômetros.

Disponível em: <https://www.climatempo.com.br/verao/noticia/2018/07/03/o-dificil-resgate-de-jovens-em-caverna-na-tailandia-2473> . Acesso em: 03 jul. 2018.

As chuvas fortes citadas no texto podem estar diretamente relacionadas

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

62Q950160 | Geografia, Clima, Medicina, UNC, ACAFE, 2017

Lamarck (1744-1829) anteviu o vínculo entre a civilização industrial e o colapso ambiental dizendo: “O homem, por seu egoísmo tão pouco clarividente em relação a seus próprios interesses, por sua inclinação a explorar tudo o que está à sua disposição, em suma, por sua incúria por seu porvir e pelo de seus semelhantes, parece trabalhar para o aniquilamento de seus meios de conservação e a destruição de sua própria espécie. (...)

Fonte: MARQUES, Luiz. Capitalismo e colapso ambiental./Luiz Marques, - Campinas, SP: Editora da Unicamp, 2015. p. 14.

A tendência ao colapso desencadeado por crescentes desequilíbrios ambientais antropogênicos e a consciência da dinâmica desse problema são também sustentadas pela ciência. Sobre essa questão, todas as alternativas estão corretas, exceto a:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

63Q950764 | Geografia, Clima, Vestibular 3° Dia, UFRGS, UFRGS, 2018

Identifique, no mapa, as unidades geomorfológicas do Rio Grande do Sul, que correspondem às características indicadas abaixo.

( ) Área de elevada altitude, originalmente recoberta por matas e campos onde, atualmente, predomina a agricultura.

( ) Área com topografia que decai para oeste em direção ao rio Uruguai. Apresenta coxilhas recobertas por campos e pastagens entremeados de matas galerias ao longo dos rios.

( ) Área caracterizada por baixas altitudes, formada de rochas sedimentares que compõem colinas, ora de topo plano, ora de topo arredondado.

( ) Área formada por rochas muito antigas, altamente falhadas e dobradas. Apresenta um relevo caracterizado pelos afloramentos rochosos e áreas de deposição mais rebaixadas.

A sequência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

64Q680425 | Geografia, Clima, Edital n 01 2020, FIMCA, CONSULPLAN, 2019

Por que as chuvas torrenciais estão ocorrendo na Grande São Paulo?
As fortes chuvas no início dessa semana, na grande São Paulo, causaram inúmeros prejuízos físicos e o óbito de 12 pessoas, quer seja por escorregamentos, soterramentos e afogamentos. Segundo a professora Débora Rodrigues Barbosa, docente do curso de Geografia da Estácio, as intempéries foram provocadas por uma interação de fatores meteorológicos. Um gradual aumento da temperatura da água oceânica (uma anomalia térmica) promoveu a baixa pressão atmosférica e um amplo processo de evaporação da superfície líquida do Atlântico. [...] Essa anomalia térmica está relacionada, na verdade, a uma ilha de calor, que provoca o aumento da temperatura no centro das cidades, sobretudo nas grandes metrópoles, como é o caso da Região Metropolitana de São Paulo, explica a professora Débora.
(Disponível em: https://www.otaboanense.com.br/por-que-as-chuvastorrenciais-estao-ocorrendo-na-grande-sao-paulo. Acesso em: 14/09/2019.)
Tendo em vista as causas e características da formação dessas “ilhas de calor”, analise as afirmativas a seguir.
I. Uma característica que contribui para o aparecimento das “ilhas” seria o grande contraste térmico entre as áreas mais urbanizadas e os locais periféricos ou agrícolas. II. A redução drástica da temperatura e a elevação súbita da umidade relativa do ar é uma das causas mais frequentes dessas ilhas de calor urbano. III. A principal causa das ilhas de calor é a total incapacidade de absorção de água pelo solo nas cidades, uma vez que a área urbana é coberta por concreto e asfalto. IV. A ausência de árvores, responsáveis por regular a temperatura por meio do aumento da umidade do ar e diminuição da temperatura, é um agravante na formação destas ilhas térmicas.
Estão corretas as afirmativas
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

65Q950765 | Geografia, Clima, Vestibular 3° Dia, UFRGS, UFRGS, 2018

Assinale a alternativa correta sobre o Acordo de Mudanças Climáticas de Paris e o contexto das mudanças climáticas globais.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

66Q947645 | Geografia, Clima, Prova de Medicina 2018, CESMAC, CEPROS, 2018

Instalada a ditadura militar no Brasil, em 1964, Alagoas, quase que de imediato, sentiu seus efeitos políticos, sobretudo:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

67Q936414 | Geografia, Clima, Edital 2020, ENEM, INEP, 2021

Cientistas do país estudam interação entre a

Antártica e a Amazônia


É difícil imaginar que a Antártica possa interferir no clima de um país tropical como o Brasil, mas a verdade é que o continente gelado influencia e é influenciado especialmente pelo que acontece na América do Sul, inclusive na Amazônia, causando secas na região e recebendo a poluição gerada ali.


Disponível em: http://g1.globo.com. Acesso em: 8 dez. 2017 (adaptado).


As interações citadas são efeito de um processo atmosférico marcado por

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

68Q950767 | Geografia, Clima, Vestibular 3° Dia, UFRGS, UFRGS, 2018

No bloco superior abaixo, estão indicadas as regiões hidrográficas brasileiras; no inferior, informações sobre essas regiões.

Associe adequadamente o bloco inferior ao superior.

1 - Amazônia

2 - São Francisco

3 - Paraná

4- Paraguai

( ) Apresenta grande potencial energético, e seu rio principal atravessa o polígono das secas.

( ) Drena as terras do Pantanal Mato-grossense, e seu rio principal é de planície.

( ) Ocupa trechos do Planalto Meridional, e seus rios são facilmente navegáveis.

( ) Abrange terras da zona equatorial e tem nascentes nos Andes.

A sequência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

69Q943419 | Geografia, Clima, Edital 2022, USP, FUVEST, 2021

Uma mancha de petróleo com mais de 3000 km de extensão se espalhou por praias e manguezais da costa da região nordeste e parte do sudeste, atingindo áreas marinhas protegidas como o Parque Nacional Marinho de Abrolhos, um dos principais bancos de corais e berço de biodiversidade do Atlântico Sul. Desde que foi detectada pela primeira vez, no dia 30 de agosto de 2019, a mancha de petróleo atingiu cerca de 900 locais em mais de 127 municípios em 11 estados. A origem do petróleo está estimada em algum local a leste do litoral do estado de Pernambuco, distante, aproximadamente, 600 km da linha de costa.

Disponível em https://www.wwf.org.br/. 2019. Adaptado.


Com base em seus conhecimentos sobre o litoral brasileiro e as correntes marítimas superficiais que margeiam a costa, assinale a alternativa correta que aponta o fator que contribuiu para a dispersão do petróleo.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

70Q950356 | Geografia, Clima, Segundo Semestre, UNESP, VUNESP, 2018

A distribuição da radiação solar pela superfície terrestre é o principal desencadeador de fenômenos atmosféricos. Nas regiões de maior latitude, a incidência de raios solares é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

71Q951133 | Geografia, Clima, Primeiro Semestre, UECE, UECE CEV, 2018

Sobre o papel da Organização das Nações Unidas (ONU) no final do século XX, é correto afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

72Q947607 | Geografia, Clima, Conhecimentos Gerais, UEA, VUNESP, 2018

[...] será que pode existir alguém mais feliz do que o sábio, que [...] nega o destino, apresentado por alguns como o senhor de tudo, já que as coisas acontecem ou por necessidade, ou por acaso, ou por vontade nossa; e que a necessidade é incoercível, o acaso, instável, enquanto nossa vontade é livre, razão pela qual nos acompanham a censura e o louvor?


(Epicuro. Carta sobre a felicidade, 2002.)

A passagem da carta do filósofo Epicuro (341 a.C. - 270 a.C.), endereçada a Meneceu, sintetiza a sua

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

73Q680168 | Geografia, Clima, Biologia Química Geografia, UFRGS, UFRGS, 2019

Considere o segmento abaixo.
Cerca de 600 alpinistas escalaram o Monte Everest na temporada deste ano de 2019 - de 14 a 28 de _maio. Houve até mesmo filas de espera para alcançar o pico. E houve quem morresse à espera.
Adaptado de:<https://www.tsf.pt/mundo/filas-de-espera-e-corpos-pelo-caminho-caos-e- carnificina-para-subir-o-evereste-10962607.html>. Acesso em: 31 mai. 2019.
Sobre as regiões de montanhas, pode-se afirmar que, quanto maior for a altitude, ocorre
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

74Q949117 | Geografia, Clima, Segundo Semestre, PUC PR, PUC PR, 2017

Leia o trecho da reportagem “Superpopulação: chegará o dia em que haverá gente demais para planeta de menos?”:
“A cada ano, nascem 81 milhões de pessoas, o equivalente à população da Alemanha. Mantido esse ritmo, passaremos dos atuais 7,3 bilhões de habitantes para 9,6 bilhões em 2050, de acordo com as projeções da ONU. Embora não dê para estimar o máximo de pessoas que cabe no planeta, sabemos que os recursos que temos por aqui são limitados. A quantidade de água (em suas diferentes formas) e de terra é a mesma há milênios e, apesar de todo o avanço da ciência, nada indica que a humanidade será capaz de ampliá-las. Quando se combina muita gente a uma mesma quantidade de recursos, o resultado é a escassez. Apenas para ficar no básico, pode faltar água e alimento para todo mundo — que dirá saneamento básico, moradia, energia elétrica.” BARROS, Mariana. Cidades sem fronteiras. Veja.com. Disponível em: <http://veja.abril.com.br/blog/cidades-sem-fronteiras/debate/superpopulacao/>. Acesso em: 12 mar. 2016.
A teoria ou reflexão demográfica implícita no texto é conhecida como:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

75Q897710 | Geografia, Clima, Professor de Geografia, Prefeitura de Balneário Camboriú SC, FEPESE, 2024

Analise o texto abaixo:

O estado de Santa Catarina está totalmente .................... da linha do .................... , portanto está em faixa de clima ....................... .

Assinale a alternativa que completa corretamente as lacunas do texto.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

76Q870065 | Geografia, Clima, Contínuo, Prefeitura de Paulo Bento RS, FUNDATEC, 2024

Qual das alternativas abaixo apresenta uma característica da primavera?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

77Q680643 | Geografia, Clima, Grupos I IV V e VI, MACKENZIE, MACKENZIE, 2019

“Fenômeno atmosférico-oceânico que é caracterizado por um aquecimento anormal das águas superficiais no oceano Pacífico Tropical e que pode afetar o clima regional e global, mudando os padrões de vento a nível mundial, afetando assim os regimes de chuva em regiões tropicais e de latitudes médias.” Fonte: http://enos.cptec.inpe.br/ (Último acesso- 29/09/2019)
O fenômeno atmosférico descrito no texto é denominado:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

78Q686525 | Geografia, Clima, Língua Inglesa, IF Sul RioGrandense, INEP, 2018

De acordo com o Atlas Socioeconômico do Rio Grande do Sul (2018):

“A Região Metropolitana de Porto Alegre – RMPA é a área mais densamente povoada do Rio Grande do Sul, concentrando mais de 4 milhões de habitantes - 37,7% da população total do estado. Dela fazem parte 9 dos 18 municípios do RS com mais de 100 mil habitantes. A densidade demográfica média da região é de 389,7 hab/km².”
Fonte: <http://www.atlassocioeconomico.rs.gov.br>. Acesso em: 13 mar. 2018. (adaptado)


Assinale a alternativa que apresenta o conceito de REGIÃO.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

79Q942802 | Geografia, Clima, Primeiro Semestre, SÃO CAMILO, VUNESP, 2019

Muitas pessoas têm questionado sobre a possibilidade de sua ocorrência, tendo em vista algumas condições desfavoráveis. As águas do oceano Atlântico próximo ao Brasil são quentes, porém os ventos na altura do topo das nuvens são muito fortes para que ocorra o desenvolvimento dos centros de baixa pressão atmosférica. Também é necessário haver convergência de ventos em grande escala e capacidade da atmosfera de gerar vórtices, motores da formação das perturbações tropicais.
(Ercília T. Steinke. Climatologia fácil, 2012. Adaptado.)
O fenômeno climático a que o excerto se refere é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

80Q991964 | Geografia, Clima, DT Geografia, Prefeitura de Iúna ES, IBADE, 2024

O mundo tem uma variedade incrível de climas devido às diferenças de latitude, altitude, proximidade com os oceanos e correntes de ar, entre outros fatores. Nesse sentido, o clima semelhante ao temperado, mas com verões mais longos e quentes e invernos mais suaves, e encontrado em partes do sul dos Estados Unidos, como a Flórida, é denominado de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.