Início

Questões de Concursos Clima e Domínios Morfoclimáticos

Resolva questões de Clima e Domínios Morfoclimáticos comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


21Q482880 | Geografia, Clima e Domínios Morfoclimáticos, Professor, SAD MT, CESPE CEBRASPE

Entendendo o clima como um recurso natural, pode-se observar vários de seus benefícios ao homem tanto na formação, quanto na conservação de outros recursos. Tais benefícios não incluem

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

22Q483145 | Geografia, Clima e Domínios Morfoclimáticos, Professor de Geografia, SEDU ES, CESPE CEBRASPE

O território brasileiro apresenta uma grande diversidade de paisagens naturais, em virtude de sua extensão, sobretudo no que se refere à posição geográfica. Com relação a esse assunto, julgue os itens a seguir.

O conceito de domínio morfoclimático é mais amplo que o de bioma, pois engloba não só aspectos de ordem ecológica, mas também os de ordem geomorfológica, climática e hidrográfica.

  1. ✂️
  2. ✂️

23Q482532 | Geografia, Clima e Domínios Morfoclimáticos, Professor, SEE SP, VUNESP

Segundo Conti, 1966, as causas da escassez de precipitações, no semi-árido brasileiro,

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

24Q482618 | Geografia, Clima e Domínios Morfoclimáticos, Técnico, IBGE, CESGRANRIO

A formação vegetal heterogênea e latifoliada, com tipos arbóreos predominantemente de médio e grande portes e presença maciça de lianas e estrutura cerrada, que ocupa vastas áreas da porção equatorial do território brasileiro, é o(a):

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

25Q482032 | Geografia, Clima e Domínios Morfoclimáticos, Professor de Ensino Fundamental, SME SP, FCC

Vegetação do Círculo Polar Ártico que se desenvolve sobre o permafrost (...) apenas uma pequena camada com poucos centímetros de espessura de solo não se congela e sustenta essa vegetação. Sua ocorrência se dá em regiões de baixa precipitação e evaporação.

A vegetação a qual o texto se refere é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

26Q483915 | Geografia, Clima e Domínios Morfoclimáticos, Analista de Geografia, MPU, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens seguintes, quanto à influência do clima nos ecossistemas brasileiros.

No domínio das pradarias, a distribuição anual da pluviometria e da temperatura do ar apresenta elevada regularidade em função da posição geográfica da área, seu relevo, e a atuação dos sistemas atmosféricos intertropicais e polares.

  1. ✂️
  2. ✂️

27Q484798 | Geografia, Clima e Domínios Morfoclimáticos, Professor, Seduc CE, UECE, 2018

Leia atentamente o texto a seguir: “Pela vasta planura que se estende a perder de vista, se erriçam os troncos ermos e nus com os esgalhos rijos e encarquilhados, que figuram o vasto ossuário da antiga floresta. O capim, que outrora cobria a superfície da torra do verde alcatifa, roído até à raiz pelo dente faminto do animal e triturado pela pata do gado, ficou reduzido a uma cinza espessa que o menor bafejo do vento levanta em nuvens pardacentas. O sol ardentíssimo côa através do mormaço da terra abrasada uns raios baços que vestem de mortalha lívida e poenta os esqueletos das árvores, enfileirados uns após outros como uma lúgubre procissão de mortos. Apenas ao longe se destaca a folhagem de uma oiticica, de um juazeiro ou de outra árvore vivaz do sertão, que elevando a sua copa virente por sobre aquela devastação profunda, parece o derradeiro arranco da seiva da terra exausta a remontar ao céu”.

Alencar, José de. O Sertanejo. 4ed. Ática. p.13.

Considerando a ecologia das caatingas os seus demais aspectos, analise as afirmações.

I. No Brasil, a caatinga é o principal bioma da região Nordeste, ocupando uma área correspondente a 11% do território nacional. Atualmente, em virtude do aquecimento global e dos processos relacionados a desertificação no Brasil e em vários países da África setentrional, este bioma ocupa uma área global menor que 2,71 milhões de km2.

II. O texto da questão faz referência à vegetação xerófila da caatinga, que por ser altamente adaptada, assume um aspecto seco, retorcido e sem folhas durante a estação do verão, onde há escassez das chuvas, regenerando-se com as chuvas durante a estação do inverno.

III. Dados do Ministério do Meio Ambiente, apontam que este bioma tem sido desmatado de forma acelerada nos últimos anos, para o consumo de lenha nativa, explorada de forma ilegal e insustentável, para fins domésticos e indústrias, além do sobrepastoreio e da conversão de pastagens para agricultura.

IV. O juazeiro e a oiticica são espécies arbóreas nativas da caatinga, que ocorrem mesmo nas áreas onde existem limitações hídricas e de solos, permanecendo com suas folhagens nos períodos de estio.

Está correto o que se afirma somente em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

28Q481414 | Geografia, Clima e Domínios Morfoclimáticos

A Oceania se destaca pelas inúmeras formações de arquipélagos e grandes ilhas. Esta região é famosa por paradisíacas praias em centenas de milhares de ilhas ao longo de sua extensão pelo Oceano Pacífico.

O cont inente não possui uma regionalização específica, porém pode-se classificar a Oceania em:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

29Q482587 | Geografia, Clima e Domínios Morfoclimáticos, Auxiliar de Comarca, TJ SC, UFPR

Santa Catarina localiza-se na porção meridional do Brasil, situando-se inteiramente em zona temperada, mas com características muito peculiares em termos de limites e aspectos naturais. Acerca dos aspectos gerais mencionados anteriormente é correto afirmar:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

30Q482190 | Geografia, Clima e Domínios Morfoclimáticos, Técnico de Formação Específica, CENSIPAM AM, CESPE CEBRASPE

A cartografia é muito utilizada em diversas aplicações e necessidades no monitoramento de recursos naturais e gestão ambiental. Ela é útil, por exemplo, na identificação de pontos críticos, no controle do terreno e no cálculo de áreas desmatadas. Duas noções muito importantes em cartografia são as de escala e de legenda. Julgue os itens que se seguem, relativos a noções básicas de cartografia.

Considere um mapa composto pela seguinte legenda: a) cerrado; b) floresta amazônica; c) caatinga; d) campos sulinos; e) mata atlântica; f) pantanal. Esse mapa pode ser corretamente denominado de “Mapa de Biomas do Brasil”.

  1. ✂️
  2. ✂️

31Q484200 | Geografia, Clima e Domínios Morfoclimáticos, Professor de Ensino Fundamental II e Médio, SME SP, FGV

“Em qualquer estudo fitogeográfico de matas tropicais de posição azonal marcante, como é o caso das florestas atlânticas brasileiras, torna-se indispensável compreender a forma pela qual elas transicionam para diferentes domínios situados a oeste e ao sul do grande contínuo norte-sul das chamadas matas atlânticas. A identificação pioneira das faixas de transição e contato existentes entre os diferentes domínios de natureza no Brasil deveu-se a uma iniciativa terminológica, intuitiva e pragmática popular nordestina.”

(Adaptado de: AB´SABER, Aziz Nacib. Os domínios de natureza no Brasil. Potencialidades paisagísticas. Ateliê Editorial, 2012.)

Desde tempos imemoriais, reconheceu-se a faixa de transição e contato entre a Zona da Mata nordestina e os sertões secos com o termo

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

32Q482151 | Geografia, Clima e Domínios Morfoclimáticos, Bombeiro, Bombeiro Militar RN, CONSULTEC

As formações predominantes na Mata Atlântica são as tropófilas e xerófilas, adaptadas à grande umidade do clima.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

33Q483533 | Geografia, Clima e Domínios Morfoclimáticos, Analista Ambiental Júnior, Petrobras, CESGRANRIO

No Brasil, há formações florestais que ocorrem em áreas abrigadas do litoral tropical, no ponto de contato entre o continente e o mar. É um dos ambientes mais dinâmicos do planeta, embora sua área seja relativamente pequena. Aparecem ao longo das regiões costeiras, entre as latitudes 35 °N e 38 °S, em uma grande variedade de condições ambientais, com salinidades variando entre 0 e 90. Essas formações florestais são ecossistemas denominados

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

34Q481409 | Geografia, Clima e Domínios Morfoclimáticos, Meteorologista, INMET, CETRO

No Brasil, podemos estabelecer algumas informações corretas sobre as massas de ar que atuam em seu território, EXCETO:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

35Q482242 | Geografia, Clima e Domínios Morfoclimáticos, Analista Bancário, BNB, FSADU

A seca, provavelmente, é o fenômeno que mais caracteriza o Nordeste no imaginário popular. A esse respeito, pode-se afirmar

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

36Q484959 | Geografia, Clima e Domínios Morfoclimáticos, Geógrafo, IBGE, CESGRANRIO

"O clima, a topografia e o solo – e as influências paralelas em ambientes aquáticos – determinam o caráter de mudança da vida animal e vegetal sobre a superfície da Terra. Embora não haja lugares que abriguem exatamente o mesmo conjunto de espécies, podemos agrupar unidades biológicas em categorias baseadas em suas formas vegetais dominantes, o que dá às comunidades a sua característica geral." RICKLEFS, R. A economia da natureza. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2003:92. O texto faz referência a uma categoria que corresponde a um tipo grande de comunidade ecológica denominado
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

37Q481150 | Geografia, Clima e Domínios Morfoclimáticos, Analista Bancário, BNB, FSADU

O Nordeste não é uma região homogênea. Nela convivem 4 sub-regiões nordestinas, que são:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

38Q482356 | Geografia, Clima e Domínios Morfoclimáticos, Professor de Ensino Fundamental, SME SP, FCC

A maior parte do continente sul-americano é amplamente dominada por climas quentes, subquentes e temperados, bastante chuvosos e ricos em recursos hídricos. Há algumas áreas de exceções, dentre as quais figuram os sertões do Nordeste brasileiro. As razões da existência de um grande espaço semi-árido são relativamente complexas, mas destacam-se os seguintes fatores que contribuem para sua existência:

I. A massa EC (Equatorial Continental) não rega as depressões interplanálticas.
II. A presença de células de alta pressão atmosférica.
III. A massa de ar Tropical Atlântica tem baixa condição de penetrar de oeste para leste.
IV. A massa de ar Polar Atlântica não apresenta pressão suficiente para atingir o Nordeste.

É correto o que se afirma APENAS em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

39Q481618 | Geografia, Clima e Domínios Morfoclimáticos, Professor, SEE SP, VUNESP

Considere as seguintes afirmações sobre o Domínio dos Cerrados:
I. ocupa, predominantemente, maciços planaltos de estrutura complexa, dotados de superfícies aplainadas de cimeira;
II. nesse domínio, a composição dos solos impede a formação de lateritas nas cimeiras dos platôs, como ocorre em outros domínios brasileiros;
III. sofre forte influência da sazonalidade do clima tropical, adaptando seus vegetais aos meses de baixos índices de umidade do inverno;
IV. os solos desse domínio apresentam predomínio de decomposição física, mais ou menos profunda, nas áreas sedimentares recentes.

Está correto somente o que se afirma em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

40Q482791 | Geografia, Clima e Domínios Morfoclimáticos, Policial Militar PM Soldado, Polícia Militar RO, FJPF

Devido à configuração do relevo da América do Sul, a massa polar atlântica encontra um verdadeiro corredor de planícies entre a Cordilheira dos Andes e as regiões de planalto no Brasil. Durante os meses de inverno a massa polar penetra por esse corredor, podendo atingir o sul da região amazônica. Esse fenômeno é conhecido como:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.