Início

Questões de Concursos Climatologia

Resolva questões de Climatologia comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


21Q1063939 | Meteorologia, Climatologia, Analista Meteorológico, INPE, FGV, 2024

Alguns modos de variabilidades climáticas têm grande influência no clima da América do Sul. Relacione os modos de variabilidade climática às suas respectivas características.

1. Modo Anular Norte (Northern Annular Mode).
2. El Niño Oscilação Sul (El Niño Southern Oscillation).
3. Oscilação Antártica (Antartic Oscillation).
4. Modo Dipolo do Oceano Índico (Indian Ocean Dipolo Mode)
( ) é o principal modo de variabilidade climática natural da circulação extratropical no Hemisfério Sul, caracterizada por perturbações de altura geopotencial zonalmente simétricas com sinais opostos entre a Antártica e as latitudes a cerca de 45°S.
( ) é um padrão climático caracterizado por ventos circulando no sentido anti-horário ao redor do Ártico a cerca de 55o N, que em sua fase positiva, atua para confinar o ar mais frio.
( ) é uma oscilação irregular das temperaturas da superfície do mar (TSM) em que o oceano ocidental (Mar da Arábia) torna-se alternadamente mais quente (fase positiva) e depois mais frio (fase negativa) do que a parte oriental do oceano (sul da Indonésia).
( ) é uma oscilação interanual na temperatura do Pacífico equatorial que ora está aquecido e provoca chuvas na região oriental do oceano e ora está arrefecido; estando intimamente relacionado a oscilação da pressão atmosférica no Pacífico ocidental.

Assinale a opção que indica a relação correta, segundo a ordem apresentada.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

22Q1073875 | Meteorologia, Climatologia, Assistente Administrativo Escolar, Prefeitura de Jaguaquara BA, ISET, 2025

Caracteriza-se por possuir um clima frio no inverno e quente e seco no verão, mantendo uma temperatura média anual de 21 °C, e um índice pluviométrico de cerca de 800 milímetros. Contudo, com base em dados do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), em uma estação meteorológica situada na divisa com o município de Itiruçu, foi registrada uma temperatura de 9,4º C, considerada a menor temperatura da história do município. Este fato ocorreu no ano de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

23Q1063942 | Meteorologia, Climatologia, Analista Meteorológico, INPE, FGV, 2024

Além do conhecimento de dados da superfície como topografia e linhas de costa, no processo de modelagem numérica do tempo e do clima é importante que as resoluções horizontal e vertical do modelo estejam compatíveis com a escala espacial do fenômeno meteorológico que se deseja modelar.

Observe os fenômenos meteorológicos objetos de modelagem, listados a seguir.

1. Sistemas frontais.
2. Tornados (Dust devils).
3. Efeitos de poluição urbana.
4. Turbulência isotrópica.

Assinale a opção que apresenta os fenômenos em ordem decrescente de escala espacial horizontal.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

24Q1029095 | Meteorologia, Climatologia, Analista de Controle Interno, Prefeitura de Canaã dos Carajás PA, FGV, 2025

Os ciclones tropicais que se formam nas proximidades das Américas do Norte e Central são denominados de furacão. Em outubro de 2024, a mídia noticiou amplamente a ocorrência de dois furacões na região da Flórida: o furacão Helena e, em seguida, o furacão Milton.

Assinale a opção que indica porque esses fenômenos atmosféricos são raros no Brasil.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

25Q1063695 | Meteorologia, Climatologia, Engenheiro de Sensoriamento Remoto, INPE, FGV, 2024

Sobre o Programa de Queimadas (INPE) e mais especificamente sobre o BD Queimadas, há um conjunto atual de dados de focos de calor provenientes de mais de 10 satélites de sensoriamento remoto disponíveis para consulta online para o território brasileiro e outros países da América do Sul. Estes focos de calor são muito utilizados para estudos diversos, bem como para o embasamento técnico que permite a tomada de decisão pelos órgãos e instituições responsáveis para prevenção, monitoramento e combate de incêndios florestais no Brasil e em países vizinhos.
Quanto às características de alguns satélites/sensores e suas propriedades que estão indiretamente associadas aos focos de calor respectivos, analise as afirmativas a seguir e assinale (V) para a verdadeira e (F) para a falsa.
( ) Por ser o NOAA-21 um dos satélites meteorológicos geoestacionários da nova geração da série NOAA, ele traz a vantagem de gerar muitas imagens para o Brasil ao longo do dia e, com isso, passou a reduzir a omissão de focos de calor, mesmo em locais na Amazônia com alta ocorrência de nuvens ao longo do ano. ( ) A resolução espacial de um foco de calor do Satélite de Referência no BD Queimadas do INPE compreende um píxel nominal de 0,5 km x 0,5 km. ( ) Considerando resolução temporal, espacial e radiométrica de diversos satélites/sensores do BD Queimadas, para a tomada de decisão aplicada ao combate de incêndios florestais, é recomendável que se usem os focos de calor de diversos satélites/sensores para indicação da progressão e expansão de incêndios florestais.
As afirmativas são, respectivamente,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

26Q1049984 | Meteorologia, Climatologia, Arquiteto de Sistemas, INPE, FGV, 2024

Com relação ao Mapserver, projeto de código aberto com o propósito de disponibilizar mapas dinâmicos na Web, analise as afirmativas a seguir.

I. Especificação de interface que permite aos servidores web executarem um programa externo para processar requisições HTTP ou HTTPS.
II. Alternativa à aplicação CGI do MapServer que permite programar MapServer object API em muitas linguagens.
III. Linguagem declarativa que o MapServer usa para definir conexões de dados, estilo de mapas, modelagem e diretivas do servidor.
IV. Mecanismo de fonte que possibilita que o MapServer acesse e renderize fontes TrueType.

Considerando as afirmativas apresentadas, assinale a opção que apresenta, respectivamente, as definições de MapScript e Mapfile.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

27Q1049983 | Meteorologia, Climatologia, Arquiteto de Sistemas, INPE, FGV, 2024

O software QGIS pode ser usado como servidor de código aberto para WMS, WFS e WCS com ferramentas cartográficas.

Assinale a opção que indica o servidor web de arquitetura orientada a eventos que pode ser usado com a aplicação.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

28Q1063947 | Meteorologia, Climatologia, Analista de Meteorologia, INPE, FGV, 2024

Considerando as propriedades do sistema de projeções UTM e que seu limite de latitude é de 84ºN até 80ºS, analise as afirmativas a seguir e assinale (V) para a verdadeira e (F) para a falsa.

( ) É caracterizado pela composição de vários cilindros secantes a superfície da Terra, com a finalidade de reduzir as distorções que ocorrem ao projetar em apenas um cilindro.
( ) É adequado para representar o Estado do Amazonas inteiro, visto que o estado se encontra nos limites do sistema.
( ) Possui distorção sempre crescente a partir do centro, em direção aos limites do fuso, sendo máxima nas bordas.

As afirmativas são, respectivamente,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

29Q1063936 | Meteorologia, Climatologia, Analista Meteorológico, INPE, FGV, 2024

A Oscilação de Madden-Julian (OMJ) foi descoberta por volta de 1970 pelos pesquisadores Roland Madden e Paul Julian. Apesar de sua maior influência convectiva nas regiões sudeste da Asia e norte da Oceania, ela também afeta com menor intensidade o Pacífico Oeste, a América do Sul e o Atlântico.

Com relação às características e às influências da Oscilação de Madden-Julian (OMJ) no Brasil e no entorno da América do Sul, analise as afirmativas a seguir.

I. A OMJ ora favorece, ora é neutra e ora desfavorece a formação de chuvas principalmente nas regiões Norte e Nordeste do Brasil.
II. Quando os movimentos subsidentes estão inibindo a formação de chuvas sobre a Indonésia, uma área de movimentos ascendentes favorece a formação de chuvas no Brasil.
III. A OMJ tem grande influência na ciclogenese tropical, provocando a formação de ciclones intertropicais na bacia sudoeste do Atlântico, próxima ao estado da Bahia.

Está correto o que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

30Q1063937 | Meteorologia, Climatologia, Analista Meteorológico, INPE, FGV, 2024

A média da circulação geral da atmosfera e da pressão atmosférica na superfície pode ser modificada quando a atmosfera é perturbada por forçantes de origem natural, como a Temperatura de Superfície do Mar (TSM), que é a temperatura da água do mar medida entre a superfície e 1 m de profundidade. Assim, afirma-se que há uma interação oceano-atmosfera.

No que diz respeito as características dos oceanos e sua interação com a atmosfera, assinale a afirmativa incorreta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

31Q1047841 | Meteorologia, Climatologia, Fiscal Ambiental, Prefeitura de Abreu e Lima PE, FGV, 2024

Leia atentamente o texto a seguir.

”A meteorologia estuda estas condições físicas da atmosfera, ou seja, como se comporta as variáveis climatológicas. Por sua vez, a climatologia é uma área da meteorologia que trabalha com as médias históricas e a influência do clima para a vida na Terra e por consequência, as atividades do homem.”

Fonte: Brito, Silva, Crispim, “Climatologia”, Ed. UECE, 2019

As três escalas espaciais usualmente adotadas em climatologia são
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

32Q1063938 | Meteorologia, Climatologia, Analista Meteorológico, INPE, FGV, 2024

As oscilações geradas por perturbações locais, que alteram o padrão médio do clima global e se propagam para outras regiões gerando anomalias que estão teleconectadas, podem ser monitoradas através de índices desenvolvidos para prever essas teleconexões.

Relacione as oscilações aos seus respectivos índices de monitoramento e previsão de teleconexões.

1. Oscilação de Madden-Julian (OMJ).
2. Oscilação Antártica
3. El Niño Oscilação Sul
4. Dipolo do Oceano Índico
( ) Índice AAO.
( ) Índice RMM.
( ) Índice ONI.
( ) Índice IOD.

Assinale a opção que indica a relação correta, segundo a ordem apresentada.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

33Q1063940 | Meteorologia, Climatologia, Analista Meteorológico, INPE, FGV, 2024

O sistema climático terrestre possui um esquema de circulação médio idealizado em três grandes células por hemisfério, que redistribuem o excesso de energia recebido no Equador (em geral por ondas de Rossby).

Dentro desse sistema podem ocorrer perturbações locais que geram oscilações que alteram esse padrão médio e se propagam para outras regiões, gerando anomalias que estão teleconectadas (conectadas a distância) às perturbações originais. Esses padrões com teleconexão apresentam longo prazo, com baixa frequência (variabilidade subsazonal a interanual) ou baixíssima frequência.

Analise as oscilações a seguir:

I. Dipolo Oceânico Índico.
II. Madden-Julian.
III. Decadal do Pacífico.

Assinale a opção que indica as oscilações que apresentam baixíssima frequência.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

34Q1063950 | Meteorologia, Climatologia, Analista de Meteorologia, INPE, FGV, 2024

Modelos Digitais de Terreno (MDT) são imagens nas quais os valores de nível de cinza de seus pixels representam a altura do solo com relação a alguma superfície de referência.

Com relação aos MDT e suas aplicações, analise as afirmativas a seguir e assinale (V) para a verdadeira e (F) para a falsa.

( ) São utilizados para geração de ortoimagens nas quais as edificações são visualizadas de topo (sem ser possível observar suas laterais), também conhecidas como ortoimagens verdadeiras, sendo que para obter um melhor resultado são necessárias mais imagens de posições distintas do que na geração de uma ortoimagem tradicional.
( ) Para extração de curvas de nível, podem ser aplicados filtros baseados na derivada de primeira ordem nas direções x e y nos MDT, com o objetivo de suavizar as bordas entre os pixels, gerando curvas de nível mais condizentes com o esperado.
( ) Podem ser utilizados para estudos hidrológicos, tendo em vista que a análise do gradiente na vizinhança dos pixels é um indicativo do caminho percorrido pela água em sua trajetória descendente no terreno.
( ) É possível que um MDT tenha sido construído utilizando um geoide como referência, porém esteja georreferenciado em algum elipsoide.

As afirmativas são, respectivamente,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

35Q1063697 | Meteorologia, Climatologia, Engenheiro de Sensoriamento Remoto, INPE, FGV, 2024

A respeito da Lei de Beer-Lambert, da Lei de Steffan-Boltzmann e da Lei de Wien, assinale a afirmativa correta
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

36Q1063700 | Meteorologia, Climatologia, Engenheiro de Sensoriamento Remoto, INPE, FGV, 2024

Um objeto é considerado isotrópico se, em uma dada região espectral, ele
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

37Q1065254 | Meteorologia, Climatologia, Agente Comunitário de Saúde, Prefeitura de Viamão RS, FUNDATEC, 2025

O clima do Rio Grande do Sul (RS) apresenta diferenças em relação a grande parte do Brasil, caracterizando-se por estações do ano bem definidas e grandes variações de temperatura. É a região mais fria do país, onde, durante o inverno, ocorrem geadas e até neve em alguns locais. O clima predominante do RS é o:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

38Q1016483 | Meteorologia, Climatologia, Pesquisador Ciências Agrárias, EMBRAPA, CESPE CEBRASPE, 2025

Acerca de conceitos relacionados à meteorologia e à climatologia aplicada à agricultura, julgue o item subsequente.

A evapotranspiração real ocorre quando a cultura está em pleno desenvolvimento vegetativo e em condições ideais, enquanto a evapotranspiração potencial acontece em circunstâncias menos favoráveis ao cultivo.
  1. ✂️
  2. ✂️

39Q1063941 | Meteorologia, Climatologia, Analista Meteorológico, INPE, FGV, 2024

Os modelos utilizados para a previsão de tempo e clima podem ser globais ou regionais.

Os modelos globais simulam as condições atmosféricas de todo o planeta, tem resolução horizontal maior (da ordem de 100 km), vários níveis verticais, e precisam de condições iniciais de todo o globo. Esses modelos são eficientes para simular a circulação geral da atmosfera, mas não possuem precisão na modelagem de sistemas de menor escala, como brisas de vale e de montanha.

Como há uma limitação computacional em termos de tempo de processamento e de armazenamento para um acoplamento mais discretizado dos modelos globais, foram desenvolvidos modelos regionais que simulam as condições atmosféricas em porções menores do planeta (resolução horizontal na ordem de 10 km), trabalhando a partir de condições iniciais e de condições de contorno lateral (em geral vem das saídas de modelos globais).

Analise os modelos utilizados pelo CPTEC/INPE a seguir:

I. BAM.
II. ETA.
III. WRF.

São exemplos de modelos regionais:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

40Q1063948 | Meteorologia, Climatologia, Analista de Meteorologia, INPE, FGV, 2024

Considerando a utilização de imagens de sensoriamento remoto para processamento digital de imagens, sendo um dos índices utilizados na análise o NDVI, analise as afirmativas a seguir.

I. Caso deseje-se refazer o georreferenciamento da imagem, é adequada a utilização da transformação bicúbica.
II. O NDVI é um índice que auxilia em análises que envolvam desmatamentos e queimadas.
III. O NDVI pode ser utilizado como indicativo de lavouras que necessitam de irrigação.

Está correto o que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.