Início

Questões de Concursos Competência

Resolva questões de Competência comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


601Q734593 | Direito Processual Penal, Competência, Promotor de Justiça Substituto, Ministério Público Estadual ES, VUNESP

X desferiu três tiros em Y na cidade de Foz do Iguaçu. Ocorre que Y, em razão dos ferimentos, faleceu em um hospital na cidade de Punta del Leste, no Paraguai. Nesse caso, a competência para julgamento do caso será determinada
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

603Q733252 | Direito Processual Penal, Competência, Analista Judiciário, TRE MT, CESPE CEBRASPE

Com base no Código de Processo Penal, assinale a opção correta a respeito de inquérito policial, ação penal e competência.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

604Q733044 | Direito Processual Penal, Competência, Analista Judiciário, TJ AL, CESPE CEBRASPE

No que concerne à competência no processo penal, assinale a opção correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

605Q734328 | Direito Processual Penal, Competência, Analista de Transportes Urbanos, DFtrans DF, CESPE CEBRASPE

O diretor de uma empresa cujo capital pertence integralmente à União foi acusado publicamente de ter cedido à oferta e recebido de particular pagamento (suborno) para que autorizasse alteração contratual, segundo o acusador indevida, que favoreceu a empresa do autor do pagamento.

Com relação a essa situação hipotética, julgue os itens subseqüentes.

Por se tratar de acusação relacionada ao exercício da função na administração pública, o processo penal por crime contra a honra do diretor terá de ser iniciado pelo Ministério Público, após representação do ofendido.

  1. ✂️
  2. ✂️

606Q734989 | Direito Processual Penal, Competência, Policial Penal Agente Penitenciário, DEPEN, CESPE CEBRASPE

Carlos e Marcos foram transferidos para um presídio federal de segurança máxima em decorrência de suposto plano para tomada do presídio estadual onde cumpriam pena privativa de liberdade. Carlos foi transferido imediatamente, no dia 3/1/2014, e Marcos, no dia 20/2/2014. Nos requerimentos que ensejaram a transferência, o secretário de Estado de Administração Penitenciária fundamentou a necessidade da medida em razão da comprovada periculosidade de Carlos, reincidente na prática de crimes com violência ou grave ameaça à pessoa e um dos principais líderes de uma violenta organização criminosa, sendo, ainda, o responsável direto pelo planejamento de um incidente de fuga. O pedido de transferência de Marcos teve fundamentação na condenação do apenado pelo crime de furto de automóvel, muito embora não tenha sido comprovado o seu envolvimento no plano para tomada do presídio. Foi alegado, ainda, nos requerimentos, o interesse da segurança pública. No dia 29/12/2014, o juízo de origem solicitou que fosse renovada, excepcionalmente, a permanência de Carlos. Da mesma maneira, no dia 20/1/2015, solicitou a permanência de Marcos, alegando que a renovação da permanência visava, de forma excepcional, resguardar a ordem pública. O pedido foi acatado em relação a Carlos e rejeitado em relação a Marcos.

Com referência à situação hipotética apresentada, julgue os itens subsequentes.

A competência para o recebimento dos requerimentos formulados pelo secretário de Estado de Administração Penitenciária, nos quais foi registrada a motivação para as transferências, é do juiz federal corregedor responsável pelo presídio de segurança máxima de destino.
  1. ✂️
  2. ✂️

607Q733748 | Direito Processual Penal, Competência, Advogado, SGA AC, CESPE CEBRASPE

Relativamente a inquérito policial e ação penal, julgue os seguintes itens à luz do Código de Processo Penal.

Se o órgão do Ministério Público, em vez de apresentar a denúncia, requerer o arquivamento do inquérito policial, o juiz, no caso de considerar improcedentes as razões invocadas, fará remessa do inquérito ou peças de informação ao procurador-geral, que designará, obrigatoriamente, outro órgão do Ministério Público para oferecer a denúncia.

  1. ✂️
  2. ✂️

608Q733047 | Direito Processual Penal, Competência, Juiz de Direito Substituto, TJ DF, CESPE CEBRASPE

Cada uma das opções a seguir apresenta uma situação hipotética acerca da competência criminal, seguida de uma assertiva a ser julgada. Assinale a opção que apresenta a assertiva correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

609Q736165 | Direito Processual Penal, Competência, Analista Judiciário, TJ ES, CESPE CEBRASPE

Julgue os próximos itens, relativos ao processo penal.

Caso diversas infrações sejam praticadas por diversas pessoas, umas contra as outras, configurar-se-á conexão intersubjetiva por reciprocidade.

  1. ✂️
  2. ✂️

610Q734385 | Direito Processual Penal, Competência, Analista Judiciário, STJ, CESPE CEBRASPE

Julgue os seguintes itens.

O desaforamento poderá ser requerido pela defesa do acusado de latrocínio, desde que haja dúvida sobre a segurança pessoal do réu durante o julgamento.

  1. ✂️
  2. ✂️

612Q734484 | Direito Processual Penal, Competência, Analista Judiciário, TRE AM, FCC

Na hipótese de crime cometido por duas ou mais pessoas, em concurso, a competência será determinada pela

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

613Q921960 | Direito Processual Civil, Competência, Primeira Fase OAB, OAB, FGV

O  sistema  processual  pátrio  estabelece  duas  espécies  de  incompetência:  a  incompetência  absoluta  e  a  incompetência  relativa.    

Acerca do tema, assinale a afirmativa correta. 

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

614Q734947 | Direito Processual Penal, Competência, Analista Judiciário, TRE MS, FCC

Considere as afirmativas abaixo a respeito da competência, de acordo com as normas estabelecidas no Código de Processo Penal.

I. A competência será, de regra, determinada pelo lugar em que se consumar a infração, ou, no caso de tentativa, pelo lugar em que for praticado o último ato de execução.

II. Tratando-se de infração continuada ou permanente, praticada em território de duas ou mais jurisdições, a competência firmar-se-á pela prevenção.

III. Não sendo conhecido o lugar da infração, a competência regular-se-á pelo domicílio ou residência da vítima.

IV. Nos casos de exclusiva ação privada, o querelante poderá preferir o foro de domicílio ou da residência do réu, exceto quando conhecido o lugar da infração.

É correto o que se afirma APENAS em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

615Q734770 | Direito Processual Penal, Competência, Técnico de Promotoria, MPE PB, COMPERVE

Vários são os tipos que definem a competência em matéria criminal. Sobre esse instituto do processo penal, é correto afirmar:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

616Q733157 | Direito Processual Penal, Competência

Determina o art. 353 do CPP: quando o réu estiver fora do território da jurisdição do juiz processante será citado mediante
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

617Q733705 | Direito Processual Penal, Competência, Analista Judiciário, Tribunal de Justiça nbsp AL, FGV, 2018

Desembargador do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo ofereceu queixa-crime em face de João, perante Vara Criminal da Comarca de Maceió, imputando-lhe a prática do crime de calúnia com causa de aumento, já que João teria lhe imputado, nesta comarca, falsamente, fato definido como crime de ação penal pública, para demonstrar que o crime efetivamente foi praticado pelo Desembargador, na presença de diversas pessoas. Ao tomar conhecimento da queixa, João, querelado, apresenta exceção da verdade, que é recebida e processada pelo órgão competente.

Considerando apenas as informações narradas no enunciado, o julgamento da exceção da verdade será de competência do(a):

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

618Q526160 | Direito Processual Civil, Competência

Nos termos do Código de Processo Civil, o conflito de competência pode ser suscitado:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

619Q734034 | Direito Processual Penal, Competência, Analista Judiciário, TRF 4a, FCC

Compete ao Supremo Tribunal Federal processar e julgar originariamente, dentre outros, nas infrações penais comuns,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

620Q734859 | Direito Processual Penal, Competência, Notarial, TJ DF, CESPE CEBRASPE

Um servidor público federal, previamente ajustado e com unidade de desígnio com um promotor de justiça aposentado do Ministério Público do estado de Goiás, praticou um crime de extorsão mediante seqüestro no município de Luziânia – GO, deslocando a vítima para o Plano Piloto, no Distrito Federal, onde continuou privando-a de sua liberdade de locomoção, para a obtenção do resgate, local onde foi preso em flagrante delito. Inquérito policial foi instaurado na Comarca de Luziânia, e pela polícia judiciária do Distrito Federal, que comunicou a prisão do servidor público ao juiz da 2.ª Vara Criminal da Circunscrição Judiciária Especial de Brasília, encaminhando-lhe os autos após o encerramento. O Ministério Público do Distrito Federal e Territórios, com base no inquérito policial, ofertou denúncia contra o servidor público federal e o promotor de justiça aposentado, a qual foi recebida. Antes da apresentação da exordial acusatória, pedido de liberdade provisória foi indeferido pelo juiz da Circunscrição Judiciária de Brasília.

Com base na situação hipotética acima, julgue os itens que se seguem.

Na hipótese de o co-réu promotor de justiça estar em plena atividade (não estar aposentado), a competência para processá-lo, juntamente com o comparsa, seria do Tribunal de Justiça do estado de Goiás, originando a nulidade absoluta do processo em face da incompetência em razão da matéria.

  1. ✂️
  2. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.