Questões de Concursos Comportamento

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41Q244787 | Administração Geral, Comportamento, Técnico Administrativo, Agência Nacional de Aviação Civil ANAC, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

No que concerne ao gerenciamento de conflitos e à gestão da
mudança, julgue os itens que se seguem.

A escassez de recursos disputados, em termos de acesso e disponibilidade, pelos integrantes de um grupo provoca os conflitos de interesse.

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42Q246330 | Administração Geral, Comportamento, Técnico de Administração e Controle Júnior, Petrobras, Petrobrás Técnico de Administração e Controle Júnior

Uma empresa, passando por forte turbulência no mercado e crise motivacional, teve seu programa de avaliação de desempenho bastante contestado por seus colaboradores. Seus executivos, porém, não contavam que, naquela situação, o programa teria como vantagem ser percebido como um processo de

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43Q255319 | Administração Geral, Comportamento, Técnico Judiciário, TRT 10a REGIÃO, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Acerca de noções de administração, julgue os itens de 41 a 45.

O desempenho humano no trabalho está relacionado a motivação, conhecimentos, habilidades e atitudes, bem como à existência de suporte organizacional para que as atividades, tarefas e responsabilidades sejam realizadas de maneira adequada e conforme os padrões esperados.

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44Q100197 | Administração Geral, Comportamento, Analista Administrativo Área 1, Agência Nacional de Aviação Civil ANAC, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Acerca de variáveis de comportamento organizacional, julgue os
itens seguintes.

O clima organizacional é observado, por exemplo, a partir da identificação do grau de flexibilidade e comprometimento das pessoas nas organizações.

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45Q240999 | Administração Geral, Comportamento, Técnico Administrativo, DNIT, ESAF

Para Spector (2007) a motivação é um estado interior que leva uma pessoa a emitir determinados tipos de comportamentos. Sobre motivação, é correto afirmar:

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46Q265069 | Administração Geral, Comportamento, Técnico Ministerial Auxiliar Administrativo, MPE AP, FCC

Maslow estabeleceu sua teoria baseada na afirmação de que os indivíduos se comportam no sentido de suprir as suas necessidades mais imediatas. As necessidades que surgem no comportamento humano quando outras estiverem satisfeitas, são aquelas relacionadas à participação em grupos, aceitação por parte dos companheiros, amizade, afeto, amor etc. Dá-se a estas necessidades o nome de

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47Q160400 | Administração Geral, Comportamento, Assistente Administrativo, EBSERH, IADES

Toda equipe é um grupo, mas um grupo pode nunca chegar a ser uma equipe. Uma equipe de trabalho caracteriza-se por apresentar

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48Q153490 | Administração Geral, Comportamento, Analista Judiciário Psicologia, TSE, CONSULPLAN

A qualidade e eficácia do trabalho em equipe estão diretamente relacionadas ao seu desenvolvimento e gerenciamento. Esse processo envolve alguns princípios básicos:

I. definir claramente e conjuntamente os objetivos da equipe.

II. definir claramente o que se espera de cada elemento da equipe, no desempenho de sua função.

III. manter os canais de comunicação sob o controle de determinados elementos da equipe.

IV. avaliar periodicamente os resultados.

Analisando-se os itens anteriores, verifica-se que estão corretos apenas os itens

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49Q160945 | Administração Geral, Comportamento, Assistente Técnico Administrativo, Sergipe Gás SA, FCC

Considere:


O clima organizacional favorável não pode aumentar a eficiência produtiva de uma empresa


PORQUE


o clima é afetado por fatores internos e externos que ocorrem no contexto socioeconômico e político como também, na vida particular dos funcionários.


Diante das afirmações acima,

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50Q156083 | Administração Geral, Comportamento, Analista Judiciário Psicologia, TSE, CONSULPLAN

O desenvolvimento organizacional visa ao atingimento de alguns objetivos. Em relação ao desenvolvimento organizacional, analise.

I. Proporciona o aumento do nível de confiança e apoio entre os membros da organização.

II. Incrementa o nível de satisfação pessoal na organização.

III. Procura dar soluções sinergísticas aos problemas de maior frequência.

IV. Reduz as comunicações laterais, verticais e diagonais.

Assinale

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51Q246715 | Administração Geral, Comportamento, Técnico de Administração e Controle Júnior, Petrobras, Petrobrás Técnico de Administração e Controle Júnior

Uma empresa privada, de pequeno porte, que atua no segmento de call center, optou por conceder um benefício espontâneo aos seus colaboradores com jornada de trabalho de 4 horas. É um benefício espontâneo a(o)

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52Q163006 | Administração Geral, Comportamento, Assistente Técnico Administrativo, Sergipe Gás SA, FCC

Sobre o conceito de Clima Organizacional é INCORRETO afirmar:

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53Q161987 | Administração Geral, Comportamento, Assistente Técnico Administrativo, Sergipe Gás SA, FCC

A estratégia para a administração dos conflitos na empresa, que pode ser adotada por cada uma das partes litigantes, e se caracteriza pela recusa em assumir um papel ativo nos procedimentos de resolução das divergências, é denominada

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54Q161240 | Administração Geral, Comportamento, Assistente Técnico Administrativo, Sergipe Gás SA, FCC

Característica que NÃO faz parte de um processo de negociação:

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55Q264156 | Administração Geral, Comportamento, Técnico Ministerial Auxiliar Administrativo, MPE AP, FCC

Paul Hersey e Kenneth Blanchard desenvolveram um modelo de liderança contingencial baseado no ciclo de vida, cuja proposta de estilo eficaz é baseada na maturidade dos subordinados de trabalho. O conceito de maturidade inclui duas dimensões: a de trabalho (capacidade) e a psicológica (disposição). Os estilos de liderança têm relação com o grau de maturidade dos subordinados. Cada estilo é caracterizado por palavras-chave. Para maturidade baixa dos subordinados a palavra-chave é

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56Q241374 | Administração Geral, Comportamento, Técnico Administrativo, DNIT, ESAF

Considerando-se que um administrador é um indivíduo que conduz um grupo de pessoas na realização de tarefas que contribuam para o alcance dos objetivos organizacionais, independente de nível hierárquico, formação ou tipo de organização, analise as afirmativas abaixo e em seguida assinale a opção correta.

I. Um administrador deve ser capaz de trabalhar participativamente na heterogeneidade organizacional.

II. Um administrador deve ser capaz de abrir mão de sua identidade em função da equipe.

III. Um administrador deve ser capaz de entender que eventualmente deverá desistir da manutenção de relações interpessoais.

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57Q192534 | Administração Geral, Comportamento, Administrador Júnior, TRANSPETRO, CESGRANRIO

A cultura organizacional é aprendida, transmitida e partilhada entre os membros da organização ao longo do tempo. Alguns de seus aspectos são formais, e outros são informais. Cabe aos líderes reconhecer todos esses aspectos e alinhá-los aos objetivos organizacionais.

Qual, dentre os aspectos apresentados abaixo, é(são) de natureza informal?

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58Q264983 | Administração Geral, Comportamento, Técnico Legislativo, AL ES, CESPE CEBRASPE

Acerca de clima e cultura organizacional, assinale a opção correta.

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59Q167469 | Administração Geral, Comportamento, Auditor Fiscal da Receita Estadual, SEFAZ RJ, FGV

Uma equipe bem-sucedida requer habilidades especiais que devem ser inter-relacionadas, mutuamente reforçadas e interdependentes entre si. A articulação dessas habilidades pode ajudar uma equipe a definir melhor o que ela deve e como fazer. Clock e Goldsmith propõem habilidades que os membros de uma equipe devem desenvolver, corretamente listadas nas alternativas a seguir, À EXCEÇÃO DE UMA.
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Assinale-a.

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60Q165435 | Administração Geral, Comportamento, Auditor Fiscal da Receita Estadual, SEFAZ RJ, FGV

As pessoas não têm objetivos e interesses idênticos. As diferenças de objetivos e de interesses individuais sempre produzem alguma espécie de conflito. O conflito é inerente à vida de cada indivíduo e faz parte inevitável da natureza humana. Constitui o lado oposto da cooperação. Além da diferença de objetivos e interesses, deve haver necessariamente uma interferência deliberada de uma das partes envolvidas para que haja conflito. O conflito existe quando uma das partes seja indivíduo ou grupo tenta alcançar seus próprios objetivos interligados com alguma outra parte e esta interfere na outra que procura atingir seus objetivos. A interferência pode ser ativa (mediante ação para provocar obstáculos, bloqueios ou impedimentos) ou passiva (mediante omissão ou deixar de fazer algo). As equipes, assim como as pessoas, desenvolvem estilos específicos para lidar com conflitos, baseados no desejo de satisfazer seus próprios interesses versus o interesse da outra parte. São descritos a seguir cinco estilos de administrar conflitos por meio de duas dimensões, da assertiva (tentativa de satisfazer aos interesses das outras partes) até a não assertativa. Um deles NÃO está correto. Assinale-o

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