Questões de Concursos Comportamento Organizacional

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21Q101027 | Gestão de Pessoas, Comportamento Organizacional, Analista Administrativo, TJ SC, TJ SC

Quando um colaborador é admitido em uma organização é desejável que ele passe por um processo de integração funcional. Assinale a alternativa INCORRETA:

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22Q153072 | Gestão de Pessoas, Comportamento Organizacional, Analista Judiciário Psicologia, TRT 23a REGIÃO, FCC

Bion diz que quando um grupo se reúne constitui simultaneamente dois grupos simbólicos: grupo

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23Q152570 | Gestão de Pessoas, Comportamento Organizacional, Analista Judiciário Psicologia, TRE CE, FCC

O assédio moral no trabalho é, ao mesmo tempo, um fenômeno relativo às esferas individual, organizacional e social, e os seus impactos e prejuízos são arcados ou imputados em diferentes graus sobrepostos. No nível organizacional, são vários os efeitos nocivos, dentre eles estão:

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24Q155414 | Gestão de Pessoas, Comportamento Organizacional, Analista Jurídico Administração, PG DF, IADES

Segundo a teoria de Maslow, o comportamento do ser humano pode ser explicado pelas suas necessidades e pelos seus desejos, tornando-se assim fontes de motivação. Quanto a Pirâmide de Maslow, assinale a alternativa incorreta.

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25Q231979 | Psicologia, Comportamento Organizacional, Psicólogo, Prefeitura de Quixadá CE, ACEP

De acordo com os teóricos e pesquisadores da saúde mental e do trabalho, observa-se hoje, nas organizações, uma espécie de anestesiamento humano no que diz respeito ao sofrimento do outro, bem como uma maior manipulação psicológica pelo uso do medo. Por intermédio de uma exagerada necessidade de obtenção de status de funcionário perfeito, a ética é posta de lado em favor dos próprios interesses, tornando as relações interpessoais mais desumanas. Os chamados programas de qualidade total tendem a ficar mais focados na produtividade que na qualidade de vida do trabalhador. Assinale a alternativa CORRETA sobre os danos que podem advir desta situação.

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26Q217644 | Gestão de Pessoas, Comportamento Organizacional, Oficial Técnico de Inteligência Área de Administração, ABIN, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

No que se refere ao comportamento organizacional, julgue os
itens a seguir.

O valor que um indivíduo atribui ao alcance de um resultado - por exemplo, uma promoção - é fator determinante do seu nível de motivação em relação a determinada atividade.

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27Q263983 | Gestão de Pessoas, Comportamento Organizacional, Técnico Judiciário Segurança Judiciária, TRE BA, CESPE CEBRASPE

Texto associado.
Em situações de trabalho compartilhadas por duas ou mais
pessoas, há atividades a serem executadas, interações e
sentimentos envolvidos. Acerca das relações humanas no
trabalho, julgue os próximos itens.

As necessidades de estima envolvem, entre outros aspectos, o autorreconhecimento das capacidades pessoais e o reconhecimento dos outros em face da capacidade individual de adequação às funções que são desempenhadas.
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28Q104513 | Gestão de Pessoas, Comportamento Organizacional, Analista Administrativo Área Administrativa, PREVIC, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Com relação à gestão de pessoas, julgue os itens que se seguem.

O comportamento organizacional relaciona-se ao conjunto de ações, atitudes e expectativas humanas no ambiente de trabalho e abrange os níveis pessoal, grupal e institucional.

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29Q217167 | Gestão de Pessoas, Comportamento Organizacional, Oficial Técnico de Inteligência Área de Administração, ABIN, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

No que se refere ao comportamento organizacional, julgue os
itens a seguir.

A liderança, por constituir traço de personalidade, não está relacionada a fatores situacionais relativos à execução de tarefas em uma organização.

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30Q265054 | Gestão de Pessoas, Comportamento Organizacional, Técnico Judiciário Segurança Judiciária, TRE BA, CESPE CEBRASPE

Texto associado.
Em situações de trabalho compartilhadas por duas ou mais
pessoas, há atividades a serem executadas, interações e
sentimentos envolvidos. Acerca das relações humanas no
trabalho, julgue os próximos itens.

Para uma relação positiva entre as pessoas no ambiente de trabalho, é necessário avaliar quais condições de trabalho predominam em cada momento.
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31Q263521 | Gestão de Pessoas, Comportamento Organizacional, Técnico Judiciário Segurança Judiciária, TRE BA, CESPE CEBRASPE

Texto associado.
Em situações de trabalho compartilhadas por duas ou mais
pessoas, há atividades a serem executadas, interações e
sentimentos envolvidos. Acerca das relações humanas no
trabalho, julgue os próximos itens.

Competência interpessoal é a habilidade de lidar eficazmente com outras pessoas de forma adequada às necessidades de cada uma e à exigência da situação.
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32Q262514 | Gestão de Pessoas, Comportamento Organizacional, Técnico Jurídico Apoio Administrativo, PG DF, IADES

Características de personalidade influenciam as relações humanas nas organizações. A personalidade refere-se aos padrões de comportamento persistentes e duráveis de um indivíduo, expressados numa grande variedade de situações. Assinale a alternativa correta em relação ao tema.

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33Q154483 | Psicologia, Comportamento Organizacional, Analista Judiciário Psicologia, STM, CESPE CEBRASPE

Acerca do comportamento humano nas organizações, julgue os itens subsequentes.

As teorias de conteúdo da motivação no trabalho enfatizam de que maneira as pessoas pensam ao escolher entre diferentes caminhos quando tentam satisfazer suas necessidades.

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35Q218238 | Gestão de Pessoas, Comportamento Organizacional, Oficial Técnico de Inteligência Área de Administração, ABIN, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

No que se refere ao comportamento organizacional, julgue os
itens a seguir.

O estabelecimento de metas é uma estratégia motivacional por meio da qual se evita que seja criada discrepância entre o desempenho atual dos funcionários e o desempenho deles esperado.

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36Q218245 | Gestão de Pessoas, Comportamento Organizacional, Oficial Técnico de Inteligência Área de Administração, ABIN, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

No que se refere ao comportamento organizacional, julgue os
itens a seguir.

Dado o conceito multidimensional de satisfação no trabalho, uma pessoa pode estar satisfeita com um aspecto do seu trabalho, mas insatisfeita com outro.

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37Q153993 | Gestão de Pessoas, Comportamento Organizacional, Analista Jurídico Administração, PG DF, IADES

A aplicação de metas e de prêmios contribui para a motivação das equipes internas. Na empresa privada, a participação nos lucros é um excelente prêmio proporcional à conquista de resultados positivos. No setor público, a aplicação de metas interfere no comportamento organizacional

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38Q260493 | Gestão de Pessoas, Comportamento Organizacional, Técnico Judiciário Área Administrativa, STM, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Acerca de relacionamento interpessoal e trabalho em equipe, julgue
os itens de 34 a 42.

Aquele que reclama de seu salário e não se capacita para desafios futuros na organização em que trabalha pode apresentar dificuldade em priorizar ações no trabalho, o que prejudica suas relações interpessoais.

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39Q194226 | Gestão de Pessoas, Comportamento Organizacional, Agente Técnico Legislativo Especializado, AL SP, FCC

No processo de avaliação de desempenho, efeito halo

I. é o fenômeno que registra atitudes em que o avaliador confunde "resultados concretamente realizados" com "características potenciais" que identificam o avaliado.

II. significa avaliar um empregado deixando-se levar por valores ou atitudes que este possui fora do ambiente do trabalho.

III. é a tendência que um avaliador imprime ao processo de avaliação quando se deixa levar por alguma característica do avaliado, que o marcou de forma tão significativa que lhe impede de interpretar as demais características com neutralidade e clareza.

IV. é aquele em que o avaliador "força" sua avaliação num ponto central da escala para não se comprometer perante o avaliado ou expor os argumentos que subsidiaram sua decisão.

Está correto o que se afirma APENAS em

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40Q191160 | Gestão de Pessoas, Comportamento Organizacional, Administrador, AGU, CESPE CEBRASPE

Texto associado.
Julgue os itens a seguir, relativos à gestão de pessoas nas
organizações.

O gerente consegue o equilíbrio organizacional, no que tange à gestão de pessoas, quando existe proporcionalidade entre os benefícios ofertados pela organização e os custos pessoais desembolsados.
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