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Questões de Concursos Comportamento Organizacional

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21Q100874 | Gestão de Pessoas, Comportamento Organizacional, Analista Recursos Humanos, CEAGESP, VUNESP

Sabe-se que motivação é um assunto de grande interesse porque, no ambiente corporativo, entende-se que uma força de trabalho motivada traduz-se em maior produtividade. Sobre esse assunto, assinale a alternativa correta.

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22Q132014 | Gestão de Pessoas, Comportamento Organizacional, Analista do Ministério Público Especialidade Administração, MPE SE, FCC

Autoridade, obediência, liderança, autogestão, disciplina e autonomia são ingredientes que se combinam em várias dosagens para influenciar o comportamento das pessoas nas organizações. Um maior grau de autogestão, disciplina e autonomia na organização caracteriza um modelo de administração

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23Q104513 | Gestão de Pessoas, Comportamento Organizacional, Analista Administrativo Área Administrativa, PREVIC, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Com relação à gestão de pessoas, julgue os itens que se seguem.

O comportamento organizacional relaciona-se ao conjunto de ações, atitudes e expectativas humanas no ambiente de trabalho e abrange os níveis pessoal, grupal e institucional.

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24Q20779 | Recursos Humanos, Comportamento Organizacional, Técnico Administrativo, ANAC, CESPE CEBRASPE

Texto associado.
A respeito das variáveis do comportamento organizacional, julgue os itens a seguir.
As contribuições da psicologia social para a área de comportamento organizacional incluem os estudos sobre motivação.
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25Q20781 | Recursos Humanos, Comportamento Organizacional, Técnico Administrativo, ANAC, CESPE CEBRASPE

Texto associado.
A respeito das variáveis do comportamento organizacional, julgue os itens a seguir.
A heterogeneidade das organizações decorrente da inclusão de diferentes grupos sociais é um desafio para os estudos acerca do comportamento organizacional.
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26Q147897 | Psicologia, Comportamento Organizacional, Analista Judiciário Psicologia, TSE, CONSULPLAN

De acordo com a Teoria das Expectativas de Vroom, assinale a afirmativa INCORRETA.

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27Q317380 | Administração Geral, Comportamento Organizacional, Agente Administrativo, Polícia Federal, CESPE CEBRASPE

Novas competências começam a ser exigidas pelas organizações, que reinventam sua dinâmica produtiva, desenvolvendo novas formas de trabalho e de resolução de conflitos. Surgem novos paradigmas de relações das organizações com fornecedores, clientes e colaboradores. Nesse contexto, as relações humanas no ambiente de trabalho têm sido foco da atenção dos gestores, para que sejam desenvolvidas habilidades e atitudes necessárias ao manejo inteligente das relações interpessoais.

 Tendo o texto acima como referência inicial e considerando aspectos relevantes das relações humanas no ambiente de trabalho, julgue os itens que se seguem.

Nas relações interpessoais, as pessoas devem não só agir com franqueza ao emitir suas opiniões mas também livrar-se da imposição de limites nos relacionamentos pessoais ou profissionais.

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28Q20780 | Recursos Humanos, Comportamento Organizacional, Técnico Administrativo, ANAC, CESPE CEBRASPE

Texto associado.
A respeito das variáveis do comportamento organizacional, julgue os itens a seguir.
O objetivo principal das teorias de conteúdo é analisar a motivação com base no estudo dos motivadores do comportamento organizacional.
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29Q192224 | Gestão de Pessoas, Comportamento Organizacional, Administrador, DNOCS, FCC

Kurt Lewin, para explicar a motivação do comportamento social, elaborou a teoria de campo, na qual supõe-se que o comportamento humano não depende somente do passado, ou do futuro, mas do campo dinâmico atual e presente.

A respeito da teoria de Kurt Lewin, é correto afirmar que

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31Q260493 | Gestão de Pessoas, Comportamento Organizacional, Técnico Judiciário Área Administrativa, STM, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Acerca de relacionamento interpessoal e trabalho em equipe, julgue
os itens de 34 a 42.

Aquele que reclama de seu salário e não se capacita para desafios futuros na organização em que trabalha pode apresentar dificuldade em priorizar ações no trabalho, o que prejudica suas relações interpessoais.

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32Q155414 | Gestão de Pessoas, Comportamento Organizacional, Analista Jurídico Administração, PG DF, IADES

Segundo a teoria de Maslow, o comportamento do ser humano pode ser explicado pelas suas necessidades e pelos seus desejos, tornando-se assim fontes de motivação. Quanto a Pirâmide de Maslow, assinale a alternativa incorreta.

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33Q189140 | Gestão de Pessoas, Comportamento Organizacional, Administrador, TermoMacaé, CESGRANRIO

Na literatura que trata da gestão de pessoas, é comum encontrar a tipificação de sistemas administrativos. Quatro são mais comumente mencionados: autoritário-coercitivo, autoritário-benevolente, consultivo e participativo. Dentre as descrições abaixo, qual está relacionada ao sistema administrativo participativo?

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34Q20778 | Recursos Humanos, Comportamento Organizacional, Técnico Administrativo, ANAC, CESPE CEBRASPE

Texto associado.
A respeito das variáveis do comportamento organizacional, julgue os itens a seguir.
Os estudos desenvolvidos pela área de ciências políticas sobre os conflitos no trabalho contribuíram para a compreensão dos comportamentos individuais nas organizações.
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35Q253809 | Gestão de Pessoas, Comportamento Organizacional, Técnico Judiciário Área Administrativa, TRE AL, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

No que se refere ao comportamento organizacional, julgue os itens a seguir.

Um dos principais problemas das teorias da motivação está no fato de não incluírem, entre as principais necessidades humanas, aquelas relacionadas à estima. Elas incluem apenas necessidades fisiológicas, de segurança, sociais e de autorealização.

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36Q317211 | Administração Geral, Comportamento Organizacional, Agente Administrativo, Polícia Federal, CESPE CEBRASPE

Novas competências começam a ser exigidas pelas organizações, que reinventam sua dinâmica produtiva, desenvolvendo novas formas de trabalho e de resolução de conflitos. Surgem novos paradigmas de relações das organizações com fornecedores, clientes e colaboradores. Nesse contexto, as relações humanas no ambiente de trabalho têm sido foco da atenção dos gestores, para que sejam desenvolvidas habilidades e atitudes necessárias ao manejo inteligente das relações interpessoais.

 Tendo o texto acima como referência inicial e considerando aspectos relevantes das relações humanas no ambiente de trabalho, julgue os itens que se seguem.

São, geralmente, bem-sucedidos os relacionamentos interpessoais em que as pessoas são capazes de demonstrar suas necessidades e de relacioná-las de modo eficaz ao que os outros têm a lhes oferecer.

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37Q317148 | Administração Geral, Comportamento Organizacional, Assistente Administrativo, TERRACAP DF, CESPE CEBRASPE

Manter boas relações humanas no trabalho é uma habilidade que compõe importante diferencial nas organizações. Acerca desse tema, julgue os itens que se seguem.

Coletar informações, junto à chefia imediata, acerca do contexto no qual ocorreu determinado problema de relacionamento interpessoal é suficiente para a solução desse problema.

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38Q108066 | Gestão de Pessoas, Comportamento Organizacional, Analista de Controle Externo Gestão de Pessoas, TCE GO, FCC

Em relação à gestão do clima organizacional.

I. O clima organizacional é resultante dos aspectos conflitantes da cultura das organizações.

II. O clima organizacional é sempre o reflexo dos efeitos de uma cultura na organização como um todo.

III. O clima organizacional sempre influencia e é influenciado pelo comportamento dos indivíduos na organização.

IV. O clima organizacional permite mapear o ambiente interno, que varia segundo a motivação dos agentes.

V. Enquanto mudanças na cultura organizacional levam mais tempo para acontecer, mudanças no clima podem ser administradas tanto a curto quanto a médio prazo.

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39Q106437 | Gestão de Pessoas, Comportamento Organizacional, Analista Ambiental, MMA, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Com relação a recursos humanos, julgue os itens seguintes.

Em um mesmo ambiente de trabalho, em razão de a percepção do clima organizacional depender do grau de satisfação ou insatisfação do indivíduo em relação a sua organização, é possível haver diferentes percepções sobre o clima organizacional.

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40Q265414 | Gestão de Pessoas, Comportamento Organizacional, Técnico Judiciário Segurança Judiciária, TRE BA, CESPE CEBRASPE

Texto associado.
Em situações de trabalho compartilhadas por duas ou mais
pessoas, há atividades a serem executadas, interações e
sentimentos envolvidos. Acerca das relações humanas no
trabalho, julgue os próximos itens.

Os conflitos interpessoais são de natureza disfuncional, traduzida pela intensidade, estágio de evolução, contexto e forma como são tratados e, por tais motivos, esses conflitos devem ser evitados no contexto de trabalho.
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