Questões de Concursos Comportamento Organizacional

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41Q218301 | Gestão de Pessoas, Comportamento Organizacional, Oficial Técnico de Inteligência Área de Administração, ABIN, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

No que se refere ao comportamento organizacional, julgue os
itens a seguir.

As atitudes dos empregados, reflexo de sentimentos e crenças, determinam, em grande parte, o modo como os funcionários percebem seus ambientes.

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42Q192704 | Gestão de Pessoas, Comportamento Organizacional, Administrador, Petrobras, CESGRANRIO

Nossa tendência é culpar alguém que está de fora de nossa área ou unidade de trabalho, mas o pensamento sistêmico nos remete à ideia de que os problemas e suas causas fazem parte de um único sistema pelo qual somos todos responsáveis.

PORQUE

O pensamento sistêmico torna viável trabalhar várias alternativas ao mesmo tempo, já que as escolhas, por mais risco que apresentem em determinado momento, não implicam o abandono de outras questões importantes e do aprendizado.

A esse respeito, conclui-se que

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43Q106437 | Gestão de Pessoas, Comportamento Organizacional, Analista Ambiental, MMA, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Com relação a recursos humanos, julgue os itens seguintes.

Em um mesmo ambiente de trabalho, em razão de a percepção do clima organizacional depender do grau de satisfação ou insatisfação do indivíduo em relação a sua organização, é possível haver diferentes percepções sobre o clima organizacional.

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44Q265414 | Gestão de Pessoas, Comportamento Organizacional, Técnico Judiciário Segurança Judiciária, TRE BA, CESPE CEBRASPE

Texto associado.
Em situações de trabalho compartilhadas por duas ou mais
pessoas, há atividades a serem executadas, interações e
sentimentos envolvidos. Acerca das relações humanas no
trabalho, julgue os próximos itens.

Os conflitos interpessoais são de natureza disfuncional, traduzida pela intensidade, estágio de evolução, contexto e forma como são tratados e, por tais motivos, esses conflitos devem ser evitados no contexto de trabalho.
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45Q104153 | Gestão de Pessoas, Comportamento Organizacional, Analista Recursos Humanos, CVM, ESAF

Para Kats e Kahn, a organização como um sistema aberto apresenta a seguinte característica:

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46Q192224 | Gestão de Pessoas, Comportamento Organizacional, Administrador, DNOCS, FCC

Kurt Lewin, para explicar a motivação do comportamento social, elaborou a teoria de campo, na qual supõe-se que o comportamento humano não depende somente do passado, ou do futuro, mas do campo dinâmico atual e presente.

A respeito da teoria de Kurt Lewin, é correto afirmar que

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47Q217084 | Gestão de Pessoas, Comportamento Organizacional, Oficial Técnico de Inteligência Área de Administração, ABIN, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

No que se refere ao comportamento organizacional, julgue os
itens a seguir.

Pesquisas revelam que os funcionários mais antigos normalmente se sentem menos comprometidos com a organização em que trabalham.

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48Q132098 | Gestão de Pessoas, Comportamento Organizacional, Analista do Ministério Público, MPE SC, ACAFE

Em determinada empresa foi realizada uma pesquisa de clima organizacional para detectar os problemas relativos à falta de motivação do pessoal. A pesquisa demonstrou que os problemas advindos da falta de motivação estavam relacionados aos aspectos motivacionais segundo a Teoria dos Dois Fatores de Herzberg.

A fim de solucionar o problema, os gestores agiram no sentido de:

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49Q100874 | Gestão de Pessoas, Comportamento Organizacional, Analista Recursos Humanos, CEAGESP, VUNESP

Sabe-se que motivação é um assunto de grande interesse porque, no ambiente corporativo, entende-se que uma força de trabalho motivada traduz-se em maior produtividade. Sobre esse assunto, assinale a alternativa correta.

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50Q99852 | Gestão de Pessoas, Comportamento Organizacional, Analista Administrativo, ANA, ESAF

Reconhecido como um poderoso instrumento para o ganho de performance nas organizações, devido à interação entre múltiplas habilidades e competências, o trabalho em equipe apresenta inúmeras vantagens quando comparado ao trabalho individual. Entre tais vantagens comparativas, não se inclui:

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51Q108066 | Gestão de Pessoas, Comportamento Organizacional, Analista de Controle Externo Gestão de Pessoas, TCE GO, FCC

Em relação à gestão do clima organizacional.

I. O clima organizacional é resultante dos aspectos conflitantes da cultura das organizações.

II. O clima organizacional é sempre o reflexo dos efeitos de uma cultura na organização como um todo.

III. O clima organizacional sempre influencia e é influenciado pelo comportamento dos indivíduos na organização.

IV. O clima organizacional permite mapear o ambiente interno, que varia segundo a motivação dos agentes.

V. Enquanto mudanças na cultura organizacional levam mais tempo para acontecer, mudanças no clima podem ser administradas tanto a curto quanto a médio prazo.

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52Q109116 | Gestão de Pessoas, Comportamento Organizacional, Analista de Controle Externo Tecnologia da Informação, TCU, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Julgue os próximos itens, a respeito do comportamento humano
nas organizações, das teorias de motivação e do
comprometimento e da satisfação com o trabalho.

O administrador público, buscando atuar alinhado com um estilo de liderança pautado em pressupostos de motivação propostos por Maslow, deve assegurar, como primeiro aspecto que motivará o seu subordinado, a garantia de atendimento das necessidades que geram o comprometimento e a satisfação do grupo no trabalho.

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54Q150356 | Psicologia, Comportamento Organizacional, Analista Judiciário Psicologia, TJ AP, FCC

Estudos que focalizam as relações interpessoais apontam para o fato de que, quando as diferenças são aceitas e tratadas em aberto, a comunicação flui

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55Q101981 | Gestão de Pessoas, Comportamento Organizacional, Analista Administrativo, ANA, ESAF

Considerações à parte sobre o uso de anglicismos, a ação de Recursos Humanos que se caracteriza pela condução ativa de uma pessoa por seu superior imediato, com foco nas ações de curto prazo e no cotidiano, com vistas a impulsionar o trabalho atual, denomina-se:

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56Q101470 | Gestão de Pessoas, Comportamento Organizacional, Analista Administrativo, TJ SC, TJ SC

No que diz respeito à greve, assinale a alternativa correta:

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57Q190046 | Gestão de Pessoas, Comportamento Organizacional, Administrador, TermoMacaé, CESGRANRIO

A liderança é um fenômeno tipicamente social, relacionado à influência interpessoal e ao processo de comunicação humana para a consecução de um ou mais objetivos específicos. Vários estudiosos se manifestam sobre estilos de liderança, destacando-se a autocrática, a liberal e a democrática. Qual das afirmações abaixo descreve uma característica da liderança liberal?

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58Q192100 | Gestão de Pessoas, Comportamento Organizacional, Administrador, MS, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

O comportamento organizacional refere-se às ações de
indivíduos e grupos de uma organização. Com relação a esse
assunto, julgue os itens que se seguem.

Considere a seguinte situação hipotética. Uma equipe de um posto de vacinação decidiu promover uma reformulação em seu processo de atendimento aos usuários. Criou-se, então, na maior parte dos seus integrantes, uma expectativa decorrente do desempenho a ser alcançado por essa reformulação. Nessa situação, é correto afirmar que a satisfação esperada por um indivíduo, associada a cada produto resultante do desempenho, é denominada valência.

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59Q132979 | Gestão de Pessoas, Comportamento Organizacional, Analista do Ministério Público, MPE SC, ACAFE

A percepção pode ser definida como o processo cognitivo, por meio do qual as pessoas organizam e interpretam suas impressões sensoriais (SOBRAL; PECI, 2008). Para minimizar a complexidade do mundo, as pessoas fazem uso de atalhos em seus sistemas de percepção que lhes permitem processar informações e julgar os outros. A percepção focaliza alguns estímulos e ignora outros, provocando distorções.

Assinale a alternativa correta em relação aos principais tipos de distorções perceptivas.

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60Q131706 | Gestão de Pessoas, Comportamento Organizacional, Analista do Ministério Público Especialidade Administração, MPE SE, FCC

Na teoria motivacional de Maslow, a necessidade das pessoas de se sentirem valorizadas pelos que as rodeiam representa o tipo de necessidade

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