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Questões de Concursos Comportamento Organizacional

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41Q101470 | Gestão de Pessoas, Comportamento Organizacional, Analista Administrativo, TJ SC, TJ SC

No que diz respeito à greve, assinale a alternativa correta:

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42Q103569 | Gestão de Pessoas, Comportamento Organizacional, Analista Administrativo, TJ SC, TJ SC

A Teoria de Motivação de Maslow afirma que as necessidades humanas não satisfeitas influenciam o comportamento das pessoas. Segundo Maslow, as necessidades humanas são classificadas em:

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43Q134169 | Gestão de Pessoas, Comportamento Organizacional, Analista Judiciário Área Judiciária Execução de Mandados, TRT 16ª REGIÃO, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Em cada um dos itens que se seguem, é apresentada uma situação
hipotética acerca do trabalho em equipe e do comportamento
profissional, seguida de uma assertiva a ser julgada.

Ênio, gestor de qualidade de uma organização pública, tem empatia com seus colaboradores no trabalho. Nessa situação, Ênio é capaz de escutar ativamente, reconhecer as opiniões e influenciar o comportamento de seus colaboradores.

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44Q316959 | Administração Geral, Comportamento Organizacional, Assistente de Desenvolvimento Logístico, CEARÁPORTOS CE, CESPE CEBRASPE

Atualmente, as demandas profissionais excedem a competência técnica. As empresas estão buscando cada vez mais pessoas com competência comportamental. Nesse contexto, julgue os itens que se seguem.

A pessoa que tem a habilidade de lidar com seus próprios sentimentos, adequando-os às diferentes situações de sua vida, tem controle emocional.

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45Q192704 | Gestão de Pessoas, Comportamento Organizacional, Administrador, Petrobras, CESGRANRIO

Nossa tendência é culpar alguém que está de fora de nossa área ou unidade de trabalho, mas o pensamento sistêmico nos remete à ideia de que os problemas e suas causas fazem parte de um único sistema pelo qual somos todos responsáveis.

PORQUE

O pensamento sistêmico torna viável trabalhar várias alternativas ao mesmo tempo, já que as escolhas, por mais risco que apresentem em determinado momento, não implicam o abandono de outras questões importantes e do aprendizado.

A esse respeito, conclui-se que

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46Q262514 | Gestão de Pessoas, Comportamento Organizacional, Técnico Jurídico Apoio Administrativo, PG DF, IADES

Características de personalidade influenciam as relações humanas nas organizações. A personalidade refere-se aos padrões de comportamento persistentes e duráveis de um indivíduo, expressados numa grande variedade de situações. Assinale a alternativa correta em relação ao tema.

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47Q263521 | Gestão de Pessoas, Comportamento Organizacional, Técnico Judiciário Segurança Judiciária, TRE BA, CESPE CEBRASPE

Texto associado.
Em situações de trabalho compartilhadas por duas ou mais
pessoas, há atividades a serem executadas, interações e
sentimentos envolvidos. Acerca das relações humanas no
trabalho, julgue os próximos itens.

Competência interpessoal é a habilidade de lidar eficazmente com outras pessoas de forma adequada às necessidades de cada uma e à exigência da situação.
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48Q242868 | Gestão de Pessoas, Comportamento Organizacional, Técnico Administrativo, ANAC, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

A respeito das variáveis do comportamento organizacional, julgue
os itens a seguir.

As contribuições da psicologia social para a área de comportamento organizacional incluem os estudos sobre motivação.

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49Q135185 | Gestão de Pessoas, Comportamento Organizacional, Analista Judiciário Área Judiciária Execução de Mandados, TRT 16ª REGIÃO, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Em cada um dos itens que se seguem, é apresentada uma situação
hipotética acerca do trabalho em equipe e do comportamento
profissional, seguida de uma assertiva a ser julgada.

Vítor, diretor administrativo de uma empresa pública, tem 3 gerências sob seu comando direto. Vítor adota uma conduta de congruência entre seus objetivos e os dos gerentes, exercendo uma influência descendente sobre eles. Vítor incentiva seus gerentes a ter relação de independência em relação às decisões setoriais. Nessa situação, a conduta de Vítor, perante os gerentes, caracteriza uma relação de poder.

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50Q318637 | Administração Geral, Comportamento Organizacional, Técnico Judiciário, TRE AL, CESPE CEBRASPE

No que se refere ao comportamento organizacional, julgue os itens a seguir.

O feedback de revisão do desempenho do indivíduo é uma ação gerencial importante. Deve ser entendido mais como aconselhamento que como julgamento e possibilitar que o indivíduo se mantenha com o moral elevado.

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51Q154483 | Psicologia, Comportamento Organizacional, Analista Judiciário Psicologia, STM, CESPE CEBRASPE

Acerca do comportamento humano nas organizações, julgue os itens subsequentes.

As teorias de conteúdo da motivação no trabalho enfatizam de que maneira as pessoas pensam ao escolher entre diferentes caminhos quando tentam satisfazer suas necessidades.

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52Q318486 | Administração Geral, Comportamento Organizacional, Psicólogo, TERRACAP DF, CESPE CEBRASPE

A pesquisa em organizações tem-se tornado prática cada vez mais freqüente no âmbito organizacional e de enorme importância para a obtenção de subsídios necessários ao adequado direcionamento de intervenções. Em relação à pesquisa e à intervenção em psicologia organizacional e do trabalho, julgue os itens a seguir.

O método mais adequado para a correta realização de pesquisas no âmbito organizacional é aquele sustentado no uso de escalas de mensuração psicometricamente válidas e fidedignas.

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54Q101981 | Gestão de Pessoas, Comportamento Organizacional, Analista Administrativo, ANA, ESAF

Considerações à parte sobre o uso de anglicismos, a ação de Recursos Humanos que se caracteriza pela condução ativa de uma pessoa por seu superior imediato, com foco nas ações de curto prazo e no cotidiano, com vistas a impulsionar o trabalho atual, denomina-se:

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55Q194226 | Gestão de Pessoas, Comportamento Organizacional, Agente Técnico Legislativo Especializado, AL SP, FCC

No processo de avaliação de desempenho, efeito halo

I. é o fenômeno que registra atitudes em que o avaliador confunde "resultados concretamente realizados" com "características potenciais" que identificam o avaliado.

II. significa avaliar um empregado deixando-se levar por valores ou atitudes que este possui fora do ambiente do trabalho.

III. é a tendência que um avaliador imprime ao processo de avaliação quando se deixa levar por alguma característica do avaliado, que o marcou de forma tão significativa que lhe impede de interpretar as demais características com neutralidade e clareza.

IV. é aquele em que o avaliador "força" sua avaliação num ponto central da escala para não se comprometer perante o avaliado ou expor os argumentos que subsidiaram sua decisão.

Está correto o que se afirma APENAS em

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56Q317791 | Administração Geral, Comportamento Organizacional, Assistente Administrativo, TERRACAP DF, CESPE CEBRASPE

Manter boas relações humanas no trabalho é uma habilidade que compõe importante diferencial nas organizações. Acerca desse tema, julgue os itens que se seguem.

As manifestações de descontentamento — comuns em quase todo ambiente de trabalho — devem ser resolvidas antes que se transformem em algum tipo de ameaça ao equilíbrio e ao moral da equipe.

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57Q157858 | Gestão de Pessoas, Comportamento Organizacional, Assistente Administrativo, UFF, UFF

A prática em que um funcionário usa a organização ou seus recursos para realizar objetivos pessoais denomina-se:

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58Q100999 | Gestão de Pessoas, Comportamento Organizacional, Analista Recursos Humanos, CEAGESP, VUNESP

Ao desenhar um sistema de Recursos Humanos para uma empresa de grande porte, você se preocupou em estabelecer uma política disciplinar que pudesse servir de base para análise de situações funcionais problemáticas que levassem a empresa a se distanciar do comportamento ético. Essa política está apresentada num manual para ser usado pelos gestores de linha. Nesse manual, você apresenta várias definições para disciplina e ética no exercício da profissão. Assinale a alternativa correta sobre esse assunto.

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59Q317365 | Administração Geral, Comportamento Organizacional, Analista de Informações, ABIN, CESPE CEBRASPE

O comportamento individual não é apenas reflexo da personalidade ou de características inatas do sujeito. Decorre, também, das suas relações sociais passadas e presentes. Assim, para compreender o comportamento dos membros da organização, é imprescindível analisar os grupos ao quais pertencem. Tomando como base o caráter social do comportamento humano, julgue os seguintes itens.

Indivíduos que compartilham os mesmos valores envolvem-se mais freqüentemente em tarefas que exigem cooperação do que indivíduos cujos valores são diferentes.

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60Q269202 | Gestão de Pessoas, Comportamento Organizacional, Analista Gestão e Análise Processual, BACEN, CESPE CEBRASPE

Com relação às teorias das organizações, à administração pública e à gestão de pessoas, julgue os itens subsecutivos.

Uma organização que fundamenta suas práticas na abordagem sistêmica atua na valorização do mérito dos seus colaboradores e privilegia a normatização e a clara definição dos cargos, em detrimento de uma atenção institucional orientada para o feedback organizacional em relação ao ambiente externo.

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