Questões de Concursos Comportamento Organizacional

Resolva questões de Comportamento Organizacional comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

61Q100999 | Gestão de Pessoas, Comportamento Organizacional, Analista Recursos Humanos, CEAGESP, VUNESP

Ao desenhar um sistema de Recursos Humanos para uma empresa de grande porte, você se preocupou em estabelecer uma política disciplinar que pudesse servir de base para análise de situações funcionais problemáticas que levassem a empresa a se distanciar do comportamento ético. Essa política está apresentada num manual para ser usado pelos gestores de linha. Nesse manual, você apresenta várias definições para disciplina e ética no exercício da profissão. Assinale a alternativa correta sobre esse assunto.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

62Q133538 | Gestão de Pessoas, Comportamento Organizacional, Analista do Ministério Público Especialidade Administração, MPE SE, FCC

Valores, ritos, mitos e tabus são componentes

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

63Q157858 | Gestão de Pessoas, Comportamento Organizacional, Assistente Administrativo, UFF, UFF

A prática em que um funcionário usa a organização ou seus recursos para realizar objetivos pessoais denomina-se:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

64Q132014 | Gestão de Pessoas, Comportamento Organizacional, Analista do Ministério Público Especialidade Administração, MPE SE, FCC

Autoridade, obediência, liderança, autogestão, disciplina e autonomia são ingredientes que se combinam em várias dosagens para influenciar o comportamento das pessoas nas organizações. Um maior grau de autogestão, disciplina e autonomia na organização caracteriza um modelo de administração

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

65Q189140 | Gestão de Pessoas, Comportamento Organizacional, Administrador, TermoMacaé, CESGRANRIO

Na literatura que trata da gestão de pessoas, é comum encontrar a tipificação de sistemas administrativos. Quatro são mais comumente mencionados: autoritário-coercitivo, autoritário-benevolente, consultivo e participativo. Dentre as descrições abaixo, qual está relacionada ao sistema administrativo participativo?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

66Q133340 | Gestão de Pessoas, Comportamento Organizacional, Analista do Ministério Público Especialidade Administração, MPE SE, FCC

Em recursos humanos, o conjunto de princípios e diretrizes para adequar o comportamento das pessoas e reger as relações delas com as organizações, denomina-se

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

67Q166492 | Gestão de Pessoas, Comportamento Organizacional, Auditor do Tribunal de Contas, TCE SP, FCC

O comportamento ético é um dos pressupostos da ação dos homens em sociedade. A ética nas empresas privadas, bem como nas organizações públicas, tem por base
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

68Q135185 | Gestão de Pessoas, Comportamento Organizacional, Analista Judiciário Área Judiciária Execução de Mandados, TRT 16ª REGIÃO, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Em cada um dos itens que se seguem, é apresentada uma situação
hipotética acerca do trabalho em equipe e do comportamento
profissional, seguida de uma assertiva a ser julgada.

Vítor, diretor administrativo de uma empresa pública, tem 3 gerências sob seu comando direto. Vítor adota uma conduta de congruência entre seus objetivos e os dos gerentes, exercendo uma influência descendente sobre eles. Vítor incentiva seus gerentes a ter relação de independência em relação às decisões setoriais. Nessa situação, a conduta de Vítor, perante os gerentes, caracteriza uma relação de poder.

  1. ✂️
  2. ✂️

69Q134169 | Gestão de Pessoas, Comportamento Organizacional, Analista Judiciário Área Judiciária Execução de Mandados, TRT 16ª REGIÃO, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Em cada um dos itens que se seguem, é apresentada uma situação
hipotética acerca do trabalho em equipe e do comportamento
profissional, seguida de uma assertiva a ser julgada.

Ênio, gestor de qualidade de uma organização pública, tem empatia com seus colaboradores no trabalho. Nessa situação, Ênio é capaz de escutar ativamente, reconhecer as opiniões e influenciar o comportamento de seus colaboradores.

  1. ✂️
  2. ✂️

70Q136060 | Gestão de Pessoas, Comportamento Organizacional, Analista Judiciário Área Judiciária Execução de Mandados, TRT 16ª REGIÃO, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Em cada um dos itens que se seguem, é apresentada uma situação
hipotética acerca do trabalho em equipe e do comportamento
profissional, seguida de uma assertiva a ser julgada.

Cleide, servidora pública, é lotada há 3 anos no mesmo setor e tem atitude favorável em relação ao seu trabalho. Nessa situação, é correto afirmar que a atitude de Cleide é resultado do julgamento positivo de seu trabalho com relação aos componentes cognitivo, afetivo e comportamental.

  1. ✂️
  2. ✂️

71Q318486 | Administração Geral, Comportamento Organizacional, Psicólogo, TERRACAP DF, CESPE CEBRASPE

A pesquisa em organizações tem-se tornado prática cada vez mais freqüente no âmbito organizacional e de enorme importância para a obtenção de subsídios necessários ao adequado direcionamento de intervenções. Em relação à pesquisa e à intervenção em psicologia organizacional e do trabalho, julgue os itens a seguir.

O método mais adequado para a correta realização de pesquisas no âmbito organizacional é aquele sustentado no uso de escalas de mensuração psicometricamente válidas e fidedignas.

  1. ✂️
  2. ✂️

72Q317211 | Administração Geral, Comportamento Organizacional, Agente Administrativo, Polícia Federal, CESPE CEBRASPE

Novas competências começam a ser exigidas pelas organizações, que reinventam sua dinâmica produtiva, desenvolvendo novas formas de trabalho e de resolução de conflitos. Surgem novos paradigmas de relações das organizações com fornecedores, clientes e colaboradores. Nesse contexto, as relações humanas no ambiente de trabalho têm sido foco da atenção dos gestores, para que sejam desenvolvidas habilidades e atitudes necessárias ao manejo inteligente das relações interpessoais.

 Tendo o texto acima como referência inicial e considerando aspectos relevantes das relações humanas no ambiente de trabalho, julgue os itens que se seguem.

São, geralmente, bem-sucedidos os relacionamentos interpessoais em que as pessoas são capazes de demonstrar suas necessidades e de relacioná-las de modo eficaz ao que os outros têm a lhes oferecer.

  1. ✂️
  2. ✂️

73Q316959 | Administração Geral, Comportamento Organizacional, Assistente de Desenvolvimento Logístico, CEARÁPORTOS CE, CESPE CEBRASPE

Atualmente, as demandas profissionais excedem a competência técnica. As empresas estão buscando cada vez mais pessoas com competência comportamental. Nesse contexto, julgue os itens que se seguem.

A pessoa que tem a habilidade de lidar com seus próprios sentimentos, adequando-os às diferentes situações de sua vida, tem controle emocional.

  1. ✂️
  2. ✂️

74Q317791 | Administração Geral, Comportamento Organizacional, Assistente Administrativo, TERRACAP DF, CESPE CEBRASPE

Manter boas relações humanas no trabalho é uma habilidade que compõe importante diferencial nas organizações. Acerca desse tema, julgue os itens que se seguem.

As manifestações de descontentamento — comuns em quase todo ambiente de trabalho — devem ser resolvidas antes que se transformem em algum tipo de ameaça ao equilíbrio e ao moral da equipe.

  1. ✂️
  2. ✂️

75Q317288 | Administração Geral, Comportamento Organizacional, Analista de Informações, ABIN, CESPE CEBRASPE

O comportamento individual não é apenas reflexo da personalidade ou de características inatas do sujeito. Decorre, também, das suas relações sociais passadas e presentes. Assim, para compreender o comportamento dos membros da organização, é imprescindível analisar os grupos ao quais pertencem. Tomando como base o caráter social do comportamento humano, julgue os seguintes itens.

Uma vez que o comportamento individual reflete valores do grupo social a que o indivíduo pertence, o relacionamento entre duas pessoas é afetado pelos contextos sociais aos quais cada uma pertence.

  1. ✂️
  2. ✂️

76Q253809 | Gestão de Pessoas, Comportamento Organizacional, Técnico Judiciário Área Administrativa, TRE AL, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

No que se refere ao comportamento organizacional, julgue os itens a seguir.

Um dos principais problemas das teorias da motivação está no fato de não incluírem, entre as principais necessidades humanas, aquelas relacionadas à estima. Elas incluem apenas necessidades fisiológicas, de segurança, sociais e de autorealização.

  1. ✂️
  2. ✂️

77Q318068 | Administração Geral, Comportamento Organizacional, Assistente Administrativo, Secretaria da Administração do Estado TO, CESGRANRIO

Um fator importante para a boa convivência entre as pessoas é a flexibilidade, que pode ser descrita como a:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

78Q318586 | Administração Geral, Comportamento Organizacional, Auxiliar Administrativo, SEAD PA, CESPE CEBRASPE

Além da competência técnica, a inteligência no cotidiano do trabalho inclui também a competência interpessoal, que tem papel determinante no sucesso profissional. Desenvolver habilidades e atitudes necessárias para o trabalho inteligente enseja a busca do crescimento pessoal, o agir eficiente em equipes e a produção de um resultado final que realmente agregue valor ao trabalho.

No campo das relações humanas, em virtude das dificuldades da coexistência humana, há o surgimento de conflitos interpessoais que precisam ser manejados de forma inteligente para que deles se possa tirar aprendizados que favoreçam o desenvolvimento humano.

Tendo o texto acima por referência inicial e considerando a importância das relações humanas no espaço de trabalho, julgue os itens que se seguem.

Quanto maior for o controle e a fiscalização ostensiva que a organização exerça sobre os empregados, tanto maiores serão os danos e níveis de insatisfação nas relações humanas no trabalho, que causarão prejuízos à produtividade.

  1. ✂️
  2. ✂️

79Q317329 | Administração Geral, Comportamento Organizacional, Auditor, AGE ES, CESPE CEBRASPE

Acerca de administração gerencial e de comportamento organizacional, julgue os itens que se seguem.

Do ponto de vista da reforma gerencial, o critério que diferencia a administração direta da indireta é que aquela deve voltar-se predominantemente à formulação de políticas e esta, predominantemente à implementação dessas políticas, inclusive por meio de descentralização extragovernamental.

  1. ✂️
  2. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.