Questões de Concursos: Comportamento Organizacional e Trabalho em Equipe

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11 Q890027 | Administração Geral, Comportamento Organizacional e Trabalho em Equipe, AOSD, Prefeitura de Turilândia MA, LJ Assessoria e Planejamento Administrativo Limita, 2024

Qual das seguintes ações representa uma conduta profissional inadequada no local de trabalho?

12 Q880398 | Administração Geral, Comportamento Organizacional e Trabalho em Equipe, Auxiliar de Secretaria Escolar, Prefeitura de Domingos Martins ES, Instituto Access, 2024

Uma atitude a ser elogiada no comportamento de um servidor diante do falecimento de familiar de um colega de trabalho reside em

13 Q894085 | Administração Geral, Comportamento Organizacional e Trabalho em Equipe, Agente Administrativo III, Prefeitura de Nova Iguaçu RJ, Instituto Consulplan, 2024

Os conceitos e ideias do estudo sobre o comportamento organizacional possuem foco interdisciplinar e no modelo básico de comportamento organizacional, há três níveis de análise do estudo: nível individual; nível do grupo; e, nível da organização (ROBBINS, 2005). Considerando o exposto, analise as afirmativas a seguir.

I. O nível de análise micro-organizacional analisa o comportamento humano individual dentro da organização, envolvendo questões sobre a habilidade, a motivação e a satisfação, permitindo que a busca pelo controle e previsão do comportamento do indivíduo seja compreendido e as razões das ações e das decisões tomadas por ele no contexto do trabalho sejam explicadas.
II. O nível de análise macro-organizacional possibilita analisar a necessidade de modificação da configuração da organização informal devido a desajustes e incompatibilidades entre as estruturas forma e informal, a partir do comportamento grupal dos indivíduos, enquanto elementos da estrutura formal e informal, visando à compreensão de como se inter-relacionam e interferem na eficácia da organização.
III. O nível de análise meso-organizacional examina questões como a estrutura e o status social, o conflito, a negociação, a competição, a eficiência, a cultura, o ambiente, compreendendo a organização como partes separadas e independentes de um sistema, considerando a necessidade de influenciar o comportamento em cada uma delas para sua adaptação e sobrevivência ao longo do tempo.

Está correto o que se afirma apenas em

14 Q886589 | Administração Geral, Comportamento Organizacional e Trabalho em Equipe, Assistente Administrativo, Prefeitura de Soledade PB, CPCON, 2024

O estresse no trabalho é um elemento que afeta o comportamento dos indivíduos no ambiente organizacional, podendo acarretar perda de desempenho e custos diretos e indiretos para a organização. O estresse no trabalho pode ser definido como a sensação de que as capacidades, recursos ou necessidades do indivíduo não se coadunam com as demandas e exigências do trabalho. Um dos fatores estressores que fazem com que o indivíduo passe por situações de estresse diz respeito a situações em que o trabalhador não tem clareza sobre os objetivos, expectativas e/ou exigências associadas a seu trabalho. Este fator estressor é identificado como:

15 Q944727 | Administração Geral, Comportamento Organizacional e Trabalho em Equipe, Tecnologia em Gestão Comercial, MEC, INEP, 2022

Osvaldo assumiu a gestão da área comercial há cerca de quatro meses e, com isso, o desafio de melhorar o desempenho de vendas. Durante esse período, ele tem se dedicado a observar o comportamento e a forma de trabalho de cada profissional e identificou que os vendedores não têm atuado em equipe, mas, sim, em grupo. Como forma de inovar e melhorar a produtividade do setor, Osvaldo tem organizado e planejado a implementação de um modelo de trabalho em equipe, e, para que possa alcançar sucesso nessa iniciativa, ele deverá cuidar de alguns aspectos essenciais.
OLIVEIRA, M. A. Comportamento organizacional para a gestão de pessoas: como agem as empresas e seus gestores. São Paulo: Saraiva, 2010 (adaptado).

Sobre o desenvolvimento de equipes comerciais, avalie as afirmações a seguir.
I. A comunicação entre os membros deverá ser bem trabalhada, de forma a criar um compromisso unificado em relação aos objetivos.
II. As habilidades de negociação do gestor serão fundamentais para o alcance de um consenso quanto aos objetivos a serem alcançados.
III. O gestor deverá assumir uma liderança capaz de impulsionar e alavancar as pessoas, gerando apoio interno e assumindo a frente em conexões com as demais áreas da organização.
IV. Os membros precisarão desenvolver as habilidades necessárias para realizar todas as tarefas do setor, pois somente dessa forma o trabalho em equipe ocorrerá de maneira satisfatória.


É correto o que se afirma em

16 Q887404 | Administração Geral, Comportamento Organizacional e Trabalho em Equipe, Auxiliar Administrativo c/Informática, Prefeitura de Jeremoabo BA, IBRB, 2024

Um grupo é um conjunto de dois ou mais indivíduos reunidos. Ele se reúne para realizar a troca de informações entre os seus membros, de modo que cada um deles possa desempenhar bem as tarefas que estão sob sua responsabilidade. Desta maneira, o grupo de comando consiste em:

17 Q918819 | Administração Geral, Comportamento Organizacional e Trabalho em Equipe, Administração Escolar, Prefeitura de Sinop MT, SELECON, 2025

Diferentemente de um grupo, numa equipe, os membros dependem da cooperação dos elementos do grupo para alcançar suas metas. Isso significa que, de acordo com esta perspectiva:

18 Q884880 | Administração Geral, Comportamento Organizacional e Trabalho em Equipe, Agente Administrativo, Prefeitura de Matinhas PB, CPCON, 2024

Se, por um lado a neutralidade e a racionalidade características do contexto das organizações tendem a facilitar o processo comunicacional, outros fatores intrínsecos ao contexto organizacional surgem como empecilhos à comunicação eficaz. Uma destas barreiras é a tendência a fragmentar a organização em vários grupos com interesses, atitudes, maneiras de ver os fatos e vocabulário próprios, o que dificulta o intercâmbio de ideias. Esta característica organizacional é identificada como:

19 Q880792 | Administração Geral, Comportamento Organizacional e Trabalho em Equipe, Agente Administrativo, CREFITO 18a, Quadrix, 2024

Quanto às relações humanas, ao desempenho profissional e ao desenvolvimento de equipes de trabalho, a teoria do equilíbrio organizacional identifica os principais participantes e os fatores que afetam suas decisões. A respeito dessa teoria, é correto afirmar que
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