Questões de Concursos: Comportamento Organizacional e Trabalho em Equipe

Prepare-se para a prova com questões de concursos públicos: Comportamento Organizacional e Trabalho em Equipe. Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF grátis!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

21 Q957801 | Administração Geral, Comportamento Organizacional e Trabalho em Equipe, Assistente Administrativo I, Prefeitura de Porto Amazonas PR, FAU, 2025

Sobre trabalho em equipe avalie as sentenças:

I - As equipes dependem dos recursos externos para sua existência, como por exemplo, a disponibilização de informações em tempo hábil, tecnologia adequada, pessoal treinado, incentivo e apoio da administração.
II - O clima e a confiança entre os membros da equipe dispensáveis, pois dificultam a cooperação, aumentam o controle e reduzem o comprometimento.
III - A composição da equipe considera as habilidades e personalidade dos membros, os papéis, a diversidade, o tamanho e preferências dos membros.
IV - Para transformar indivíduos em membros de uma equipe é necessário: a) seleção das pessoas que saibam trabalhar em equipe; b) treinamento: capacitando pessoas para trabalhar em equipe; c) recompensar: oferecer incentivos para os membros das equipes.
V - As dificuldades enfrentadas pelas equipes para o alcance a sua eficácia e objetivos são: as necessidades mal combinadas; as metas confusas; a indefinição de papéis; os conflitos de personalidade; a inadequação no sistema de recompensas; a liderança ruim; a falta de confiança; a cultura de não antiequipe; feedback insuficiente; a insuficiência de informação.
VI - São vantagens do trabalho em equipe: agilidade e rapidez na captação de informações e em sua utilização; obtenção de melhores ideias; assumir maiores riscos; maior comprometimento.

Após a análise, pode-se afirmar:

22 Q885610 | Administração Geral, Comportamento Organizacional e Trabalho em Equipe, Auxiliar Administrativo, Prefeitura de Iúna ES, Instituto Consulplan, 2024

A interação entre duas ou mais pessoas por meio da comunicação caracteriza as relações humanas, cujo objetivo é o aumento da valorização do ser humano e do respeito. As organizações dependem das relações humanas entre seus colaboradores para determinar seu sucesso ou seu fracasso.
(SAMPAIO, 2004.)

Constituem-se em indicadores de boas relações humanas nas organizações:

23 Q880793 | Administração Geral, Comportamento Organizacional e Trabalho em Equipe, Agente Administrativo, CREFITO 18a, Quadrix, 2024

Acerca das relações humanas, do desempenho profissional e do desenvolvimento de equipes de trabalho, julgue os itens a seguir.

I As pessoas não são, por sua natureza intrínseca, passivas ou resistentes às necessidades da empresa, podendo se tornar, assim, como resultado de sua experiência negativa em outras empresas.
II As pessoas têm motivação, potencial de desenvolvimento, padrões de comportamento adequados e capacidade para assumir responsabilidades.
III A pessoas, por sua própria natureza, resistem às mudanças, pois procuram sua segurança e pretendem não assumir riscos que as ponham em perigo.

De acordo com a McGregor, é correto afirmar que os itens supracitados apresentam contextos que se referem, respectivamente, às teorias de administração

24 Q887405 | Administração Geral, Comportamento Organizacional e Trabalho em Equipe, Auxiliar Administrativo c/Informática, Prefeitura de Jeremoabo BA, IBRB, 2024

Os grupos possuem três elementos básicos que os constituem:
I. Interação.
II. Atividade.
III. Sentimento.
Julgue os itens e assinale a alternativa correta:

25 Q888911 | Administração Geral, Comportamento Organizacional e Trabalho em Equipe, Assistente de Recursos Humanos, HRTN MG, FUNDEP, 2024

O responsável pelo departamento de vendas de uma empresa de planos de saúde solicitou a ajuda da área de Recursos Humanos da empresa para o desenvolvimento de sua equipe, que atua nas ruas, em contato direto com os clientes. Ele havia selecionado seus funcionários e iniciado um projeto de desenvolvimento de grupo com essas pessoas. Ao conversar com a área de Recursos Humanos, disse: “No primeiro momento, percebia uma incerteza dos funcionários, como se eles estivessem descobrindo o que teriam que fazer. Demonstravam muita ansiedade para entender os propósitos da empresa, sua estrutura, e apresentavam insegurança diante da minha pessoa. Não foi fácil, mas depois de um tempo de explicação e entrosamento, acredito que cada um começou a se enxergar como parte da equipe de vendas. Pensei, ah, que bom, está saindo uma equipe! Mas, nada! Desde a semana passada muitos conflitos, discussões desnecessárias, perda de tempo e disputas para ver quem tem a melhor tática de vendas estão fazendo com que o desempenho não apareça. Cada um fica querendo controlar a equipe e parece que eu não consigo mais orientar. Chamei alguns funcionários individualmente, para orientar sobre questões de comportamento com os clientes, mas parece que eles não escutam. A equipe está em conflito. O que posso fazer para desenvolver esse grupo? Será que a área de Recursos Humanos pode me orientar?”

A partir dos pressupostos teóricos do modelo de cinco estágios de desenvolvimento do grupo, analise as afirmativas a seguir.

I. O contexto trazido pelo responsável pelo departamento de vendas, diante do seu grupo de trabalho, reflete o estágio da tormenta, no qual os membros aceitam a existência do grupo, mas resistem aos limites impostos à individualidade e podem criar conflitos para ver quem controla o grupo.

II. Para a resolução do estágio de desenvolvimento no qual está o grupo do caso anterior, é preciso que os participantes tenham uma hierarquia de liderança relativamente clara.

III. O segundo estágio do modelo de cinco estágios de desenvolvimento do grupo, chamado de normatização, foi vivenciado de forma tranquila pelo grupo apresentado.

IV. A equipe de Recursos Humanos pode afirmar ao responsável pelo departamento de vendas que, depois deste estágio que o grupo está vivenciando, tende a surgir maior proximidade nos relacionamentos e maior coesão entre o grupo.

Estão corretas as afirmativas

26 Q893277 | Administração Geral, Comportamento Organizacional e Trabalho em Equipe, Agente Administrativo, Prefeitura de Prudentópolis PR, FAU, 2024

Numa época de mudanças organizacionais na qual se verifica uma intensa busca por produtividade, rapidez, flexibilidade e comprometimento com os resultados, faz-se necessária, cada vez mais a potencialização do trabalho em equipe. O trabalho em equipe proporciona, EXCETO:

27 Q880814 | Administração Geral, Comportamento Organizacional e Trabalho em Equipe, Agente Fiscal, CREFITO 18a, Quadrix, 2024

Quanto ao campo do comportamento organizacional, a criação de alvos, que auxiliam os colaboradores a centrar sua atenção nos itens de maior importância para a organização, são importantes dentro do modelo de motivação. Assinale a alternativa que apresenta o termo referente ao conceito abordado em questão.

28 Q887059 | Administração Geral, Comportamento Organizacional e Trabalho em Equipe, Oficial Administrativo, Prefeitura de Nova Laranjeiras PR, FAU, 2024

Entende-se que o trabalho em equipe é essencial para as organizações, sejam públicas ou privadas. No que se refere às vantagens do trabalho em equipe, analise as sentenças:

I - O trabalho em equipes favorece a franqueza, a confiança e o respeito, reduzindo assim interpretações subjetivas.
II - O trabalho em equipe possibilita o debate de pontos de vista diferentes, muitas vezes complementares e opostos.
III - O trabalho em equipe favorece o apoio mútuo, certifica-se de que outras pessoas possuem as mesmas ansiedades e experimentam novos comportamentos.
IV - Quando trabalha-se em equipes tem-se maior geração de ideias.
V - Com a utilização de trabalho em equipe tem-se uma interpretação menos rígida dos fatos e situações.
VI - Quando há trabalho em equipe tem-se maior probabilidade de evitar erros de julgamento.
VII - No trabalho em equipe há simplificação das comunicações interpessoais.
VIII - No trabalho em equipe há fidelidade às decisões tomadas.
IX - Tem-se maior aceitação das diferenças individuais quando atua-se em equipe.
X - Com o trabalho em equipe tem-se melhor aproveitamento das potencialidades individuais.
XI - Tem-se maior chance de sucesso para ações complexas quando trabalha-se em equipe.

Após a análise, pode-se afirmar:

29 Q888704 | Administração Geral, Comportamento Organizacional e Trabalho em Equipe, Assistente de Recursos Humanos, Câmara Municipal de Itapecerica da Serra SP, Avança SP, 2024

Um conceito presente no contexto organizacional e pessoal é a importância da competência interpessoal. Sobre as variáveis e conceitos concernentes à competência interpessoal, é improcedente a seguinte afirmativa.

30 Q908166 | Administração Geral, Comportamento Organizacional e Trabalho em Equipe, Analista de Recursos Humanos, Câmara de Paraty RJ, Avança SP, 2024

Etimologicamente, liderar significa conduzir. A princípio, pode parecer simples, mas o conceito de liderança envolve uma somatória de teorias que tentam explicar sua abrangência, no intuito de situar o posicionamento de cada líder dentro do modelo de liderança por ele assumido. Das inúmeras formas de liderança que existem, uma delas é definida como liderança diretiva, sendo suas características elencadas a seguir, exceto:

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.