Questões de Concursos Comportamento Organizacional em Gestão de Pessoas

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21Q887648 | Gestão de Pessoas, Comportamento Organizacional em Gestão de Pessoas, Técnico em Informática, FEAS de Curitiba PR, OBJETIVA, 2024

A organização no ambiente de trabalho é um princípio que contribui para o desempenho das atividades realizadas pelos trabalhadores no dia a dia das empresas, eliminando perigos ou fontes de riscos ocupacionais. Os benefícios de um ambiente organizado para um trabalhador são:

I. Aumento de produtividade.
II. Otimização do tempo ou horas trabalhadas.
III. Foco na necessidade de espaços e controles necessários dos trabalhadores.
IV. Bem-estar no local de trabalho.


Está(ão) CORRETO(S):
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22Q863848 | Gestão de Pessoas, Comportamento Organizacional em Gestão de Pessoas, Lavadeira Hospital, Prefeitura de Guaraciaba do Norte CE, CONSULPAM, 2024

Leia o enunciado e responda: 
Ocorrem de maneira ininterrupta, a partir da interação entre duas ou mais pessoas. No ambiente de trabalho, onde ideias e tarefas são partilhadas, gera-se um convívio que poderá resultar em cooperação ou atrito nas relações, a depender da habilidade dos atores envolvidos.
O enunciado se refere a/à:
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23Q881783 | Gestão de Pessoas, Comportamento Organizacional em Gestão de Pessoas, Mecânico de veículo Pesado, Prefeitura de Jaru RO, IBADE, 2024

A implementação do sigilo profissional no desempenho das atividades confidenciais no ambiente de trabalho é essencial para:
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24Q869765 | Gestão de Pessoas, Comportamento Organizacional em Gestão de Pessoas, Agente de Serviços Especiais Feminino, Prefeitura de Pérola PR, UNIVIDA, 2024

No local de trabalho, a disposição para encontrar soluções para problemas e eventuais dificuldades, é reconhecida como:
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25Q869009 | Gestão de Pessoas, Comportamento Organizacional em Gestão de Pessoas, Professor, Prefeitura de Água Boa MT, SELECON, 2024

O serviço público é uma atividade altamente profissional, uma carreira de dedicação plena. Por isso, esperam-se dos ocupantes dos cargos públicos:
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26Q894616 | Gestão de Pessoas, Comportamento Organizacional em Gestão de Pessoas, Técnico em Administração, Prefeitura de Espera Feliz MG, Consulplan, 2024

De acordo com Robbins, Judge e Sobral (2010, p. 7), o comportamento organizacional “é um campo de estudos que investiga o impacto que indivíduos, grupos e a estrutura organizacional têm sobre o comportamento das pessoas dentro das organizações, com o propósito de utilizar esse conhecimento para melhorar a eficácia organizacional”. Dentro do campo do comportamento organizacional, compreender as relações de poder e os seus tipos é de suma importância para a gestão e o comportamento dos funcionários. Robbins, Judge e Sobral (2010)apontam que existe o poder formal que se baseia na posição em que o indivíduo ocupa na organização; e, o poder pessoal que emana das características únicas e específicas de um indivíduo. Sabe-se que cada tipo de poder se subdivide em diferentes bases de poder. Sobre essas bases de poder, relacione adequadamente cada uma delas às suas respectivas características.
1. Poder coercitivo.
2. Poder de recompensa.
3. Poder legítimo.
4. Poder de competência.
5. Poder de referência.
( ) Base de poder pela qual uma pessoa se submete à vontade ou às ordens de outra porque isso lhe trará algum benefício.
( ) Base de poder que resulta da admiração, respeito e identificação com um indivíduo que possua recursos ou traços pessoais desejáveis.
( ) Base de poder que deriva da percepção que uma pessoa tem sobre a capacidade que o detentor de poder possui para punir ou recomendar sanções àqueles que não obedecem às suas ordens ou vontades.
( ) Base de poder que deriva do controle formal que uma pessoa tem para usar e regular os recursos da organização com base em sua posição estrutural dentro dela.
( ) Base de poder que resulta do conhecimento, habilidades e expertise que uma pessoa possui em uma área específica.
A sequência está correta em
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28Q885915 | Gestão de Pessoas, Comportamento Organizacional em Gestão de Pessoas, Recepcionista, Prefeitura de São Domingos do Capim PA, IVIN, 2024

Dois fatores indispensáveis ao bom funcionamento de qualquer repartição e que devem ser monitorados pela administração de pessoal são a assiduidade e a pontualidade. Embora correlacionados, esses conceitos não se confundem, tendo em vista que um servidor pode ser assíduo e não pontual, e vice-versa. Sob esse aspecto, é possível afirmar que, no ambiente de trabalho:

I. Ser assíduo é cumprir o horário combinado, tanto para entrada como para saída.
II. Ser pontual é chegar regularmente na hora marcada para cumprir suas obrigações.
III. Ser assíduo é se fazer presente constantemente no local de trabalho.
IV. Ser pontual é ter frequência regular ao trabalho.

Estão corretas:
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29Q864416 | Gestão de Pessoas, Comportamento Organizacional em Gestão de Pessoas, Feminino, Prefeitura de Bom Jesus do Sul PR, FAU, 2024

São exemplos de comportamentos corretos no ambiente laboral, EXCETO: 
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30Q870050 | Gestão de Pessoas, Comportamento Organizacional em Gestão de Pessoas, Auxiliar de Serviços Gerais, Câmara de Guaratuba PR, UNIVIDA, 2024

O objetivo das relações humanas no trabalho é promover a colaboração e a produtividade entre todos. Essas relações são essenciais para criar um clima positivo e estimulante, onde as pessoas se sintam valorizadas e motivadas a alcançar os objetivos das empresas. Sobre Relações humanas, leia atentamente as afirmações a seguir, e em seguida marque a alternativa CORRETA:


I - Ao estabelecer conexões interpessoais saudáveis, a comunicação é melhorada, o trabalho em equipe é aprimorado e a resolução de problemas é facilitada.


II - Se os profissionais confiam uns nos outros, sentem-se menos à vontade para expressar opiniões, compartilhar ideias e buscar soluções em conjunto.


III - A diversidade promove a inovação, a criatividade e a adaptabilidade, tornando as empresas menos competitivas no mercado global.


IV - Por meio da empatia, pode-se compreender e se conectar com as emoções e perspectivas dos outros. Isso contribui para a resolução de conflitos e construção de relacionamentos mais harmoniosos.
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31Q864423 | Gestão de Pessoas, Comportamento Organizacional em Gestão de Pessoas, Servente Escolar, Prefeitura de Salto do Lontra PR, FAU, 2024

Todas as alternativas a seguir apresentam atitudes que demonstram boas maneiras, EXCETO:
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32Q868526 | Gestão de Pessoas, Comportamento Organizacional em Gestão de Pessoas, Auxiliar de Recursos Humanos, AMCEVALE RN, FUNCERN, 2024

Considerando as várias teorias sobre a motivação nos Recursos Humanos das Organizações (Gestão de Pessoas), é correto afirmar:
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33Q887733 | Gestão de Pessoas, Comportamento Organizacional em Gestão de Pessoas, Técnico em Qualidade, FEAS de Curitiba PR, OBJETIVA, 2024

Sobre os tipos de mudanças de comportamento decorrentes do treinamento, analisar os itens abaixo:

I. Transmissão de informações para aumentar o conhecimento das pessoas.
II. Desenvolvimento de atitudes para criar competências individuais.
III. Desenvolvimento de conceitos para elevar o nível de abstração.
IV. Desenvolvimento da habilidade para melhorar as habilidades e as destrezas.


Estão CORRETOS:
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34Q880571 | Gestão de Pessoas, Comportamento Organizacional em Gestão de Pessoas, Vigilante, Câmara de Tamandaré PE, CONTEMAX, 2024

Em um cenário de conflito de interesse, qual é a ação ética adequada que um colaborador deve tomar?
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35Q880572 | Gestão de Pessoas, Comportamento Organizacional em Gestão de Pessoas, Vigilante, Câmara de Tamandaré PE, CONTEMAX, 2024

Qual é a importância de seguir o código de conduta e as políticas da empresa em relação ao comportamento no trabalho?
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36Q887745 | Gestão de Pessoas, Comportamento Organizacional em Gestão de Pessoas, Administrativo, ALEPI, IDECAN, 2024

Comportamentos organizacionais são aqueles desenvolvidos nas entidades e nas organizações, sejam elas públicas ou privadas. É o modo como o colaborador ou o servidor interage com consumidores ou usuários. Em se tratando de comportamentos receptivo e defensivo, assinale a alternativa correta.
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37Q869831 | Gestão de Pessoas, Comportamento Organizacional em Gestão de Pessoas, Coveiro, Prefeitura de Tucuruí PA, FUNATEC, 2024

Assinale corretamente a assertiva que apresenta uma das práticas que exemplifica a aplicação de princípios éticos no trato com colegas de trabalho.
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38Q869832 | Gestão de Pessoas, Comportamento Organizacional em Gestão de Pessoas, Coveiro, Prefeitura de Tucuruí PA, FUNATEC, 2024

Analise as seguintes atitudes e assinale aquela que representa uma violação ética no ambiente de trabalho.
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39Q906191 | Gestão de Pessoas, Comportamento Organizacional em Gestão de Pessoas, Rio Grande do Sul, Caixa Econômica Federal, CESGRANRIO, 2024

As pessoas com maior consciência sobre as possibilidades para o seu autodesenvolvimento profissional tendem a ter uma visão de oportunidades de desenvolvimento para a organização e para as pessoas ao seu redor, sendo mais contributivas para o contexto em que se situam e mais valorizadas.

Com base nessa premissa, um funcionário que tenha sido incentivado pelo seu chefe a aumentar o protagonismo em relação ao seu desenvolvimento e à sua carreira precisa
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40Q884219 | Gestão de Pessoas, Comportamento Organizacional em Gestão de Pessoas, Assistente de Recursos Humanos, Prefeitura de General Sampaio CE, FUNCEPE, 2024

Acerca dos desafios organizacionais e dos desafios individuais para a gestão de pessoas, assinale (V) para as afirmativas VERDADEIRAS e (F) para as FALSAS.


( ) Os desafios organizacionais referem-se às posturas adotadas pelas organizações em relação a seus empregados.


( ) Os desafios individuais decorrem de problemas internos das organizações.


( ) A identificação do funcionário com a organização constitui um dos principais desafios individuais.


Marque a opção que apresenta a sequência CORRETA.

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