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Questões de Concursos Comportamento Organizacional em Gestão de Pessoas

Resolva questões de Comportamento Organizacional em Gestão de Pessoas comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


21Q887745 | Gestão de Pessoas, Comportamento Organizacional em Gestão de Pessoas, Administrativo, ALEPI, IDECAN, 2024

Comportamentos organizacionais são aqueles desenvolvidos nas entidades e nas organizações, sejam elas públicas ou privadas. É o modo como o colaborador ou o servidor interage com consumidores ou usuários. Em se tratando de comportamentos receptivo e defensivo, assinale a alternativa correta.
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22Q1012009 | Gestão de Pessoas, Comportamento Organizacional em Gestão de Pessoas, Administrador, Polícia Federal, CESPE CEBRASPE, 2025

Julgue o item subsequente, relativo ao comportamento organizacional e aos componentes que influenciam as relações entre indivíduos e as instituições, bem como as tendências de gestão de pessoas no serviço público.

A criatividade, a habilidade de solucionar problemas e o emprego da inteligência, capacidades muito requeridas pelas organizações contemporâneas, podem tornar o trabalho mais prazeroso.

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23Q881783 | Gestão de Pessoas, Comportamento Organizacional em Gestão de Pessoas, Mecânico de veículo Pesado, Prefeitura de Jaru RO, IBADE, 2024

A implementação do sigilo profissional no desempenho das atividades confidenciais no ambiente de trabalho é essencial para:
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24Q888118 | Gestão de Pessoas, Comportamento Organizacional em Gestão de Pessoas, Técnico em Recursos Humanos, CEASA ES, Instituto Access, 2024

Para explicar o comportamento organizacional, a Teoria Comportamental fundamenta-se no comportamento individual das pessoas. A teoria da motivação elaborada por Maslow organiza as necessidades humanas segundo uma hierarquia de importância e influência. Na base da pirâmide de Maslow estão as necessidades mais baixas, representadas por:
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25Q1012012 | Gestão de Pessoas, Comportamento Organizacional em Gestão de Pessoas, Administrador, Polícia Federal, CESPE CEBRASPE, 2025

Julgue o item subsequente, relativo ao comportamento organizacional e aos componentes que influenciam as relações entre indivíduos e as instituições, bem como as tendências de gestão de pessoas no serviço público.

Os chamados fatores higiênicos ou extrínsecos do comportamento humano, tais como salários, benefícios sociais e condições físicas do ambiente laboral, elevam a satisfação dos funcionários com o trabalho, gerando efeitos duradouros que reforçam o desejo de permanência dos colaboradores na instituição no longo prazo.

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26Q1012011 | Gestão de Pessoas, Comportamento Organizacional em Gestão de Pessoas, Administrador, Polícia Federal, CESPE CEBRASPE, 2025

Julgue o item subsequente, relativo ao comportamento organizacional e aos componentes que influenciam as relações entre indivíduos e as instituições, bem como as tendências de gestão de pessoas no serviço público.

A pirâmide das necessidades, integrante da teoria da motivação, estabelece uma hierarquia das necessidades humanas, estando na base da pirâmide as necessidades fisiológicas e, em níveis imediatamente superiores à base, as sociais e as de segurança, respectivamente.

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27Q993753 | Gestão de Pessoas, Comportamento Organizacional em Gestão de Pessoas, Gestão, IBGE, IBFC, 2021

Sobre Avaliação de Desempenho, analise as afirmativas abaixo:


I. Um campo que influencia na obtenção de resultados positivo numa avaliação de desempenho é o querer e o saber.

II. Um campo que influencia na obtenção de resultados positivo numa avaliação de desempenho são as metas.

III. Um campo que influencia na obtenção de resultados positivo numa avaliação de desempenho são as possibilidades.


Assinale a alternativa correta

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28Q887733 | Gestão de Pessoas, Comportamento Organizacional em Gestão de Pessoas, Técnico em Qualidade, FEAS de Curitiba PR, OBJETIVA, 2024

Sobre os tipos de mudanças de comportamento decorrentes do treinamento, analisar os itens abaixo:

I. Transmissão de informações para aumentar o conhecimento das pessoas.
II. Desenvolvimento de atitudes para criar competências individuais.
III. Desenvolvimento de conceitos para elevar o nível de abstração.
IV. Desenvolvimento da habilidade para melhorar as habilidades e as destrezas.


Estão CORRETOS:
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29Q993752 | Gestão de Pessoas, Comportamento Organizacional em Gestão de Pessoas, Gestão, IBGE, IBFC, 2021

Desempenho humano é o ato ou efeito de cumprir ou executar determinada missão ou meta previamente traçada. Avaliação de desempenho é o instrumento gerencial que permite ao administrador mensurar os resultados obtidos por um empregado ou por um grupo, em período e área específicos. Sobre os objetivos e as utilidades de se fazer avaliação de desempenho, assinale a alternativa incorreta
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30Q993745 | Gestão de Pessoas, Comportamento Organizacional em Gestão de Pessoas, Gestão, IBGE, IBFC, 2021

Competências são os conhecimentos, as habilidades e as atitudes necessárias para uma pessoa desempenhar atividades. Assinale a alternativa que contém a competência que o gerente usa para liderar sua equipe, trabalhar com seus colegas, superiores e clientes e relacionar-se com todas as outras pessoas de sua rede de contatos.
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31Q887648 | Gestão de Pessoas, Comportamento Organizacional em Gestão de Pessoas, Técnico em Informática, FEAS de Curitiba PR, OBJETIVA, 2024

A organização no ambiente de trabalho é um princípio que contribui para o desempenho das atividades realizadas pelos trabalhadores no dia a dia das empresas, eliminando perigos ou fontes de riscos ocupacionais. Os benefícios de um ambiente organizado para um trabalhador são:

I. Aumento de produtividade.
II. Otimização do tempo ou horas trabalhadas.
III. Foco na necessidade de espaços e controles necessários dos trabalhadores.
IV. Bem-estar no local de trabalho.


Está(ão) CORRETO(S):
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32Q880572 | Gestão de Pessoas, Comportamento Organizacional em Gestão de Pessoas, Vigilante, Câmara de Tamandaré PE, CONTEMAX, 2024

Qual é a importância de seguir o código de conduta e as políticas da empresa em relação ao comportamento no trabalho?
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33Q885915 | Gestão de Pessoas, Comportamento Organizacional em Gestão de Pessoas, Recepcionista, Prefeitura de São Domingos do Capim PA, IVIN, 2024

Dois fatores indispensáveis ao bom funcionamento de qualquer repartição e que devem ser monitorados pela administração de pessoal são a assiduidade e a pontualidade. Embora correlacionados, esses conceitos não se confundem, tendo em vista que um servidor pode ser assíduo e não pontual, e vice-versa. Sob esse aspecto, é possível afirmar que, no ambiente de trabalho:

I. Ser assíduo é cumprir o horário combinado, tanto para entrada como para saída.
II. Ser pontual é chegar regularmente na hora marcada para cumprir suas obrigações.
III. Ser assíduo é se fazer presente constantemente no local de trabalho.
IV. Ser pontual é ter frequência regular ao trabalho.

Estão corretas:
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34Q955061 | Gestão de Pessoas, Comportamento Organizacional em Gestão de Pessoas, Atendente, Prefeitura de Nazarezinho PB, CPCON, 2025

Atender as expectativas do ambiente de trabalho, realizar suas atribuições com excelência e atingir os resultados esperados são ações que estão atreladas ao nível de motivação do indivíduo. ATeoria de Maslow, também conhecida como “AHierarquia das Necessidades Humanas”, é um modelo utilizado para a compreensão da motivação das pessoas em diferentes áreas, e tais necessidades vão sendo satisfeitas em ordem de prioridade. Por exemplo, para conseguir satisfazer as necessidades sociais, normalmente, será necessário atender as fisiológicas e depois de segurança, até chegar ao nível mais alto da pirâmide, com a satisfação da necessidade de autorrealização. Diante do exposto, assinale a alternativa CORRETA que se refere à necessidade humana de buscar proteção contra ameaças e dificuldades.
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35Q880571 | Gestão de Pessoas, Comportamento Organizacional em Gestão de Pessoas, Vigilante, Câmara de Tamandaré PE, CONTEMAX, 2024

Em um cenário de conflito de interesse, qual é a ação ética adequada que um colaborador deve tomar?
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36Q869831 | Gestão de Pessoas, Comportamento Organizacional em Gestão de Pessoas, Coveiro, Prefeitura de Tucuruí PA, FUNATEC, 2024

Assinale corretamente a assertiva que apresenta uma das práticas que exemplifica a aplicação de princípios éticos no trato com colegas de trabalho.
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37Q884219 | Gestão de Pessoas, Comportamento Organizacional em Gestão de Pessoas, Assistente de Recursos Humanos, Prefeitura de General Sampaio CE, FUNCEPE, 2024

Acerca dos desafios organizacionais e dos desafios individuais para a gestão de pessoas, assinale (V) para as afirmativas VERDADEIRAS e (F) para as FALSAS.


( ) Os desafios organizacionais referem-se às posturas adotadas pelas organizações em relação a seus empregados.


( ) Os desafios individuais decorrem de problemas internos das organizações.


( ) A identificação do funcionário com a organização constitui um dos principais desafios individuais.


Marque a opção que apresenta a sequência CORRETA.

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38Q914861 | Gestão de Pessoas, Comportamento Organizacional em Gestão de Pessoas, Auxiliar de Serviços Gerais, Prefeitura de Dom Eliseu PA, LJ Assessoria e Planejamento Administrativo Limita, 2023

Quando se trata de construir relações interpessoais sólidas, qual das seguintes características é mais importante?
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39Q894616 | Gestão de Pessoas, Comportamento Organizacional em Gestão de Pessoas, Técnico em Administração, Prefeitura de Espera Feliz MG, Consulplan, 2024

De acordo com Robbins, Judge e Sobral (2010, p. 7), o comportamento organizacional “é um campo de estudos que investiga o impacto que indivíduos, grupos e a estrutura organizacional têm sobre o comportamento das pessoas dentro das organizações, com o propósito de utilizar esse conhecimento para melhorar a eficácia organizacional”. Dentro do campo do comportamento organizacional, compreender as relações de poder e os seus tipos é de suma importância para a gestão e o comportamento dos funcionários. Robbins, Judge e Sobral (2010)apontam que existe o poder formal que se baseia na posição em que o indivíduo ocupa na organização; e, o poder pessoal que emana das características únicas e específicas de um indivíduo. Sabe-se que cada tipo de poder se subdivide em diferentes bases de poder. Sobre essas bases de poder, relacione adequadamente cada uma delas às suas respectivas características.
1. Poder coercitivo.
2. Poder de recompensa.
3. Poder legítimo.
4. Poder de competência.
5. Poder de referência.
( ) Base de poder pela qual uma pessoa se submete à vontade ou às ordens de outra porque isso lhe trará algum benefício.
( ) Base de poder que resulta da admiração, respeito e identificação com um indivíduo que possua recursos ou traços pessoais desejáveis.
( ) Base de poder que deriva da percepção que uma pessoa tem sobre a capacidade que o detentor de poder possui para punir ou recomendar sanções àqueles que não obedecem às suas ordens ou vontades.
( ) Base de poder que deriva do controle formal que uma pessoa tem para usar e regular os recursos da organização com base em sua posição estrutural dentro dela.
( ) Base de poder que resulta do conhecimento, habilidades e expertise que uma pessoa possui em uma área específica.
A sequência está correta em
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40Q915185 | Gestão de Pessoas, Comportamento Organizacional em Gestão de Pessoas, Assistente Legislativo, Câmara de Ipojuca PE, SUSTENTE, 2023

De acordo com a Teoria da expectativa ou expectância, na tentativa de explicar os determinantes das atitudes e dos comportamentos no ambiente de trabalho, o conceito que tem base na suposição de que a qualquer momento uma pessoa prefere certos resultados a outros, é o quanto uma pessoa deseja uma recompensa, refere-se à(s):
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