Questões de Concursos Comportamento de Pessoas nas Organizações

Resolva questões de Comportamento de Pessoas nas Organizações comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

81Q1035131 | Gestão de Pessoas, Comportamento de Pessoas Nas Organizações, Assistente em Gestão Municipal, Prefeitura de São José dos Campos SP, FGV, 2025

Considere que um gestor da Prefeitura de São José dos Campos deseje elaborar, em conjunto com o setor de Recursos Humanos, um programa de motivação para os servidores públicos municipais. Para embasar a iniciativa, após discussão com a equipe de RH, decide-se pela adoção da teoria da hierarquia das necessidades humanas, a qual propõe que a motivação ocorre à medida que diferentes níveis de necessidade são gradualmente satisfeitos, iniciando-se pelas mais básicas e evoluindo para as mais complexas.

Com base nessa teoria, a ordem de satisfação das necessidades é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

82Q1017769 | Gestão de Pessoas, Comportamento de Pessoas Nas Organizações, Analista Área Gestão de Pessoas Subárea Saúde Ocupacional, EMBRAPA, CESPE CEBRASPE, 2025

Julgue o item seguinte, em relação a clima organizacional, relações humanas, comportamento humano, liderança e processo de comunicação.

O poder de referência, baseado no carisma e na influência pessoal, ainda que seja algo positivo nas relações humanas, tem pouca importância para a eficácia das lideranças.

  1. ✂️
  2. ✂️

83Q1029053 | Gestão de Pessoas, Comportamento de Pessoas Nas Organizações, Classe A, DPE RO, FGV, 2025

As teorias da motivação no contexto organizacional apresentam diferentes perspectivas sobre o comportamento humano no trabalho, considerando aspectos natureza do indivíduo, suas necessidades, percepções de justiça e expectativas.
Com base nessas teorias, analise as afirmativas a seguir e assinale a que está corretamente relacionada ao conceito apresentado.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

84Q953323 | Gestão de Pessoas, Comportamento de Pessoas nas Organizações, Recepcionista, Prefeitura de Bocaina do Sul SC, INAZ do Pará, 2025

A confidencialidade de informações e o respeito à privacidade são aspectos cruciais para manter a integridade e a confiança no ambiente corporativo. Isso envolve a proteção de dados sensíveis tanto de clientes quanto de colaboradores, bem como o cumprimento de normativas e regulamentações sobre privacidade.

Assinale a alternativa CORRETA sobre as boas práticas em relação à confidencialidade e à privacidade no ambiente de trabalho.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

85Q1053389 | Gestão de Pessoas, Comportamento de Pessoas Nas Organizações, Técnico em Almoxarife, HEMOBRÁS, CESPE CEBRASPE

Texto associado.
No ambiente profissional, as pessoas exercem diferentes papéis:
chefe, subordinado, colega. É importante, em cada um dos papéis
citados, saber se relacionar, destacando-se a habilidade de dar
retorno sobre o comportamento do outro. À luz dessa premissa,
julgue os itens a seguir.

O chefe, ao falar sobre o trabalho desempenhado, deve focar-se na personalidade do subordinado, tendo em vista que tal atitude possibilita um comportamento receptivo à crítica.
  1. ✂️
  2. ✂️

86Q1034282 | Gestão de Pessoas, Comportamento de Pessoas Nas Organizações, Professor de Arte, SEEC RN, FGV, 2025

João, diretor de certa estrutura estatal de poder, recebeu um processo administrativo para prolação de decisão. Em sua análise preliminar, avaliou que o melhor a fazer seria realizar uma abordagem de ordem ética que seria direcionada por determinado viés utilitarista.
Assinale a opção que se mostra compatível com a diretriz argumentativa definida por João.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

87Q1072227 | Gestão de Pessoas, Comportamento de Pessoas Nas Organizações, Auxiliar Administrativo, Prefeitura de Conceição do Coité BA, ISET, 2025

Inteligência emocional é a capacidade de identificar, compreender, gerenciar e expressar de forma adequada as próprias emoções, assim como reconhecer e lidar com as emoções das outras pessoas. As pessoas que desenvolveram a inteligência emocional são aptas a administrar suas emoções com mais precisão, lidam melhor com questões sociais e não se envolvem em comportamentos problemáticos. Desta forma, a inteligência emocional é dividida em domínios, sendo eles:

I. Autoconsciência.
II. Autogestão.
III. Consciência social.
IV. Administração de relacionamentos.

Estão corretos:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

88Q1004173 | Gestão de Pessoas, Comportamento de Pessoas nas Organizações, Coordenador Pedagógico, Prefeitura de Cubatão SP, IBAM, 2024

Jorge, diretor de uma escola de ensino médio, está implantando um projeto de gestão participativa. Entretanto, alguns professores resistem à mudança e preferem manter o modelo tradicional, com decisões tomadas exclusivamente pela direção. Nesse contexto, analise as proposições abaixo e, após, assinale a alternativa correta.
I. A resistência dos professores pode ser resultado da falta de compreensão sobre os benefícios da gestão participativa.
II. É papel da liderança escolar promover a formação e esclarecer a importância da participação coletiva nas decisões escolares.
III. Manter o modelo tradicional de gestão assegura maior envolvimento dos professores e melhora o clima organizacional.

Está correto o que se afirma em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

89Q1072215 | Gestão de Pessoas, Comportamento de Pessoas Nas Organizações, Almoxarife, Prefeitura de Conceição do Coité BA, ISET, 2025

O processo de interação humana encontra-se presente nas organizações, e a forma como se dão essas interações influencia os resultados de toda a empresa. Desta forma, assinale a alternativa que apresenta um elemento de um bom relacionamento interpessoal:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

90Q1063851 | Gestão de Pessoas, Comportamento de Pessoas Nas Organizações, Tarde, CVM, FGV, 2024

O clima de uma organização é influenciado pela cultura de um país ou região de atuação. Assim, pode ocorrer a influência da cultura brasileira, quando o lado pessoal da relação entre líder e liderados reflete proximidade e afeto nas relações interpessoais, de forma que grupos de amizade dentro das organizações sobrepõem-se à distribuição hierárquica de autoridade formal. Tal influência cultural é denominada:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

91Q1035495 | Gestão de Pessoas, Comportamento de Pessoas Nas Organizações, Agente Administrativo, AGESAN RS, FGV, 2025

No campo do comportamento organizacional, uma equipe de alto desempenho é aquela que consegue alinhar suas competências individuais e coletivas para alcançar resultados superiores, mantendo um ambiente de cooperação, confiança e foco em objetivos comuns.

Assinale a opção que indica uma das características essenciais de uma equipe de elevado desempenho.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

92Q1036592 | Gestão de Pessoas, Comportamento de Pessoas Nas Organizações, Tecnologia da Informação, Caixa, CESGRANRIO, 2024

No seu processo de socialização num Banco público, um novo funcionário teve cada um dos seus diferentes domínios de inteligência emocional avaliados segundo cinco categorias de questões, sendo cada categoria usada para avaliar um determinado domínio.

Categoria I: Reconhece as suas próprias emoções? Conhece os seus próprios pontos fortes e limitações? Tem certeza do próprio valor e da própria capacidade?

Categoria II: Sabe lidar com emoções perturbadoras e com impulsos? Assume a responsabilidade pelo seu desempenho? Sente-se à vontade e aberto diante de novas ideias, de novo enfoque e de novas informações?

Categoria III: Esforça-se para melhorar ou para satisfazer um padrão de excelência? Alinha-se com as metas do grupo ou organização? Está pronto para agir diante das oportunidades? Persiste na perseguição das metas a despeito de obstáculos e de reveses?

Categoria IV: Pressente os sentimentos e perspectivas dos outros e assume um interesse ativo por suas preocupações? Cultiva oportunidades através de diferentes tipos de pessoas? Lê as correntes emocionais e os relacionamentos de poder de um grupo?

Categoria V: Implementa táticas eficazes de persuasão? Emite mensagens claras e convincentes? Inspira e guia grupos e pessoas? Inicia ou administra mudanças? Estimula os relacionamentos produtivos? Trabalha com os outros, rumo a metas compartilhadas?

Como resultado, o novo funcionário foi muito bem avaliado nas categorias I, III e IV e, nas categorias II e V, foi avaliado como tendo pontos a melhorar.

Diante do exposto, esse funcionário deve melhorar, quanto às categorias II e V, respectivamente, em pontos referentes aos seguintes domínios:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

93Q1017953 | Gestão de Pessoas, Comportamento de Pessoas Nas Organizações, Especialidade Administração, STM, CESPE CEBRASPE, 2025

Julgue o próximo item, que versa sobre comunicação, clima organizacional e gestão de conflitos.

Segundo a teoria das relações humanas, a comunicação é um dos processos essenciais da experiência humana, por isso, deve-se enfatizar o comportamento individual.

  1. ✂️
  2. ✂️

94Q1073039 | Gestão de Pessoas, Comportamento de Pessoas Nas Organizações, Serviços Gerais, Prefeitura de Conceição do Coité BA, ISET, 2025

Inteligência emocional é a capacidade de compreender e expressar a emoção, apreendê-la ao pensamento, perceber e refletir em si e nos outros. As pessoas que desenvolveram a inteligência emocional são aptas a administrar suas emoções com mais precisão, lidam melhor com questões sociais e não se envolvem em comportamentos problemáticos. Com base nisto, a inteligência emocional pode ser dividida em quatro domínios:

I. Autoconsciência.

II. Autogestão.

III. Consciência social.

IV. Administração de relacionamentos.

Julgue os itens e assinale a alternativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

95Q1032387 | Gestão de Pessoas, Comportamento de Pessoas Nas Organizações, Área Administrativa, MPE RJ, FGV, 2025

A base fundamental do trabalho de cada gestor, seja no nível estratégico, tático ou operacional, reside em sua equipe - principal ferramenta e unidade de ação para alcançar os objetivos organizacionais.
Acerca de uma equipe de elevado desempenho, é correto afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

96Q1034958 | Gestão de Pessoas, Comportamento de Pessoas Nas Organizações, Telefonista, Prefeitura de Caraguatatuba SP, FGV, 2024

O procedimento que consiste em prover informações a uma pessoa sobre seu desempenho ou sua conduta, com o objetivo de reorientá-la para adequar seu comportamento, é denominado de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

97Q1061523 | Gestão de Pessoas, Comportamento de Pessoas Nas Organizações, AgenteAdministrativo, PC DF, CESPE CEBRASPE, 2025

A respeito de aspectos referentes à competência interpessoal, ao gerenciamento de conflitos, à gestão de terceirizados e às técnicas de recrutamento e seleção, julgue o item subsecutivo.
Um líder que demonstra flexibilidade perceptiva e comportamental e tem atitudes congruentes com o contexto vivenciado apresenta competência interpessoal desenvolvida.
  1. ✂️
  2. ✂️

98Q1066437 | Gestão de Pessoas, Comportamento de Pessoas Nas Organizações, tarde, CNU, CESGRANRIO, 2024

Um órgão estatal brasileiro de médio porte tinha entre os seus objetivos criar um trabalho significativo que fosse visto pelos servidores como importante, valioso e recompensador. Ao realizar uma pesquisa para analisar a satisfação dos seus servidores, esse órgão identificou uma insatisfação quanto ao grau em que a tarefa requer a execução de um trabalho completo e identificável, ou seja, a realização de uma tarefa do início ao fim.

Os servidores estão insatisfeitos com a(o)
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

99Q1082131 | Gestão de Pessoas, Comportamento de Pessoas Nas Organizações, Assistente em Administração, IF PE, FUNCERN, 2025

A Secretaria de Governança de um instituto federal de educação, preocupada com uma cultura de impunidade presente em um campus da instituição em relação a casos de assédio e discriminação que estão ocorrendo, propõe à Ouvidoria que inicie um trabalho preventivo, buscando apresentar à comunidade acadêmica desse campus algumas soluções para o tratamento do problema. Algumas dessas ações, com o propósito de melhorar o clima organizacional, envolvem valorizar a cultura de pessoas no âmbito institucional, buscando apoiar os interesses da comunidade, que não suporta mais esse clima em que as pessoas estão adoecendo. Sendo assim, são ações voltadas à valorização da cultura de pessoas que podem ser implementadas pela Ouvidoria:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

100Q1072226 | Gestão de Pessoas, Comportamento de Pessoas Nas Organizações, Auxiliar Administrativo, Prefeitura de Conceição do Coité BA, ISET, 2025

São bons elementos de um bom relacionamento interpessoal, exceto:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.