Questões de Concursos: Comportamento do Consumidor

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11 Q944775 | Marketing, Comportamento do Consumidor, Tecnologia em Marketing, MEC, INEP, 2022

Ao escolher a metodologia de uma pesquisa, algumas indagações iniciais são: os dados representam magnitudes ou conceitos e categorias? Pretende-se trabalhar com números, mensurando a realidade, ou com palavras, desenvolvendo uma abordagem mais voltada à compreensão do conteúdo? Apesar dos vários debates sobre a dicotomia entre pesquisa quantitativa e qualitativa, é necessário estabelecer algumas considerações a respeito, pois as respostas ainda não foram esgotadas. A prática científica dos pesquisadores indica que grande parte costuma alinhar-se a uma ou outra perspectiva, sem perceber a promissora possibilidade de união de ambas as estratégias metodológicas.
MATTAR, F. N. Pesquisa de marketing: edição compacta. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2008 (adaptado).

A respeito desse tema, avalie as afirmações a seguir.
I. Uma pesquisa pode ser feita utilizando-se tanto a abordagem quantitativa quanto a qualitativa, pois, quanto mais informações houver sobre um produto, serviço ou cliente, melhores serão as chances das estratégias de marketing serem acertadas.
II. Normalmente, os erros amostrais ocorrem em função do número de elementos da amostra e do processo de seleção desses elementos; entretanto, quando o pesquisador utiliza uma mescla de métodos quantitativos e qualitativos, o foco passa a ser direcionado a erros não amostrais, uma vez que não há mais preocupação com o número de pessoas participantes.
III. Um erro que pode ocorrer em pesquisas qualitativas é a construção inadequada de instrumentos de pesquisa, como os questionários; assim, para evitar esse tipo de problema, sugere-se que sejam realizadas várias revisões nos instrumentos que serão utilizados, dispensando a aplicação de pré-testes.
IV. A entrevista focalizada de grupo, considerada um exemplo de pesquisa qualitativa, é uma técnica de entrevista pouco estruturada, conduzida por um moderador experiente e realizada simultaneamente com um pequeno número de participantes para obtenção de dados acerca do assunto focalizado.


É correto apenas o que se afirma em

12 Q944964 | Publicidade e Propaganda, Comportamento do Consumidor, Publicidade e Propaganda, MEC, INEP, 2022

Em pesquisas de marketing, o conceito de amostragem se refere ao processo de seleção dos elementos que farão parte de uma amostra de população. Esse processo pode ser realizado de maneira probabilística ou não probabilística.
MATTAR, F. N. Pesquisa de marketing: metodologia, planejamento, execução e análise. 7. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2014 (adaptado).
No que se refere aos tipos de amostragem não probabilística, avalie as afirmações a seguir.
I. Amostras intencionais partem do pressuposto de que, com bom julgamento e uma estratégia adequada, podem ser escolhidos os casos que irão compor uma amostra.
II. Amostras desproporcionais são aplicáveis a qualquer caso em que as proporções dos estratos na população são desconhecidas.
III. Amostras por conveniência são, entre os métodos não-probabilísticos, as mais confiáveis, uma vez que pressupõem os critérios de seleção mais convenientes para os sujeitos pesquisados.

É correto o que se afirma em
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