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Questões de Concursos Comunicação Na Gestão Pública

Resolva questões de Comunicação Na Gestão Pública comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


21Q1067078 | Administração Pública, Comunicação Na Gestão Pública, Fiscal de Tributos, Prefeitura de Carambeí PR, FAUEL, 2023

Redação oficial é a maneira pela qual o Poder Público redige comunicações oficiais e atos normativos. A redação oficial deve caracterizar-se por:

I - Trazer impressões e opiniões pessoais.

II - Clareza, precisão e objetividade.

III - Concisão, coesão e coerência.

IV - Impessoalidade, formalidade e padronização e uso da norma padrão da língua portuguesa.

De acordo com as afirmativas, assinale a alternativa CORRETA.

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22Q1066858 | Administração Pública, Comunicação Na Gestão Pública, Analista Administrativo, Câmara de Três Barras SC, Unesc, 2025

Em documentos oficiais, a identificação do destinatário determina o uso apropriado de pronomes de tratamento e expressões de fecho. Assinale a alternativa que apresenta corretamente o uso de pronomes de tratamento e fecho conforme o padrão da redação oficial.
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23Q1067086 | Administração Pública, Comunicação Na Gestão Pública, Vigia, Prefeitura de Camboriú SC, FURB, 2025

A comunicação de ocorrências anormais deve ser feita de forma clara e padronizada para garantir a precisão das informações. Os elementos essenciais para essa comunicação incluem:
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24Q1053851 | Administração Pública, Comunicação Na Gestão Pública, Auditoria Interna Gestão de riscos e Conformidade Tarde, HEMOBRÁS, Consulplan, 2021

A comunicação pública é ampla, pois não só compreende a comunicação entre entes públicos, mas também entre a sociedade em geral, envolvendo governos e seus órgãos, entidades paraestatais e não governamentais, e que envolva o interesse público. A comunicação pública possui alguns objetivos; marque V para os verdadeiros e F para os falsos.

( ) Informar a sociedade em geral sobre a atuação do governo.
( ) Criar um canal que permita estabelecer uma relação de diálogo com os cidadãos e a sociedade.
( ) Realizar ampla difusão dos direitos dos cidadãos e dos serviços colocados à disposição.
( ) Informar sobre a utilização dos recursos públicos.
( ) Estimular a sociedade a participar do debate e da definição de políticas públicas.

A sequência está correta em
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25Q1065969 | Administração Pública, Comunicação Na Gestão Pública, Conhecimentos Específicos, FNDE, CESPE CEBRASPE, 2023

No que diz respeito à gestão por resultados, gestão de pessoas por competências e gestão de redes organizacionais, julgue o próximo item.
O fortalecimento do poder de negociação, a melhoria do aproveitamento de recursos e o possível compartilhamento de riscos são benefícios decorrentes do relacionamento cooperativo entre os componentes de uma rede organizacional.
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26Q1066855 | Administração Pública, Comunicação Na Gestão Pública, Analista Administrativo, Câmara de Três Barras SC, Unesc, 2025

Por meio de normas como o Manual de Redação da Presidência da República, estabelece-se o formato e o conteúdo que devem ser observados nos documentos administrativos, assegurando que a informação seja transmitida com precisão e sem ambiguidades. Sobre a padronização dos documentos oficiais, é correto afirmar que:
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27Q1067038 | Administração Pública, Comunicação Na Gestão Pública, Agente Administrativo I, Prefeitura de Imbituva PR, FAU, 2023

Redação Oficial: A correspondência dos órgãos públicos, Executivo, Legislativo e Judiciário têm normas e linguagem apropriadas. Escolha a alternativa que é uma característica da redação oficial?
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28Q1067199 | Administração Pública, Comunicação Na Gestão Pública, Agente Administrativo, Prefeitura de Mataraca PB, CPCON, 2025

A comunicação nas organizações, sejam públicas ou privadas, desempenha papel essencial na articulação de processos internos e externos, no fortalecimento das relações institucionais e na criação de condições para que as organizações alcancem seus objetivos. No setor público, esse processo se torna ainda mais relevante, pois envolve múltiplos públicos e contextos sociais, exigindo práticas comunicacionais que atendam tanto às demandas internas e externas, quanto aos princípios legais que regem a Administração Pública. Assim, compreender os diferentes enfoques e funções da comunicação organizacional é fundamental para avaliar de que maneira ela contribui para o sucesso e os resultados da organização e para a construção de credibilidade diante da sociedade.

A partir desse contexto, avalie as asserções a seguir:

I- A comunicação integrada, ao articular de forma estratégica as dimensões institucional, interna, mercadológica e administrativa, busca garantir coerência entre discurso e prática, fortalecendo a identidade organizacional e a construção de relacionamentos sólidos com seus públicos.

PORQUE

II- A comunicação no setor público deve priorizar a prestação de contas e a transparência administrativa, de modo a assegurar legitimidade democrática e confiança social, mesmo quando isso implique lidar com maior complexidade nos fluxos comunicacionais.

A respeito dessas asserções, é CORRETO afirmar que:
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29Q1067093 | Administração Pública, Comunicação Na Gestão Pública, Agente Administrativo, Prefeitura de Piracanjuba GO, Aroeira, 2023

Dentre as atribuições do agente administrativo, destaca-se a participação em grupos de trabalhos e comissões, o que envolve a análise e a apresentação de projetos, apresentação de relatórios etc.

Atualmente, no serviço público e no âmbito privado, tornou-se comum a utilização de aplicativos de apresentação, de forma a tornar mais dinâmica a comunicação entre os participantes.

Analise as afirmações a seguir, sobre esses aplicativos.

I. Sobre o design de slides em aplicativos de apresentação, elementos visuais, como gráficos e imagens, não são importantes e podem distrair a audiência.

II. No contexto da narrativa em uma apresentação, uma introdução impactante é essencial para capturar a atenção desde o início.

III. Sobre o uso de recursos multimídia em apresentações, incorporar vídeos curtos pode enriquecer a apresentação, proporcionando variedade e dinamismo.

IV. Quanto à interação com a audiência durante uma apresentação, incluir momentos de pausa para permitir perguntas e discussões é uma prática recomendada.

Estão corretas:

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30Q1066936 | Administração Pública, Comunicação Na Gestão Pública, Agente Administrativo, Prefeitura de Portelândia GO, UNIFIMES, 2024

Assinale a alternativa que não corresponde a lista de características da Redação Oficial de um Órgão Público, seja ele Federal, Estadual ou Municipal:
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31Q1066886 | Administração Pública, Comunicação Na Gestão Pública, Auxiliar Administrativo, Prefeitura de Flores de Goiás GO, IV UFG, 2025

De acordo com o Manual de Redação da Presidência da República, um documento oficial deve

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33Q1066937 | Administração Pública, Comunicação Na Gestão Pública, Agente Administrativo, Prefeitura de Portelândia GO, UNIFIMES, 2024

No caso da Redação Oficial, a modalidade de linguagem escrita que deve ser utilizada na construção dos textos elaborados pelo serviço público é a:
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34Q1066935 | Administração Pública, Comunicação Na Gestão Pública, Agente Administrativo, Prefeitura de Portelândia GO, UNIFIMES, 2024

O pronome de tratamento utilizado para se referir ao Prefeito Municipal, ao Presidente da Câmara, aos Vereadores e demais autoridades municipais, em comunicações oficiais é:
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35Q1066958 | Administração Pública, Comunicação Na Gestão Pública, Oficial Legislativo, Câmara de Dionísio Cerqueira SC, AMEOSC, 2025

O Manual de Redação da Presidência da República estabelece normas para a elaboração de documentos oficiais com o objetivo de padronizar a comunicação na administração pública. Com base nesse manual, assinale a alternativa correta:
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36Q1065686 | Administração Pública, Comunicação Na Gestão Pública, Assistente Administrativo, Prefeitura de Balneário Camboriú SC, FEPESE, 2023

Identifique abaixo as afirmativas verdadeiras(V) e as falsas ( F ) em relação ao encerramento de correspondências oficiais na Administração Pública.
( ) As formas de encerramento devem ser seguidas de ponto e vírgula. ( ) Cordialmente é utilizado para comunicações endereçadas a autoridades de hierarquia superior à do emissor. ( ) Atenciosamente é utilizado para comunicações endereçadas a autoridades de igual hierarquia ou de hierarquia inferior à do emissor e à de particulares. ( ) Respeitosamente é utilizado para comunicações endereçadas a autoridades de igual hierarquia à do emissor. ( ) As comunicações dirigidas a autoridades estrangeiras seguem regras prescritas pelo Manual de Redação do Ministério das Relações Exteriores.
Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.
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37Q1066860 | Administração Pública, Comunicação Na Gestão Pública, Escriturário, Câmara de Montividiu GO, Itame, 2024

A Comunicação Oficial se manifesta através de atos que são, de regra, externados por documentos escritos. Qual é a importância das comunicações oficiais em um contexto governamental e como a falta de clareza e precisão pode impactar negativamente a eficácia dessas comunicações?

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38Q1017500 | Administração Pública, Comunicação Na Gestão Pública, Especialidade AdministrativoFinanceira, SEFAZRJ, CESPE CEBRASPE, 2025

Na gestão de redes organizacionais no setor público, para assegurar uma cooperação eficiente e eficaz entre diversas organizações, é fundamental
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39Q1066915 | Administração Pública, Comunicação Na Gestão Pública, Recepcionista, Prefeitura de São Lourenço da Serra SP, Avança SP, 2024

Em uma data determinada, a Casa Legislativa planeja expressar solidariedade em relação a um determinado evento. Qual seria o meio mais apropriado para esta manifestação de solidariedade?
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40Q1066388 | Administração Pública, Comunicação Na Gestão Pública, tarde, CNU, CESGRANRIO, 2024

Em 2012, o Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República divulgou uma norma complementar com diretrizes para o uso seguro das redes sociais na Administração Pública Federal. No documento, reconhecia-se o crescimento do uso das redes sociais por parte de órgãos e entidades da Administração Pública como ferramenta para se aproximarem ainda mais do cidadão brasileiro e prestarem atendimento e serviços públicos de forma mais ágil e transparente.

A partir desse momento, ficou evidente que o governo brasileiro tomou a decisão de adotar uma comunicação institucional
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