Questões de Concursos Comunicação Organizacional Na Comunicação Social

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21Q1012972 | Comunicação Social, Comunicação Organizacional Na Comunicação Social, Produtor Cultural, FUB, CESPE CEBRASPE, 2025

Julgue o próximos item, relativo às notas oficiais, ao marketing institucional e à responsabilidade social nas organizações.

O desempenho social de uma organização pode ser avaliado com base em um modelo que propõe a análise de quatro tipos de responsabilidade social: a econômica; a ética; a legal; e a filantrópica.

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22Q1042699 | Comunicação Social, Comunicação Organizacional Na Comunicação Social, Comunicação Social, DATAPREV, FGV, 2024

A partir do composto de comunicação empresarial integrada, proposto por Margarida Kunsch, o autor Paulo Nassar identificou sua aplicabilidade no ambiente digital. No campo da comunicação institucional e suas áreas, ele listou, entre outros:

1. Relações Públicas 2. Jornalismo empresarial 3. Relações com a imprensa 4. Editoração multimídia 5. Responsabilidade histórica 6. Responsabilidade social

Correlacione-as com as ações a seguir:

( ) Vitrine virtual para memória institucional; ( ) Agência de notícias online; ( ) Infoclippings e monitoramento de imagem com a imprensa; ( ) Posicionamento no espaço virtual da organização perante os diferentes públicos, mercados e a sociedade; ( ) Vitrine virtual para programas e ações sociais; ( ) Webdesign.

Assinale a opção que apresenta a correlação correta, na ordem apresentada.
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23Q1036833 | Comunicação Social, Comunicação Organizacional Na Comunicação Social, Comunicação Social Manhã, BNDES, CESGRANRIO, 2024

Pesquisas de mercado revelam que vários fatores influem no desempenho mercadológico do que é produzido e consumido. Alguns desses fatores estão diretamente ligados ao que a empresa está habilitada a produzir, enquanto outros dependem das qualidades específicas do produto, mas não é possível esquecer que os mercados são compostos de consumidores que estariam dispostos ou relutantes a adquirir o que lhes é oferecido.
NEIVA, Eduardo. Dicionário Houaiss de comunicação e multimídia. São Paulo: Publifolha, 2013.

Dessa forma, um dos elementos de sucesso ou fracasso mercadológico deriva da reputação de uma determinada marca, que tem um valor de mercado, ou seja, um valor patrimonial que recebe o nome de
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24Q1036840 | Comunicação Social, Comunicação Organizacional Na Comunicação Social, Comunicação Social Manhã, BNDES, CESGRANRIO, 2024

A pesquisa estratégica em Comunicação Organizacional auxilia na identificação de cenários organizacionais e de problemas de comunicação a partir do levantamento de dados secundários.
Esses dados secundários
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25Q1036841 | Comunicação Social, Comunicação Organizacional Na Comunicação Social, Comunicação Social Manhã, BNDES, CESGRANRIO, 2024

Em uma organização, os gestores desejam saber os resultados e as receitas obtidos com investimentos em comunicação. Depois de implementar o plano de comunicação, o comunicador precisa avaliar o impacto no público-alvo.
A eficácia do mix de comunicação pode ser mensurada mediante a
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26Q1062997 | Comunicação Social, Comunicação Organizacional Na Comunicação Social, Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo, TJ MS, FGV, 2024

A escolha estratégica e tática das ferramentas de comunicação em um planejamento de marketing é de suma importância. Imagine agora que é necessário apresentar um novo produto lançado por uma empresa. Desse modo, o marketing definiu as ferramentas responsáveis pela promoção e as dividiu em três grupos: principais, complementares e inovadoras. Dentre os grupos, definiu respectivamente: marketing direto, folhetos, marketing viral.

A partir dos objetivos a serem atingidos, os critérios para escolha estratégica e tática das ferramentas citadas acima devem observar:
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27Q1062998 | Comunicação Social, Comunicação Organizacional Na Comunicação Social, Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo, TJ MS, FGV, 2024

Uma empresa precisa incrementar ações de relacionamento e identificação do cliente com a marca. Ao levar em consideração o montante investido para conquistar o cliente, faz-se necessário manter uma base para resultados de médio e longo prazos. O chamado marketing de retenção é uma estratégia de mídia importante para a saúde financeira da empresa pois visa, em linhas gerais, ao aumento de faturamento com maior realização de vendas e menor investimento para aquisição de clientes.

É correto afirmar que, ao atingir individualmente os clientes e alcançar os objetivos da empresa acima referida:
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28Q1063000 | Comunicação Social, Comunicação Organizacional Na Comunicação Social, Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo, TJ MS, FGV, 2024

Muitos acabam por confundir pesquisa de mercado com a simples aplicação de questionários junto ao público que compõe o nicho de atuação da empresa. Suponha agora que a assessoria de comunicação integrada na qual você trabalha precisa conhecer e monitorar o mercado consumidor. A pesquisa de mercado tem, dentre outros, o objetivo de, avaliar ações de marketing e satisfação dos consumidores, bem como testar produtos e estratégias.

Com o propósito de avaliar a eficiência da comunicação e percepção da qualidade do produto, temos:
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29Q1037220 | Comunicação Social, Comunicação Organizacional Na Comunicação Social, Comunicação Social, DATAPREV, FGV, 2024

Nas organizações, a comunicação dirigida visa transmitir informações específicas para pessoas determinadas e, para isso, pode lançar mão de veículos escritos, orais, aproximativos ou auxiliares.
Na classificação de CESCA (2009), são considerados veículos aproximativos
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30Q1033183 | Comunicação Social, Comunicação Organizacional Na Comunicação Social, Produtor Cultural, UFG, IV UFG, 2024

O samba de roda, forma musical-coreográfica, foi incluída pela UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) na sua III Declaração de Obras-Primas do Patrimônio Imaterial da Humanidade. O samba de roda citado é advindo, originalmente,
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31Q1036400 | Comunicação Social, Comunicação Organizacional Na Comunicação Social, Analista de Comunicação, Banestes, FGV, 2023

Ao detalhar um planejamento de comunicação, para além da earned media, deve-se considerar também as owned e paid media.
Entre os pontos fortes da owned media, podem ser citados
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32Q1025859 | Comunicação Social, Comunicação Organizacional Na Comunicação Social, Comunicação Social, SEDF, Quadrix, 2022

A respeito da comunicação organizacional, julgue o item.

O marketing institucional planeja e desenvolve ações que expressam os valores da corporação, com a preocupação de que essas mensagens sejam percebidas pela sociedade não somente por meio da publicidade ou da imprensa, mas também por intermédio de patrocínios à cultura e ao esporte, de programas ambientais, entre outras iniciativas.

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33Q841856 | Comunicação Social, Comunicação Organizacional na Comunicação Social, AL AP Analista Legislativo Comunicador Social Publicidade e Propaganda, FCC, 2020

Considere as informações abaixo:
I. Marcas são símbolos que identificam ou representam uma instituição. II. Marcas são os slogans; nomes, emblemas ou figuras são logotipos. III. A diferenciação não é uma estratégia para valorizar a marca. IV. A força de uma marca pode ser comprovada quando os consumidores atribuem valores e personalidades a ela.
Está correto o que se afirma em
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34Q1020552 | Comunicação Social, Comunicação Organizacional Na Comunicação Social, Publicidade e Propaganda, EBSERH, IBFC, 2020

De acordo com o 2º parágrafo do artigo 37 do Código de Defesa do Consumidor (CDC), é considerada publicidade abusiva:

É abusiva, dentre outras, a publicidade discriminatória de qualquer natureza, a que incite à violência, explore o medo ou a superstição, se aproveite da deficiência de julgamento e experiência da criança, desrespeita valores ambientais, ou que seja capaz de induzir o consumidor a se comportar de forma prejudicial ou perigosa à sua saúde ou segurança.

A respeito de como evitar campanhas abusivas e evitar que elas tragam problemas para a sociedade, assim como para a empresa que a organizou, assinale a alternativa incorreta.

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35Q1020563 | Comunicação Social, Comunicação Organizacional Na Comunicação Social, Publicidade e Propaganda, EBSERH, IBFC, 2020

Considerando o uso de influencers no marketing digital e os efeitos do “boca-a-boca em massa”, em grande escala. Analise as afirmativas sobre as vantagens associadas à utilização desse tipo de profissional para as marcas:

I Veicular conteúdos de comunicação da marca, à audiência certa; Expandir o alcance da marca, antes limitado pelo uso de meios tradicionais.

II. Criar buzz numa campanha, de modo a aumentar e estimular a expectativa; Gerar credibilidade, o que funciona para ambos os lados, legitimando também o influencer.

III. Beneficiar da confiança entre clientes já estabelecida entre influencer e o seu público; Captar novos clientes através de recomendação.

IV. Fidelizar clientes com o reforço positivo por parte do influencer associado; Observar impacto positivo sobre as vendas, como resultado da ação.

V. Adicionar a utilização de influencers (mais um meio) à utilização de outros meios dentro de uma mesma campanha.

Estão corretas as afirmativas:

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36Q843668 | Comunicação Social, Comunicação Organizacional na Comunicação Social, AL AP Analista Legislativo Comunicador Social Publicidade e Propaganda, FCC, 2020

Considere:
I. É o que a organização “é” de fato e é constituída por elementos como nome, logomarca, slogan, produtos, serviços, instalações até o comportamento dos colaboradores. O desafio é fazer com que todos os atributos que definem a organização manifestem-se de forma consistente na sua apresentação ao mundo. II. É a organização sob o ponto de vista de seus diferentes públicos, em determinado momento. Dependendo do público envolvido e do contexto, esse conceito se modifica para a mesma organização.
Os itens I e II referem-se, respectivamente, a:
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37Q841128 | Comunicação Social, Comunicação Organizacional na Comunicação Social, AL AP Analista Legislativo Comunicador Social Publicidade e Propaganda, FCC, 2020

Pode-se defini-lo como uma ação que se realiza no ponto de venda, tendo a intenção de expor de uma maneira melhor o produto, destacando-se assim da concorrência e atraindo o consumidor.
Essa é a definição de
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38Q845534 | Comunicação Social, Comunicação Organizacional na Comunicação Social, AL AP Analista Legislativo Comunicador Social Publicidade e Propaganda, FCC, 2020

No planejamento de uma campanha publicitária são estabelecidos dois planos. No primeiro se definem o objetivo da campanha, orientações gerais para as ações estabelecidas, embasamento das ideias propostas, o posicionamento da campanha e estratégias para que as informações relevantes cheguem ao público alvo. No segundo se fazem análise do cenário atual, projeções, se estabelece o (re)posicionamento da marca em termos de competitividade, são elaboradas estratégias de Branding e critérios para acompanhamento e controle de metas e orçamentos. Esses são, respectivamente, os planos
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39Q844028 | Comunicação Social, Comunicação Organizacional na Comunicação Social, AL AP Analista Legislativo Comunicador Social Jornalismo, FCC, 2020

Gilberto Strunck, em seu Como criar identidades visuais para marcas de sucesso (Rio de Janeiro: Rio Books), aponta que o resultante de todas as qualidades e atributos relacionados a uma marca, além do poder que ela tem [...] para convencer um consumidor a escolhê-la em meio a concorrência, chama-se
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40Q1055082 | Comunicação Social, Comunicação Organizacional Na Comunicação Social, Publicidade e Propaganda, MPE PA, CONSULPLAN, 2019

A obtenção do desenvolvimento econômico implica, atualmente, a conscientização sobre a importância da responsabilidade social. Trata-se de uma prática a ser incorporada por agentes como o Estado, a iniciativa privada e a cidadania em geral, e que deve estar articulada rumo a uma harmonia internacional, uma vez que as ações humanas, independentemente de onde sejam desencadeadas, produzem impactos sociais. A responsabilidade social pressupõe um comportamento que:
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