Questões de Concursos Comunicação Organizacional Na Comunicação Social

Resolva questões de Comunicação Organizacional Na Comunicação Social comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

41Q1055083 | Comunicação Social, Comunicação Organizacional Na Comunicação Social, Publicidade e Propaganda, MPE PA, CONSULPLAN, 2019

Um anúncio, independentemente de ser publicado no meio impresso ou eletrônico, precisa se valer de certas estratégias para que seu objetivo seja alcançado. Considerando-se essa premissa, ao elaborar um anúncio comercial, cabe ressaltar que ele deverá:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

42Q1055085 | Comunicação Social, Comunicação Organizacional Na Comunicação Social, Publicidade e Propaganda, MPE PA, CONSULPLAN, 2019

Conceitualmente, a identidade de uma empresa é o resultado das percepções públicas, ou seja, como o público a enxerga por meio de suas ações de comunicação. Assim, toda empresa tem uma identidade própria conferida por seus públicos. O reflexo dessa identidade é a imagem da empresa. Se a identidade inspirar confiança, coerência, alinhamento com interesses da sociedade, a imagem será positiva. Caso contrário, se for uma identidade associada à desconfiança, incoerência, falta de compromisso social, a imagem será negativa. (SILVA NETO, Belmiro Ribeiro da. Comunicação Corporativa e Reputação: Construção e Defesa da Imagem Favorável. São Paulo: Saraiva, 2010, p. 4-5.)
Sabendo-se que o slogan corresponde a um dos recursos de divulgação da identidade corporativa, como, por exemplo, “Pfizer – trabalhamos juntos para um mundo mais saudável”, é válido pensar que ele é utilizado pela comunicação corporativa para:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

43Q1055086 | Comunicação Social, Comunicação Organizacional Na Comunicação Social, Publicidade e Propaganda, MPE PA, CONSULPLAN, 2019

O planejamento é, por definição, um processo que se respalda em dados sistematizados, informações, conhecimentos, vivências e saberes intrinsecamente vinculados aos objetivos, aos valores e à missão de uma organização, e não deve ser entendido como uma atividade episódica ou meramente operacional. A comunicação como inteligência se inicia com um planejamento adequado. (BUENO, Wilson da Costa. A comunicação como Inteligência Empresarial Competitiva. In: KUNSCH, Margarida (Org.). Comunicação Organizacional: Histórico, Fundamentos e Processos. São Paulo: Saraiva, 2009. Adaptado.)
A respeito do planejamento em comunicação, constata-se que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

44Q1049796 | Comunicação Social, Comunicação Organizacional Na Comunicação Social, Relações Públicas, EBSERH, CESPE CEBRASPE, 2018

Com relação aos meios para assegurar a responsabilidade social da mídia (MARS), julgue o item seguinte.

O ombudsman, que tem como principal função receber, atender e intermediar reclamações do público, é considerado uma experiência de MARS. A sua presença favorece uma cultura de maior responsabilidade por parte dos profissionais de uma instituição de comunicação.

  1. ✂️
  2. ✂️

45Q1049797 | Comunicação Social, Comunicação Organizacional Na Comunicação Social, Relações Públicas, EBSERH, CESPE CEBRASPE, 2018

Com relação aos meios para assegurar a responsabilidade social da mídia (MARS), julgue o item seguinte.

Composto por representantes do público, dos jornalistas e dos empresários do setor, o conselho de imprensa possui atribuições e funções diversas, mas todas elas visam assegurar a responsabilidade social da imprensa e, consequentemente, estimular a participação da opinião pública no combate pela independência.

  1. ✂️
  2. ✂️

46Q967560 | Comunicação Social, Comunicação Organizacional na Comunicação Social, Comunicação Social, CONAB, IADES

Com relação à comunicação organizacional, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

47Q967271 | Comunicação Social, Comunicação Organizacional na Comunicação Social, Técnico em Comunicação Social, CONAB, FJPF

Um planejamento estratégico de comunicação, voltado para uma comunidade, deve contemplar a seguinte finalidade:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

48Q967272 | Comunicação Social, Comunicação Organizacional na Comunicação Social, Técnico em Comunicação Social, CONAB, FJPF

Pode-se afirmar que, cada vez mais, os executivos começam a perceber a comunicação como uma estratégia capaz de agregar valor à organização. Nesta perspectiva, ganha ênfase a noção de grupos estratégicos, definidos como sendo aqueles que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

49Q967273 | Comunicação Social, Comunicação Organizacional na Comunicação Social, Técnico em Comunicação Social, CONAB, FJPF

Funções de planejamento podem, por exemplo, ser atribuídas à programação de Relações Públicas. Pelo fato de a produção de eventos constituir parte integrante desta programação, pode-se assim conceituar evento:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.