Conceitualmente, a identidade de uma empresa é o resultado das percepções públicas, ou seja, como o público a enxerga
por meio de suas ações de comunicação. Assim, toda empresa tem uma identidade própria conferida por seus públicos.
O reflexo dessa identidade é a imagem da empresa. Se a identidade inspirar confiança, coerência, alinhamento com
interesses da sociedade, a imagem será positiva. Caso contrário, se for uma identidade associada à desconfiança,
incoerência, falta de compromisso social, a imagem será negativa.
(SILVA NETO, Belmiro Ribeiro da. Comunicação Corporativa e Reputação: Construção e Defesa da Imagem Favorável. São Paulo: Saraiva, 2010, p. 4-5.)
Sabendo-se que o slogan corresponde a um dos recursos de divulgação da identidade corporativa, como, por exemplo,
“Pfizer – trabalhamos juntos para um mundo mais saudável”, é válido pensar que ele é utilizado pela comunicação
corporativa para:
✂️ a) Assegurar coerência e continuidade no processo de comunicação. ✂️ b) Substituir a identidade visual da empresa, evitando, portanto, a criação do seu design . ✂️ c) Competir com a logomarca da empresa, muitas vezes ineficiente no mundo corporativo. ✂️ d) Atender aos desejos dos publicitários, que geralmente são superiores aos dos administradores de empresas em prol
do sucesso das ações de marketing .