Questões de Concursos Comunicação Organizacional na Comunicação Social

Prepare-se para a prova com questões de concursos públicos. Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF grátis!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

11 Q1010292 | Comunicação Social, Comunicação Organizacional na Comunicação Social, Técnico em Comunicação Social, Polícia Federal, CESPE CEBRASPE, 2025

Acerca de comunicação interna e endomarketing, julgue o item subsequente.

A comunicação interna engloba um conjunto de ações de determinada organização para ouvir, informar, mobilizar, educar e manter coesão interna em torno de valores reconhecidos e compartilhados por todos.

  1. ✂️
  2. ✂️

12 Q1020552 | Comunicação Social, Comunicação Organizacional Na Comunicação Social, Publicidade e Propaganda, EBSERH, IBFC, 2020

De acordo com o 2º parágrafo do artigo 37 do Código de Defesa do Consumidor (CDC), é considerada publicidade abusiva:

É abusiva, dentre outras, a publicidade discriminatória de qualquer natureza, a que incite à violência, explore o medo ou a superstição, se aproveite da deficiência de julgamento e experiência da criança, desrespeita valores ambientais, ou que seja capaz de induzir o consumidor a se comportar de forma prejudicial ou perigosa à sua saúde ou segurança.

A respeito de como evitar campanhas abusivas e evitar que elas tragam problemas para a sociedade, assim como para a empresa que a organizou, assinale a alternativa incorreta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

13 Q1020563 | Comunicação Social, Comunicação Organizacional Na Comunicação Social, Publicidade e Propaganda, EBSERH, IBFC, 2020

Considerando o uso de influencers no marketing digital e os efeitos do “boca-a-boca em massa”, em grande escala. Analise as afirmativas sobre as vantagens associadas à utilização desse tipo de profissional para as marcas:

I Veicular conteúdos de comunicação da marca, à audiência certa; Expandir o alcance da marca, antes limitado pelo uso de meios tradicionais.

II. Criar buzz numa campanha, de modo a aumentar e estimular a expectativa; Gerar credibilidade, o que funciona para ambos os lados, legitimando também o influencer.

III. Beneficiar da confiança entre clientes já estabelecida entre influencer e o seu público; Captar novos clientes através de recomendação.

IV. Fidelizar clientes com o reforço positivo por parte do influencer associado; Observar impacto positivo sobre as vendas, como resultado da ação.

V. Adicionar a utilização de influencers (mais um meio) à utilização de outros meios dentro de uma mesma campanha.

Estão corretas as afirmativas:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

14 Q1012884 | Comunicação Social, Comunicação Organizacional Na Comunicação Social, Produtor Cultural, UNB, CESPE CEBRASPE, 2025

Julgue o próximo item, relativo às notas oficiais, aomarketinginstitucional e à responsabilidade social nas organizações.

O desempenho social de uma organização pode ser avaliado com base em um modelo que propõe a análise de quatro tipos de responsabilidade social: a econômica; a ética; a legal; e a filantrópica.

  1. ✂️
  2. ✂️

15 Q1012650 | Comunicação Social, Comunicação Organizacional Na Comunicação Social, Produtor Cultural, FUB, CESPE CEBRASPE, 2025

No que se refere às interfaces entre as relações públicas e à administração da empresa, julgue o seguinte item.

A comunicação institucional é a área responsável pela criação e pelo fortalecimento da identidade e da imagem da organização e visa promover a missão, a visão, os valores e a filosofia da instituição perante o público interno e externo.

  1. ✂️
  2. ✂️

16 Q1012655 | Comunicação Social, Comunicação Organizacional Na Comunicação Social, Produtor Cultural, FUB, CESPE CEBRASPE, 2025

Julgue o próximo item, referente à imagem institucional e à comunicação pública.

A imagem institucional possui natureza intangível, por isso sua condução no contexto da comunicação institucional constitui um desafio para a área de relações públicas.

  1. ✂️
  2. ✂️

17 Q1012647 | Comunicação Social, Comunicação Organizacional Na Comunicação Social, Produtor Cultural, FUB, CESPE CEBRASPE, 2025

Julgue o item a seguir, relativo à comunicação nas organizações.

A introdução de ferramentas digitais de comunicação interna para o compartilhamento de informações nas organizações tornou obsoletos instrumentos de comunicação tradicionais como mural de avisos e caixa de sugestões, que foram substituídos por newsletters, intranet e rede social corporativa.

  1. ✂️
  2. ✂️

18 Q1028192 | Comunicação Social, Comunicação Organizacional Na Comunicação Social, Comunicação Social, MPU, FGV, 2025

Recentemente, o professor Wilson Bueno publicou, em seu LinkedIn, um artigo intitulado “Organizações democráticas não têm medo da Rádio Peão. Mas as chefias autoritárias fogem dela como o diabo da cruz!”.

Em um dos trechos, o autor afirma que “A Rádio Peão não é tão feia como a pintam e, o que é mais significativo, ela faz parte do processo de comunicação de qualquer organização. Ela é democrática porque frequenta organizações de qualquer porte e tem a capacidade de arrebanhar ouvintes atentos em qualquer lugar do País ou do exterior (ou você pensa que só as organizações brasileiras têm a sua companhia?)”.

Sobre a chamada “Rádio Peão”, é correto afirmar que:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

19 Q1028195 | Comunicação Social, Comunicação Organizacional Na Comunicação Social, Comunicação Social, MPU, FGV, 2025

Ao defender que as organizações adotem uma filosofia da comunicação integrada e a não fragmentação dessa comunicação, Margarida Kunsch propõe um mix da comunicação organizacional, no qual as Relações Públicas, o Jornalismo Empresarial e o Marketing Social estão inseridos na comunicação:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.