Questões de Concursos Comunicação Pública Na Comunicação Social

Resolva questões de Comunicação Pública Na Comunicação Social comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

1Q1045011 | Comunicação Social, Comunicação Pública Na Comunicação Social, Especialidade Comunicação, PGM RJ, FGV, 2025

A Associação Brasileira de Comunicação Pública estabeleceu doze premissas intituladas “Princípios da Comunicação Pública”, fundamentadas no entendimento de que a comunicação pública “assume a perspectiva cidadã ao tratar de temas de interesse coletivo”.

Considerando essas premissas, assinale a opção que não corresponde a um dos princípios da Comunicação Pública.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2Q1045014 | Comunicação Social, Comunicação Pública Na Comunicação Social, Especialidade Comunicação, PGM RJ, FGV, 2025

O Manual de Redação da Presidência da República em sua 3ª edição, revista, atualizada e ampliada, prevê que, nas comunicações oficiais, o vocativo “Excelentíssimo Senhor” e o cargo respectivo, seguido de vírgula, seja usado para:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3Q1045015 | Comunicação Social, Comunicação Pública Na Comunicação Social, Especialidade Comunicação, PGM RJ, FGV, 2025

De acordo com a 3ª edição, revista, atualizada e ampliada do Manual de Redação da Presidência da República, ao utilizar o correio eletrônico (e-mail), para fins de comunicação oficial,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4Q1045022 | Comunicação Social, Comunicação Pública Na Comunicação Social, Especialidade Comunicação, PGM RJ, FGV, 2025

A linguagem inclusiva busca reverter uma situação de discriminação e ocultação de grupos socialmente minorizados nas formas de comunicação.

Sobre o seu uso, o Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos aconselha
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

5Q1045024 | Comunicação Social, Comunicação Pública Na Comunicação Social, Especialidade Comunicação, PGM RJ, FGV, 2025

O Guia de Boas Práticas para atuação de redes sociais do Governo Federal fornece algumas diretrizes para “nortear a atuação das equipes digitais da administração direta e indireta com informações e recomendações para a construção de uma presença digital estruturada, dentro da legislação vigente, além de fornecer orientações sobre como interagir com a população nas diferentes plataformas e canais digitais”.

Sobre essa presença digital, recomenda-se que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

6Q1052711 | Comunicação Social, Comunicação Pública Na Comunicação Social, Analista Administrativo de Assuntos Corporativos Jornalismo, HEMOBRÁS, Consulplan, 2025

A expressão “comunicação pública” tem sido cada vez mais discutida no contexto contemporâneo, pois diz respeito à forma como informações de interesse comum circulam entre governos, sociedade, mercado e demais atores sociais. Em contraste com estratégias de marketing ou propaganda, a comunicação pública busca servir ao coletivo, favorecendo a transparência, a participação cidadã e a responsabilização. No entanto, seus limites e propósitos nem sempre são claros, gerando interpretações distintas sobre como efetivamente colocá-la em prática. Com base nisso, melhor reflete o propósito central e implicações práticas da comunicação pública:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

7Q979532 | Comunicação Social, Comunicação Pública na Comunicação Social, Operador de Rádio dos Serviços de Emergência, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

De acordo com procedimentos e fraseologia adequados para um bom atendimento telefônico, assinale a alternativa em que as dicas de linguagem estão corretas.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

8Q1028196 | Comunicação Social, Comunicação Pública Na Comunicação Social, Comunicação Social, MPU, FGV, 2025

Ao definir o campo da comunicação pública, Jorge Duarte propõe quatro eixos centrais, que indicam pré-requisitos para a ação dos agentes e instituições que lidam com a comunicação de interesse público, a saber: transparência, acesso, interação e ouvidoria social.

Sobre o último, é correto afirmar que:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

9Q1012651 | Comunicação Social, Comunicação Pública Na Comunicação Social, Produtor Cultural, FUB, CESPE CEBRASPE, 2025

Julgue o próximo item, referente à imagem institucional e à comunicação pública.

O engajamento de diversos setores da sociedade no debate público, o surgimento de emissoras públicas e de conselhos populares, a criação de ouvidorias e fóruns de discussão, assim como a popularização de debates via redes sociais, ampliaram o conceito de comunicação pública.

  1. ✂️
  2. ✂️

10Q1012652 | Comunicação Social, Comunicação Pública Na Comunicação Social, Produtor Cultural, FUB, CESPE CEBRASPE, 2025

Julgue o próximo item, referente à imagem institucional e à comunicação pública.

A comunicação pública diz respeito ao fluxo de informações entre a esfera pública e a privada, tendo como objetivos o progresso e o desenvolvimento do país.

  1. ✂️
  2. ✂️

11Q1012653 | Comunicação Social, Comunicação Pública Na Comunicação Social, Produtor Cultural, FUB, CESPE CEBRASPE, 2025

Julgue o próximo item, referente à imagem institucional e à comunicação pública.

Maior alcance de comunicação e informação e mais diálogo e participação cidadã são premissas que orientam a discussão sobre comunicação pública, hoje direcionada ao interesse do público e ao atendimento ao cidadão.

  1. ✂️
  2. ✂️

12Q1012656 | Comunicação Social, Comunicação Pública Na Comunicação Social, Produtor Cultural, FUB, CESPE CEBRASPE, 2025

Julgue o próximo item, referente à imagem institucional e à comunicação pública.

A comunicação pública deve atender ao interesse particular das pessoas, sendo, portanto, um instrumento das vontades individuais e únicas de cada cidadão.

  1. ✂️
  2. ✂️

13Q1041368 | Comunicação Social, Comunicação Pública Na Comunicação Social, Especialidade Comunicação Social, STM, CESPE CEBRASPE, 2025

Julgue o item subsequente, referente à comunicação pública.

Entre os instrumentos de comunicação pública que surgiram ou foram ampliados nas últimas décadas estão: ouvidorias, audiências públicas e serviços prestados por meio eletrônico.

  1. ✂️
  2. ✂️

14Q1041369 | Comunicação Social, Comunicação Pública Na Comunicação Social, Especialidade Comunicação Social, STM, CESPE CEBRASPE, 2025

Julgue o item subsequente, referente à comunicação pública.

Relatórios, bancos de dados, publicações institucionais, banners, folhetos, cartazes, boletins eletrônicos, manuais e discursos são instrumentos de comunicação pública classificados como diálogo, já que pressupõem uma conversa direta com o cidadão.

  1. ✂️
  2. ✂️

15Q1041370 | Comunicação Social, Comunicação Pública Na Comunicação Social, Especialidade Comunicação Social, STM, CESPE CEBRASPE, 2025

Julgue o item subsequente, referente à comunicação pública.


A área da comunicação pública inclui o que está relacionado ao aparato estatal, às ações governamentais, aos partidos políticos, aos Poderes Legislativo e Judiciário, ao terceiro setor, às instituições representativas, ao cidadão individualmente, mas jamais às ações privadas.

  1. ✂️
  2. ✂️

16Q1041371 | Comunicação Social, Comunicação Pública Na Comunicação Social, Especialidade Comunicação Social, STM, CESPE CEBRASPE, 2025

Julgue o item subsequente, referente à comunicação pública.

A partir do efeito pretendido e do público a ser atingido, é possível classificar os instrumentos de comunicação institucionalizados em três tipos: medianos, superficiais e indiretos.

  1. ✂️
  2. ✂️

17Q1050482 | Comunicação Social, Comunicação Pública Na Comunicação Social, Jornalismo, TCE PA, FGV, 2024

O autor Jorge Duarte, para efeito didático, agrupou as informações, no âmbito da Comunicação Pública em algumas categorias, entre elas:

1. Institucionais
2. De gestão
3. De prestação de contas

4. Mercadológicas
5. Dados públicos

Relacione essas categorias com as seguintes afirmativas:

( ) à explicação e esclarecimento sobre decisões políticas e uso de recursos públicos, viabilizando o conhecimento, avaliação e fiscalização da ação de um governo.
( ) às normas legais, estatísticas, decisões judiciais, documentos históricos, legislação e normas e informações de controle do Estado e que dizem respeito ao conjunto da sociedade e a seu funcionamento.
( ) a produtos e serviços que participam de concorrência no mercado.
( ) ao processo decisório e de ação dos agentes que atuam em temas de interesse público, incluindo discursos, metas, intenções, motivações, prioridades e objetivos dos agentes para esclarecer, orientar e municiar o debate público.
( ) ao papel, responsabilidades e funcionamento das organizações, estrutura, políticas, serviços e a responsabilidades e funções dos agentes públicos, poderes, esferas governamentais e entes federativos.

Assinale a opção que indica a relação correta, na ordem apresentada.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

18Q1037214 | Comunicação Social, Comunicação Pública Na Comunicação Social, Comunicação Social, DATAPREV, FGV, 2024

Leia o texto a seguir:
“Parece-nos que a especificidade brasileira se repousa no fato de que as fontes não se limitaram a tentar intervir sobre a agenda da imprensa tradicional e partiram para difundir, elas mesmas, diretamente à opinião pública, constituindo para tanto seus meios de comunicação(...). Com isso, passa a existir uma inversão de papéis no cenário tradicional da difusão de informações: as fontes assumem o papel de difusor, qui sa de broadcaster. Estes atores sociais atuam com critérios editoriais próprios para definir seus parâmetros de noticiabilidade e para selecionar os temas a serem divulgados (framming)”.
(SANT’ANNA, s/d)

O fenômeno tratado no texto, que pode ser exemplificado por iniciativas como a TV Senado e a TV Câmara, é denominado
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

19Q1033181 | Comunicação Social, Comunicação Pública Na Comunicação Social, Produtor Cultural, UFG, IV UFG, 2024

As políticas culturais no Brasil sempre tiveram cunho nacionalista, com predominância das leis de incentivo via isenção fiscal. A primeira lei de incentivo à cultura por isenção fiscal do Brasil é a Lei
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.