Questões de Concursos Comunicação e Controle

Resolva questões de Comunicação e Controle comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

41Q972875 | Administração Geral, Comunicação e Controle, Administração, TJDFT, FGV, 2022

Uma equipe de trabalho de cinco pessoas tem sua rede de comunicação estruturada de acordo com a hierarquia, no tipo cadeia. A gerente reconhece que esse tipo de rede de comunicação tem certas limitações, como, por exemplo, um impacto moderado na satisfação dos membros da equipe.

No entanto, a rede de comunicação do tipo cadeia é mais eficaz do que os demais tipos de rede de comunicação quando o foco está na:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

42Q891057 | Administração Geral, Comunicação e Controle, Função: Administrativo, ITAIPU BINACIONAL, CESPE CEBRASPE, 2024

A comunicação interpessoal
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

46Q888876 | Administração Geral, Comunicação e Controle, Assistente de Pessoal, HRTN MG, FUNDEP, 2024

Quando a organização trabalha, na comunicação com os colaboradores, com enfoque temático nos limites comportamentais, sobre até onde vai a tolerância, e quando há necessidade de punição ou sanção, sobre a coerência, destacando-se a noção de justiça, em que as recompensas são proporcionais às contribuições, ela está reforçando

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

47Q886854 | Administração Geral, Comunicação e Controle, Auxiliar Administrativo, Câmara de Caldas Novas GO, IV UFG, 2024

Em um ambiente corporativo, o memorando desempenha um papel crucial na comunicação interna. Em que ele consiste e qual sua finalidade?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

48Q982208 | Administração Geral, Comunicação e Controle, Recepcionista, Prefeitura de Bandeirante SC, AMEOSC, 2025

No ambiente organizacional, o recebimento e a transmissão de informações devem ser realizados com eficiência para garantir a comunicação eficaz entre setores e colaboradores. Sobre esse processo, assinale a alternativa correta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

49Q892994 | Administração Geral, Comunicação e Controle, Agente Administrativo, Prefeitura de Currais Novos RN, FUNCERN, 2024

O processo eficiente de comunicação, no contexto das organizações, é um importante aliado para o atingimento das metas e dos objetivos. Nesse sentido, devem ser evitadas as chamadas barreiras às quais o processo de comunicação está sujeito. A barreira de comunicação conhecida como filtragem caracteriza-se

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

50Q885389 | Administração Geral, Comunicação e Controle, Agente Administrativo, Prefeitura de Lins SP, VUNESP, 2024

Assinale a alternativa que indica corretamente os quatro componentes da Comunicação Não Violenta (CNV).
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

51Q887747 | Administração Geral, Comunicação e Controle, Administrativo, ALEPI, IDECAN, 2024

A comunicação é um elemento humano de extrema importância na vida das organizações, ainda mais no serviço público. A qualidade e a eficácia da comunicação devem ser objetivos prioritários, não apenas dos especialistas, dos dirigentes e dos gestores, e sim de toda a administração pública. A comunicação do serviço público é fundamental para a manutenção da democracia, a consolidação dos direitos sociais, a viabilização da boa governança e a orientação social. Considerando o tema, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

52Q884463 | Administração Geral, Comunicação e Controle, Auxiliar de Regulação, CISDESTE MG, IBADE, 2024

O relacionamento interpessoal diz respeito ao vínculo que une duas ou mais pessoas em um determinado contexto. Sabendo que é da natureza do ser humano se relacionar, no ambiente de trabalho o relacionamento interpessoal é muito importante para que o profissional consiga resolver crises e conflitos.

Sobre o tema, assinale a alternativa CORRETA:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

53Q880369 | Administração Geral, Comunicação e Controle, Técnico Legislativo, Câmara de Cachoeirinha RS, FUNDATEC, 2024

Segundo Bond (2011), não existe uma forma de se comunicar melhor do que outra. Todas são válidas e importantes. O essencial é que façamos bom uso delas e possamos realmente transmitir o que desejamos. Sendo assim, analise as assertivas a seguir, relativas a exemplos da comunicação verbal oral e da comunicação verbal escrita, assinalando C, se corretas, ou I, se incorretas.

( ) Comunicação verbal oral: o polegar estendido para cima significando que está tudo bem.

( ) Comunicação verbal escrita: elaboração de ata.

( ) Comunicação verbal oral: atendimento ao público.

( ) Comunicação verbal escrita: recados recebidos por telefone.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

55Q890075 | Administração Geral, Comunicação e Controle, Assistente Administrativo, Prefeitura de Camaçari BA, CESPE CEBRASPE, 2024

Para apresentar ao público as ações de responsabilidade social de uma organização, o veículo de comunicação que deve ser utilizado é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

56Q886859 | Administração Geral, Comunicação e Controle, Auxiliar Administrativo, Câmara de Caldas Novas GO, IV UFG, 2024

Na dinâmica da comunicação organizacional, o desempenho eficaz das funções do emissor e do receptor é fundamental para assegurar a compreensão adequada da mensagem. Qual é a função específica desses elementos nesse contexto?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

57Q918114 | Administração Geral, Comunicação e Controle, Assistente de Atendimento, CRP 3ª Região BA, Consulplan, 2025

O ato de se comunicar exerce funções indispensáveis à própria natureza humana. A comunicação é usada para informar algo, para influenciar atitudes e comportamentos, para motivar, interagir, realizar atividades ou inovar. Através dela, as pessoas expressam sentimentos, pensamentos, opiniões e obtêm respostas, ou seja, correlacionam-se com o meio em que vive.

(NEVES, R. C. Comunicação Empresarial Integrada. São Paulo: Editora Mauad, 2009.)

Considerando o tema abordado, analise as assertivas correlatas a seguir e a relação proposta entre elas.

I. “A comunicação, tendo como recursos a fala, os gestos, os sorrisos, os olhares, as expressões faciais, os sons, entre outros, constitui-se em um instrumento estratégico essencial para as organizações.”

PORQUE

II. “A comunicação promove a transparência; possibilita a construção de relações interpessoais saudáveis; facilita o engajamento dos colaboradores; e reforça as ações institucionais.”

Assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

58Q891746 | Administração Geral, Comunicação e Controle, Assistência Administrativa, ALTO, FGV, 2024

A comunicação refere-se ao processo de envio e recebimento de mensagens ou informações. Este processo pode ocorrer por meio da linguagem oral ou escrita, ou por meio de gestos, de expressões faciais e da linguagem corporal. Para que a comunicação seja eficaz, é necessário que o emissor e o receptor emitam e recebam a mesma mensagem, que precisa ser objetiva e completa, e o canal adequado para a transmissão.
Assinale a opção que apresenta a definição de canal.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

59Q885388 | Administração Geral, Comunicação e Controle, Agente Administrativo, Prefeitura de Lins SP, VUNESP, 2024

A comunicação interna e externa são dois pilares complementares da estratégia organizacional, que lidam com públicos diferentes, porém igualmente importantes, para potencializar o reconhecimento de sua marca e a transmissão dos seus valores. Diante do exposto, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

60Q888214 | Administração Geral, Comunicação e Controle, Assistente em Administração, UFAL, FUNDEPES, 2024

Acerca da comunicação eficaz, dadas as afirmativas,

I. A filtragem, como barreira de comunicação, atrapalha o processo, porque o emissor manipula a informação para que ela seja vista de maneira mais favorável pelo receptor.

II. A percepção seletiva ajuda no processo de comunicação, pois permite que o receptor selecione apenas o que é importante na mensagem.

III. O excesso de informações pode gerar sobrecarga de informação, o que é considerado uma barreira no processo eficaz de comunicação.

verifica-se que está/ão correta/s
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.