Questões de Concursos Comunicação e Controle

Resolva questões de Comunicação e Controle comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

61Q965028 | Administração Geral, Comunicação e Controle, Técnico Perfil Interno, Banco do Brasil, FGV, 2023

Uma das principais decisões acerca da comunicação no ambiente organizacional refere-se ao tipo de canal a ser utilizado.

Sobre os tipos de canais a serem utilizados para o envio de determinada mensagem, assinale a opção que apresenta corretamente uma vantagem dos canais considerados ricos.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

62Q993209 | Administração Geral, Comunicação e Controle, Coordenador Censitário Subárea, IBGE, FGV, 2019

O adequado desempenho da função controle depende de sistemas de controle organizacional eficazes. Sistemas de controle eficazes devem atender a alguns critérios gerais, tais como, entre outros:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

63Q894421 | Administração Geral, Comunicação e Controle, Auxiliar Administrativo, SAAE de Itaguaçu ES, Instituto Access, 2024

No trabalho em equipe e relaçõesinterpessoais é importante a cooperação, a ética, o respeito e a comunicação. Qual ferramenta abaixo não está adequada a boa comunicação organizacional?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

65Q916832 | Administração Geral, Comunicação e Controle, Técnico Administrativo, TCERR, FGV, 2025

No contexto organizacional, há diversos tipos de comunicação. Uma delas, de caráter informal e não controlada pela direção da empresa, é considerada confiável e fidedigna pela maioria dos funcionários.
Esse tipo de rede de comunicação é denominada
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

66Q884879 | Administração Geral, Comunicação e Controle, Agente Administrativo, Prefeitura de Matinhas PB, CPCON, 2024

No ambiente organizacional, a comunicação contribui para a realização de metas e objetivos, contribuindo para a integração entre seus membros. É possível interpretar o processo comunicacional, a partir de um modelo que envolve o emissor, que codifica uma mensagem e a transmite por meio de um canal ao receptor, que por sua vez decodifica a mensagem. O receptor oferece um feedback ao emissor, permitindo que este, identifique se a mensagem foi compreendida ou não. Em meio a esse processo podem surgir barreiras ou interferências que dificultam a comunicação, denominados como ruídos. O ruído em uma comunicação pode ter várias origens. O ruído que envolve o estado mental e emocional, (tais como stress, descontentamento ou preocupação) do emissor e/ou do receptor, pode ser denominado:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

67Q993214 | Administração Geral, Comunicação e Controle, Coordenador Censitário Subárea, IBGE, FGV, 2019

Barreiras à comunicação são um problema comum em grandes organizações, com muitos níveis hierárquicos. À medida que vão sendo passadas dos níveis hierárquicos inferiores para os níveis hierárquicos mais altos, é preciso que as informações sejam sintetizadas e condensadas. Nesse processo, é comum ocorrer a manipulação deliberada de informações, para que elas sejam vistas de forma mais favorável pelos receptores da informação.
Essa barreira à comunicação é conhecida como:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

68Q894684 | Administração Geral, Comunicação e Controle, Agente Administrativo, Prefeitura de Salgado de São Félix PB, APICE, 2024

Fluxo da comunicação diz respeito à maneira em que a comunicação pode fluir. Ana, recepcionista da Empresa Alfa, envia um e-mail para Maria, sua gestora, nesse exemplo, como classifica-se o fluxo de comunicação:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

69Q886590 | Administração Geral, Comunicação e Controle, Assistente Administrativo, Prefeitura de Soledade PB, CPCON, 2024

A comunicação organizacional trata dos padrões e tipos de comunicação que ocorrem no contexto organizacional, com o propósito de facilitar a consecução dos objetivos da organização. No processo de comunicação, podem surgir empecilhos que dificultam o estabelecimento de uma comunicação precisa e informativa. Estas barreiras à comunicação podem ter origem tanto organizacional como individual. Divergências de interpretação do significado de uma palavra pelos envolvidos em uma comunicação constitui uma barreira comunicacional identificada como:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

71Q880637 | Administração Geral, Comunicação e Controle, Recepcionista, Prefeitura de Araruna PB, CPCON, 2024

O cargo de recepcionista envolve habilidades relacionadas também à capacidade de obtenção de uma comunicação eficiente e eficaz, tanto no lado do receptor como do emissor da mensagem. Assinale a alternativa CORRETA sobre o tema:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

72Q893105 | Administração Geral, Comunicação e Controle, Agente Administrativo, Câmara de Santo Antônio do Descoberto GO, IV UFG, 2024

A comunicação nas organizações ocorre tanto de maneira formal quanto informal. A comunicação informal
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

73Q891058 | Administração Geral, Comunicação e Controle, Função: Administrativo, ITAIPU BINACIONAL, CESPE CEBRASPE, 2024

A comunicação interpessoal pode ser desenvolvida de três formas interdependentes: oral, escrita e não verbal. A comunicação não verbal
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

74Q888773 | Administração Geral, Comunicação e Controle, Recepcionista, Câmara de Vinhedo SP, Avança SP, 2024

O correio de voz é uma ferramenta comum de comunicação usada em muitos ambientes de trabalho e pessoais. Além disso, oferece a conveniência de acessar e gerenciar mensagens remotamente. Qual das seguintes afirmações melhor descreve uma característica chave do correio de voz?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

75Q888550 | Administração Geral, Comunicação e Controle, Agente Administrativo, Prefeitura de Paraíso SC, AMEOSC, 2024

As reuniões são consideradas fundamentais no ambiente corporativo por diversas razões, pois proporcionam um espaço para a comunicação, colaboração e tomada de decisões entre membros da equipe e líderes. Um aspecto fundamental a ser considerado ao organizar uma reunião eficiente no ambiente corporativo é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

76Q886860 | Administração Geral, Comunicação e Controle, Auxiliar Administrativo, Câmara de Caldas Novas GO, IV UFG, 2024

Leia o caso a seguir.

Prezados funcionários,

Comunicamos que será realizada uma reunião geral em nossa instituição no dia 15 de março de 2024, às 10h, no auditório principal. Na pauta, abordaremos estratégias e promoções destinadas à colônia de férias que ocorrerá em julho. A presença de todos é crucial, pois discutiremos questões de relevância para esse período específico. Contamos com a participação ativa e pontual de cada um para enriquecer nossas discussões e contribuir para o sucesso das ações planejadas.

Atenciosamente, A Administração.

Qual é a categoria de comunicação mais adequada para o comunicado acima?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

77Q957796 | Administração Geral, Comunicação e Controle, Assistente Administrativo I, Prefeitura de Porto Amazonas PR, FAU, 2025

São posturas que dificultam a comunicação interpessoal nas organizações:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

78Q887763 | Administração Geral, Comunicação e Controle, Agente Administrativo, Prefeitura de São Domingos do Cariri PB, CPCON, 2024

No ambiente organizacional, a comunicação contribui para a realização de metas e objetivos, contribuindo para a integração entre seus membros. É possível interpretar o processo comunicacional, a partir de um modelo que envolve o emissor, que codifica uma mensagem e a transmite por meio de um canal ao receptor, que por sua vez decodifica a mensagem. O receptor oferece um feedback ao emissor, permitindo que este, identifique se a mensagem foi compreendida ou não. Em meio a esse processo podem surgir barreiras ou interferências que dificultam a comunicação, denominados como ruídos. O ruído em uma comunicação pode ter várias origens. O ruído que envolve o estado mental e emocional, (tais como stress, descontentamento ou preocupação) do emissor e/ou do receptor, pode ser denominado:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

79Q993238 | Administração Geral, Comunicação e Controle, Agente Censitário Supervisor ACS, IBGE, IBADE, 2019

Analise os itens a seguir e assinale a alternativa correta.

I - Liderança é o processo de conduzir um grupo de pessoas. É a habilidade de motivar e influenciar os liderados para que contribuam da melhor forma com os objetivos do grupo ou da organização.

II - Segundo Chiavenato (2006, p.142), a comunicação é a troca de informações entre indivíduos. Significa tornar comum uma mensagem ou informação.

III - Segundo Chiavenato, Motivação "É tudo aquilo que impulsiona a pessoa a agir de determinada forma, ou, pelo menos, que dá origem a uma propensão a um comportamento específico”.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

80Q889834 | Administração Geral, Comunicação e Controle, Auxiliar Administrativo I, Prefeitura de Curvelo MG, FUNDEP, 2024

Os processos de comunicação da empresa dão suporte a todas as áreas desta e, necessariamente, ao processo de controle, que deve ser munido de informações precisas.
Nesse contexto, assinale com V as afirmativas verdadeiras e com F as falsas.

(   ) Inspeção visual, questionários e relatórios verbais são meios de se obter informações.
(   ) Os padrões do sistema de controle irão determinar o tipo de informação que deverá ser produzida.
(   ) Processo de acompanhamento ou monitoramento denominam o processo de produção de informações.
(   ) Orçamentos, planilhas, cronogramas, especificações de qualidade e fluxogramas têm incluídos, neles próprios, os padrões de controle.

Assinale a sequência correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.