Início

Questões de Concursos Comunicação organizacional

Resolva questões de Comunicação organizacional comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


1Q251268 | Administração Geral, Comunicação organizacional, Técnico Judiciário Área Administrativa, TRF 5a, FCC

Os processos de comunicação englobam

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2Q141696 | Administração Geral, Comunicação organizacional, Analista Judiciário Estatística, TRT 3a Região, FCC

Um recurso frequentemente utilizado para compensar os problemas resultantes de ruídos nos processos de comunicação dentro de uma organização é

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3Q101015 | Administração Geral, Comunicação organizacional, Analista Planejamento e Gestão, FINEP, CESGRANRIO

O texto publicitário tem por característica uma estrutura circular, o que significa dizer que esse tipo de texto

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4Q192067 | Administração Geral, Comunicação organizacional, Administrador, UFT, COPESE

Toda organização deve ser construída sobre sólida base de comunicação e informação e não apenas sobre hierarquia de autoridade. Nesse sentido, um sistema planejado de coletar, processar, armazenar e disseminar informação, que possibilita a tomada de decisões eficazes pelos gerentes de linha envolvidos, é um sistema de

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

6Q100113 | Administração Geral, Comunicação organizacional, Analista Administrativo, TJ SC, TJ SC

Nas organizações mais bem sucedidas do mundo, a área de comunicação interna recebe a máxima prioridade. Analise as proposições abaixo.

I - Dado é um registro ou anotação a respeito de um determinado evento ou ocorrência.

II - Emissor ou fonte é a pessoa, coisa ou processo que emite uma mensagem.

III - Informação é o conjunto de dados com um determinado significado.

IV - Ruído é uma interferência estranha que afeta a mensagem. É um elemento prejudicial ao processo de comunicação.

V - Comunicação é o processo de transmissão de uma informação de uma pessoa para outra, sendo então compartilhada por ambas.

Assinale a alternativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

7Q188932 | Administração Geral, Comunicação organizacional, Agente Censitário, IBGE, CESGRANRIO

A comunicação horizontal na empresa tem como propósito

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

8Q205320 | Administração Geral, Comunicação organizacional, Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental, MPOG, ESAF

Elemento básico para a interação social e o desenvolvimento das relações humanas, a comunicação desempenha papel fundamental para a efetivação de planos e programas em qualquer ambiente organizacional. Por isso mesmo, é correto afirmar que:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

9Q107296 | Administração Geral, Comunicação organizacional, Analista Administrativo Área Administrativa, PREVIC, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Julgue o item abaixo, relativo à comunicação e ao planejamento
estratégico.

A comunicação, base de qualquer processo administrativo em uma organização, influencia fortemente a imagem institucional, por isso, deve compor o planejamento estratégico da organização.

  1. ✂️
  2. ✂️

10Q101408 | Administração Geral, Comunicação organizacional, Analista Administrativo, BACEN, FCC

Na Teoria da Comunicação, um dos pontos de maior importância é a preocupação com a pessoa que está na outra ponta da cadeia de comunicação: o receptor. Trata- se de

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

11Q186709 | Administração Geral, Comunicação organizacional, Agente de Fiscalização, TCM SP, FGV

O diretor de uma empresa afirmou que a maior parte de seu tempo é dedicada à participação em reuniões com stakeholders externos e entrevistas à mídia, informando sobre as atividades, políticas e resultados da organização. O diretor desempenha, principalmente, um papel:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

12Q114857 | Administração Geral, Comunicação organizacional, Analista de Processos Organizacionais Administração, BAHIAGÁS, FCC

No processo de comunicação, a percepção e interpretação, por parte do receptor, do significado da mensagem recebida é denominada

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

13Q150656 | Administração Geral, Comunicação organizacional, Analista Judiciário Psicologia, TSE, CONSULPLAN

Em relação à comunicação nas organizações, analise.

I. Uma comunicação eficaz é um processo horizontal, em que todos os envolvidos mantêm uma ética relacional.

II. É possível melhorar a comunicação por meio de treinamento e desenvolvimento de pessoal.

III. A comunicação é elemento acessório no processo de busca de qualidade nas organizações.

Assinale

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

14Q188276 | Administração Geral, Comunicação organizacional, Administrador, PGE BA, FCC

Em sistemas de direção contemporâneos,orientados pelo forte comprometimento dos colaboradores com trabalho em equipe,inovação e realização de metas coletivas,a comunicação é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

16Q229525 | Jornalismo, Comunicação organizacional, Profissional de Comunicação Júnior, COPEL, PUC PR

A comunicação interna representa um dos maiores desafios para empresas de todos os segmentos. Uma política bem estruturada, voltada para a valorização dos funcionários e para o acesso e qualidade da informação, é crucial inclusive para a comunicação com públicos externos, tais como clientes, fornecedores, órgãos do governo, comunidade e concorrência. Para a organização de tal política (comunicação interna), as empresas contam com diversos instrumentos. A respeito dos instrumentos de comunicação interna é correto afirmar que:

I. Uma política de comunicação interna tem por objetivo promover o equilíbrio do clima interno por meio de análise e monitoração do ambiente.

II. O planejamento de comunicação interna prevê a utilização de técnicas combinadas, dirigidas e estruturadas a partir do planejamento estratégico da empresa e das atividades que se voltam à disseminação de informações da organização (livre fluxo) e à valorização dos indivíduos.

III. O mascote - instrumento bastante utilizado em campanhas internas, pode ser entendido como personagem (objeto ou ser) escolhido para representar visual e positivamente um conceito ou uma idéia e deve fixar positivamente a imagem da empresa, de seus produtos ou serviços, junto aos públicos, visando à formação de uma opinião favorável.

IV. Como técnica, as homenagens são prova de reconhecimento, gratidão, importância, admiração ou outro sentimento intenso e positivo produzidas para determinada pessoa por meio de variadas formas de celebração, eventos ou registros. Têm como objetivo fortalecer o relacionamento da empresa com os públicos por meio de reconhecimento público a determinada pessoa, à qual se confere destaque por razões valorizadas.

V. A técnica de datas comemorativas visa ao registro e à comemoração de datas de grande importância para determinado público da organização, tendo como objetivo utilizar datas comemorativas e de grande significado para o público, objetivando retorno de imagem para a empresa.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

17Q188970 | Administração Geral, Comunicação organizacional, Administrador, MTur, FUNIVERSA

A respeito da comunicação vertical, assinale a alternativa incorreta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

18Q160015 | Administração Geral, Comunicação organizacional, Assistente de Gabinete, DPE MT, FGV

Sobre os tipos de comunicação organizacional, analise as afirmativas a seguir.

I. Uma sugestão de melhoria é um tipo de comunicação ascendente.
II. Uma instrução de trabalho é um exemplo de comunicação descendente.
III. Uma comunicação entre departamentos ou entre setores é um exemplo de comunicação horizontal.

Assinale:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

19Q185736 | Administração Geral, Comunicação organizacional, Administrador, MPE SC, ACAFE

A comunicação é um processo relacional que deve ser realizado em dois sentidos. Disso compreende-se que se torna necessário encontrar um meio adequado para se expressar idéias e, ao mesmo tempo, ouvir ou captar por meio de gestos o que o outro compreendeu ou tem a dizer.

Nesse processo, a melhor situação se dá por meio de:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

20Q98907 | Administração Geral, Comunicação organizacional, Analista Planejamento e Gestão, FINEP, CESGRANRIO

House organ é um veículo impresso ou eletrônico dirigido ao público interno ou a segmentos do público externo. Esse tipo de publicação tem como uma de suas características

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.