Início

Questões de Concursos Conceitos Básicos

Resolva questões de Conceitos Básicos comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


361Q785206 | Engenharia Elétrica, Conceitos Básicos, Técnico em Operações de Empresa de Comunicação Pública, EBC, CESPE CEBRASPE

Acerca de componentes e circuitos elétricos e eletrônicos, julgue os próximos itens.

Para garantir o funcionamento da estação de TV ou rádio na ausência do fornecimento de energia elétrica, utiliza-se o grupo gerador de energia elétrica.

  1. ✂️
  2. ✂️

362Q556899 | Informática, Conceitos Básicos, Técnico, TJ PR, TJ PR

Assinale a alternativa que preenche corretametne a lacuna da afirmação a seguir:

As funções Recortar e Copiar utilizam ____________ para efetuar suas tarefas.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

363Q552562 | Informática, Conceitos Básicos, Agente de Fiscalização Financeira Informática, TCE SP, FCC

Instruções: Para responder às questões de 31 a 50, considere que os aplicativos devem ser reputados sempre na originalidade da versão referenciada e não quaisquer outras passíveis de modificação (customização, parametrização, etc.) feita pelo usuário. Quando não explicitados nas questões, as versões dos aplicativos são: Windows XP edição doméstica (Português), Microsoft Office 2000, SGBD MS-SQL Server 2000 e navegador Internet Explorer 8. Mouse padrão destro.

No Word, NÃO pertence à formatação de parágrafo a função:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

364Q787064 | Engenharia Elétrica, Conceitos Básicos, Técnico de Projetos Júnior, Petrobras, CESGRANRIO

As válvulas manuais que possuem acionamento por meio de volante com caixa de redução são, normalmente, utilizadas em tubulações que operam em linhas de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

365Q264828 | Informática, Conceitos Básicos, Técnico Judiciário Tecnologia da Informação, TRT 5a Região, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

A placa-mãe de um computador é a placa de circuito impresso que contém os principais componentes eletrônicos de um computador. Com respeito a placas-mãe e seus principais componentes, julgue os itens a seguir.

A capacidade de armazenamento da memória RAM é um aspecto importante para o desempenho de um computador. Placas-mãe atuais suportam memórias de 2, 4 e 8 gigabytes de RAM, além de outras capacidades.

  1. ✂️
  2. ✂️

366Q790228 | Engenharia Elétrica, Conceitos Básicos, Engenheiro Elétrico, Superintendência de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas PE, 2018

Quando há possíveis soluções para o tratamento de fatores que afetam a qualidade da energia elétrica, é correto afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

367Q98858 | Governança de TI, Conceitos Básicos, Analista Suporte e Infraestrutura, MPU, CESPE CEBRASPE

A respeito de governança de tecnologia da informação (TI), julgue os itens a seguir.

A dependência do negócio em relação a TI é caracterizada pela estratégia definida pela organização, fábrica, suporte e mudança.

  1. ✂️
  2. ✂️

368Q788527 | Engenharia Elétrica, Conceitos Básicos, Supridor, Petrobras, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens subseqüentes, relativos a instrumentos de medição.

No wattímetro analógico, existem duas bobinas, uma de corrente e outra de tensão. A bobina de corrente é ligada em série, e a de tensão, em paralelo com o circuito do qual se deseja determinar a potência.

  1. ✂️
  2. ✂️

369Q785826 | Engenharia Elétrica, Conceitos Básicos, Analista de Regulação, ARCE CE, FCC

A Resolução nº 414, de 9 de setembro de 2010, da Agência Nacional de Energia Elétrica – ANEEL, que estabelece as Condições Gerais de Fornecimento de Energia Elétrica de forma atualizada e consolidada, está organizada em 17 (dezessete) capítulos, dentre os quais encontram-se presentes e assim denominados:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

370Q353245 | Contabilidade Geral, Conceitos Básicos

Em uma empresa, é um fato contábil modificativo aumentativo
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

371Q553040 | Informática, Conceitos Básicos, Nível II, MPS MPAS, CESPE CEBRASPE

Julgue os próximos itens, relativos a fundamentos de computação.

São considerados periféricos de entrada: mouse, teclado e monitor touch screen.

  1. ✂️
  2. ✂️

372Q558224 | Informática, Conceitos Básicos, Analista de Regulação, ARCE, FCC

Uma organização do tipo linear é caracterizada pela
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

373Q789662 | Engenharia Elétrica, Conceitos Básicos, Eletrotécnico, FMS PI, NUCEPE

O movimento de elétrons provocado pela diferença de potencial entre os dois pontos em um condutor é denominado:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

374Q786178 | Engenharia Elétrica, Conceitos Básicos, Analista, SERPRO, CESPE CEBRASPE

A respeito dos conceitos de tarifação de energia elétrica relativos ao segmento horossazonal adotado no Brasil, julgue os itens seguintes.

A tarifa horossazonal azul é aplicável obrigatoriamente a consumidores atendidos em baixa tensão.

  1. ✂️
  2. ✂️

375Q603988 | Biblioteconomia, Conceitos Básicos

Assinale a alternativa que se enquadra no seguinte conceito: ?é constituída por uma coleção de conceitos apreendidos por meio de um processo intelectual, a partir dos documentos registrados de um dado sistema, sendo que esses conceitos são expressos por palavras ou por expressões extraídas dos documentos?.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

376Q787653 | Engenharia Elétrica, Conceitos Básicos, Engenheiro Área Engenharia Elétrica, CD, CESPE CEBRASPE

Em relação às modalidades tarifárias previstas na Resolução Normativa n.º 414/2010 da ANEEL e alterações, julgue os itens a seguir.

Entre as modalidades tarifárias aplicáveis ao subgrupo B1 — residencial — incluem-se a tarifa convencional monômia, caso em que apenas o consumo de energia elétrica é tarifado, e a tarifa horária branca, situação em que tanto o consumo de energia elétrica quanto a demanda de potência são tarifados.

  1. ✂️
  2. ✂️

377Q235732 | Redes de Computadores, Conceitos Básicos, Programador de Computador, TRE RJ, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Com referência a redes de computadores, julgue os itens que se
seguem.

Por terem como base a comunicação direta entre utilizadores, as aplicações P2P necessitam de servidores para serem acessadas.

  1. ✂️
  2. ✂️

378Q166876 | Segurança da Informação, Conceitos Básicos, Auditor Fiscal da Receita Estadual, SEFAZ SC, FEPESE

A segurança da informação protege as organizações contra uma ampla gama de ameaças, para assegurar a continuidade dos negócios, minimizar prejuízos e maximizar o retorno de investimentos e oportunidades comerciais.

A respeito dos conceitos de segurança da informação, assinale a alternativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

379Q233694 | Redes de Computadores, Conceitos Básicos, Programador de Computador, TRE RS, FCC

Um método de acesso cujo objetivo é tentar evitar colisões causadas pela transmissão simultânea de várias estações, por meio da espera de um intervalo de tempo aleatório após a desocupação do canal, é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.