Início

Questões de Concursos Conceitos Filosóficos

Resolva questões de Conceitos Filosóficos comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


101Q1069713 | Filosofia, Conceitos Filosóficos, Professor de Ensino Fundamental II Filosofia 36h, Prefeitura de Lavrinhas SP, AGIRH, 2025

Sobre a ética kantiana, julgue as seguintes afirmativas:
I. Caracteriza-se por ser uma ética do dever, o dever entendido como expressão da racionalidade humana, única fonte legítima da moralidade.
II. Virtuoso, para Kant, é todo ato praticado de forma autônoma, consciente, conforme o dever (ou seja, de acordo com uma máxima) e por dever porque se entende que ela deve ser uma lei universal).
III. As normas morais devem ser obedecidas como deveres, mas se trata de um tipo de dever que se confunde com a própria noção de liberdade, porque, para Kant, o indivíduo que obedece a uma norma moral atende à liberdade da razão, isto é, àquilo que a razão, no uso de sua liberdade, determinou como correto.
São corretas as seguintes afirmativas:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

102Q1072094 | Filosofia, Conceitos Filosóficos, Professor Filosofia, Prefeitura de Porto Alegre RS, FUNDATEC, 2025

A ideia de beleza é central ao longo da história da estética filosófica. Entre as teorias a tratar desse conceito, há aquelas denominadas “teorias funcionais da beleza”. Estão entre essas teorias as ideias abaixo, EXCETO:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

103Q1070326 | Filosofia, Conceitos Filosóficos, Filosofia, IF MS, INSTITUTO AOCP, 2025

A Revolução Copernicana de Kant no campo da filosofia do conhecimento propõe uma mudança radical na maneira de entender a relação entre o sujeito e o objeto. Com base no exposto, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

104Q1071111 | Filosofia, Conceitos Filosóficos, Edital n 31, SEDF, Quadrix, 2022

O conceito de verdade talvez seja um dos conceitos mais importantes da história da filosofia. Vários são os questionamentos que se pode tecer a seu respeito. Qual é a sua natureza? Quem pode ser seu portador? Qual é o critério para verificarmos o que é ou não verdadeiro? Qual é a definição de verdade? Tais perguntas perpassam os campos da metafísica, da filosofia da linguagem, da estética, da epistemologia, da filosofia política, da lógica, entre tantos outros no escopo da filosofia. Tendo em vista esse conceito crucial para o pensamento filosófico, julgue o item.

As teorias da verdade enquanto correspondência procuram evitar qualquer relação com a realidade.
  1. ✂️
  2. ✂️

105Q1071113 | Filosofia, Conceitos Filosóficos, Edital n 31, SEDF, Quadrix, 2022

O conceito de verdade talvez seja um dos conceitos mais importantes da história da filosofia. Vários são os questionamentos que se pode tecer a seu respeito. Qual é a sua natureza? Quem pode ser seu portador? Qual é o critério para verificarmos o que é ou não verdadeiro? Qual é a definição de verdade? Tais perguntas perpassam os campos da metafísica, da filosofia da linguagem, da estética, da epistemologia, da filosofia política, da lógica, entre tantos outros no escopo da filosofia. Tendo em vista esse conceito crucial para o pensamento filosófico, julgue o item.

O filósofo contemporâneo alemão Habermas, inspirado em Peirce, tecendo críticas aos positivistas, buscou elaborar uma teoria da verdade enquanto consenso, procurando considerar o conhecimento comunicativo.
  1. ✂️
  2. ✂️

106Q1074202 | Filosofia, Conceitos Filosóficos, Filosofia, IF Sertão PE, FUNDATEC, 2025

A partir do entendimento das bases conceituais da “Teoria do Agir Comunicativo”, de Jüngen Habermas, analise o trecho a seguir:

“Para Habermas, a modernidade é marcada por um processo ambivalente de racionalização. Enquanto o(a) ____________ constitui o espaço simbólico de socialização, cultura e construção de sentido, está progressivamente ameaçado pela ____________, processo pelo qual os mecanismos sistêmicos — como dinheiro e poder — passam a organizar as relações interpessoais. A proposta habermasiana para resistir a esse processo patológico está ancorada na noção de ____________, forma de interação na qual os participantes, por meio da linguagem, buscam um entendimento mútuo orientado por pretensões de validade como verdade, correção normativa, sinceridade e inteligibilidade”.

Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do trecho acima.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

107Q1074208 | Filosofia, Conceitos Filosóficos, Filosofia, IF Sertão PE, FUNDATEC, 2025

As correntes feministas contemporâneas têm promovido uma revisão crítica dos fundamentos da tradição filosófica ocidental, apontando não apenas a exclusão sistemática de vozes dissidentes, mas também a normatividade embutida nas formas de produção e validação do saber. Com base nas discussões filosófico-feministas, analise as assertivas a seguir:

I. A crítica à pretensão de neutralidade do pensamento filosófico moderno denuncia a constituição de uma razão normativa e excludente, historicamente comprometida com uma lógica de universalidade que obscurece sua inscrição em relações de poder e dominação.
II. A ênfase na experiência concreta e situada como fonte legítima de produção de conhecimento propõe uma ruptura com modelos epistêmicos fundados na abstração e na separação sujeitoobjeto, deslocando a centralidade da filosofia para o reconhecimento do corpo, da afetividade e das práticas cotidianas.
III. A reivindicação por igualdade formal e representatividade institucional tem sido amplamente defendida como estratégia final e suficiente pelas perspectivas feministas contemporâneas, que visam inserir os sujeitos historicamente oprimidos nos espaços de poder já consolidados, sem questionar suas estruturas.
IV. A noção de sujeito do conhecimento é tensionada pelas abordagens feministas contemporâneas, que rejeitam concepções unitárias, abstratas e despolitizadas da subjetividade, propondo em seu lugar formas múltiplas, relacionais e instáveis de constituição do eu.
V. As contribuições feministas contemporâneas à filosofia sustentam que a descolonização epistêmica e o reconhecimento dos saberes subalternizados são processos periféricos diante das demandas centrais por paridade entre os sexos no campo jurídico e educacional.

Quais estão corretas?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

108Q1070411 | Filosofia, Conceitos Filosóficos, Filosofia, SEC BA, UNEB, 2025

A análise da relação entre razão, verdade e conhecimento percorre distintos momentos do pensamento filosófico, desde a Grécia Antiga até a filosofia contemporânea. Com base nas concepções clássicas e modernas sobre a construção da verdade e do conhecimento, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

109Q1071455 | Filosofia, Conceitos Filosóficos, Políticas Públicas e Sociedade, IPEA, CESGRANRIO, 2024

John Rawls desenvolveu sua teoria da justiça distributiva em grande medida como uma resposta às teorias utilitaristas de Jeremy Bentham e John Stuart Mill. Rawls defende a ideia da “justiça como equidade”, que se tornou um dos pilares do liberalismo político contemporâneo.

Sua proposta central é a de que os arranjos legais da sociedade devem
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

110Q1070439 | Filosofia, Conceitos Filosóficos, Ciências, Prefeitura de Cerquilho SP, Avança SP, 2025

Determinada concepção epistemológica sustenta que o conhecimento científico tem sua origem na experiência sensível, sendo o sujeito entendido como uma “tábula rasa”, que adquire ideias a partir da observação e da percepção dos fenômenos. A validade da ciência, nessa visão, depende da acumulação de dados empíricos provenientes da realidade observável. Assinale a alternativa que corresponde a essa concepção.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

111Q1070443 | Filosofia, Conceitos Filosóficos, Professor de Filosofia, SEDUC PI, NUCEPE, 2025

“Ao chegar à cidade mais próxima, encontrou Zaratustra grande quantidade de povo reunido na praça do mercado; pois lhe fora prometido que iriam ver um funâmbulo. E Zaratustra assim falou ao povo: ‘Eu vos ensino o super-homem. O homem é algo que deve ser superado. Que fizestes para superá-lo?’”
(Nietzsche, Assim falou Zaratustra, 3).

Tendo em vista a passagem acima, que afirma Nietzsche sobre o super-homem?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

112Q1070450 | Filosofia, Conceitos Filosóficos, Professor de Filosofia, SEDUC PI, NUCEPE, 2025

David Hume (1711-1776) é um dos principais autores da tradição empirista. A publicação do Tratado sobre a natureza humana, em 1739, traz os traços fundamentais de sua filosofia, levando o empirismo às últimas consequências. Como se caracteriza o empirismo de Hume?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

113Q1074821 | Filosofia, Conceitos Filosóficos, Agente do Serviço de Trânsito, DETRAN MT, UFMT

A ética aplicada é um ramo contemporâneo da filosofia que nos coloca diante do desafio de deliberar sobre problemas práticos que exigem a justificação racional. Esse novo tipo de reflexão ligada à ação surgiu a partir de acontecimentos inéditos que marcaram o século XX: as duas guerras mundiais e os totalitarismos trouxeram o espectro do uso de armas de destruição em massa, de massacres e genocídios; desde a década de 1960 grandes questões estimularam as discussões sobre a extensão de direitos civis e minorias excluídas da sociedade, bem como presenciaram-se reivindicações de uma nova ética sexual. A esse novo estado de coisas veio juntar-se o risco de manipulação genética, decorrente dos avanços da biologia. Outros problemas, como a degradação ambiental, a pobreza, a injustiça social e a exploração do trabalho, também estimularam o debate público entre conservadores e radicais

(ARANHA, M. L. de A., MARTINS, M. H. P. Filosofando: introdução à filosofia. São Paulo: Moderna, 2013.)

Sobre a ética aplicada, analise as afirmativas.

I - A bioética é um campo da ética aplicada.

II - A ética ambiental é um campo da ética aplicada.

III - A ética da degradação é um campo da ética aplicada.

Está correto o que se afirma em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

114Q1074823 | Filosofia, Conceitos Filosóficos, Agente do Serviço de Trânsito, DETRAN MT, UFMT

Segundo o antropólogo Da Matta, a nossa impaciência no trânsito é evidente. “Se o nosso carro enguiça e promove um congestionamento; se encontramos um velho amigo dirigindo ao nosso lado e batemos um papo; se paramos na porta da escola para nossos filhos, não tem problema, pois os outros são invisíveis, não estamos atrapalhando ninguém, mas realizando algo normal (e legítimo). Daí nossa indignação quando alguém buzina e chama nossa atenção para o abuso; daí a nossa repulsa com a ‘falta de educação’ de quem reclama e deveria compreender e esperar não por sua vez, mas por nós.” Mas quando nos transformamos no “outro” tudo muda de figura. “A ausência de paciência, a pressa tão amiga da imprudência e irmã do acidente, faz parte do estilo brasileiro de dirigir. Ela trai a consciência e a incapacidade para negociar cordialmente e põe a nu a incapacidade que revela a ausência de uma educação, de uma preparação para a igualdade”.

(HAAG, C. Fé na modernidade e pé na tábua. In Revista Pesquisa Fapesp, nº 179, Janeiro, 2011.)

Depreende-se da leitura do texto que alguns dos problemas do trânsito no Brasil referem-se a fatores relacionados ao estilo brasileiro de dirigir e ao comportamento dos condutores de veículos nas vias públicas. Sobre esse comportamento, considere:

I - Falta de estilo, pouca pressa, incapacidade motora.

II - Falta de cordialidade, individualismo, imprudência.

III - Falta de educação, desconsideração com o outro, impaciência.

Caracterizam o comportamento desses condutores:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

115Q939149 | Filosofia, Conceitos Filosóficos, PPL, ENEM, INEP

A ética exige um governo que amplie a igualdade entre os cidadãos. Essa é a base da pátria. Sem ela, muitos indivíduos não se sentem “em casa”, experimentam-se como estrangeiros em seu próprio lugar de nascimento.
SILVA, R. R. Ética, defesa nacional, cooperação dos povos. OLIVEIRA, (. R (Org.) Segurança & Defesa Nacional: da competição à cooperação regional. São Paulo: Fundação Memorial da América Latina, 2007 (adaptado).
Os pressupostos éticos são essenciais para a estruturação política e integração de indivíduos em uma sociedade. De acordo com o texto, a ética corresponde a
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

116Q1074844 | Filosofia, Conceitos Filosóficos, Filosofia, IF RS, IF RS

Na Fundamentação da Metafísica dos Costumes, Kant (1960) apresenta a lei moral. O nome dado a essa lei moral é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

117Q1070010 | Filosofia, Conceitos Filosóficos, Área de Atuação 11 Geral, UNIVESP, CESPE CEBRASPE, 2025

Em uma conversa sobre felicidade, Maria proferiu o seguinte argumento: “A população da cidade onde nasci é feliz, porque fiz uma pesquisa com meus conhecidos que moram lá e todos, sem exceção, disseram que são muito felizes.”

Nessa situação, a falácia que se identifica no argumento proferido por Maria é conhecida como

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

118Q1070305 | Filosofia, Conceitos Filosóficos, Filosofia, IF MS, INSTITUTO AOCP, 2025

Jean-Paul Sartre é um dos principais filósofos existencialistas. Sua filosofia se concentra na liberdade, na responsabilidade e na construção do sentido da vida. A respeito do pensamento de Sartre, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

119Q1069300 | Filosofia, Conceitos Filosóficos, Filosofia, SEE PE, CESPE CEBRASPE, 2022

Texto associado.
O objeto da ideia que constitui a mente humana é o corpo, ou seja, um modo determinado da extensão, existente em ato, e não outra coisa.
Espinosa. Ética.

Considerando o fragmento anterior, de Espinosa, julgue o item subsecutivo.

Espinosa afirma em sua ética que a mente é uma entidade substancial.

  1. ✂️
  2. ✂️

120Q1074204 | Filosofia, Conceitos Filosóficos, Filosofia, IF Sertão PE, FUNDATEC, 2025

A crítica histórico-materialista – de autores como David Harvey e Frederic Jamenson – ao pós-modernismo propõe que as transformações culturais e estéticas associadas a esse termo não devem ser compreendidas de forma isolada ou autônoma, mas como manifestações ideológicas de mudanças estruturais no capitalismo. Com base nessa perspectiva, analise as afirmações a seguir:

1. O pós-modernismo é interpretado como a face cultural de um regime de acumulação marcado pela flexibilidade produtiva, fragmentação do consumo, obsolescência acelerada e deslocamento dos centros de decisão econômica.
2. A cultura contemporânea passa a privilegiar a repetição de estilos e a combinação superficial de signos, suprimindo o aprofundamento histórico e a crítica social em favor de uma lógica de mercado voltada ao consumo de imagens.
3. A pluralidade estética, a diversidade de linguagens e a quebra de hierarquias culturais são vistas, nessa abordagem, como fenômenos genuinamente emancipatórios e desvinculados das dinâmicas do capital.
4. A substituição da temporalidade narrativa por uma simultaneidade espacial e fragmentada reflete não apenas uma mudança de gosto artístico, mas uma reorganização da experiência social sob a lógica da circulação rápida de mercadorias e signos.
5. A estetização da vida cotidiana, a mercantilização da diferença e a dissolução das fronteiras entre arte e publicidade integram um processo de neutralização política das formas culturais.

O resultado da somatória dos números correspondentes às afirmações corretas é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.