Início

Questões de Concursos Conceitos Filosóficos

Resolva questões de Conceitos Filosóficos comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


121Q1069869 | Filosofia, Conceitos Filosóficos, Filosofia, IF Farroupilha RS, FUNDATEC, 2025

Na filosofia moral de Immanuel Kant, os imperativos são comandos da razão que orientam as ações humanas. O autor distingue dois tipos principais:
Imperativo hipotético: ordena ações condicionadas a objetivos desejados.
Imperativo categórico: ordena ações incondicionais, universalizáveis e moralmente obrigatórias, independentemente de interesses individuais.

Com base nessas definições, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

123Q1069899 | Filosofia, Conceitos Filosóficos, Área Ciências Humanas, UFSM, UFSM, 2025

Uma importante tradição de compreensão da ética sustenta que a função principal da teoria moral filosófica é distinguir entre ações obrigatórias (deveres ou obrigações), ações proibidas (proibições) e ações indiferentes. No entanto, nem todas as teorias éticas se alinham a essa visão. Qual das teorias a seguir discorda dessa função da teoria ética?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

124Q1070419 | Filosofia, Conceitos Filosóficos, Filosofia, SEC BA, UNEB, 2025

Conforme a reflexão filosófica sobre o agir moral, analise as proposições abaixo, à luz da perspectiva ético-filosófica de Kant e Aristóteles:

I.A moral kantiana pressupõe que a autonomia da razão está sujeita a uma forma de liberdade que se dá exclusivamente no cumprimento do dever racional.
II.Para Aristóteles, a ética se configura como um aprendizado das virtudes, ligadas às disposições naturais e à formação dos hábitos no convívio com a polis.
III.O ideal ético moderno busca compatibilizar o imperativo categórico com a eudaimonia, atribuindo valor pragmático à liberdade em contextos comunitários.

É correto o que se afirma em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

125Q1069426 | Filosofia, Conceitos Filosóficos, Filosofia, SEDUC GO, IADES, 2022

Carnap é extremamente claro: fora das expressões lógicas e matemática, que são apenas transformações tautológicas, não há fonte de conhecimento além da experiência: não existe nenhum juízo sintético a priori, nenhuma intuição, nenhuma visão eidética. As palavras só têm significado quando indicam algo de factual, e as afirmações só têm sentido quando expressam um possível estado de coisas; do contrário, no primeiro caso, temos um scheinbegriff (pseudoconceito) e, no segundo, uma scheinsatz (pseudoproposição).

-

REALE, G.; ANTISSIERI, D. História da filosofia, 7: de Freud à

atualidade. São Paulo: Paulus, 2006, com adaptações.

-

Um dos temas e problemas que surgiram na filosofia da ciência e na teoria do significado foi a caracterização do sentido dos termos empregados em uma linguagem científica. Carnap, ocupado com esse problema, dirige duras críticas à linguagem de algumas áreas de investigação filosófica. Acerca desse tema, é correto afirmar que Carnap dirige duras críticas à(s)

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

126Q1074837 | Filosofia, Conceitos Filosóficos, Filosofia, IF RS, IF RS

Os ídolos e noções falsas que ora ocupam o intelecto humano e nele se acham implantados não somente o obstruem a ponto de ser difícil o acesso da verdade, como, mesmo depois de seu pórtico logrado e descerrado, poderão ressurgir como obstáculo à própria instauração das ciências, a não ser que os homens, já precavidos contra eles, se cuidem o mais que possam."

(BACON, F. Novum organum. 2.ed. São Paulo: Abril Cultural, 1979. p. 20-21.)


Na sequência desse texto, o filósofo apresenta os “gêneros" dos ídolos “que bloqueiam a mente humana" (BACON, 1979, p. 21). Das alternativas abaixo, qual NÃO corresponde aos ídolos expostos por Francis Bacon nesse referido texto?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

127Q1030422 | Filosofia, Conceitos Filosóficos, Professor de Filosofia, SEEC RN, FGV, 2025

A causa da gênese de uma coisa e a sua utilidade final, a sua efetiva utilização e inserção em um sistema de finalidades, diferem totalmente.
NIETZSCHE, F. Genealogia da moral. São Paulo: Companhia das Letras, 2009. (Adaptado.)

O método genealógico de Nietzsche é empregado em suas investigações sobre como os valores se constituem. Com relação a esse método, é correto afirmar que os valores
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

128Q1074200 | Filosofia, Conceitos Filosóficos, Filosofia, IF Sertão PE, FUNDATEC, 2025

Analise o trecho abaixo, retirado de “História da Filosofia”, sobre a dialética hegeliana:

“Dialética: O único método em grau de garantir o conhecimento científico do absoluto e de elevar assim a filosofia à ciência, é, segundo Hegel, o método dialético, por meio do qual a verdade pode finalmente receber a forma rigorosa do sistema da cientificidade. A dialética nascera no ambiente da Escola de Eléia, principalmente com Zenão, e na grecidade havia alcançado seus vértices com Platão; na era moderna, fora retomada por Kant, que, porém, a privara de verdadeiro valor cognoscitivo. Hegel se remete à dialética clássica, mas conferindo movimento e dinamicidade às essências e aos conceitos universais que, já descobertos pelos antigos, haviam, porém, permanecido com eles em uma espécie de repouso rígido, quase solidificados. O coração da dialética se torna, assim, o movimento, e precisamente o movimento circular ou em espiral, com ritmo triádico. Os três momentos do movimento dialético são: 1) a tese, que é o momento abstrato ou intelectivo; 2) a antítese, que é o momento dialético (em sentido estrito) ou negativamente racional; 3) a síntese, que é o momento especulativo ou positivamente racional” (Reale; Antiseri, 2005, v. 5).

Com base no trecho da obra de Reale e Antiseri e na compreensão sobre a filosofia hegeliana e a dialética, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

129Q1069853 | Filosofia, Conceitos Filosóficos, Área 01 Filosofia, IF Sul Rio Grandense, IF Sul Rio Grandense, 2025

Em Os Elementos da Filosofia Moral (2006), James Rachels define por subjetivismo ético a posição segundo a qual nossas opiniões morais expressariam apenas sentimentos ou emoções.
Sobre essa posição subjetivista, afirma-se que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

130Q1070123 | Filosofia, Conceitos Filosóficos, Área Filosofia, IF RN, FUNCERN, 2025

O Empirismo defende que todo o conhecimento advém da experiência sensível e que as sensações e percepções dependem das coisas exteriores. Segundo essa corrente filosófica, o conhecimento
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

131Q1070405 | Filosofia, Conceitos Filosóficos, Assistente Administrativo, Prefeitura de São José do Povo MT, POLICON, 2024

Dentro das relações temos questão ética e moral nas relações humanas e sociais, diante disso é possível afirmar se as definições abaixo são corretas dentro deste contexto?

ÉTICA é “conjunto de valores que orientam o comportamento do homem em relação aos outros homens na sociedade em que vive, garantindo, assim, o bem-estar social”, ou seja, ética é a forma como o homem deve se comportar no seu meio social - ética é uma espécie de legislação do comportamento moral das pessoas.

A MORAL sempre existiu, pois todo ser humano possui a consciência moral que o leva a distinguir o bem do mal no contexto em que vive. Surgindo realmente quando o homem passou a fazer parte de agrupamentos, isto é, surgiu nas sociedades primitivas, nas primeiras tribos. A Ética teria surgido com Sócrates, pois se exige maior grau de cultura. Ela investiga e explica as normas morais, pois leva o homem a agir não só por tradição, educação ou hábito, mas principalmente por convicção e inteligência. Ou seja, enquanto a Ética é teórica e reflexiva, a Moral é eminentemente prática. Uma completa a outra.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

132Q1070409 | Filosofia, Conceitos Filosóficos, Filosofia, SEC BA, UNEB, 2025

"A convivência democrática não supõe o apagamento das diferenças, mas a sua constituição como mediações para o exercício da liberdade, da justiça e da pluralidade" (CHAUÍ, Marilena. Convite à Filosofia, p. 368).

Com base na afirmação acima e na perspectiva ética dos direitos humanos, analise as proposições e assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

133Q937551 | Filosofia, Conceitos Filosóficos, Primeiro Dia, ENEM, INEP

A política foi, inicialmente, a arte de impedir as pessoas de se ocuparem do que lhes diz respeito. Posteriormente, passou a ser a arte de compelir as pessoas a decidirem sobre aquilo de que nada entendem.
VALÉRY, P. Cadernos. Apud BENEVIDES, M.V. M. A cidadania ativa.SâoPaulo:Ática, 1996.

Nessa definição, o autor entende que a história da política está dividida em dois momentos principais: um primeiro, marcado pelo autoritarismo excludente, e um segundo, caracterizado por uma democracia incompleta. Considerando o texto, qual é o elemento comum a esses dois momentos da história política?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

134Q1069924 | Filosofia, Conceitos Filosóficos, Economista, CISAMVE SC, FURB, 2025

filosofia ética contemporânea tem debatido intensamente os limites e interseções entre diferentes perspectivas normativas e suas aplicações em contextos profissionais. Considerando as abordagens deontológica, consequencialista e da ética do cuidado no contexto da saúde pública, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:

I.A deliberação moral no serviço público de saúde frequentemente transcende os limites da deontologia profissional codificada, exigindo uma integração entre o respeito a princípios universalizáveis e a sensibilidade às particularidades contextuais e relacionais de cada situação.

PORQUE

II.A ética do cuidado complementa as abordagens principialistas ao enfatizar a importância das relações deinterdependência, da receptividade às necessidades do outro e da compreensão situada, elementos essenciais para uma prática profissional responsiva em contextos de vulnerabilidade.


A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

135Q1070445 | Filosofia, Conceitos Filosóficos, Professor de Filosofia, SEDUC PI, NUCEPE, 2025

“Fotografias são onipresentes: coladas em álbuns, reproduzidas em jornais, expostas em vitrines, paredes de escritórios, afixadas contra muros sob forma de cartazes, impressas em livros, latas de conservas, camisetas. O que significam tais fotografias?”
(Flusser, V.Filosofia da Caixa Preta. São Paulo: Annablume, 2011, p. 51).

“Com a fotografia, o valor de culto começa a recuar, em todas as frentes, diante do valor de exposição. Mas o valor de culto não se entrega sem oferecer resistência. Sua última trincheira é o rosto humano. Não é por acaso que o retrato era o principal tema das primeiras fotografias”.
(Benjamin, W. A obra de arte na era da sua reprodutibilidade técnica. In Benjamin, W. Magia e técnica, arte e política. São Paulo: Brasiliense, 1994, p. 174)

Avalie as seguintes afirmações:

I. Ao tratar da noção de aura como um elemento também próprio da fotografia, Benjamin vê com otimismo essa nova forma de obra de arte, pois ainda está munida de aura.

II. Benjamin pensa o valor deculto e o valor de exposição das imagenstécnicas. Flusser, em suaperspectiva, considera afotografia como produções automáticas,mediada por aparelhoscodificadores.

III. Flusser analisa positivamente a mediação técnica da fotografia, ao contrário de Benjamin, que considera tal mediação decadente.

IV. Vilém Flusser, ao pensar a fotografia como imagem produzida e distribuída por aparelho, evidencia a influência do pensamento de Walter Benjamin, ao considerar a imagem fotográfica como a primeira imagem técnica.


Assinale a alternativa que apresenta APENAS as afirmações corretas.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

136Q1075068 | Filosofia, Conceitos Filosóficos, Filosofia, IFB, IFB

Kant resume a lição básica da estética e da analítica transcendental ao afirmar que “as condições da possibilidade da experiência em geral são, ao mesmo tempo, as condições da possibilidade dos objetos da experiência” (Crítica da Razão Pura, A 158/B 197). Assinale a alternativa que apresenta a consequência desta lição.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

138Q1075166 | Filosofia, Conceitos Filosóficos, Filosofia, SEDUC CE, SEDUC CE

Leia o texto abaixo.

“Ao invés de indicar algo que seja comum a tudo o que chamamos linguagem, digo que não há uma coisa sequer que seja comum a estas manifestações, motivo pelo qual empregamos a mesma palavra para todas, - mas são aparentadas entre si, de muitas maneiras diferentes. Por causa deste parentesco, ou destes parentescos, chamamos a todas de 'linguagens'”.

Wittgenstein, Investigações Filosóficas.

O texto acima reflete o amadurecimento das ideias de Wittgenstein que, nessa fase,

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

139Q1070058 | Filosofia, Conceitos Filosóficos, Agente de Vigilância, SAMAE de Blumenau SC, FURB, 2024

De acordo com Andrade (2017), é necessário resgatar o sentido de ser ético do indivíduo. Nesse sentido, é correto afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

140Q1072134 | Filosofia, Conceitos Filosóficos, Agente Comunitário PACS, Prefeitura de Buritizal SP, Creative Group, 2024

Qual a diferença entre ética e moral?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.