Início

Questões de Concursos Conceitos Filosóficos

Resolva questões de Conceitos Filosóficos comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


161Q1070021 | Filosofia, Conceitos Filosóficos, Monitor Educacional, Prefeitura de Cumari GO, GANZAROLI, 2024

A ética (do grego ethos, "costume", "hábito" ou "caráter") para Aristóteles está diretamente relacionada com a ideia de virtude (areté) e da felicidade (eudaimonia). Outros filósofos como Sócrates e Platão também apresentaram a base do que se define como ética. Marque a opção que expõe o conceito correspondente a ética.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

162Q1069267 | Filosofia, Conceitos Filosóficos, Ciências Humanas Filosofia, SEC BA, FCC, 2022

Francis Bacon, filósofo inglês do século XVI, diz-se arauto da ciência experimental em busca de um novo método. Esse caminho é dificultado pelos ídolos, os enganos que enredam a busca pelo conhecimento verdadeiro: as opiniões preconcebidas (ídolos da caverna), a perspectiva antropocêntrica sobre a natureza (ídolos da tribo), a força das opiniões compartilhadas (ídolos do mercado) e das tradições sedimentadas (ídolos do teatro). Os ídolos, embora aninhados na mente dos homens, só revelam sua ação se observados na trama social, ou seja, no interior das culturas. A teoria dos ídolos é hoje considerada pela sociologia do conhecimento o vestíbulo das ideologias. Desse modo, pode-se concluir que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

163Q1070303 | Filosofia, Conceitos Filosóficos, Filosofia, IF MS, INSTITUTO AOCP, 2025

A formulação do cogito, ergo sum em Descartes representa um marco na fundamentação do conhecimento, estabelecendo um ponto de certeza indubitável após a aplicação da dúvida metódica. Em relação a essa fundamentação, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

164Q1069562 | Filosofia, Conceitos Filosóficos, Assistente Administrativo, CREF 19 Região AL, Quadrix, 2024

Em relação à ética e à moral, julgue o item.

A moral rege as relações da sociedade e fundamenta‑se em seus costumes e em suas regras de convivência, os quais podem ser modificados com as influências sofridas pela comunidade.

  1. ✂️
  2. ✂️

165Q1069577 | Filosofia, Conceitos Filosóficos, Procurador Jurídico, Câmara de Rondonópolis MT, SELECON, 2024

Wolfgang Goethe (1749-1832) afirmava que o ser humano só conhece o mundo dentro de si se toma consciência de si mesmo dentro do mundo. O senso crítico (ou consciência crítica) depende do crescimento de duas dimensões da consciência, a saber:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

166Q1070869 | Filosofia, Conceitos Filosóficos, Processo Seletivo Tradicional 2017 2 AGRESTE, CESMAC, Cepros

Entre os constitutivos essenciais da natureza racional do ser humano, a liberdade ocupa um papel definitivo. Neste pressuposto, podemos definir ‘liberdade’ como sendo:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

167Q1069863 | Filosofia, Conceitos Filosóficos, Professor de Filosofia, Prefeitura de Marau RS, FUNDATEC, 2025

A estética romântica conferia centralidade a um conceito que estabelecia certa visão do artista, que seria um indivíduo “[...] essencialmente original e expressava sua natureza superior por meio de obras pelas quais as pessoas comuns entrariam em contato com ele e comungariam com sua personalidade” (Aranha; Martins, 2016). O conceito romântico em questão é o de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

168Q1069647 | Filosofia, Conceitos Filosóficos, Filosofia, SED SC, FURB, 2024

O Empirismo enfatiza o papel da experiência sensível no processo de conhecimento. No que se refere a tal corrente de pensamento, analise as afirmações a seguir. Marque V, para verdadeiras, e F, para falsas:

( ) O empirismo afirma que o conhecimento deriva da experiência sensorial e enfatiza a observação como uma das fontes principais de conhecimento.
( ) O empirismo nega a existência de ideias inatas, em contraste com o modelo cartesiano, que as aceita.
( ) Francis Bacon (1561-1626) e David Hume (1711-1776) foram importantes representantes do Empirismo.
( ) Por meio das impressões diretas dos sentidos (ou pela reflexão sobre essas impressões), surgem as ideias.
( ) No empirismo, há a negação de toda e qualquer possibilidade de conhecimento a qual sustenta um ceticismo absoluto.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

169Q1069903 | Filosofia, Conceitos Filosóficos, Produtor Cultural, UFV MG, UFV, 2025

A respeito da instrumentalização da cultura, conforme Chauí (2001), analise as afirmativas abaixo:

I. A reificação da produção cultural esgota-se na proposição de uma imagem de prestígio de quem faz a cultura e de quem a consome.
II. A cultura pode ser compreendida como um guia prático para se viver corretamente, no que se refere a orientações sobre trabalho, lazer e gosto.
III. A redução da esfera do saber à do conhecimento opera de modo a administrar o saber constituído e a dificultar o pensamento.
IV. A racionalidade administrativa e a eficácia quantitativa limitam a potencialidade criativa e o trabalho da reflexão.


Está CORRETO o que se afirma em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

170Q937552 | Filosofia, Conceitos Filosóficos, Primeiro Dia, ENEM, INEP

O príncipe, portanto, não deve se incomodar com a reputação de cruel, se seu propósito é manter o povo unido e leal. De fato, com uns poucos exemplos duros poderá ser mais clemente do que outros que, por muita piedade, permitem os distúrbios que levem ao assassínio e ao roubo.
MAQUIAVEL, N. O Príncipe. São Paulo: Martin Claret, 2009.

No século XVI, Maquiavel escreveu O Príncipe, reflexão sobre a Monarquia e a função do governante. A manutenção da ordem social, segundo esse autor, baseava-se na
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

171Q1069904 | Filosofia, Conceitos Filosóficos, Produtor Cultural, UFV MG, UFV, 2025

De acordo com Marilena Chauí (2009, p. 28-30), a cultura pode ser compreendida, a partir da metade do século XX, como “o campo em que os sujeitos humanos elaboram símbolos e signos, instituem as práticas e os valores, definem para si próprios o possível e o impossível, a direção da linha do tempo (passado, presente e futuro), as diferenças no interior do espaço (a percepção do próximo e do distante, do grande e do pequeno, do visível e do invisível), os valores – o verdadeiro e o falso, o belo e o feio, o justo e o injusto – que instauram a idéia de lei e, portanto, do permitido e do proibido, determinando o sentido da vida e da morte e das relações entre o sagrado e o profano”.

Com base na definição da autora, é CORRETO afirmar que a cultura possui uma dimensão:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

172Q1070948 | Filosofia, Conceitos Filosóficos, Professor de Filosofia, Prefeitura de São Leopoldo RS, FUNDATEC

“Imagine que um ser humano foi submetido a uma cirurgia por um cientista do mal. O cérebro da pessoa foi retirado do corpo e colocado numa cuba com nutrientes que o mantêm vivo. As terminações nervosas foram conectadas a um supercomputador científico que faz com que a pessoa tenha a ilusão de que tudo está perfeitamente normal. Parecem existir pessoas, objetos, o céu, etc.; mas, na verdade, tudo o que a pessoa experimenta é resultado de impulsos eletrônicos que viajam do computador para as terminações nervosas”. (DUPRE, 2015). Esse experimento mental, conhecido como “o cérebro numa cuba”, na sua versão contemporânea foi criado pelo filósofo norte- americano Hilary Putnam. Na sua essência, o experimento é uma versão do argumento do gênio maligno, elaborado pelo filósofo René Descartes no século XVII. Em ambos os casos, podemos dizer que esse tipo de experimento mental tem, em um primeiro momento, em relação à existência do mundo exterior, um resultado:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

173Q1071718 | Filosofia, Conceitos Filosóficos, Ensino Religioso, Prefeitura de Apiacá ES, IDECAN

O homem deve ser a medida de todas as coisas, deve criar novos valores e pô-los em prática. O homem embrutecido tem a espinha curvada diante das ilusões cruéis do sobrenatural. O super-homem “ama a vida” e “cria o sentido da terra” – e é fiel a isso. Aí está sua vontade de poder. Dentro de uma reflexão sobre valores morais e éticos, o pensamento anterior deve-se a:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

174Q1070723 | Filosofia, Conceitos Filosóficos, Filosofia, SEDF, Quadrix, 2018

Texto associado.
A epistemologia é o ramo da filosofia que se ocupa do estudo da natureza do conhecimento, da justificação e da racionalidade da crença e dos sistemas de crenças, em outras palavras, de toda a teoria do conhecimento.

Internet:http://www.infoescola.com/.

Tendo o texto acima como referência inicial e considerando as múltiplas implicações do tema por ele abordado, julgue o item subsequente.
Kant, na esteira do racionalismo, mantém uma postura inatista, mas agora de caráter estrutural, e não mais substantivo, como em Descartes.
  1. ✂️
  2. ✂️

175Q1069711 | Filosofia, Conceitos Filosóficos, Professor de Ensino Fundamental II Filosofia 36h, Prefeitura de Lavrinhas SP, AGIRH, 2025

Sobre a lógica, pode-se afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

176Q1069225 | Filosofia, Conceitos Filosóficos, Vigilante Patrimonial, Câmara de Presidente Dutra MA, FUNATEC, 2022

Para o filósofo alemão Immanuel Kant (1724- 1804), a arte diferencia-se da natureza por ser uma atividade racional e livre. Assim, uma teia de aranha, embora possa parecer bela, não é uma obra de arte, já que se trata de uma tarefa mecânica e natural. O termo arte vem da palavra latina ars, que significa:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

177Q1070012 | Filosofia, Conceitos Filosóficos, Auxiliar de Disciplina, Prefeitura de Sobradinho BA, AEVSF FACAPE, 2024

Do ponto de vista filosófico, sintetizar os conceitos de consciência e liberdade e elucidar suas conexões demanda novas discussões, reflexões, significações em função de seus princípios éticos, diante do mundo contemporâneo e, consequentemente, elucidar o papel da escola para com a formação dos sujeitos livres e responsáveis que não se constitui, senão por meio das ações éticas.

Disponível em: https://www.academia.edu/36496277/ CONSCI%C3%8ANCIA_E_LIBERDADE _PRESSUPOSTOS_FUNDAMENTAIS_D A_%C3%89TICA. Acesso em 28 jan. 2024.


Considerando os fundamentos teóricos conceituais e éticos sobre consciência e liberdade, avalie as afirmações a seguir.

I. A consciência e a liberdade são condições necessárias para que um ato seja considerado ético.
II. A consciência é a faculdade humana capaz de ser um espelho para a pessoa refletindo seus próprios comportamentos permitindo ser juiz de si mesmo.
III. A liberdade embora uma questão muito debatida na filosofia é a condição de possibilidade de escolha de cada pessoa diante da sua própria existência.


É CORRETO o que se afirma em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

178Q1070017 | Filosofia, Conceitos Filosóficos, Filosofia, IF TM, Nosso Rumo, 2024

No que se refere à fenomenologia, assinale a alternativa INCORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

179Q1069261 | Filosofia, Conceitos Filosóficos, Filosofia, SME SP, FGV, 2023

O filósofo da ciência Karl Popper defendeu a ideia de falseabilidade como critério lógico para avaliação das teorias científicas.
Assinale a opção que descreve corretamente um aspecto do falsificacionismo popperiano.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

180Q1075164 | Filosofia, Conceitos Filosóficos, Filosofia, SEDUC CE, SEDUC CE

Leia o fragmento abaixo.
“O verdadeiro é o vir-a-ser de si mesmo, o círculo que pressupõe seu fim como sua meta, que o tem como princípio, e que só é efetivo mediante sua atualização e seu fim”. Hegel, A Fenomenologia do Espírito.
Sabendo que o pensamento hegeliano está no topo do idealismo alemão, e apoiado no fragmento acima, podemos afirmar que Hegel compreende a verdade como
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.