Início

Questões de Concursos Conceitos Filosóficos

Resolva questões de Conceitos Filosóficos comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


201Q1070024 | Filosofia, Conceitos Filosóficos, Ensino Religioso, Prefeitura de São Fidélis RJ, Instituto Consulplan, 2024

Abordagem ética que se concentra em seguir deveres e obrigações morais, independentemente das consequências. É baseada na ideia de que algumas ações são intrinsecamente corretas ou erradas, de acordo com princípios éticos específicos de uma classe profissional.

(JAPIASSÚ, Hilton; MARCONDES, Danilo. Dicionário Básico de Filosofia. 4 ed. Rio de Janeiro: Zahar, 2006. p. 68.)

O enunciado se refere especificamente à
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

202Q1070289 | Filosofia, Conceitos Filosóficos, QM 2023, SEDUC SP, VUNESP, 2025

Os pressupostos racistas partilhados pela maioria dos Europeus na virada do século XIX ao XX são hoje totalmente inaceitáveis, pelo menos na vida pública. Um poeta não poderia hoje escrever sobre: “raças inferiores à margem da lei” e manter – e até aumentar – a sua reputação, como fez Rudyard Kipling em poema de 1897 que celebrava os 60 anos no trono britânico da Rainha Vitória. Não quer isto dizer que os racistas tenham desaparecido, mas apenas que têm de disfarçar o seu racismo se quiserem que a sua política e as suas ideias tenham alguma possibilidade de aceitação. O princípio de que todos os seres humanos são iguais faz parte da ortodoxia política e ética dominante.

(Singer, 2018. Adaptado)

Segundo Peter Singer, o princípio da igualdade supõe que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

203Q1070299 | Filosofia, Conceitos Filosóficos, Design Gráfico, IF MS, INSTITUTO AOCP, 2025

De acordo com os estudos de lógica e semiótica de Charles Pierce, relacione as colunas e assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.

1. Primeiridade.

2. Secundidade.

3. Terceiridade.

( ) Símbolo.

( ) Ícone.

( ) Índice.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

204Q1075165 | Filosofia, Conceitos Filosóficos, Filosofia, SEDUC CE, SEDUC CE

Leia o fragmento abaixo.

“[…] as condições da possibilidade da experiência em geral são, ao mesmo tempo, condições da possibilidade dos objetos da experiência e têm, por isso, validade objetiva num juízo sintético, a priori”.

Kant, Crítica da Razão Pura.

Essa afirmação implica em uma grande reviravolta na teoria do conhecimento moderno, impulsionada pelo modo como Kant defendeu

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

205Q1071102 | Filosofia, Conceitos Filosóficos, Edital n 31, SEDF, Quadrix, 2022

Em relação às competências e habilidades do currículo do Distrito Federal para o componente curricular de filosofia no Ensino Médio e para a área de ciências humanas e sociais aplicadas no Ensino Médio, julgue o item.

Uma das competências a serem desenvolvidas pelo estudante de filosofia é aprender a participar do debate público de forma crítica, respeitando diferentes posições e fazendo escolhas alinhadas ao exercício da cidadania e ao seu projeto de vida, com liberdade, autonomia, consciência crítica e responsabilidade.
  1. ✂️
  2. ✂️

206Q1072138 | Filosofia, Conceitos Filosóficos, Agente de Controle de Vetores e Endemias, Prefeitura de Buritizal SP, Creative Group, 2024

Os termos ética e moral se referem ao comportamento humano em sociedade e, nesse sentido, se completam, mas não são sinônimos. Nesse sentido, assinale a alternativa que apresenta um conceito relacionado a moral.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

207Q1070094 | Filosofia, Conceitos Filosóficos, Filosofia, IF MT, IF MT, 2024

Agostinho de Hipona (354-430) é o principal nome da Filosofia Patrística. Bispo da Igreja Católica, viveu numa época em que o Império Romano estava em decadência e os valores sociais e morais se modificavam, sendo essencial para justificar os valores e as ideias que norteariam a nova sociedade que surgia. Considerando a Filosofia de Agostinho de Hipona, assinale a alternativa INCORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

208Q1069327 | Filosofia, Conceitos Filosóficos, Filosofia, Prefeitura de Porto Alegre RS, FUNDATEC, 2023

Em sua reflexão filosófica, a existência assume um caráter especial, considerando o homem como indivíduo cuja condição existencial é marcada por “angústia, desespero e paradoxo”. Na visão do filósofo, o homem como indivíduo tem diante de si um conjunto de realidades possíveis, nas quais deve realizar escolhas e determinar o seu modo de existir. Portanto, o filósofo explica essa configuração existencial a partir da existência de três estágios: estético, ético e religioso. A qual filósofo e a qual contexto filosófico o contexto apresentado se refere?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

209Q1032975 | Filosofia, Conceitos Filosóficos, Habilitação Filosofia, SEDUC MT, FGV, 2025

Sobre origem das ideias e princípios de causalidade, temos a seguinte afirmação:

Partindo dessa concepção da origem das ideias e do conhecimento, Hume, o mais radical dos empiristas, chegará a negar validade universal ao princípio de causalidade e à noção de necessidade a ele associada. A causalidade não seria, assim, uma propriedade do real, mas simplesmente o resultado de nossa forma habitual de perceber fenômenos, relacionando-os como causa e efeito, a partir de sua repetição constante.

MARCONDES, Danilo. O empirismo inglês. In: REZENDE, Antonio (Org.). Curso de Filosofia: para professores e estudantes dos cursos de ensino médio e de graduação. Rio de Janeiro: Zahar, 1986. p. 120-121.

Avalie as afirmações abaixo e julgue se elas são Verdadeiras (V) ou Falsas (F) em relação ao que se afirma no trecho.

( ) Podemos definir uma causa como um objeto seguido de outro de tal forma que todos os objetos semelhantes ao primeiro são seguidos de objetos semelhantes ao segundo.
( ) Objetos semelhantes sempre se encontram em conexão com outros objetos semelhantes.
( ) Um objeto seguido de outro, e cuja aparição sempre conduz o pensamento à ideia desse outro objeto.
( ) A relação de causa e efeito é obtida e fundamentada racionalmente sem relação direta com a experiência

A sequência correta está descrita em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

210Q1071380 | Filosofia, Conceitos Filosóficos, Técnico Contábil, CRBio 8 Região, Instituto Access, 2023

São regras que instruem as pessoas a fazer algo. Elas orientam o sujeito ético a realizar ou construir o que se deseja. Como toda regra, elas limitam o leque de coisas que poderiam ser feitas. Elas mais orientam a ação do indivíduo do que a ordenam ou a proíbem.
Trata-se de regras
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

211Q1069349 | Filosofia, Conceitos Filosóficos, Professor de Arte, Prefeitura de São Lourenço da Serra SP, Avança SP, 2023

“(...) A dicotomia corpo e mente ganhou força na modernidade quando Descartes (1983), em seus estudos sobre a racionalidade humana, caracterizou o dualismo psicofísico entre matéria (corpo ou coisa extensa - res extensa) e espírito (alma ou coisa pensante - res cogitans), reforçando a separação entre o mundo material e o espiritual (CARBINATTO; MOREIRA, 2006). Com isso, o corpo estaria sempre submetido aos comandos da mente num processo que liga a existência do sujeito à sua condição racional e não existencial. Historicamente, os processos escolares expõem uma forma de trabalhar com o corpo que denunciam tal divisão, sendo veladamente aceita a separação entre as disciplinas que trabalham com a mente (Matemática, História, Língua Portuguesa etc.) e a Educação Física que "mexe" com o corpo. Nessa forma de perceber o corpo, este é compreendido como "físico", e não no sentido da corporeidade. (...)”.
SILVA, Luiza Lana Gonçalves. REFLEXÕES SOBRE CORPOREIDADE NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO INTEGRAL.
A respeito do conceito de corporeidade, é correto afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

212Q1071179 | Filosofia, Conceitos Filosóficos, Filosofia, IF Sul Rio Grandense, IF Sul Rio Grandense, 2021

O Quadrado de oposições, também conhecido como Quadrado lógico, ou Quadrado dos opostos, ou Quadrado de Psello e, ainda, Tábua das oposições, é um diagrama representativo das quatro proposições quantitativas (universais e particulares) e qualitativas (afirmativas e negativas) do sistema lógico aristotélico. Elas foram organizadas pelos escolásticos por meio de quatro letras A, E, I, O.
Sobre as relações lógicas das proposições é INCORRETO afirmar que as
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

213Q1070420 | Filosofia, Conceitos Filosóficos, Filosofia, SEC BA, UNEB, 2025

O pragmatismo, partindo da verdade de que o conhecimento deva servir à vida e favorecer asfinalidades práticas, inverte a relação, e faz com que a verdade deva ser reduzida a promover a prática da vida. Ora a própria condução da vida e de suas finalidades depende fundamentalmente da verdade que o homem tenha de si mesmo.

A verdade e a evidência − estudo introdutório. In: TOMÁS DE AQUINO, Verdade e conhecimento, p. 93.

Com base na concepção filosófica de verdade como problema gnosiológico e existencial, é correto e coerente afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

214Q1070946 | Filosofia, Conceitos Filosóficos, Professor de Filosofia, Prefeitura de São Leopoldo RS, FUNDATEC

Ao longo da História da Filosofia, vários filósofos se debruçaram sobre os argumentos para provar racionalmente a existência de Deus. Dentre eles, um dos mais célebres consiste em inferir a existência de Deus, na sua definição, como um ser perfeito. Essa forma argumentativa ressurgiu em diversos momentos da História da Filosofia na obra de autores como Anselmo da Cantuária, Descartes e Leibniz. Essa forma geral de argumentar a existência de Deus ficou conhecida como argumento
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

215Q1070182 | Filosofia, Conceitos Filosóficos, QM 2018, SEDUC SP, VUNESP, 2025

Guilherme de Ockham (c.1300-50) foi talvez o filósofo mais influente do séc. XIV e teve inúmeros seguidores, assim como adversários, nesse período devido a suas posições originais e, sob certos aspectos, revolucionárias. A influência de Ockham está relacionada, sobretudo, à sua obra lógica e metafísica, na qual assume uma posição nominalista frente à célebre questão dos universais, uma discussão que percorreu praticamente toda a filosofia medieval, constituindo-se em uma das questões mais centrais da ontologia na tradição filosófica (Marcondes, 2010. Adaptado).
A questão filosófica mencionada no excerto diz respeito à natureza
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

216Q1070451 | Filosofia, Conceitos Filosóficos, Professor de Filosofia, SEDUC PI, NUCEPE, 2025

“Três questões podem ser formuladas sobre a existência de Deus: 1. A existência de Deus é uma verdade evidente? 2. A existência de Deus pode ser demonstrada? 3. Deus existe?”.
(Aquino, Santo Tomás. Suma Teológica, I, questão 2, art.1).
A questão da existência de Deus é central na filosofia cristã, no tocante às provas da existência de Deus pela razão.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

217Q1071476 | Filosofia, Conceitos Filosóficos, Consultor Legislativo, Câmara de São Gonçalo RJ, SELECON, 2022

René Descartes percorreu o caminho da busca da verdade, realizando uma análise crítica dos conhecimentos existentes em sua época e chegou à conclusão de que tudo que sabia podia considerar duvidoso e incerto e que seria necessário ter um método para provar racionalmente um saber com algo certo e digno de confiança. A frase que sintetiza a busca de Descartes pela verdade é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

218Q1069953 | Filosofia, Conceitos Filosóficos, Filosofia, SEDUC SP, VUNESP, 2025

Todo argumento ou raciocínio é um movimento do nosso pensamento para produzir uma conclusão. O ponto de partida é sempre dados já adquiridos em nossas vivências, e o caminho é o da articulação entre esses dados. Assim, temos sempre pontos de partida nascidos de nossa observação do mundo, de ideias já adquiridas.

(Savian Filho, 2010)

Segundo Juvenal Savian Filho, a relação entre premissas e conclusão em um argumento deve garantir a
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

220Q1069198 | Filosofia, Conceitos Filosóficos, Edital n 31, SEDF, Quadrix, 2022

Em sua obraGenealogia da moral, publicada em 1887 como uma complementação e clarificação dePara além do bem e do mal, Nietzsche expõe a sua crítica aos princípios e valores morais que vigeram no Ocidente desde Sócrates. Com relação ao pensamento do filósofo alemão, julgue o item.

A filosofia kantiana seria uma perfeita implementação de uma boa moral, uma vez que o imperativo categórico diz respeito a uma autonomia escolhida para os seus próprios atos à revelia do que os outros possam impor.
  1. ✂️
  2. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.