Início

Questões de Concursos Conceitos Filosóficos

Resolva questões de Conceitos Filosóficos comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


461Q1071290 | Filosofia, Conceitos Filosóficos, Filosofia, SEE AC, IBADE, 2019

“A linguagem disfarça ( ) o pensamento. A tal ponto que da forma exterior da roupagem não é possível inferir a forma do pensamento subjacente, já que a forma exterior da roupagem não foi feita para revelar a forma do corpo, mas com uma finalidade inteiramente diferente. [...] A maioria das proposições e questões encontradas em obras filosóficas não são falsas, mas sem sentido.”

A crítica às obras filosóficas do Tractatus de Wittgenstein é uma crítica à própria linguagem e, nesse sentido, a tarefa de toda filosofia é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

462Q1070011 | Filosofia, Conceitos Filosóficos, Psicologia, HCFMUSP, VUNESP, 2024

Na visão de Martin Heiddegger, temporalidade, finitude e angústia, entre outras condições, constituem
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

463Q1070013 | Filosofia, Conceitos Filosóficos, Professor de Artes, Prefeitura de São José do Cedro SC, AMEOSC, 2024

Herbert Marcuse (1898-1979) foi um filósofo alemão associado à Escola de Frankfurt, conhecido por sua crítica da sociedade capitalista. De acordo com a filosofia de Herbert Marcuse, qual é o papel da arte na transformação social e humana?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

464Q1070023 | Filosofia, Conceitos Filosóficos, Ensino Religioso, Prefeitura de São Fidélis RJ, Instituto Consulplan, 2024

Após a ouvir a pergunta de uma determinada aluna, com o intuito de ser o mais claro possível, o professor responde com os seguintes exemplos:

Exemplo I
Os números, como o 1 e o 2 existem mesmo quando não estão sendo usados. ...tem a função de explorar a natureza dos objetos abstratos.
Exemplo II
Quando você pensa em algo, onde esses pensamentos estão localizados? ...tem a função de investigar a natureza da consciência e como ela se encaixa na realidade.
Exemplo III
Já parou para pensar no que significa realmente existir? ...tem a função de nos ajudar a questionar e explorar a natureza da existência e da realidade a partir do imaginário.
Exemplo IV
Imagine se tudo o que vemos e tocamos é apenas a ponta do iceberg, e há algo mais profundo e invisível que influencia tudo. ...tem a função de tentar explorar esses aspectos invisíveis da existência.

A partir da análise e relação dos exemplos, qual foi a pergunta feita pela aluna?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

465Q1071049 | Filosofia, Conceitos Filosóficos, Auxiliar Administrativo, CORE MA, Ibest, 2022

Acerca da ética e da moral, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

466Q1071059 | Filosofia, Conceitos Filosóficos, Filosofia, SEED RR, IBFC, 2021

A pergunta fundamental da Crítica da Razão Pura (1781), de Immanuel Kant, pode ser sintetizada na forma: “Como são possíveis os ________?”. Assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

467Q1073620 | Filosofia, Conceitos Filosóficos, Filosofia, Prefeitura de Araçariguama SP, Avança SP, 2024

"Dou-me conta de que, enquanto quero duvidar da verdade de todas as coisas, não posso, ao mesmo tempo, duvidar de mim mesmo, que duvido; ou, em outras palavras, que eu penso. Pois, se eu duvido, é claro que sou, e que existe em mim algo que pensa. Mas que sou eu, ou que substância sou eu, que assim penso? Isso ainda não sei, e o que agora afirmo é apenas que sou uma coisa que pensa, ou uma substância cuja essência é pensar."

Assinale a alternativa que apresenta o objetivo da dúvida metódica de Descartes.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

468Q1071062 | Filosofia, Conceitos Filosóficos, Filosofia, SEED RR, IBFC, 2021

Considere os argumentos abaixo, para os quais “P1” e “P2” são premissas e “C” é a conclusão:
Argumento 1.
P1. Todos os pinguins são aves. P2. Picolino é uma ave. C. Logo, Picolino é um pinguim.

Argumento 2. P1. Todo homem é mortal. P2. Sócrates é homem. C. Logo, Sócrates é mortal.

Sobre estes argumentos, analise as seguintes afirmativas.

I. São ambos argumentos válidos, pois tanto suas conclusões quanto suas premissas são verdadeiras. II. Apenas o Argumento 2 é válido, pois sua conclusão se segue, necessariamente, das premissas. III. O Argumento 1 é válido, pois é de conhecimento de todos que Picolino, personagem icônico do seriado “Pica-Pau”, é um pinguim. IV. O Argumento 1 é inválido, pois sua forma lógica é inválida. Ainda que premissas e conclusão sejam verdadeiras, não se pode dizer que a verdade da conclusão, necessariamente, se infira da verdade das premissas.

Assinale a alternativa que apresente apenas afirmativas incorretas.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

469Q1071321 | Filosofia, Conceitos Filosóficos, Física, SEC BA, IBFC, 2023

Considere a definição dada por Matos e Massoni em seu trabalho, “Uma estratégia para introduzir conceitos de física no Ensino Fundamental: o uso dos paradigmas kuhnianos”, para a relação entre a evolução das teorias científicas e sua relação com a manutenção e a quebra de paradigmas.
São paradigmas que serviram de base para a comunidade científica durante longos períodos de ciência normal. Durante esses períodos, o paradigma pode apresentar dificuldades em explicar alguns fatos, fenômenos ou propriedades consideradas relevantes e caso essas anomalias se tornem resistentes podem levar o paradigma à crise, podendo resultar na substituição por outro paradigma. Essa ruptura é caracterizada por Kuhn como uma revolução científica.
Fonte: Jênifer A. de Matos, Neusa T. Massoni. Revista Thema v.16 n.2 (2019).
No estudo, com estudantes de ensino médio, se realizou um debate entre dois grupos defendendo teorias distintas e um terceiro grupo representando um júri. Assim, no ambiente didático se estabelece um embate em torno da compreensão de um fenômeno e a formação de um consenso sobre sua explicação. Uma analogia, portanto, com a disputa que ocorre nos círculos científicos: “cientistas que disputam ~ grupos divergentes”, “comunidade científica como um todo ~ juri”.
Do relato da atividade didática são extraídos (e adaptados) os seguintes excertos numerados:

I. “(...) há muitos materiais instrucionais e livros didáticos que mostram que a ciência é feita por gênios que descobrem fenômenos ao acaso.” II. “(...) as leis são obtidas a partir de observações na medida em que há um método científico seguro que lhes garante a verdade.” III. “Os defensores de Aristóteles argumentaram que o senso comum explica os movimentos, como o de queda dos corpos, com pensamentos aristotélicos.” IV. “Os jurados tiveram um momento para debater e decidir o vencedor. No fim, escolheram a defesa galileana como a vencedora, uma vez que argumentaram melhor e trouxeram materiais extras.”

Conforme a definição dada no texto para o pensamento de Kuhn para o estabelecimento das revoluções científicas em termos dessa analogia “sala ~ comunidade científica”, estabeleça a comparação entre as afirmações trazidas como sendo:
RC - contribuidoras para o processo de ocorrência de revoluções científicas; NR - não contribuidoras para o processo ocorrência de revoluções científicas;

Assinale a alternativa que realiza essa comparação corretamente.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

470Q1072098 | Filosofia, Conceitos Filosóficos, Professor Filosofia, Prefeitura de Porto Alegre RS, FUNDATEC, 2025

O existencialismo é uma das correntes filosóficas mais influentes do século XX. São pensadores associados, por sua produção ou vínculos intelectuais, ao existencialismo, EXCETO:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

471Q1070070 | Filosofia, Conceitos Filosóficos, Promoção do QM 2022, SEDUC SP, VUNESP, 2025

No artigo “Elementos da cultura digital para o ensino de Filosofia no Ensino Médio: o que dizem as pesquisas?”, Madalena Silva, Joel Bonin e Ramón Garrote definem cultura digital como se segue: “A cultura digital é um conceito que se refere ao conjunto de práticas, valores, comportamentos e representações que emergem da interação das pessoas com as tecnologias digitais”.
Com base no texto, é correto afirmar que a cultura digital refere-se a
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

472Q1070073 | Filosofia, Conceitos Filosóficos, Promoção do QM 2022, SEDUC SP, VUNESP, 2025

Um dos tópicos discutidos por Peter Singer, em seu livro Ética prática, é a eutanásia. Segundo o autor, “a força da argumentação em favor da eutanásia voluntária reside na combinação entre o respeito pelas preferências e decisões pessoais daqueles que escolhem e na clareza lógica e inequívoca da própria decisão” (adaptado).
No excerto, Peter Singer fundamenta sua justificativa moral para a prática mencionada
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

473Q1072139 | Filosofia, Conceitos Filosóficos, Agente de Controle de Vetores e Endemias, Prefeitura de Buritizal SP, Creative Group, 2024

Um grupo de amigos está navegando na internet quando se depara com um vídeo que mostra uma pessoa em situação de vulnerabilidade social sendo humilhada e ridicularizada. Diante dessa situação, qual a alternativa que melhor representa uma atitude ética e responsável por parte do grupo?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

474Q1071381 | Filosofia, Conceitos Filosóficos, Terapeuta Ocupacional, Prefeitura de Orlândia SP, Instituto Consulplan, 2023

Texto associado.
A informação a seguir contextualiza a questão. Leia-a atentamente.

Para KUHN os conceitos velhos, usados, de esquema e referência e teoria são substituídos pelo constructo dinâmico de paradigma, conceituado por um modelo dinâmico de partes principais de conhecimentos, que demonstra como eles se desenvolvem, existem e orientam os esforços de profissionais. O autor institui dois modelos principais, que são: o transversal e o longitudinal. A análise longitudinal demonstra que o método analítico para a perspectiva longitudinal envolve o padrão de aceitação e rejeição de paradigma, formando o processo cíclico que KUHN denomina como revolução.

(KEILHOFNER & BURKE, 1977.)
Considerando a revolução científica, relacione adequadamente os estágios às suas respectivas características.
1. Pré-paradigma. 2. Paradigma. 3. Crise. 4. Retorno ao paradigma.
( ) Rejeição do velho paradigma; o aparecimento de escolas concorrentes. ( ) Consenso quanto à natureza dos fenômenos, problemas a serem tratados, e métodos de solução. ( ) Escolas concorrentes de pensamento, confrontando a mesma amplitude de fenômenos. ( ) A revolução científica completa quando uma das escolas concorrentes consegue tratar, com sucesso, os problemas.
A sequência está correta em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

475Q1071382 | Filosofia, Conceitos Filosóficos, Professor II Ciências, Prefeitura de Tupanatinga PE, IGEDUC, 2023

Texto associado.
Julgue o item a seguir.
Entre os conceitos de ética profissional, temos o de moralidade, que remete a um código de valores capaz de conduzir a conduta das pessoas e suas respectivas escolhas e decisões, permitindo o julgamento do certo ou do errado, do bem ou mal.
  1. ✂️
  2. ✂️

476Q1069342 | Filosofia, Conceitos Filosóficos, FILOSOFIA, SEED PR, IBFC, 2023

John Locke (1632-1704), foi um dos fundadores do chamado “empirismo britânico”, importante linha filosófica dos séculos XVII e XVIII. Ficou famoso por defender a tese de que todas as nossas ideias vêm da experiência e por enfatizar a necessidade de evidências empíricas para a formulação das leis científicas. Ele desenvolveu uma epistemologia empirista e reflexões sobre a compreensão humana, criando teses que influenciaram os empiristas posteriores, como David Hume. Considerando-se a relação entre a Filosofia de Locke e o Empirismo Britânico dos séculos XVII e XVIII, analise as afirmativas abaixo e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).

( ) De acordo com Locke, as qualidades primárias dos corpos não são, de forma alguma, semelhantes a esses corpos.

( ) A evidência empírica pode mostrar que o princípio da indução é verdadeiro.

( ) Locke aceita a visão de que temos ideias inatas sobre verdades metafísicas.

( ) Locke argumenta que mesmo que existissem verdades particulares com as quais todos os homens concordassem, esse fato não provaria a existência de ideias inatas.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

477Q1071393 | Filosofia, Conceitos Filosóficos, Filosofia, IF TO, IF TO

Argumentação Dedutiva: é a operação própria da inteligência que consiste em inferir uma consequência a partir de ponderações anteriores, que se chamam antecedentes. Diferentemente da Indução, ela tem a pretensão de não ficar na probabilidade porque parte de princípios gerais evidentes por si. A partir desse ponto de vista a lógica visa as regras que possibilitam o pensamento de forma correta.
KELLER, C. L. B. V.. Aprendendo Lógica. Petrópolis RJ: Vozes, 1991, p.41.

Assinale a alternativa abaixo que não contem princípios algum que fundamenta a lógica formal.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

480Q1070901 | Filosofia, Conceitos Filosóficos, Filosofia, SEED PR, CESPE CEBRASPE, 2021

Os silogismos categóricos são argumentos formados com enunciados categóricos. Todos os silogismos têm duas premissas e uma conclusão. Um silogismo só possui três termos distintos; sendo um termo médio e dois termos extremos. Nesse sentido, é correto afirmar que o termo médio ocorre
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.