Início

Questões de Concursos Conceitos Filosóficos

Resolva questões de Conceitos Filosóficos comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


481Q1070395 | Filosofia, Conceitos Filosóficos, Filosofia, SEDUC SP, VUNESP, 2025

Na obra O existencialismo é um humanismo, Jean-Paul Sartre afirma: “O homem, tal como o existencialista o concebe, só não é passível de uma definição porque, de início, não é nada: só posteriormente será alguma coisa e será aquilo que ele fizer de si mesmo”.
No existencialismo sartreano, a afirmação de que “não existe natureza humana” decorre do reconhecimento de que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

482Q1071428 | Filosofia, Conceitos Filosóficos, Filosofia, Prefeitura de São José SC, FEPESE, 2023

A parte da filosofia que trata e reflete sobre o comportamento humano à luz dos valores e normas que regulam a vida em sociedade é denominada:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

483Q1071946 | Filosofia, Conceitos Filosóficos, Filosofia, Prefeitura de Santana de Parnaíba SP, MS CONCURSOS, 2024

A filosofia grega, desde o momento em que se destaca do pensamento mítico, elabora conceitos para instrumentalizar a razão no esforço de compreensão do real. Entre as diversas e importantes contribuições do pensamento grego, destaca-se o caminho percorrido por Parmênides, Platão e Aristóteles, na busca dos conceitos que explicassem o ser em geral e que hoje reconhecemos como sendo o assunto tratado pela parte da filosofia denominada:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

484Q1071185 | Filosofia, Conceitos Filosóficos, Filosofia, IF Sul Rio Grandense, IF Sul Rio Grandense, 2021

A ideia de causa e efeito foi, e ainda é, muito usada pelas ciências em geral. Quando se observa uma regularidade entre os fenômenos, precisamente a regularidade de sua contiguidade e sucessão, logo inferimos a necessidade da conexão entre os dois fenômenos, considerando-os um como causa e o outro como efeito.
Que filósofo faz a crítica da ideia de causa e efeito no século XVIII, defendendo que causa e efeito são duas ideias bem distintas entre si, pois nenhuma análise, por mais precisa que seja, pode fazer saber, antecipadamente, o efeito que deriva de determinada causa?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

485Q1071188 | Filosofia, Conceitos Filosóficos, Filosofia, IF Sul Rio Grandense, IF Sul Rio Grandense, 2021

Augusto Comte, o pai do positivismo, na obra Discurso sobre o espírito positivo, 1ª parte, VII, debate o termo positivo, apresentando cinco sentidos para o mesmo. Na sequência do texto, Comte elabora um significado próprio, específico de sua filosofia, ou seja, um sentido que não está diretamente ligado ao termo positivo.
O significado de positivo elaborado por Comte, e que marca o espírito filosófico positivista, versa em sua tendência necessária a substituir
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

486Q1075037 | Filosofia, Conceitos Filosóficos, Filosofia, SEDF, CESPE CEBRASPE

Lógica é a ciência que estuda princípios e métodos de inferência, tendo como objetivo principal determinar em que condições certas coisas se seguem (são consequência), ou não, de outras. César Mortari. Introdução à lógica. São Paulo: EdUNESP, 2001, p. 2. (com adaptações). A partir da definição da lógica filosófica apresentada anteriormente, julgue o item que se segue. O interesse da lógica formal consiste nas relações de verdade e falsidade presentes nos enunciados analisados, o que demanda comprovar se seu conteúdo é verdadeiro ou falso.
  1. ✂️
  2. ✂️

487Q1069406 | Filosofia, Conceitos Filosóficos, Disciplina Filosofia, Prefeitura de Camaçari BA, CESPE CEBRASPE, 2024

A moral agostiniana afirma que só viverá de forma moralmente perfeita aquele que procurar atingir o bem supremo. Agostinho de Hipona entende que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

488Q1070178 | Filosofia, Conceitos Filosóficos, QM 2018, SEDUC SP, VUNESP, 2025

“Cada indivíduo julga corretamente o que conhece, sendo disso um bom juiz. Para que possa, portanto, julgar um assunto particular, é preciso que o indivíduo tenha sido educado nesse sentido; para ser um bom juiz, em geral, é necessário que tenha recebido uma educação completa. Sendo assim, o jovem não está apto para o aprendizado da política, porque carece de experiência de vida, que é o que supre o objeto de estudo e as teorias; além do que ele é conduzido por suas paixões. E não importa se é jovem na idade ou é uma questão de imaturidade. A lacuna não tem cunho cronológico; o problema é que sua vida e as várias metas desta são norteadas pela paixão, pois para tais indivíduos o conhecimento, como para aqueles destituídos de autocontrole, é inútil. Entretanto, para aqueles que guiam seus desejos e ações pela razão, o conhecimento dessas matérias poderá ser sumamente valioso”. (Aristóteles, 2001, 1095a1. Adaptado)
Para Aristóteles, cabe afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

489Q1073764 | Filosofia, Conceitos Filosóficos, QM 2019, SEDUC SP, VUNESP, 2025

No livro Argumentação: a ferramenta do filosofar, Juvenal Savian Filho apresenta cinco tipos de raciocínio que são amplamente aceitos pelos estudiosos como os mais comuns: o indutivo, o dedutivo, o abdutivo, a analogia e o argumento de autoridade. Eles representariam a forma pela qual os indivíduos pensam a partir de argumentos racionais. Savian Filho propõe o seguinte exemplo de raciocínio: “‘Suspeitando’ que a substância x poderia combinar com a substância y, o químico decidiu testar a combinação. Verificando que deu certo, testou mais um grupo de substâncias parecidas com y. Concluiu que x combinava com y”.
O exemplo apresentado no excerto envolve dois dos tipos de raciocínio mencionados por Savian, quais sejam:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

490Q1069670 | Filosofia, Conceitos Filosóficos, Edital n 138, SEED PR, Instituto Consulplan, 2024

Sobre a lógica aristotélica, considere o seguinte silogismo:

1. Todo ser humano é mortal. 2. Sócrates é um ser humano. 3. Logo, Sócrates é mortal.

Assinale a alternativa que explica corretamente o silogismo apresentado.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

491Q1069671 | Filosofia, Conceitos Filosóficos, Edital n 138, SEED PR, Instituto Consulplan, 2024

Joana é professora de filosofia e propôs aos seus alunos uma reflexão sobre a diferença entre lógica e dialética. Ela explicou que a lógica formal se concentra na estrutura dos argumentos e a dialética tem um objetivo mais amplo. Com base na relação entre lógica e dialética, assinale a afirmativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

492Q1069418 | Filosofia, Conceitos Filosóficos, Filosofia, SEDUC GO, IADES, 2022

No que se refere ao racionalismo de Descartes, assinale a alternativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

493Q1070186 | Filosofia, Conceitos Filosóficos, QM 2018, SEDUC SP, VUNESP, 2025

A frase, de inspiração aristotélica, que sintetiza a perspectiva dos filósofos empiristas clássicos, como John Locke, é formulada da seguinte forma: “Nada está no intelecto que não tenha passado antes pelos sentidos” (Marcondes, 2010. Adaptado).
A frase citada indica que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

494Q1070191 | Filosofia, Conceitos Filosóficos, QM 2018, SEDUC SP, VUNESP, 2025

O século XVIII europeu é o período conhecido como Iluminismo, Século das Luzes, Ilustração ou Esclarecimento em contraposição ao então denominado período das trevas da idade média. Como as designações sugerem, trata-se do otimismo em reorganizar o mundo humano por meio das luzes da razão (Aranha e Martins, 2009. Adaptado).
Um pressuposto central do Iluminismo era
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

495Q1071218 | Filosofia, Conceitos Filosóficos, Filosofia, SEDF, Quadrix, 2021

A respeito da lógica formal e da lógica dialética (suas origens, características e diferenças), julgue o item.

No contexto da lógica formal, o que se busca é a veracidade das conclusões.

  1. ✂️
  2. ✂️

496Q1070195 | Filosofia, Conceitos Filosóficos, QM 2018, SEDUC SP, VUNESP, 2025

A filosofia analítica considera que o tratamento e a solução de problemas filosóficos devem se dar por meio da análise lógica da linguagem. Não se trata evidentemente da língua empírica, o português, o inglês, o francês etc., mas da linguagem como estrutura lógica subjacente a todas as formas de representação, linguísticas e mentais. A questão fundamental é, portanto, como um juízo, algo que afirmo ou nego sobre a realidade, pode ter significado e como podemos estabelecer critérios de verdade e falsidade desses juízos. A possibilidade de paralelismo entre a linguagem e a realidade supõe assim um isomorfismo, i.e., uma forma ou estrutura comum entre a lógica e a ontologia, entre a proposição e o fato que a proposição descreve e representa (Marcondes, 2020. Adaptado).
A corrente filosófica mencionada defende que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

497Q1069435 | Filosofia, Conceitos Filosóficos, Edital 2022, ENEM, INEP, 2022

Entretanto, nosso amigo Basso tem o ânimo alegre. Isso resulta da filosofia: estar alegre diante da morte, forte e contente qualquer que seja o estado do corpo, sem desfalecer, ainda que desfaleça.

SÊNECA, L. Cartas morais. Lisboa: Calouste Gulbenkian, 1990.

O excerto refere-se a uma carta de Sêneca na qual se apresenta como um bem fundamental da filosofia promover a

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

498Q1069180 | Filosofia, Conceitos Filosóficos, Edital n 31, SEDF, Quadrix, 2022

Há várias possibilidades de desenvolvimento de um pensamento ético. Os três principais modelos conhecidos na literatura filosófica são a ética das virtudes, o consequencialismo e a deontologia. Quanto a esta última, o filósofo prussiano Immanuel Kant desenvolveu um conhecido sistema moral com base no conceito de imperativo categórico. Em sua Fundamentação da metafísica dos costumes, Kant fornece várias formulações de tal imperativo. Considerando essas informações, julgue o item.

Constitui uma formulação desse imperativo: “Age somente de acordo com a máxima que possas, ao mesmo tempo, querer que se transforme em lei universal”.
  1. ✂️
  2. ✂️

499Q1070974 | Filosofia, Conceitos Filosóficos, Edital 007, Prefeitura de São José SC, FEPESE, 2021

Do ponto de vista filosófico, a correspondência entre a subjetividade cognitiva do intelecto humano e os fatos, eventos e seres da realidade cognitiva é denominada:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

500Q1071230 | Filosofia, Conceitos Filosóficos, Filosofia, SEDF, Quadrix, 2021

No que se refere ao existencialismo em geral e, em particular, ao existencialismo de Sartre, julgue o item.

A noção de “consciência posicional”, na filosofia de Sartre, opera como constitutiva do Ser-para-si.

  1. ✂️
  2. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.