Início

Questões de Concursos Conceitos Filosóficos

Resolva questões de Conceitos Filosóficos comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


581Q1069236 | Filosofia, Conceitos Filosóficos, Filosofia, SEC BA, IBFC, 2023

De acordo com Carol Gilligan, as formas femininas de pensar sobre as decisões morais são baseadas em uma “ética do cuidado” e não em princípios (masculinos) impessoais e abstratos. Os críticos da ética feminista apontam que, embora uma ética do cuidado possa soar bem, ela é menos útil do que uma ética da justiça para lidar com os problemas gerados nas sociedades ocidentais modernas. A essa crítica, as feministas da linha da “ética do cuidado” respondem que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

582Q1075134 | Filosofia, Conceitos Filosóficos, Filosofia, SEDUC AL, CESPE CEBRASPE, 2018

Texto associado.

Todas as pessoas precisam ser educadas para a convivência. O processo de aprendizagem supõe descentramento, um sair de si mesmo, tanto do ponto de vista da inteligência como da afetividade ou da moral. A descoberta de que o outro é um “outro eu” é fundamental para superar o egocentrismo. No entanto, o desenvolvimento desses três níveis mentais — inteligência, afetividade e moralidade — não é automático, porque exige a intermediação de agentes culturais — pais, professores, adultos em geral.

Maria Lúcia de Arruda Aranha. Filosofando. São Paulo: Moderna, 2009, p. 222.

A partir do texto anteriormente apresentado, julgue o item subsequente, referentes à relação entre ética, moral e política.

Moralmente, a educação se constitui a partir dos polos da heteronomia (própria da imaturidade) e da autonomia (própria da maturidade).
  1. ✂️
  2. ✂️

583Q1069247 | Filosofia, Conceitos Filosóficos, Filosofia, SME SP, FGV, 2023

A filosofia kantiana propôs superar a controvérsia entre inatismo e empirismo, elaborando uma nova posição acerca das possibilidades do conhecimento humano.
Assinale a opção que identifica corretamente uma tese kantiana sobre as possibilidades do conhecimento humano.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

584Q1069254 | Filosofia, Conceitos Filosóficos, Filosofia, SME SP, FGV, 2023

“Seguir o filão complexo da proveniência é, ao contrário, manter o que se passou na dispersão que lhe é própria: é demarcar os acidentes, os ínfimos desvios – ou, ao contrário, as inversões completas –, os erros, as falhas na apreciação, os maus cálculos que deram nascimento ao que existe e em valor para nós; é descobrir que na raiz daquilo que nós conhecemos e daquilo que somos – não existem a verdade e o ser, mas a exterioridade do acidente.”
FOUCAULT, Michel. Nietzsche, a genealogia e a história. In Microfísica do poder. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2015.
Sobre a concepção de História contida no método genealógico de Foucault, é correto afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

585Q1070281 | Filosofia, Conceitos Filosóficos, QM 2023, SEDUC SP, VUNESP, 2025

No capítulo intitulado Rousseau: da servidão à liberdade, Milton Meira do Nascimento aponta que o ingresso de Jean-Jacques Rousseau: “na república das letras deu-se com a obtenção do prêmio concedido pela Academia de Dijon, na França, que havia proposto como tema para uma dissertação a pergunta ‘O restabelecimento das ciências e das artes teria contribuído para aprimorar os costumes?’ Ao responder negativamente a essa questão, Rousseau iria marcar uma posição bem diferente daquela do espírito da época. Afirma Rousseau que se nossas ciências são inúteis no objeto a que se propõem, são ainda mais perigosas pelos efeitos que produzem”.

(In: Weffort, 2006. Adaptado)

Considerando a posição de Rousseau apresentada no excerto, teria sido ele contra os princípios do Iluminismo?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

586Q1069260 | Filosofia, Conceitos Filosóficos, Filosofia, SME SP, FGV, 2023

Edmund Husserl pretendeu fundamentar a filosofia e as ciências numa análise rigorosa das estruturas fundamentais da experiência.
Com relação ao projeto fenomenológico de Husserl, analise as afirmativas a seguir e assinale (V) para a verdadeira e (F) para a falsa:
( ) Objetivou uma redução da filosofia à psicologia, na medida em que tratou de buscar os mecanismos da percepção. ( ) Entendeu a consciência como atividade caracterizada por se direcionar a realidades e dotá-las de sentido. ( ) Concebeu o númeno como realidade inacessível à consciência cuja postulação, no entanto, é logicamente necessária.
As afirmativas são, na ordem apresentada, respectivamente,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

587Q1071052 | Filosofia, Conceitos Filosóficos, Filosofia, SEED RR, IBFC, 2021

Na obra Fundamentação da metafísica dos costumes (KANT, I. Fundamentação da Metafísica dos Costumes. Tradução de Paulo Quintela, Lisboa, Portugal: Edições 70, LDA, 2007. p. 59-61), Kant apresenta três formulações para o imperativo categórico. Assinale a alternativa que as relaciona corretamente.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

588Q1070293 | Filosofia, Conceitos Filosóficos, QM 2023, SEDUC SP, VUNESP, 2025

Em sua obra Ética prática, Peter Singer rejeita a concepção clássica da racionalidade intrínseca da ação ética benevolente, problematizando teses levantadas, por exemplo, por Thomas Nagel, quem busca justificar a necessidade racional da ação altruísta. Mas Peter Singer preserva um papel para a razão na ética, entendendo: “a racionalidade, num sentido amplo, o qual inclui a consciência de si mesmo e a reflexão sobre a natureza e a finalidade da nossa própria existência”. (2018. Adaptado).

Segundo Peter Singer, a racionalidade
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

589Q1071319 | Filosofia, Conceitos Filosóficos, Filosofia, SME SP, FGV, 2023

“O que pode então significar ‘identidade’, e o que alicerça a pressuposição de que as identidades são idênticas a si mesmas, persistentes ao longo do tempo, unificadas e internamente coerentes? Em que medida as práticas reguladoras de formação e divisão do gênero constituem a identidade, a coerência interna do sujeito, e, a rigor, o status autoidêntico da pessoa? Em que medida é a ‘identidade’ um ideal normativo, ao invés de uma característica descritiva da experiência? A própria noção de ‘pessoa’ se veria questionada pela emergência cultural daqueles seres cujo gênero é ‘incoerente ou ‘descontínuo’.”
Adaptado de BUTLER, Judith. Problemas de gênero: feminismo e subversão da identidade. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2022.
Com relação ao trecho acima, analise as afirmativas a seguir e assinale (V) para a verdadeira e (F) para a falsa:
( ) A autora defende o fortalecimento das identidades pessoais contra as normatividades da cultura e da sociedade. ( ) A autora problematiza a noção de coerência subjetiva, questionando as relações de poder a ela subjacentes. ( ) A autora considera a expectativa de coerência da identidade como relacionada a uma noção normativa de “pessoa”.
As afirmativas são, na ordem apresentada, respectivamente,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

590Q1072099 | Filosofia, Conceitos Filosóficos, Professor Filosofia, Prefeitura de Porto Alegre RS, FUNDATEC, 2025

Na tradição filosófica hermenêutica, a circularidade é objeto de reflexão importante. Nesse sentido, o círculo hermenêutico deve ser compreendido como:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

591Q1071077 | Filosofia, Conceitos Filosóficos, Edital n 73, IF PI, IF PI, 2022

“ (...) de um sistema científico eu não exigirei que seja capaz de ser escolhido, em sentido positivo, de uma vez por todas; mas exigirei que sua forma lógica seja tal que possa ser colocado em evidência, por meio de controles empíricos, em sentido negativo: um sistema empírico deve poder ser refutado pela experiência”.
A partir da citação acima e em consonância com as discussões sobre a filosofia da ciência que perpassaram principalmente o séc XX, assinale a alternativa CORRETA que apresenta o nome do filósofo que defendeu a tese supracitada:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

592Q1069295 | Filosofia, Conceitos Filosóficos, Filosofia, SEE PE, CESPE CEBRASPE, 2022

Texto associado.
Por ventura não é absolutamente forçoso que concordemos que em cada um de nós estão presentes as mesmas partes e caracteres que na cidade? (...) é difícil saber se executamos cada ação por efeito do mesmo elemento, ou cada ação por meio de seu elemento, visto que são três. Compreendemos, graças a um; irritamo-nos, por outro dos que temos em nós; desejamos, por um terceiro, o que toca aos prazeres da alimentação, da geração e quantos há gêmeos desses; ou então praticamos cada uma dessas ações com a alma inteira. Isto é que será difícil de determinar convenientemente.

Platão. A República

Considerando o fragmento de texto apresentado, julgue o item a seguir.

Assim como há uma tripartição nas cidades, também as almas são tripartites, constituídas de uma parte racional, uma parte apetitiva e uma parte impetuosa.

  1. ✂️
  2. ✂️

593Q1070330 | Filosofia, Conceitos Filosóficos, Educação Física, Prefeitura de Águas de Lindóia SP, Avança SP, 2024

Olimpismo moderno não é sinônimo de Jogos Olímpicos ou de Olimpíada e está baseado na filosofia do Movimento Olímpico estabelecido por Pierre de Coubertin no final do século XIX.

Sobre a filosofia do Olimpismo, analise as sentenças a seguir:

I. O Olimpismo moderno tem como foco não somente atletas da elite, mas todos.
II. O Olimpismo moderno pode ser observado somente durante o período de hiato entre os Jogos Olímpicos
III. O Olimpismo moderno é uma influência que contribui para a formação e o desenvolvimento da personalidade e da vida social.

Assinale a alternativa CORRETA:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

594Q1070847 | Filosofia, Conceitos Filosóficos, Filosofia, Prefeitura de São José SC, FEPESE, 2018

Identifique abaixo as afirmativas verdadeiras ( V ) e as falsas ( F ) acerca do Idealismo.
( ) Doutrina filosófica que considera o sentido e a inteligibilidade de um objeto de conhecimento redutível às formas ideais da subjetividade humana. ( ) Corrente filosófica que enfatiza a realidade e as experiências mentais do indivíduo como centro da especulação filosófica e fonte de conhecimento. ( ) Teoria que considera a matéria uma manifestação aparente, incompleta, ou imitação imperfeita de uma matriz original constituída de formas ideais e intangíveis. ( ) Conjunto de ideias presentes nos âmbitos cultural e institucional das sociedades que se caracteriza por ignorar sua origem materialista. ( ) Os idealistas pressupõem o primado das ideias na construção do conhecimento e da experiência humana.
Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

595Q1071377 | Filosofia, Conceitos Filosóficos, Contador, UFF, COSEAC, 2023

Existem diversas correntes do pensamento filosófico que classificam a Ética. A vertente da ética empírica, nomeada ética subjetivista, coloca o indivíduo como fonte da conduta moral, podendo ser exemplificada pela seguinte frase:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

596Q1070103 | Filosofia, Conceitos Filosóficos, Auxiliar Técnico Educacional, Prefeitura de Bom Sucesso de Itararé SP, Avança SP, 2024

As relações interpessoais construídas dentro da esfera do serviço público, dentre outras coisas, dependem da postura ética dos envolvidos. A ética possui diferentes concepções teóricas que dependem do tipo de abordagem. Nessa sistemática, qual a alternativa que traz um erro interpretativo?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

597Q1069885 | Filosofia, Conceitos Filosóficos, Filosofia, Prefeitura de São José SC, IESES, 2024

Qual é a relação entre a razão e os valores se levarmos em conta os aspectos do itinerário histórico da filosofia e estabelecermos parâmetros de compreensão do significado que a cultura moderna contemporânea confere às consequências éticas da nossa prática, às implicações intelectuais da dimensão ética de nossa existência? (Franklin Leopoldo e Silva, https://artepensamento.ims.com.br/item/etica-e-razao/)

A partir do enunciado acima sobre ética e razão, assinale a alternativa correta:
I. Descobrir a origem da incapacidade reflexiva gerada pela complexidade da atualidade e analisar a perplexidade causadora de discussões éticas necessárias porém desprovidas de vigor para a abertura de novas vias, parece ser a única maneira de achar um caminho para pensar a ética da racionalidade contemporânea.
II. O aspecto positivo dessa aporia consiste em nos fazer entender a necessidade da reconstrução da pergunta pelo sentido da liberdade.
III. Buscar em Platão e Aristotéles uma inspiração para tentarmos restabelecer na atualidade uma relação positiva entre ética e cultura? Ou, como nos indica Foucault, fazer a crítica ontológica da atualidade, dos limites históricos de nossa situação cultural e abrir novas possibilidades de reinventar a liberdade? Ambas as direções dependem de um movimento racional de rearticulação da experiência histórica que proporcione condições favoráveis para a reagregação do ethos.
IV. Uma tal reagregação supõe o advento de condições de experiência histórica que permitam superar de alguma maneira a fragmentação do sujeito.

A sequência correta é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

598Q1034302 | Filosofia, Conceitos Filosóficos, Professor de Filosofia, SEEC RN, FGV, 2025

A ameaça dos homens não vem primeiramente das máquinas e aparelhos da técnica cujo efeito pode causar a morte. A autêntica ameaça já atacou o homem em sua essência. O domínio da armação [Gestell] ameaça com a possibilidade de que a entrada num desabrigar mais originário possa estar impedida para o homem, como também o homem poderá estar impedido de perceber o apelo de uma verdade mais originária.
HEIDEGGER, M. “A questão da técnica”. Scientiae Studia, São Paulo, v. 5, n. 3, 2007.

O filósofo alemão Martin Heidegger é conhecido por sua crítica à modernidade do ponto de vista ontológico. Segundo o trecho, o perigo essencial da técnica moderna é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

599Q1034303 | Filosofia, Conceitos Filosóficos, Professor de Filosofia, SEEC RN, FGV, 2025

O botão desaparece no desabrochar da flor, e poderia dizer-se que a flor o refuta; do mesmo modo que o fruto faz a flor parecer um falso ser-aí da planta, pondo-se como sua verdade em lugar da flor: essas formas não só se distinguem, mas também se repelem como incompatíveis entre si. Porém, ao mesmo tempo, sua natureza fluida faz delas momentos da unidade orgânica, na qual, longe de se contradizerem, todos são igualmente necessários.
HEGEL, G. W. F. Fenomenologia do Espírito. Petrópolis, RJ: Vozes; Bragança Paulista: Editora Universitária São Francisco, 2014.

O trecho acima ilustra a concepção dialética de Hegel, segundo a qual os contrários
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.