Início

Questões de Concursos Conceitos Filosóficos

Resolva questões de Conceitos Filosóficos comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


681Q1071057 | Filosofia, Conceitos Filosóficos, Filosofia, SEED RR, IBFC, 2021

Texto associado.
Leia os trechos da Seção II do Ensaio sobre o Entendimento Humano (1748), de D. Hume, citados abaixo para responder à questão seguinte.

“Cada um admitirá prontamente que há uma diferença considerável entre as percepções do espírito, quando uma pessoa sente a dor do calor excessivo ou o prazer do calor moderado, e quando depois recorda em sua memória esta sensação ou a antecipa por meio de sua imaginação. (...)”

“Podemos observar uma distinção semelhante em todas as outras percepções do espírito. Um homem à mercê dum ataque de cólera é estimulado de maneira muito diferente da de um outro que apenas pensa nessa emoção. Se vós me dizeis que certa pessoa está amando, compreendo facilmente o que quereis dizer-me e formo uma concepção precisa de sua situação, porém nunca posso confundir esta ideia com as desordens e as agitações reais da paixão. Quando refletimos sobre nossas sensações e impressões passadas, nosso pensamento é um reflexo fiel e copia seus objetos com veracidade, porém as cores que emprega são fracas e embaçadas em comparação com aquelas que revestiam nossas percepções originais. (...) E as impressões diferenciam-se das idéias, que são as percepções menos vivas, das quais temos consciência, quando refletimos sobre quaisquer das sensações ou dos movimentos acima mencionados.”


(HUME, D. Ensaio sobre o entendimento humano. Trad. Anoar Aiex.
Versão eletrônica. Disponível em:
<http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/cv000027.p
df>. Acesso em: 04/ago/2021. p.10).

Quando se lê no trecho citado que “nosso pensamento é um reflexo fiel” e que “copia seus objetos com veracidade”, é evidente que Hume faz uso de uma analogia especular. Sendo assim, deve-se ter em mente que se o pensamento é o “reflexo”, logo há um objeto “refletido”, e mantendo a analogia, se o pensamento copia, então há um algo que é copiado. Quanto a este refletido ou copiado, assinale a alternativa que apresenta a correspondência correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

682Q1070051 | Filosofia, Conceitos Filosóficos, Filosofia, UFF, COSEAC, 2024

No contexto do Empirismo Inglês, especialmente considerando as perspectivas de John Locke e David Hume, identifique a afirmação INCORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

683Q1071079 | Filosofia, Conceitos Filosóficos, Edital n 73, IF PI, IF PI, 2022

Leia o trecho a seguir:
“O que levou Kant a elaborar toda a prospectiva do criticismo foram as observações céticas de Hume, que, levando às últimas consequências a abordagem empirista, demonstrou a inconsistência das noções de espaço e de tempo, reduzindo-as a fruto de um simples hábito. Kant quis resolver esse desafio considerando o espaço e o tempo como duas formas sintéticas a priori da percepção.” (NICOLA, Ubaldo. Antologia ilustrada de Filosofia: das origens à idade moderna. São Paulo: Globo, 2005, p. 328).
Qual das alternativas a seguir traz a concepção kantiana de espaço e tempo?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

684Q1070313 | Filosofia, Conceitos Filosóficos, Filosofia, IF MS, INSTITUTO AOCP, 2025

O método cartesiano propõe uma estratégia rigorosa para alcançar certezas absolutas e construir o conhecimento de forma segura. Considerando as características desse método, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

685Q1070325 | Filosofia, Conceitos Filosóficos, Filosofia, IF MS, INSTITUTO AOCP, 2025

No existencialismo de Jean-Paul Sartre, o conceito de liberdade ocupa uma posição central na interpretação da condição humana. Assinale a alternativa correta sobre a concepção de liberdade em sua filosofia.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

686Q1072151 | Filosofia, Conceitos Filosóficos, Filosofia, UFF, COSEAC, 2022

Em John Locke, “os objetos externos fornecem à mente as ideias das qualidades sensíveis, que são as diferentes percepções que produzem em nós, e a mente fornece ao entendimento as ideias de suas próprias operações”. Essa definição se refere à sua:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

687Q1072152 | Filosofia, Conceitos Filosóficos, Filosofia, UFF, COSEAC, 2022

Na filosofia racionalista de Leibniz, as mônadas são:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

688Q1070107 | Filosofia, Conceitos Filosóficos, Oficial de Controle Animal, Prefeitura de Aracruz ES, IDCAP, 2023

O status moral do animal é um tema complexo e controverso que tem sido objeto de debate em muitos campos, incluindo filosofia, ética, direito e ciência. A questão central envolve a questão de se os animais merecem algum tipo de consideração moral, e em caso afirmativo, qual deve ser o alcance e natureza dessas considerações. Muitas pessoas acreditam que os animais têm direitos morais que devem ser protegidos, enquanto outras argumentam que os animais são meros recursos para uso humano e não têm direitos próprios. Neste contexto, assinale abaixo qual das alternativas é verdadeira:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

689Q1069344 | Filosofia, Conceitos Filosóficos, FILOSOFIA, SEED PR, IBFC, 2023

Houve no século XVII uma influente concepção sobre o mundo, a qual foi compartilhado por muitos filósofos do período, por exemplo, Locke. Trata-se da filosofia corpuscular mecanicista. Para Locke, essa teoria é a única que se deu a tarefa de explicar, de um modo inteligível, as qualidades dos corpos. Duas características da paisagem intelectual de Locke são salientes para a compreensão de sua filosofia da ciência, uma relativa à metodologia da nova ciência e a outra relativa ao seu conteúdo. A primeira é a nova abordagem metodológica para entender o mundo natural, acompanhada por profundas mudanças nas concepções de indução e conhecimento científico e nas fronteiras disciplinares. A segunda característica saliente é a teoria científica dominante de sua época, a hipótese corpuscular da nova ciência. Com base na reflexão sobre a filosofia corpuscular mecanicista do século XVII e da visão científica de Locke em particular, analise as afirmativas abaixo.
I. A filosofia corpuscular mecanicista considera os corpos observáveis como essencialmente compostos de partículas materiais ou corpúsculos. II. A filosofia corpuscular mecanicista considera o impulso (ação por impacto de superfície) como o principal, senão o único, meio de comunicar o movimento entre os corpos físicos. III. As principais teses de Locke, tais como ele as desenvolveu no Ensaio acerca do entendimento humano, são elaboradas em estreita conjunção com a hipótese corpuscular; notavelmente a noção de união entre essências reais e nominais cuja consequência é a união entre qualidades primárias e secundárias. IV. Locke, no oitavo capítulo do segundo livro do Ensaio acerca do entendimento humano, realiza uma distinção entre qualidades primárias e secundárias. Essa hipótese lhe permite explicar a natureza da sensação; a qual constitui uma das fontes do conhecimento.
Estão corretas as afirmativas:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

690Q1071398 | Filosofia, Conceitos Filosóficos, Filosofia, IF TO, IF TO

Quando os filósofos usam uma palavra - 'saber', 'ser', 'objeto', 'eu', 'proposição', 'nome' - e procuram apreender a essência da coisa, deve-se sempre perguntar: essa palavra é realmente usada assim na linguagem que ela existe? Nós reconduzimos as palavras do seu emprego metafísico para o seu emprego cotidiano.
(I.F, 116) In: Mauro Lúcio L. Condé. Wittgenstein: linguagem e mundo. São Paulo: Anablume, 1998, p.91.

Wittgenstein sustenta que atribuir nome às coisas é arbitrário, da mesma forma que é arbitrário:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

691Q1071937 | Filosofia, Conceitos Filosóficos, Filosofia, Prefeitura de Santana de Parnaíba SP, MS CONCURSOS, 2024

Os filósofos gregos tinham uma concepção realista do conhecimento, pois para eles não era problemática a existência do mundo. O mundo é considerado inteligível, isto é, tudo no mundo é compreensível pelo pensamento. O conhecimento se faz pela formação de conceitos, que são verdadeiros enquanto adequados à realidade existente. Neste contexto, o conhecimento é o pensamento que resulta da relação que se estabelece entre:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

692Q1070404 | Filosofia, Conceitos Filosóficos, Concurso Público, Prefeitura de Anchieta SC, AMEOSC, 2023

A convivência em sociedade remete os seres humanos a algumas leis que regulam as ações sociais, que se instituem na civilização como uma instância coletiva. Qual seria a instância individual que colaboraria para a manutenção desse equilíbrio na instância coletiva? Marque a alternativa CORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

693Q1075014 | Filosofia, Conceitos Filosóficos, Masculino Feminino, SEJUDH MT, IBADE

No estudo da relação entre os valores éticos ou morais e a cultura, pode-se afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

694Q1069908 | Filosofia, Conceitos Filosóficos, Pesquisador Ciências Sociais Aplicadas, EMBRAPA, CESPE CEBRASPE, 2025

Em relação aos problemas de construção do conhecimento científico, julgue o item subsequente.

A teoria é uma explicação generalizada que esclarece um aspecto da natureza e baseia-se em evidências, enquanto a empiria representa o conhecimento obtido a partir da experiência sensorial e é fundamental à comprovação e à validação da teoria.

  1. ✂️
  2. ✂️

695Q1074263 | Filosofia, Conceitos Filosóficos, Filosofia, SEDUC SP, VUNESP, 2025

Oswaldo Giacoia Filho, no texto “Hans Jonas: Porque a técnica moderna é um objeto para a ética”, defende que: “O direito exclusivo do homem à humana consideração e à observância ética foi rompido precisamente com a conquista de um poder quase monopolístico sobre toda outra vida. Com um poder planetário de primeiro nível, não lhe é mais lícito pensar apenas em si mesmo”.

O rompimento retratado por Oswaldo Giacoia Filho no excerto, é também um rompimento ético com
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

696Q1074266 | Filosofia, Conceitos Filosóficos, Filosofia, SEDUC SP, VUNESP, 2025

Paulo Henrique de Oliveira e Roberio Nunes dos Anjos Filho, no texto “Bioética e Pesquisas em Seres Humanos”, apresentam os princípios fundamentais da Bioética: “Os três princípios impressos pelo Relatório [Belmont] e referendados pela Bioética são os da autonomia, da beneficência e da justiça. Todavia, a incidência de um quarto princípio, o da não-maleficência, é reconhecida por muitos pesquisadores”.
De acordo com Paulo Oliveira e Roberio Filho, o princípio da não-maleficência corresponde ao dever de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

697Q1069920 | Filosofia, Conceitos Filosóficos, Operador de Rádio e Telefonia, DAE Bauru, DAE de Bauru SP, 2025

Assinale a alternativa que indica o conceito abordado no texto abaixo e completa corretamente a lacuna na frase:

A _____________ pode ser entendida como um estudo ou reflexão, científica ou filosófica, e eventualmente até teológica, sobre os costumes ou sobre as ações humanas, podendo abranger também a própria realização de um tipo de comportamento (Valls, 1994, p. 7).
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

698Q1071712 | Filosofia, Conceitos Filosóficos, Professor de Ensino Religioso, Prefeitura de Juatuba MG, CONSULPLAN

“O termo ética deriva do grego ethos (caráter, modo de ser de uma pessoa). Ética é um conjunto de valores morais e princípios que norteiam a conduta humana na sociedade. A ética serve para que haja um equilíbrio e bom funciona‐ mento social, possibilitando que ninguém saia prejudicado. Neste sentido, a ética, embora não possa ser confundida com as leis, está relacionada diretamente com o sentimento de _____________________.” Assinale a alternativa que completa corretamente a afirmativa anterior.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

699Q1073779 | Filosofia, Conceitos Filosóficos, QM 2019, SEDUC SP, VUNESP, 2025

Em seu livro Filosofando: introdução à filosofia, Maria Lúcia de Arruda Aranha e Maria Helena Pires Martins discutem problemas da Estética. Quanto ao belo, elas dizem: “Kant (…) afirma que o belo é ‘aquilo que agrada universalmente, ainda que não se possa justificá-lo intelectualmente’. Para ele, o objeto belo é uma ocasião de prazer, cuja causa reside no sujeito. O princípio do juízo estético (…) é o sentimento do sujeito, e não o conceito do objeto. Entretanto, esse sentimento é despertado pela presença do objeto. Embora seja um sentimento, portanto, subjetivo, individual, há a possibilidade de universalização desse juízo”.
A possibilidade a que o excerto se refere decorre da filosofia kantiana segundo a qual
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

700Q1069948 | Filosofia, Conceitos Filosóficos, Filosofia, SEDUC SP, VUNESP, 2025

Locke critica a doutrina das ideias inatas de Descartes, afirmando que a alma é como uma tabula rasa – tábua sem inscrições –, como um pedaço de cera em que não há qualquer impressão, um papel em branco. Por isso o conhecimento começa apenas a partir da experiência sensível. Se houvesse ideias inatas, as crianças já as teriam, além de que a ideia de Deus não se encontra em toda parte, pois há povos sem essa representação ou, pelo menos, sem a representação de Deus como ser perfeito.

(Aranha e Martins, 2009)

Segundo as autoras, ao investigar a origem das ideias, ao contrário dos filósofos racionalistas, Locke preferiu priorizar
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.