Início

Questões de Concursos Conceitos Fundamentais

Resolva questões de Conceitos Fundamentais comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


621Q865029 | Arquivologia, Conceitos Fundamentais, Auxiliar Legislativo, Câmara de Petrolina de Goiás GO, GANZAROLI, 2024

A Lei nº. 8.159/91 afirma que o poder público, ou seja, o governo, tem a obrigação de implementar uma gestão de documentos a seus arquivos, e define gestão de documentos como sendo “(…) o conjunto de procedimentos e operações técnicas referentes à produção, tramitação, uso, avaliação e arquivamento de documentos”. Nesse sentido, assinale a alternativa incorreta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

622Q993328 | Biblioteconomia, Conceitos Fundamentais, Biblioteconomia e Documentação, IBGE, AOCP, 2019

Ao estudar a Ciência da Informação, fazse necessário saber que ela nasceu da “explosão da informação”, decorrente dos avanços científicos e tecnológicos ocasionados por qual evento histórico?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

624Q908572 | Museologia, Conceitos Fundamentais, Museólogo, FundArt de Ubatuba SP, Avança SP, 2024

Sobre as diretrizes e definições provenientes da Mesa Redonda de Santiago do Chile – 1972, analisar os itens a seguir:

I. Os museus devem tornar suas coleções o mais acessível possível às instituições religiosas.

II. Os museus devem tornar suas coleções o mais acessível possível às instituições privadas.

III. A Associação Latino Americana de Museologia (ALAM) tem como um de seus objetivos constituir um instrumento de comunicação entre os museus e os museólogos latino americanos.

Está(ã) Correto(s):

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

625Q887063 | Arquivologia, Conceitos Fundamentais, Auxiliar Administrativo, Prefeitura de Palmeiras de Goiás GO, Itame, 2024

A Arquivologia estuda teorias e métodos de organização e tratamento de documentos, e sua conversão em potencial de informação. A definição de arquivo está correta na alternativa:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

626Q1041260 | Arquivologia, Conceitos Fundamentais, Tecnico Judiciario, TRF 6 REGIÃO, CESPE CEBRASPE, 2025

Acerca dos princípios e conceitos da arquivística, bem como da legislação a ela pertinente, julgue o item que se segue.

O princípio de respeito aos fundos é aquele que fundamenta a maior parte das atividades de organização dos arquivos, pois é a partir de sua aplicação que se possibilita o conhecimento da natureza e do significado dos documentos.

  1. ✂️
  2. ✂️

627Q885761 | Arquivologia, Conceitos Fundamentais, Auxiliar Administrativo, CRMVSE, Quadrix, 2024

A alteração pela autoridade competente da classificação de um documento considerado sigiloso, sem que ele perca essa característica, é denominada
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

629Q960919 | Arquivologia, Conceitos Fundamentais, Arquivologia, TRF 2a REGIÃO, CONSULPLAN, 2017

“Cabe portanto ao elaborador da descrição apreender, identificar, condensar e, sem distorções, apresentar todas as possibilidades de uso e aplicação da documentação por ele descrita.”

(Bellotto, 2007.)

De acordo com Bellotto, analise as afirmativas referentes à descrição de documentos.

I. A descrição de documentos ajuda na construção do plano de classificação e da tabela de temporalidade.

II. Os instrumentos de pesquisa são vitais para o processo historiográfico.

III. A destinação de documentos baseada na descrição garante a eficiência do serviço de arquivo.

IV. A descrição é uma tarefa típica dos arquivos de custódia.

Estão corretas apenas as afirmativas

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

630Q1030045 | Arquivologia, Conceitos Fundamentais, Arquivologia, MPU, FGV, 2025

Para a tarefa de estabelecer os fundos de uma instituição, é preciso tomar uma decisão em relação ao que deve ser feito quando uma das atribuições de um organismo é transferida para outro. Considere dois fundos que já existiam e continuam a existir. Os documentos relativos a essa atribuição que foi transferida a outro órgão devem:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

631Q1031078 | Museologia, Conceitos Fundamentais, Educação Patrimonial, IPHAN, FGV, 2025

Leia o texto a seguir.
O território em que vivemos é mais que um simples conjunto de objetos, mediante os quais trabalhamos, circulamos, moramos, mas também um dado simbólico. A linguagem regional faz parte desse mundo de símbolos, e ajuda a criar esse amálgama, sem o qual não se pode falar de territorialidade. Esta não provém do simples fato de viver num lugar, mas da comunhão que com ele mantemos. SANTOS, Milton. O Espaço do Cidadão. São Paulo: EDUSP, 2007.
Segundo o texto acima, assinale a opção que articula, corretamente, as noções de patrimônio cultural, território e pertencimento.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

632Q1043713 | Arquivologia, Conceitos Fundamentais, Técnico de Arquivo, Prefeitura de Caraguatatuba SP, FGV, 2024

Assinale a opção que indica o princípio básico da arquivologia, segundo o qual devem ser mantidos e reunidos em um mesmo fundo documentos que tenham a mesma fonte geradora de arquivos.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

633Q1028148 | Arquivologia, Conceitos Fundamentais, Arquivologia, MPU, FGV, 2025

Das mensagens de correio eletrônico podem constar diversos conteúdos.

Um exemplo de conteúdo que faria com que a mensagem fosse identificada como documento arquivístico seria um(a):

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

634Q882821 | Arquivologia, Conceitos Fundamentais, Recepcionista, Câmara de Fortim CE, ICECE, 2024

Relacionado aos Arquivos e Documentos, associe a primeira coluna de acordo com a segunda e marque a alternativa que apresenta a sequência correta.

( 1 ) Gestão documental. ( 2 ) Documento de arquivo. ( 3 ) Função do arquivo. ( 4 ) Documento público. ( 5 ) Correspondência.

( ) Conservar, preservar e disponibilizar as informações contidas no acervo documental sob sua guarda. O acervo arquivístico é constituído por documentos produzidos organicamente e em qualquer formato no âmbito deste Instituto. ( ) É toda espécie de comunicação escrita que circula nos órgãos ou entidades, à exceção dos processos. A correspondência classifica-se em oficial e particular, interna e externa, recebida e expedida ( ) Conjunto de procedimentos e operações técnicas referentes à produção, tramitação, uso, avaliação e arquivamento dos documentos visando a sua eliminação ou sua guarda permanente. ( ) São todos os documentos de qualquer suporte ou formato, produzidos e/ou recebidos por um órgão governamental na condução de suas atividades. São também documentos públicos aqueles produzidos e/ou recebidos por instituições de caráter público e por entidades privadas responsáveis pela execução de serviços públicos. ( ) É o documento que, independentemente da natureza ou do suporte, é produzido e/ou recebido por uma pessoa física ou jurídica, pública ou privada, no exercício de suas atividades, constituindo elemento de prova ou de informação.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

635Q909883 | Arquivologia, Conceitos Fundamentais, Arquivista, UFMT, UFMT, 2024

Em sua contribuição para a teoria arquivística, T.R. Schellenberg afirma que a classificação é básica à eficiente administração de documentos correntes. Todos os outros aspectos de um programa que vise ao controle de documentos dependem da classificação. Em relação aos princípios de classificação de Schellenberg, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) Só em casos excepcionais os documentos públicos devem ser classificados em relação aos assuntos que se originam da análise de determinado campo do conhecimento. ( ) Os documentos públicos geralmente devem ser classificados em relação à importância histórica. ( ) Os documentos públicos podem ser classificados em relação à organização. ( ) Os documentos devem ser fisicamente descentralizados por repartição que os acumulam, não sendo a descentralização, por si só, um ato de classificação.

Assinale a sequência correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

636Q889162 | Arquivologia, Conceitos Fundamentais, Auxiliar Administrativo, CRF AC, Quadrix, 2024

Entre os princípios arquivísticos, o que estabelece que o arquivo deveria conservar o arranjo dado pela entidade coletiva, pela pessoa ou pela família que o produziu é denominado princípio do(da)

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

637Q952419 | Arquivologia, Conceitos Fundamentais, Almoxarife, Prefeitura de Tangará da Serra MT, FUNDATEC, 2025

De acordo com o Dicionário Brasileiro de Terminologia Arquivística (2005), a produção de imagens fotográficas de um documento em formato altamente reduzido é chamada de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

638Q1062283 | Arquivologia, Conceitos Fundamentais, Escrivão de Polícia Federal, Polícia Federal, CESPE CEBRASPE, 2025

Julgue o item que segue, relativos a conceitos, princípios, legislação e normas arquivísticas.

Os documentos de arquivo podem ser organizados por assunto, conforme o princípio da pertinência, e por origem, segundo o princípio da proveniência.

  1. ✂️
  2. ✂️

639Q1031085 | Museologia, Conceitos Fundamentais, Educação Patrimonial, IPHAN, FGV, 2025

As cidades são organismos em constante transformação e essa é uma característica intrínseca delas, posto que elas são o resultado de diferentes temporalidades e diferentes práticas sociais. Mesmo aqueles trechos urbanos ou as chamadas cidades “históricas” na verdade não permaneceram imutáveis e estão sujeitas a pressões transformadoras que, em maior ou menor grau, acabam por se fazer representar nos seus tecidos urbanos. O que fazem as legislações urbanísticas para essas áreas é criar um código para a gestão da transformação, de forma que esta se faça em bases ditas sustentáveis.
CARSALADE, Flávio de Lemos. Permanência e transformação na memória e no ambiente. In: PINHEIRO, A. R. S. (org.) Cadernos do patrimônio cultural: educação patrimonial. Fortaleza: Secultfor: Iphan, 2015.
De acordo com a reflexão apresentada no texto acima, as políticas de preservação podem ser entendidas como
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

640Q1034511 | Museologia, Conceitos Fundamentais, Educação Patrimonial, IPHAN, FGV, 2025

Leia o fragmento a seguir.
Pensar em patrimônio agora é pensar com transcendência, além das paredes, além dos quintais, além das fronteiras. É incluir as gentes. Os costumes, os sabores, os saberes. Não mais somente as edificações históricas, os sítios de pedra e cal.
Iphan. Programa Nacional do Patrimônio Imaterial. 3ª ed. 2008. (Folder Institucional).
Assinale a opção que apresenta o significado de “pensar com transcendência.”
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.