Início

Questões de Concursos Conceitos Fundamentais

Resolva questões de Conceitos Fundamentais comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


681Q960900 | Biblioteconomia, Conceitos Fundamentais, Biblioteconomia, TRF 2a REGIÃO, CONSULPLAN, 2017

Quanto aos catálogos automatizados, analise as afirmativas a seguir.

I. Deram grande amplitude à catalogação cooperativa, pela agilidade e facilidade na consulta e na cooperação dos registros.

II. Possibilitam que o usuário navegue pelo catálogo, por meio de links para catálogos de nomes e assuntos, por exemplo.

III. Tornaram o catálogo topográfico obsoleto e desnecessário, uma vez que, sempre que for necessário, é possível extrair relatórios atualizados para conferência do acervo.

Estão corretas as afirmativas

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

682Q1041327 | Arquivologia, Conceitos Fundamentais, Especialidade Arquivologia, TRT 15 Região SP, FCC, 2025

Considerando os fundamentos da diplomática contemporânea a prática essencial para identificar corretamente a tipologia documental em arquivos é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

683Q1052688 | Arquivologia, Conceitos Fundamentais, Assistente Industrial e de Gestão Corporativa Arquivo, HEMOBRÁS, Consulplan, 2025

Os documentos de arquivo possuem características que os diferenciam dos demais documentos. Entre elas, destacam-se a organicidade, a unicidade, a confiabilidade e a autenticidade. Considerando tais características, relacione adequadamente as colunas a seguir.
1. Organicidade. 2. Unicidade. 3. Confiabilidade. 4. Autenticidade.
( ) Relaciona-se ao momento em que o documento é produzido e à veracidade de seu conteúdo.
( ) O documento é inédito dentro do conjunto documental ao qual pertence, mesmo que existam cópias em outros grupos de documentos.
( ) Permite que os documentos possam ser contextualizados no conjunto a que pertencem.
( ) Relaciona-se à capacidade do documento se manter da forma que foi produzido, conforme é transmitido, preservado e custodiado, independentemente de se tratar de minuta, original ou cópia.

A sequência está correta em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

684Q865595 | Arquivologia, Conceitos Fundamentais, Auxiliar Legislativo, Câmara de Venâncio Aires RS, FUNDATEC, 2024

De acordo com o Dicionário Brasileiro de Terminologia Arquivística (2005), o método de ordenação _______________ tem por eixo o número e a data dos documentos.
Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna do trecho acima.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

685Q1031748 | Biblioteconomia, Conceitos Fundamentais, Agente de Serviços de Biblioteca Escolar, Prefeitura de Canaã dos Carajás PA, FGV, 2025

O elemento pós-textual que apresenta uma lista alfabética de assuntos, reproduzidos do texto do livro e seguidos da indicação que remete à página em que ocorrem, é denominado
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

687Q888734 | Arquivologia, Conceitos Fundamentais, Assistente em Administração, IFMT, IF MT, 2024

Leia a situação hipotética abaixo e marque a alternativa INCORRETA:

Certo dia, Pedro Paulo, ao acessar o Instagram, viu uma postagem do IFMT (Oifmt oficial) informando que as inscrições do processo seletivo para o Curso de Eletricista de Sistemas de Energias Renováveis (instalador de sistemas fotovoltaicos), do Programa Qualifica Mais ENERGIFE, com duração de aproximadamente um semestre, estavam abertas e que os alunos selecionados receberiam uma bolsa de R$ 400,00 e material didático para frequentar o curso.

Muito animado com a notícia, Pedro Paulo imediatamente acessou o site do IFMT, fez a leitura das regras da seleção, efetuou a inscrição e se preparou para o processo seletivo. Algum tempo depois, na data fixada para divulgação do resultado, Pedro Paulo acessou novamente o site e viu que ficou classificado na 99º posição das 100 vagas disponíveis.

Com a notícia da aprovação, os pais e amigos de Pedro Paulo se reuniram no final de semana e fizeram um almoço especial em comemoração, pois sabiam que o curso no IFMT seria uma ótima oportunidade de melhorar a sua qualificação e de inserção no mercado de trabalho.

Na segunda-feira, Pedro Paulo foi um dos primeiros a comparecer na Secretaria Escolar do IFMT/Campus Cuiabá - Cel. Octayde Jorge da Silva, onde apresentou os documentos exigidos e efetuou a matrícula. Após iniciadas as aulas, Pedro Paulo se dedicou ao máximo ao curso, fez grandes amizades com os colegas da turma, com os servidores da Instituição e demais colaboradores. Adorava as aulas práticas de montagem de sistemas fotovoltaicos e sobre os estudos de viabilidade de negócio.

Ao final, Pedro Paulo concluiu o curso com excelentes notas e foi considerado um dos cinco melhores alunos da turma. Diante do bom desempenho no curso e mesmo antes de receber o Certificado de Conclusão do Curso, ele foi contratado por uma das grandes empresas da região (Sol&Sol Energia Solar), porém foi-lhe exigida a apresentação do comprovante de conclusão do curso.

Tempos depois, a Diretoria da Sol&Sol Energia Solar, muito satisfeita com o profissionalismo e conhecimento técnico do Pedro Paulo, ofereceu-lhe a oportunidade de assumir o cargo de supervisor, mas com a condição de que continuasse a estudar. Com a proposta, ele não pensou duas vezes e, assim que o IFMT noticiou a abertura de um novo processo seletivo, Pedro Paulo fez a sua inscrição, mas agora para o Curso de Graduação em Engenharia Elétrica do Campus Cuiabá.

Fontes: Conselho Nacional de Arquivos (CONARQ). Diretrizes para a digitalização de documentos de arquivo nos termos do Decreto n. 10.278/2020, 2021. Disponível em: https://www.gov.br/conarg/pt-br/centrais-de-conteudo/publicacoes/publicacoes-conarg. Arquivo Nacional. Tabela de temporalidade e destinação de documentos de arquivo relativos às atividades-fim das Instituições Federais de Ensino Superior - IFEs. Disponível em https:/Awww.gov.br/arquivonacional/pt-br/servicos/gestao-de-documentos/orientacao-tecnica-l /codigo-de-classificacaoe-tabela-de-temporalidade-e-destinacao-de-documentos-de-arquivo/copy of portaria n0922011 tabela de temporalidade e destinao.pdf IFMT, Manual de Redação Oficial, Cuiabá: IFMT, 2018.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

688Q1031082 | Museologia, Conceitos Fundamentais, Educação Patrimonial, IPHAN, FGV, 2025

A expressão patrimônio virtual (ou digital) diz respeito ao uso de tecnologias digitais para o registro, modelagem e visualização do patrimônio cultural e natural.
Quanto aos princípios que devem nortear esse tipo de ação, assinale a afirmativa incorreta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

689Q888523 | Arquivologia, Conceitos Fundamentais, Recepcionista, Câmara Municipal de Itapecerica da Serra SP, Avança SP, 2024

Qual é a importância do arquivo e das técnicas de arquivamento em um ambiente organizacional?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

690Q1010906 | Arquivologia, Conceitos Fundamentais, Assistente de Fiscalização e Atendimento, CAUMG, CESPE CEBRASPE, 2025

Acerca de gestão de documentos e sistemas informatizados de gestão de documentos, julgue o item a seguir.

A tabela de temporalidade de documentos de arquivo é um instrumento de classificação que inclui ferramentas para a preservação, a longo prazo, de documentos considerados de valor primário.

  1. ✂️
  2. ✂️

691Q903770 | Biblioteconomia, Conceitos Fundamentais, Documentalista, UFPI, COPESE, 2024

O ISSN (International Standard Serial Number), sigla em inglês para Número Internacional Normalizado para Publicações Seriadas, é o código aceito internacionalmente para individualizar o título de uma publicação seriada. Esse número se torna único e exclusivo do título da publicação ao qual foi atribuído. Assinale a opção que apresenta a instituição responsável por fornecer o ISSN no Brasil:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

692Q888948 | Arquivologia, Conceitos Fundamentais, Secretário Escolar, Prefeitura de Quebrangulo AL, ADM TEC, 2024

A Teoria das Três Idades dos documentos de arquivo surgiu na segunda metade do século XX revolucionando as técnicas arquivísticas, os arquivos e a Arquivologia. A Teoria das três idades caracteriza os arquivos como corrente, intermediário e permanente, conforme a frequência de uso e valores dos seus documentos. O arquivo considerado Corrente é o conjunto de documentos:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

693Q1041324 | Arquivologia, Conceitos Fundamentais, Especialidade Arquivologia, TRT 15 Região SP, FCC, 2025

Considerando os princípios arquivísticos, o da
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

694Q904396 | Biblioteconomia, Conceitos Fundamentais, Biblioteconomista, Prefeitura de Joaçaba SC, Unoesc, 2024

Um dos principais obstáculos para a indexação da informação, era o uso de dicionários simples, sob a forma de listas de descritores, somente com a presença de sinônimos e a ausência de todas as relações entre os termos. Para auxiliar a resolver esse problema, foram elaborados “thesaurus”.
Considerando o “thesaurus”, é incorreto afirmar.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

695Q967375 | Arquivologia, Conceitos Fundamentais, Assistente Administrativo, CONAB, IADES

De acordo com Marilena Leite Paes, a classificação de documentos ocorre conforme características, forma e conteúdo próprios, e eles podem ser classificados segundo o gênero e a natureza do assunto. Com base no exposto, um documento que não requer alto grau de segurança, mas, caso seja conhecido por pessoa não autorizada, pode criar uma situação embaraçosa, é classificado como
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

696Q1017864 | Arquivologia, Conceitos Fundamentais, AgenteAdministrativo, PCDF, CESPE CEBRASPE, 2025

Em relação ao Sistema Nacional de Arquivos (SINAR) e à gestão, classificação, avaliação, armazenamento e descrição de documentos arquivísticos, julgue o próximo item.
A carta, embora tenha estrutura, em certa medida, padronizada, é considerada um documento não diplomático.
  1. ✂️
  2. ✂️

697Q1052689 | Arquivologia, Conceitos Fundamentais, Assistente Industrial e de Gestão Corporativa Arquivo, HEMOBRÁS, Consulplan, 2025

Ao ser designado para avaliar uma massa documental acumulada, o arquivista da Hemobrás pôde identificar a presença de documentos em diferentes suportes, formas e gêneros documentais. Considerando a situação hipotética e, ainda, de acordo com o gênero, classifique os documentos: jaqueta; cartão perfurado; e fotografia aérea.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

698Q903769 | Biblioteconomia, Conceitos Fundamentais, Documentalista, UFPI, COPESE, 2024

De acordo com Lancaster (2004), um vocabulário controlado é essencialmente uma lista de termos autorizados. Nesse sentido, assinale a opção INCORRETA a respeito dos vocabulários controlados:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

699Q957806 | Arquivologia, Conceitos Fundamentais, Assistente Administrativo I, Prefeitura de Porto Amazonas PR, FAU, 2025

No âmbito da disciplina arquivística, são estabelecidas etapas para o efetivo gerenciamento dos documentos. O ciclo de vida dos documentos arquivísticos é tratado pela teoria das três idades. Sobre a teoria das três idades, avalie as sentenças:

I - Os arquivos correntes são assim considerados porque geralmente estão em tramitação, mas é importante enfatizar que em muitos casos, mesmo sem movimentação, os documentos podem ser assim considerados. O critério que define tal status para tais arquivos é relacionado à frequência de sua utilização ou consulta.
II - Os documentos de primeira idade estão geralmente localizados próximos aos seus setores empresariais produtores e são conhecidos também, pela terminologia arquivística, como arquivos ativos.
III - Os documentos de primeira idade possuem valor administrativo para a empresa, valor este chamado de primário. Dentre as atividades realizadas no âmbito da fase corrente, podem ser destacadas as de protocolo, arquivamento, consulta, expedição e empréstimo de documentos.
IV - Quanto aos arquivos intermediários, pode-se afirmar que eles poderão ser consultados e utilizados de modo esporádico por seus produtores, pois já cumpriram os seus principais objetivos na idade corrente junto à administração.
V - Os documentos que já não são mais necessários nos departamentos empresariais devem ser transferidos para um arquivo central ou um arquivo geral, que possua esse caráter de guarda intermediária, a fim de serem cumpridos prazos prescricionais (legais) e precaucionais (discricionários) antes da destinação final deles (eliminação ou recolhimento para guarda permanente).
VI - Apesar de estarem longe dos setores organizacionais produtores, os documentos de segunda idade ainda pertencem a eles. Esses arquivos são também conhecidos como semiativos e, juntamente com os arquivos correntes, são também possuidores de valor primário.
VII - Os arquivos permanentes, por sua vez, são aqueles que deverão ser arquivados definitivamente e que, portanto, não podem ser eliminados jamais.
VIII - Os documentos de terceira idade devem ser preservados por apresentarem um valor histórico-cultural (secundário), ou seja, não mais possuem o valor primário.
IX - São classificados como permanentes, por exemplo, os documentos que revelam a origem, a constituição e a evolução da instituição, normas, regulamentos e outros que se caracterizam como históricos para a instituição.
X - Ao contrário das idades corrente e intermediária, os arquivos permanentes são abertos ao público, isto é, não há restrições quanto à possibilidade de pesquisa por terceiros. Esta idade é também chamada de inativa, tendo como principais atividades a reunião da documentação histórica, o arranjo - isto é, a classificação desses arquivos -, a conservação e a descrição dos documentos.

Após a análise, pode-se afirmar:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

700Q882826 | Arquivologia, Conceitos Fundamentais, Recepcionista, Câmara de Fortim CE, ICECE, 2024

Assinale a alternativa que não representa um tipo reconhecido de arquivo, levando em consideração as definições e classificações comuns na gestão documental:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.