Início

Questões de Concursos Conceitos de Estatística

Resolva questões de Conceitos de Estatística comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


81Q542858 | Probabilidade e Estatística, Conceitos de Estatística, Analista de Comercialização e Logística Júnior, Petrobras, CESGRANRIO

Um especialista em transporte marítimo reconhece as técnicas de estatística descritiva, sabendo, dentre elas, ser uma EXCEÇÃO
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

82Q543052 | Probabilidade e Estatística, Conceitos de Estatística, Estatístico Júnior, Petrobras, CESGRANRIO

Considere o plano em blocos completos aleatorizados, com resposta dada por Yij, onde o índice i se refere ao i-ésimo tratamento e o índice j se refere ao j-ésimo bloco, com i = 1,2,...,t e j = 1,2,...,b. Com respeito a tal plano, analise as afirmativas abaixo.

I - As variáveis aleatórias Yij são independentes e identicamente distribuídas.

II - A soma de quadrados de tratamentos é sempre menor em comparação ao experimento não considerando blocagem.

III - O quadrado médio de tratamentos é sempre menor em comparação ao experimento não considerando blocagem.

IV - A estimativa da variância do erro, dada pelo quadrado médio do erro, é sempre menor em comparação ao experimento não considerando blocagem.

Está correto APENAS o que se afirma em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

83Q542096 | Probabilidade e Estatística, Conceitos de Estatística, Analista em Ciência Pleno 1, MCT, CESPE CEBRASPE

Considerando que, de acordo com Marshall, os fatores de risco podem ser compreendidos em termos de suas distribuições de probabilidade ao longo de um horizonte de tempo, com modelos muito diferentes sendo úteis conforme a situação seja de curto ou longo prazo, julgue os itens de 101 a 107, acerca de modelos e métodos analíticos.

Quando as distribuições exponencial ou log normal parecem inadequadas e quando as condições de aleatoridade não são satisfeitas, aplica-se a distribuição de Weibull. que serve, entre outras aplicações, para modelar o tempo entre ocorrências, quando a probabilidade de ocorrência muda com o tempo e os índices de falha não são constantes.

  1. ✂️
  2. ✂️

84Q543133 | Probabilidade e Estatística, Conceitos de Estatística, Assessor Técnico II, SENAC PE, IPAD

A pesquisa-ação é um tipo de pesquisa que busca intervir na realidade estudada. São características desse tipo de pesquisa:

1. Desenvolvida pelo psicólogo Kurt Levin.

2. Orientada ao conhecimento e resolução de problemas práticos entre os pesquisados.

3. Inclui os pesquisados na construção dos objetivos da pesquisa.

4. Apenas os pesquisados devem gerenciar a pesquisa.

Assinale a alternativa que contém apenas proposições corretas:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

85Q543409 | Probabilidade e Estatística, Conceitos de Estatística, Estatístico, MI, ESAF

Considere um estimador T de um parâmetro ? de uma população. Se E(T) = ?, então T é um estimador

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

86Q543581 | Probabilidade e Estatística, Conceitos de Estatística, Analista Judiciário, STM, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens que se seguem, acerca de definições da teoria estatística.

No contexto da teoria da decisão estatística, ao se considerar uma função perda dada por erro médio absoluto, a mediana é obtida como estimador da localização da população.

  1. ✂️
  2. ✂️

87Q542962 | Probabilidade e Estatística, Conceitos de Estatística, Professor Padrão P, SAEB BA, CESPE CEBRASPE

Empresas que comercializam itens alimentícios precisam estabelecer uma política de reposição desses itens bem como de seu armazenamento. Se elas comprarem muito, terão despesas de armazenagem, tais como seguro e custo do capital investido no estoque. Mas, se comprarem pouco, terão as despesas dos sucessivos pedidos, que envolvem pessoal para realizar e acompanhar esses pedidos, para o transporte do produto, entre outros serviços. Assim, para minimizar o custo de estocagem, considera-se que uma empresa deva minimizar a soma do custo dos pedidos com o custo do armazenamento dos itens em cada pedido, calculando este último sobre a quantidade média de itens comprada em dois períodos consecutivos.

Considerando tais informações, suponha que um distribuidor de polpas de frutas congeladas estime que venderá, ao longo de um ano, 1.000 pacotes de polpa. Suponha, ainda, que a política desse distribuidor seja fazer pedidos regulares, isto é, comprar os pacotes de polpa em intervalos de tempo iguais e em quantidades iguais. Sabendo-se que o custo de cada entrega é de R$ 128,00 e que a armazenagem de cada pacote de polpa custa R$ 10,00 ao ano, o custo de estocagem será mínimo se as quantidades de pedidos e de itens comprados em cada período forem, respectivamente, iguais a

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

88Q542596 | Probabilidade e Estatística, Conceitos de Estatística, Assessor Técnico II, SENAC PE, IPAD

Durante a realização de um experimento podem se apresentar diversas situações que constituem ameaça à validade interna do projeto. Analise as afirmativas abaixo:

1. Os participantes do grupo controle se comunicam um com o outro.

 2. Alguns participantes abandonaram a experiência em andamento e, por essa razão, são desconhecidos os resultados para esses indivíduos.

3. Os participantes do grupo controle acham que estão sendo desvalorizados em comparação com o grupo experimental pelo fato de não receberem o mesmo tratamento (estímulo).

4. Os participantes do experimento são submetidos a um mesmo instrumento para as medidas pré-teste e pós-teste.

5. Os participantes do experimento foram selecionados entre aqueles com características que os predispõem a determinados resultados na avaliação.

Está (ão) correta(s) apenas:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

89Q543069 | Probabilidade e Estatística, Conceitos de Estatística, Oficial Técnico de Inteligência, ABIN, CESPE CEBRASPE

Com relação a métodos não paramétricos, julgue os itens a seguir.

Considere que, para avaliar a aleatoriedade na ocorrência de certo evento, um pesquisador registre apenas o número de ocorrências desse evento em N tentativas, a contagem de casos em que esses eventos ocorrem sequencialmente e a contagem de casos em que esses eventos não ocorrem. Com base nessa situação, é correto afirmar que o pesquisador não dispõe de dados necessários para testar a aleatoriedade desse evento.

  1. ✂️
  2. ✂️

90Q543165 | Probabilidade e Estatística, Conceitos de Estatística, Técnico em Comercialização Júnior, Petrobras, CESGRANRIO

Para administrar uma empresa que se pauta por executar serviços e/ou produtos de qualidade comprovada, são necessárias aplicações de ferramentas gerenciais, dentre as quais, a que prioriza classifica os problemas e soluciona, inicialmente, os que produzem maiores efeitos negativos. Essa ferramenta é o(a)

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

91Q542139 | Probabilidade e Estatística, Conceitos de Estatística, Analista em Gestão Pública, Prefeitura de Vitória ES, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens subseqüentes, que versam sobre os conceitos e ferramentas da estatística e probabilidade.

A estatística descritiva é um conjunto de técnicas que permite descrever as características de um grupo de dados numéricos, sendo necessário o uso de sistemas computacionais.

  1. ✂️
  2. ✂️

92Q542496 | Probabilidade e Estatística, Conceitos de Estatística, Analista de Correios, ECT, CESPE CEBRASPE

Julgue os seguintes itens a respeito de controle estatístico de qualidade.

A principal desvantagem dos gráficos de controle básicos de Shewhart é a não sensitividade a pequenas mudanças no processo. O gráfico de controle de somas cumulativas (CUSUM) e o gráfico de controle da média móvel exponencialmente ponderada (MMEP) são mais sensíveis a pequenas mudanças no processo.

  1. ✂️
  2. ✂️

93Q543079 | Probabilidade e Estatística, Conceitos de Estatística, Atividades de Complexidade Intelectual, MC, CESPE CEBRASPE

Acerca do sistema estatístico brasileiro, julgue os itens a seguir.

A Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) é uma pesquisa anual do IBGE, realizada com questionário que apresenta um conjunto variável de questões.

  1. ✂️
  2. ✂️

94Q542817 | Probabilidade e Estatística, Conceitos de Estatística, Analista Judiciário, TJ ES, CESPE CEBRASPE

Considere que a população de determinado país, no instante inicial t0 = 0, seja igual a P0 > 0, que essa população cresça à taxa anual de 2% e que as taxas de imigração e de emigração sejam desprezíveis. Com base nessas informações, julgue os próximos itens.

É possível inferir que a taxa de fecundidade nesse país é estritamente inferior a 2.

  1. ✂️
  2. ✂️

96Q542676 | Probabilidade e Estatística, Conceitos de Estatística, Assessor Técnico II, SENAC PE, IPAD

Considerando os tipos de estudos quantitativos, analise as proposições abaixo.

1. Os estudos exploratórios se aplicam na função de oferecer conhecimentos básicos sobre uma realidade pouco explorada.

2. Pesquisas de opinião a serem repetidas com a mesma amostra ao longo dos anos podem ser consideradas estudos de painel, ou de tendências.

3. O survey é o tipo de pesquisa mais comum quando se deseja uma análise estatística paramétrica.

4. Os estudos comparativo-causais buscam uma relação de causa e efeito entre fenômenos distintos.

Estão corretas

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

97Q542710 | Probabilidade e Estatística, Conceitos de Estatística, Analista de Empresa de Comunicação Pública, EBC, CESPE CEBRASPE

Acerca de inferência estatística, julgue os itens de 75 a 85.

Para comparar duas médias amostrais que sigam distribuição normal, se as variâncias populacionais forem desconhecidas, é usual a aplicação do chamado teste t-Student. A distribuição amostral desse teste é parametrizada pelo número de graus de liberdade da estatística do teste. Esse número depende do fato de as variâncias populacionais entre as duas populações comparadas serem iguais ou diferentes.

  1. ✂️
  2. ✂️

98Q542660 | Probabilidade e Estatística, Conceitos de Estatística, Analista de Pesquisa Operacional Júnior, Petrobras, CESGRANRIO

As técnicas de simulação são muito importantes em uma grande variedade de projetos quando estes apresentam cálculos muito complexos ou experimentos reais muito dispendiosos. Na base da simulação, tem-se a necessidade de geração de números pseudoaleatórios, quando as duas principais preocupações são: (1) um possível número deve ter a mesma probabilidade de ocorrer que qualquer outro dentre os demais possíveis números e (2) deve existir independência entre as ocorrências, isto é, a probabilidade de ocorrência de um número não deve ser afetada pelas eventuais ocorrências dos demais possíveis números. Os métodos de geração mais adotados na prática são: congruência mista (mixed congruential method), congruência multiplicativa (multiplicative congruential method) e congruência aditiva (additive congruential method). Considere os números inteiros K, L, M e N, tais que: 0 < K < M; 0 < L < M e N = 1, 2, 3... Para serem gerados números pseudoaleatórios entre 0 e M-1, iniciase com uma semente X0 aleatoriamente escolhida e adota- se a relação de recorrência XN+1 = f(XN, XN-1, K, L)(módulo M), isto é, XN+1 é o resto da divisão de f(XN, XN-1, K, L) por M. Nessas condições, quando
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

99Q542128 | Probabilidade e Estatística, Conceitos de Estatística, Analista em Ciência Pleno 1, MCT, CESPE CEBRASPE

Considerando que, de acordo com Marshall, os fatores de risco podem ser compreendidos em termos de suas distribuições de probabilidade ao longo de um horizonte de tempo, com modelos muito diferentes sendo úteis conforme a situação seja de curto ou longo prazo, julgue os itens de 101 a 107, acerca de modelos e métodos analíticos.

A probabilidade de um sistema funcionar sem falhas durante um período de tempo (t) é dada pela soma contínua (integral) da probabilidade de falha p(t) ao longo de todo o tempo possível até o tempo t. O índice de falhas pode ser definido como o coeficiente da probabilidade de o evento ocorrer durante um período de tempo particular dividido pela confiabilidade do sistema nesse tempo.

  1. ✂️
  2. ✂️

100Q542958 | Probabilidade e Estatística, Conceitos de Estatística, Assessor Técnico II, SENAC PE, IPAD

A escolha do caminho metodológico a ser adotado na pesquisa científica depende

1. da experiência do pesquisador e do material coletado por ele na pesquisa de campo.

2. dos estudos censitários disponíveis e outros dados secundários sobre a situação ou objeto do estudo.

3. da confiabilidade dos instrumentos de mensuração e expectativas de validade dos resultados.

4. dos objetivos propostos, dos recursos disponíveis e das condições pessoais do pesquisador.

5. da vontade dos implementadores da pesquisa e das metas fixada no cronograma de atividades.

Está (ão) correta(s) apenas

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.