Questões de Concursos Conceitos de Técnica Dietética e Gastronomia

Prepare-se para a prova com questões de concursos públicos. Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF grátis!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

1 Q877147 | Nutrição, Conceitos de Técnica Dietética e Gastronomia, Merendeira, Prefeitura de Barra de São Miguel PB, CONTEMAX, 2024

Na cozinha da escola, ao preparar um ensopado para o almoço, qual é a sequência correta de utilização das ferramentas que a merendeira deve seguir para garantir a eficiência e a segurança no preparo?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2 Q870143 | Nutrição, Conceitos de Técnica Dietética e Gastronomia, Merendeira, Prefeitura de Formoso do Araguaia TO, FUNATEC, 2024

Assinale de forma correta o propósito principal da técnica culinária conhecida como "marinar".
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

3 Q870144 | Nutrição, Conceitos de Técnica Dietética e Gastronomia, Merendeira, Prefeitura de Formoso do Araguaia TO, FUNATEC, 2024

Assinale de forma correta a prática para evitar a contaminação cruzada durante o manuseio de alimentos.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

5 Q869399 | Nutrição, Conceitos de Técnica Dietética e Gastronomia, Agente de Serviços Gerais, Prefeitura de São José dos Campos SP, FGV, 2024

Sobre o pré-preparo de alimentos, analise as afirmativas a seguir.

I. As embalagens impermeáveis (latas e pouch, por exemplo) devem ser lavadas antes de serem abertas.
II. Devem ser utilizados somente utensílios adequados e, preferencialmente, de madeira.
III. Os alimentos não devem entrar em contato com os cabos dos utensílios ou outros pontos tocados pelas mãos.

Está correto o que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

6 Q899694 | Nutrição, Conceitos de Técnica Dietética e Gastronomia, Nutricionista, FUNASG RJ, Instituto Consulplan, 2024

A escolha do método de cocção correto garante o sucesso da preparação, assim como define suas características sensoriais. Qual é o método de cocção em que o alimento é refogado em gordura quente, em seguida acrescenta-se líquido suficiente para cozinhar, até que o alimento esteja macio e o molho encorpado?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

7 Q944693 | Nutrição, Conceitos de Técnica Dietética e Gastronomia, Tecnologia em Gastronomia, MEC, INEP, 2022

No final do século XIX, a chegada dos imigrantes japoneses contribuiu com um modo especial de cortar o peixe, que levou à criação do tiradito. O diferencial desse tipo de ceviche está no fatiamento do peixe, semelhante ao do sashimi ou do carpaccio. O tiradito tem o sabor mais leve e raramente leva cebola, sendo marinado em um leche de tigre que, às vezes, apresenta sabores orientais, como o molho de soja, o mirin e o gengibre. Hoje, o ceviche é o prato nacional do Peru, e existe até um dia dedicado a ele — Dia Nacional do Ceviche, 28 de junho. Há combinações e receitas infinitas, e cada peruano tem seu modo próprio de fazê-lo. Dois elementos são a chave para um bom ceviche: leche de tigre e peixe fresco.
MORALES, M. Ceviche: culinária peruana. Rosane Albert (trad.). São Paulo: Publifolha, 2014 (adaptado).

O ceviche é um prato que foi criado e modernizado ao longo da história da civilização e que hoje habita o território do Peru, resultando de várias contribuições.
Um dos ingredientes fundamentais do ceviche, o leche de tigre consiste em uma marinada que tem como base
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

9 Q868372 | Nutrição, Conceitos de Técnica Dietética e Gastronomia, Cozinheiro, DAEBauru, DAE de Bauru SP, 2024

Uma alimentação rica em hortaliças e legumes é ótima para a saúde. Qual o método adequado de preparo visando o cozimento e preservação do valor nutricional:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

10 Q944692 | Nutrição, Conceitos de Técnica Dietética e Gastronomia, Tecnologia em Gastronomia, MEC, INEP, 2022

Merengue é uma preparação aerada que consiste em claras batidas com açúcar. A palavra “merengue” foi utilizada pela primeira vez no ano de 1961, no Massiolat, embora várias receitas tenham sido anteriormente publicadas sem o nome. No século XVI, os cozinheiros europeus descobriram que bater claras produzia uma espuma interessante, que foi usada em uma elaboração de um prato simples, que não precisava ser cozido, feito com creme e clara batidas: a essa preparação deram o nome de neve. O verdadeiro merengue fez sua aparição no século XVII, sendo aromatizado com sementes de papoula. Essa prática estende-se até hoje, podendo-se adicionar todo tipo de aromatizantes.
SEBESS, M. Técnicas de confeitaria profissional. 3. ed. São Paulo: Senac, 2014 (adaptado).

Com relação às maneiras de preparar merengues, avalie as afirmações a seguir.
I. No merengue francês, as claras devem estar em temperatura ambiente e, inicialmente, ser batidas em velocidade baixa; em seguida, o açúcar é adicionado gradativamente; o merengue estará pronto quando se formarem picos no batedor de arame.
II. Para preparar o merengue italiano, as claras devem ser previamente misturadas com o açúcar; em seguida, a mistura deve ser colocada em banho-maria até atingir a temperatura de, aproximadamente, 60 °C; assim que alcançar essa temperatura, a mistura deve ser transferida para uma batedeira e continuar sendo batida até esfriar e atingir uma consistência espumosa, com formação de picos.
III. A preparação do merengue suíço consiste nos seguintes passos: primeiramente, é feita uma calda com água e açúcar, que deve ser levada ao fogo até atingir a temperatura aproximada de 115 °C, quando deve-se iniciar o batimento das claras em velocidade máxima; assim que a calda apresentar uma temperatura aproximada de 120 °C, ela deverá ser vertida aos fios sobre as claras, as quais deverão ser batidas em velocidade mínima, até esfriarem e formarem picos.

É correto o que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.