Início

Questões de Concursos Conceitos de Técnica Dietética e Gastronomia

Resolva questões de Conceitos de Técnica Dietética e Gastronomia comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


81Q915311 | Nutrição, Conceitos de Técnica Dietética e Gastronomia, Merendeira, Prefeitura de Pilões PB, EDUCA, 2023

Considerando os conceitos e formas de preparação de alimentos, analise os itens a seguir e assinale a alternativa que corresponde corretamente a uma marinada.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

84Q868655 | Nutrição, Conceitos de Técnica Dietética e Gastronomia, Cozinheira, Prefeitura de Floraí PR, UNIVIDA, 2024

O que é Cocção?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

85Q876896 | Nutrição, Conceitos de Técnica Dietética e Gastronomia, Cozinheiro, DAEBauru, DAE de Bauru SP, 2024

Escaldar, é uma técnica culinária que consiste em mergulhar rapidamente o alimento em água fervente, por um curto período de tempo, com diversos propósito, tais como:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

87Q944684 | Nutrição, Conceitos de Técnica Dietética e Gastronomia, Tecnologia em Gastronomia, MEC, INEP, 2022

TEXTO 1
A farinha de mandioca, para o nordestino, ocupa o mesmo lugar que o pão nas outras culturas. É indispensável à mesa do rico e à do pobre, onde é complemento obrigatório para os alimentos, ora engrossando os molhos, ora simplesmente completando o sabor das outras comidas. A gente pobre, durante os tempos ruins, costuma matar a fome com um simples punhado de farinha seca. Farinha e uns pedaços de rapadura é o “sonhim”, ou seja, a ração que os homens levam para o dia de trabalho nos roçados.
QUEIROZ, R. de. O não me deixes: suas histórias e sua cozinha. 3. ed. Rio de Janeiro: José Olympio, 2010, p. 42 (adaptado).

TEXTO 2
A mandioca faz parte da alimentação de grande parte da população mundial e ocupa uma posição de destaque no cardápio do povo nordestino do Brasil. Da raiz dessa planta tuberosa rica em amido são extraídos vários subprodutos com grande aplicabilidade em diferentes setores da economia: na preparação e na indústria de alimentos; na indústria de papel; na indústria metalúrgica; na indústria farmacêutica; na indústria têxtil; na extração de petróleo e gás; e na agroindústria. Mas é na mesa que a mandioca torna-se patente da cozinha brasileira.
Considerando o exposto e o que se refere à mandioca e a seus subprodutos alimentícios — como farinha, fécula, tucupi e polvilho azedo —, em relação aos usos e às funções desses ingredientes na cozinha brasileira, avalie as afirmações a seguir.
I. A fécula, amido extraído da raiz tuberosa, ao ser aquecida, cocciona, aglomerando grânulos pela evaporação da água, o que proporciona a geleificação necessária para a preparação de tapioca ou para espessar molhos, por exemplo.
II. A paçoca consiste em uma preparação à base de farinha de mandioca, acrescida de proteína; o tucupi, por sua vez, é um líquido extraído da folha da mandioca que precisa ser cozido por pouco tempo, sendo muito utilizado em receitas típicas da região Norte do Brasil.
III. Uma das características básicas do polvilho azedo é a propriedade de expandir seus componentes físico-químicos sem a necessidade de se utilizar fermento, o que possibilita seu uso como ingrediente na elaboração de pães (como o pão de queijo, tradicional em Minas Gerais) e biscoitos de polvilho.

É correto o que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

88Q954930 | Nutrição, Conceitos de Técnica Dietética e Gastronomia, Técnico de Laboratório / Área Gastronomia, IFES, IF ES, 2025

Fundos culinários são preparações aromáticas e concentradas de sabores específicos, obtidas a partir da fervura de água com ingredientes como: ossos bovinos, de peixe ou aves, hortaliças, temperos e ervas. Para a obtenção de um bom produto, alguns cuidados devem ser levados em consideração. Qual item expressa CORRETAMENTE exemplos desses cuidados?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

89Q944707 | Nutrição, Conceitos de Técnica Dietética e Gastronomia, Tecnologia em Gastronomia, MEC, INEP, 2022

Alimento orgânico é aquele isento de qualquer tipo de contaminante que ponha em risco a saúde ambiental ou humana, seja dos produtores, seja dos consumidores. Por ser produzido livre de organismos geneticamente modificados e de insumos artificiais, como adubos químicos, agrotóxicos, drogas veterinárias, aditivos químicos sintéticos (corantes, aromatizantes e emulsificantes), hormônios e antibióticos, esse tipo de alimento é considerado mais saudável, além de privilegiar a agricultura orgânica e o desenvolvimento sustentável.
Em face dessas informações, relativas ao conceito de alimentação saudável, suponha que um grupo de executivos tenha contratado um chef e sua equipe para realizar um cardápio específico — composto por duas entradas, um prato principal e uma sobremesa —, destinado a dois tipos de público: o público A, formado por pessoas que se alimentavam apenas de orgânicos, adeptas do movimento slow food; e o público B, que se alimentava apenas de comida vegana.
Diante dessa exigência contratual, o chef apresentou ao contratante os seguintes pratos:
• Entradas: minissanduíches de inhame com pesto de castanha de caju e carpaccio de carne de caju com molho de mostarda com mel; • Prato principal: massa com molho bechamel aromatizado com pequi; • Sobremesa: pudim de coco com calda de abacaxi.
Com base no caso apresentado, avalie as afirmações a seguir.
I. Em razão das restrições alimentícias do público A, tanto o molho bechamel quanto o pudim de coco deverão ser feitos com leite de vegetais ou oleaginosas.
II. Caso o chef seja questionado pelo público B sobre a origem do abacaxi utilizado para fazer a calda que compõe a sobremesa, mas não consiga fornecer uma explicação a esse respeito, a calda de abacaxi deverá ser substituída, visto que o desconhecimento da origem do alimento feriria a filosofia desse público.
III. O princípio básico do movimento slow food é a utilização de produtos artesanais de qualidade especial, produzidos de forma que respeite tanto o meio ambiente quanto as pessoas responsáveis pela produção do alimento, o que obrigaria o chef a prestar esclarecimentos a respeito da origem de todas as frutas utilizadas no cardápio.
IV. Os adeptos do veganismo visam excluir todas as formas de exploração de animais, o que, no âmbito da alimentação, implica buscar não consumir produtos derivados de animais, o que obrigaria o chef a substituir o mel utilizado na preparação da entrada.

É correto o que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

90Q876897 | Nutrição, Conceitos de Técnica Dietética e Gastronomia, Cozinheiro, DAEBauru, DAE de Bauru SP, 2024

Leia as afirmativas abaixo:


I – Ao submeter uma preparação de alimentos ao método de cocção por calor seco, o alimento será: grelhado, assado no forno, frito ou salteado.


II – As preparações de alimentos após serem submetidos a cocção devem ser mantidos em temperaturas inferiores a 45°c para que não ocorra a multiplicação microbiana.


III – Os manipuladores de alimentos devem ter asseio pessoal, os uniformes devem ser trocados no mínimo três vezes na semana, mantê-los limpos e conservados, devem lavar as mãos ao chegar no trabalho, antes e após manipular alimentos, após usar sanitários, tocar em materiais contaminados e sempre que se fizer necessário.


IV – Os manipuladores não devem fumar, falar desnecessariamente, cantar, comer, assobiar, manipular dinheiro, mexer em celular durante o horário de trabalho.


V – Ao manusear o pré-preparo de carne, o cozinheiro deve utilizar a luva de polipropileno para que não ocorra acidente de trabalho.


VI – A intoxicação alimentar é causada pela ingestão de água e alimentos contaminados, e esta contaminação pode ocorrer durante a compra dos alimentos, manipulação, preparo, conservação e os tipos de agentes causadores.


Assinale as afirmativas INCORRETAS:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

91Q899608 | Nutrição, Conceitos de Técnica Dietética e Gastronomia, Nutricionista, Prefeitura de Baliza GO, Itame, 2024

O Índice de Cocção (IC) determina o rendimento do alimento numa determinada preparação, ou seja, ele mostra a relação entre a quantidade do alimento pronto e do alimento cru e limpo utilizado na receita. O valor do IC pode apresentar variações para um mesmo alimento em função dos fatores citados abaixo, exceto:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

92Q907811 | Nutrição, Conceitos de Técnica Dietética e Gastronomia, Gastronomia, IFSE, IV UFG, 2024

Escoffier foi o responsável por instituir o sistema de brigada de cozinha. Neste sistema cada posição tem uma praça e espaço definidos. Considerando a brigada clássica, quais são as posições pertencentes a esse grupo?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

93Q868961 | Nutrição, Conceitos de Técnica Dietética e Gastronomia, Merendeira, Prefeitura de Rio Branco AC, IV UFG, 2024

Qual a forma correta para provar o alimento durante o seu preparo?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

95Q907815 | Nutrição, Conceitos de Técnica Dietética e Gastronomia, Gastronomia, IFSE, IV UFG, 2024

Composto por vegetais aromáticos semelhantes com a finalidade de conferir um sabor subjacente sutil, agradável e capaz de melhorar o sabor do prato pronto é o arranjo do
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

96Q944689 | Nutrição, Conceitos de Técnica Dietética e Gastronomia, Tecnologia em Gastronomia, MEC, INEP, 2022

Após as operações preliminares de pré-preparo, alguns alimentos estão prontos para serem submetidos a diferentes processos de cocção. Assim, na elaboração da ficha técnica, o profissional da gastronomia deve atentar para o fato de que a ação do calor confere aos alimentos características novas, modificando suas características sensoriais e, às vezes, suas composições químicas.
ORNELLAS, L. H. Técnica dietética, seleção e preparo de alimentos. 8. ed. São Paulo: Atheneu, 2013, p. 50 (adaptado).

Sobre os processos básicos de cocção, avalie as afirmações a seguir.
I. A cocção a vapor é um exemplo de aplicação do calor úmido que preserva os componentes nutricionais do alimento em seu processo de cozimento.
II. A aplicação do calor seco reduz o volume e a massa dos alimentos, devido à perda de água durante o processo de cocção.
III. A fritura por imersão em óleo é um método de cocção que aplica o calor úmido, o que aumenta a massa do alimento.
IV. O calor misto envolve a aplicação tanto do calor seco quanto do calor úmido, sendo a cocção ao forno, na qual se adiciona água aos assados, um exemplo de processo que utiliza esse tipo de calor.

É correto apenas o que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

97Q915042 | Nutrição, Conceitos de Técnica Dietética e Gastronomia, Merendeira, Prefeitura de Paraíso do Tocantins TO, FEPESE, 2023

O pré-preparo é a etapa da produção de alimentos que consiste em operações de limpeza, divisão ou mistura para serem consumidos crus ou levados à cocção.

Assinale a alternativa que contém apenas métodos de pré-preparo.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

98Q868495 | Nutrição, Conceitos de Técnica Dietética e Gastronomia, Merendeira, Prefeitura de Barra de São Miguel PB, CONTEMAX, 2024

Durante a preparação do almoço para 300 alunos em uma escola municipal, qual equipamento a merendeira deve usar para garantir que a sopa seja preparada de forma eficiente e segura?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

99Q913382 | Nutrição, Conceitos de Técnica Dietética e Gastronomia, Auxiliar de Serviços Gerais Serviços de Limpeza e Copa, Prefeitura de Iporã do Oeste SC, AMEOSC, 2023

Durante a preparação dos alimentos em uma cozinha industrial, um Auxiliar de Cozinha precisa lidar com diferentes riscos. Qual dos equipamentos de segurança abaixo é essencial para proteção aos risco que o colaborador está exposto durante o corte de alimentos para preparo?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

100Q868642 | Nutrição, Conceitos de Técnica Dietética e Gastronomia, Cozinheira, Prefeitura de Floraí PR, UNIVIDA, 2024

Para preparar a Batata Noisette ou Parisienne que é em formato de bola, o equipamento ou utensílio utilizado no preparo para fazer o formato da batata é o:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.