Questões de Concursos: Conceitos e Fundamentos do Desenvolvimento Sustentável

Prepare-se para a prova com questões de concursos públicos: Conceitos e Fundamentos do Desenvolvimento Sustentável. Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF grátis!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

11 Q902913 | Meio Ambiente, Conceitos e Fundamentos do Desenvolvimento Sustentável, Pedagogia, IFES, IF ES, 2024

Sobre o conceito de sustentabilidade, qual sentença NÃO se pode afirmar.

12 Q882067 | Meio Ambiente, Conceitos e Fundamentos do Desenvolvimento Sustentável, Técnico em Meio Ambiente, Prefeitura de São João do Ivaí PR, Instituto Access, 2024

Como a política ambiental contribui para a sustentabilidade de um país?

13 Q917117 | Meio Ambiente, Conceitos e Fundamentos do Desenvolvimento Sustentável, Assistente em Administração, UFCG, UFCG, 2025

A sustentabilidade surge para moldar as perspectivas de desenvolvimento, considerando as interações entre o ambiente natural, a economia humana e os limites do planeta, por meio dos paradigmas da sustentabilidade forte (genuína, estrita ou radical) e da sustentabilidade fraca (superficial, substituível ou frágil), que suscitam a busca por soluções que conciliem as necessidades humanas e seu bem-estar com os limites ambientais e ecológicos do planeta.

Adaptado de Lélé, S. M. Sustainable Development: a critical review. World Development, v.19, n.6, p.607-621, 1991. https://doi.org/10.1016/0305-750X(91)90197-P.

Qual das seguintes afirmativas caracteriza o paradigma da sustentabilidade forte?

14 Q886765 | Meio Ambiente, Conceitos e Fundamentos do Desenvolvimento Sustentável, Agente Administrativo, Prefeitura de General Sampaio CE, FUNCEPE, 2024

A sustentabilidade é um conceito que se transformou, ao longo do tempo, incorporando novas dimensões e desafios. Uma das formas de representar a sustentabilidade é por meio dos três pilares: ambiental, social e econômico. No entanto, essa abordagem foi criticada por simplificar e separar aspectos que são interdependentes e complexos. Assinale a alternativa que apresenta uma proposta mais atual e abrangente de sustentabilidade.

15 Q886764 | Meio Ambiente, Conceitos e Fundamentos do Desenvolvimento Sustentável, Agente Administrativo, Prefeitura de General Sampaio CE, FUNCEPE, 2024

A sustentabilidade é um conceito que se refere à capacidade de atender às necessidades do presente sem comprometer as possibilidades das gerações futuras. Ela envolve aspectos ambientais, sociais e econômicos que devem ser equilibrados e integrados. Qual foi o documento que introduziu o conceito de desenvolvimento sustentável pela primeira vez?

16 Q918374 | Meio Ambiente, Conceitos e Fundamentos do Desenvolvimento Sustentável, Fiscal Ambiental, Prefeitura de São Vicente do Sul RS, FUNDATEC, 2025

Devido à importância dos protocolos estabelecidos para a mitigação das emissões de gases de efeito estufa, o Mecanismo de Desenvolvimento Limpo (MDL) tem como principal objetivo:

17 Q956579 | Meio Ambiente, Conceitos e Fundamentos do Desenvolvimento Sustentável, Técnico em Meio Ambiente, Prefeitura de Rio Negro PR, OBJETIVA, 2025

Com base na Lei Complementar nº 140/2011 — Competências Ambientais, relacionar as colunas e assinalar a sequência correspondente.

(1) Licenciamento Ambiental. (2) Atuação Supletiva. (3) Atuação Subsidiária.
( ) Ação do ente da Federação que se substitui ao ente federativo originariamente detentor das atribuições, nas hipóteses definidas na lei.

( ) Ação do ente da Federação que visa a auxiliar no desempenho das atribuições decorrentes das competências comuns, quando solicitado pelo ente federativo originariamente detentor das atribuições definidas na lei.

( ) O procedimento administrativo destinado a licenciar atividades ou empreendimentos utilizadores de recursos ambientais, efetiva ou potencialmente poluidores ou capazes, sob qualquer forma, de causar degradação ambiental.

18 Q892885 | Meio Ambiente, Conceitos e Fundamentos do Desenvolvimento Sustentável, Professor, Prefeitura de Água Boa MT, SELECON, 2024

179 países participantes da Rio 92 acordaram e assinaram a Agenda 21 Global, um programa de ação baseado em um documento de 40 capítulos, que constitui a mais abrangente tentativa já realizada de promover, em escala planetária, um novo padrão de desenvolvimento, denominado:

19 Q957513 | Meio Ambiente, Conceitos e Fundamentos do Desenvolvimento Sustentável, Técnico Bancário Todos os Polos, BANPARÁ, Fundação CETAP, 2025

Texto associado.
O texto seguinte servirá de base para responder à questão.

Povos da floresta.

Além de acordos que priorizem a adoção de fontes de financiamento, o Instituto Socioambiental (ISA) também apresenta um posicionamento voltado ao fortalecimento da visão que povos indígenas, quilombolas e povos е comunidades tradicionais levam para a Conferência do Clima, como destaca o analista de políticas climáticas do ISA, Ciro Brito.

"Uma das principais mensagens é de que os povos da floresta são agentes fundamentais para o combate à crise climática, pelos seus modos de criar, fazer e viver, que apoiam a conservação e o manejo sustentável da floresta. Outra mensagem é que o foco das negociações deve ser buscar garantir a justiça climática, em que os grupos mais vulneráveis às mudanças climáticas, apesar de não contribuírem para o agravamento da crise, estão sofrendo mais com seus efeitos. Por isso, mecanismos de adaptação e fontes de financiamento devem ser fortemente incentivados e pressionados para se chegar a bons acordos.".

No que se refere ao financiamento em si, Ciro considera que a COP29 tem a missão de garantir financiamentos para uma "correção de rumo" na ação climática global. "Os planos climáticos revistos (NDCs) dos países deverão ser apresentados até fevereiro de 2025, mas para que os países em desenvolvimento apresentem novas NDCs mais audaciosas, a COР 29 deve estabelecer que o financiamento estará disponível para os ajudar a cumprir suas metas climáticas. Então a nossa expectativa é que o Novo Objetivo Coletivo Quantificado (NCQG), a ser acordado na COP 29 reflita as necessidades e prioridades dos países em desenvolvimento, incluindo as necessidades em relação à adaptação climática "pontua". "Além de financiamento, esperamos que se chegue a um acordo sobre o Artigo 6, sobre a forma como os critérios de carbono são definidos, como os projetos podem ser aprovados e revistos, que informações sobre os contratos podem ser mantidas confidenciais e o que precisa ser transparente".

No contexto em que a COP29 antecede a realização da COP que será sediada pelo Brasil, o analista de políticas climáticas do ISA também destaca as expectativas em relação ao posicionamento do país na conferência deste ano. "Espera-se um posicionamento agregador, tendo em vista que o Brasil terá a presidência da próxima COP, em Belém, e precisa avançar na sua capacidade de liderar um grupo de países tão diverso", considera.

"Essa conferência (COP29) tende a ter uma participação menor da sociedade civil, em termos quantitativos, em relação às duas últimas COPs, por conta dos altos valores e do grande foco que a sociedade civil brasileira deu à COP da biodiversidade esse ano, na Colômbia. Além disso, muitas organizações já estão se preparando para COP30. A grande expectativa é sobre Belém".

De qualquer modo, Ciro pontua que o que se espera da participação da sociedade civil organizada na COP29 é uma "participação ativa, principalmente dos movimentos indígena, quilombola e de periferias, pressionando por mais ambição nos temas que estão na mesa para serem discutidos em Baku e já rufando os tambores para a COP de Belém".

Diário na COP29, Meio Ambiente, Cíntia Magno, 8/11/2024. Disponível em: https://diariodopara.com.br/cop/o-papel-fundamental-da-sociedade-civil -organizada-na-cop/
A necessidade de dar um espaço de fala aos povos da floresta deve-se:

20 Q959320 | Meio Ambiente, Conceitos e Fundamentos do Desenvolvimento Sustentável, Área 9, Polícia Federal, CESPE CEBRASPE

A respeito de estudos ambientais, zoneamento ambiental e caracterização e ocupação de biomas brasileiros, julgue o item subsequente.


Os estudos de impacto ambiental focam essencialmente a avaliação de possíveis danos advindos de empreendimentos potencialmente poluidores capazes de comprometer componentes ambientais, deixando de parte aspectos sociais e econômicos.

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.