Questões de Concursos Concepções de Currículo

Resolva questões de Concepções de Currículo comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

1Q57432 | Pedagogia, Concepções de Currículo

O currículo tem relação direta com o poder e se situa no nível da superestrutura, sendo visto como instrumento de dominação da classe dominante sobre a classe dominada, constituindo-se, deste modo, em um “conhecimento comprometido”, ou seja, uma expressão da vontade e dos interesses da classe detentora do poder político. Essa é uma formulação do currículo utilizada por teóricos ligados à concepção:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2Q57438 | Pedagogia, Concepções de Currículo

Uma teoria de currículo é definida pelos conceitos que utiliza. Assim, alguns dos conceitos enfatizados pelas teorias críticas de currículo, que organizam e estruturam a forma como vemos o currículo são
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3Q57431 | Pedagogia, Concepções de Currículo

As adaptações curriculares realizam-se em três níveis sendo estes:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4Q57433 | Pedagogia, Concepções de Currículo

Leia o texto abaixo:

“Com maior ou menor resistência, mais ou menos debates, esse novo paradigma vai sendo adaptado e adotado em diferentes países. Vasta literatura acadêmica, muitos relatórios e estudos sobre política educacional documentam essa nova visão da educação.

Os conteúdos disciplinares, tradicionalmente tratados como fins em si mesmos, passam a servir às aprendizagens _________ e _________ . Tomar os conteúdos como meios para aprender implica numa mudança de cultura muito mais profunda do que os relatórios e documentos sobre esse tema permitem prever, porque coloca o foco da avaliação nos resultados da aprendizagem”
 (Mello, 2014. p.10-12).

No trecho acima, fragmento do texto “Currículo na educação básica do Brasil - concepções e políticas”, a autora reflete sobre uma outra possibilidade de organização curricular. Marque a alternativa CORRETA que completa o sentido do texto exposto:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

5Q57434 | Pedagogia, Concepções de Currículo

Mello (2014, p.01), ao discutir sobre o currículo da educação básica no Brasil, ressalta que “como quase todos os temas educacionais, as decisões sobre currículo envolvem diferentes concepções de mundo, de sociedade e, principalmente, diferentes teorias sobre o que é o conhecimento, como é produzido e distribuído, qual seu papel nos destinos humanos”. Nessa direção destaca “a concepção do currículo escolar que privilegia a apropriação do patrimônio científico cultural acumulado em lugar do avanço em direção a novas descobertas e fronteiras científicas. Essa concepção tem uma didática frontal, expositiva e fácil de observar e de aprender, motivo pelo qual ainda predomina em muitas salas de aula”.

Assinale a alternativa CORRETA que identifica a concepção explicitada acima:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

6Q57439 | Pedagogia, Concepções de Currículo

De acordo com Tomaz Tadeu da Silva (Documentos de identidade: uma introdução às teorias do currículo. Belo Horizonte: Autêntica, 2002.), tanto os modelos de currículo ________________ propostos por Franklin Bobbit e Ralph Tyler quanto os modelos mais ___________________ de currículo, como o de John Dewey, constituíram-se, de certa forma, enquanto reações ao denominado _____________, que objetiva proporcionar aos estudantes o conhecimento das grandes obras literárias e artísticas herdadas das civilizações greco-romanas, bem como de suas respectivas línguas.

As lacunas do enunciado são corretamente preenchidas por
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

7Q57437 | Pedagogia, Concepções de Currículo

Segundo estudos de Lopes e Macedo (2011), no livro intitulado Teorias de Currículo, a noção de currículo integrado tem perpassado a história dos movimentos de currículo, obedecendo denominações diversas, tais como currículo global, interdisciplinar, currículo transversal e metodologia de projetos. Mediante essas denominações, os princípios para essa base de integração vinculam-se a três modalidades, a saber:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

8Q57435 | Pedagogia, Concepções de Currículo

As adequações curriculares são estratégias e critérios de atuação docente, admitindo decisões que oportunizam adequar a ação educativa escolar às maneiras peculiares de aprendizagem dos alunos, considerando que o processo de ensino‐aprendizagem pressupõe atender à diversificação de necessidades dos alunos na escola. Considerando essa informação, assinale a alternativa que não apresenta um tipo de adequação curricular.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

9Q57447 | Pedagogia, Concepções de Currículo, CESPE CEBRASPE

Currículo é uma construção social do conhecimento que pressupõe a sistematização dos meios para que essa construção se efetive; a transmissão dos conhecimentos historicamente produzidos e as formas de assimilá-los são processos que compõem uma metodologia de construção coletiva do conhecimento escolar, ou seja, o currículo propriamente dito.

Alfredo Veiga Neto. De Geometrias, Currículo e Diferenças. In: Educação e Sociedade, Dossiê Diferenças. 2002. p. 7 (com adaptações).

Considerando a concepção de currículo apresentada, julgue o item subsecutivo.

O currículo formal compreende o conjunto de comportamentos, atitudes e valores transmitidos no cotidiano escolar que não estão expressos nos documentos formais.
  1. ✂️
  2. ✂️

10Q57440 | Pedagogia, Concepções de Currículo

José Augusto Pacheco, na obra Escritos Curriculares (São Paulo: Cortez, 2005), ensina-nos que o currículo é uma construção marcada por processo contínuo de decisão. Nesse continuum de decisão curricular emergeriam as diferentes porém concatenadas fases de desenvolvimento do currículo. Dentre estas fases temos o chamado currículo prescrito, que é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

11Q57445 | Pedagogia, Concepções de Currículo, CESPE CEBRASPE

O Currículo em Movimento da Educação Básica visa propor a educação integral nas escolas públicas, com base nos seguintes princípios: integralidade, intersetorialização, transversalidade, diálogo entre escola e comunidade, territorialidade e trabalho em rede.
  1. ✂️
  2. ✂️

12Q57450 | Pedagogia, Concepções de Currículo, CESPE CEBRASPE

O currículo da universidade medieval era composto de um ciclo básico, que envolvia o ensino das sete artes liberais divididas em dois blocos: o trivium (Gramática, Retórica e Dialética) e o quadrivium (Aritmética, Geometria, Astronomia e Música).
  1. ✂️
  2. ✂️

13Q57446 | Pedagogia, Concepções de Currículo, CESPE CEBRASPE

O Currículo em Movimento da Educação Básica visa garantir não apenas o acesso de todos à educação básica, mas, sobretudo, a permanência de crianças e jovens na escola e o ensino de qualidade, voltado para os sujeitos sociais e em conformidade com os preceitos constitucionais.
  1. ✂️
  2. ✂️

14Q57443 | Pedagogia, Concepções de Currículo, CESPE CEBRASPE

O Currículo em Movimento da Educação Básica visa determinar um planejamento curricular que corresponda a um processo de organização dos conteúdos segundo os princípios da administração científica e que tenha como referência o controle de resultados, a explicitação de objetivos e a verificação do alcance destes por meio de avaliação.
  1. ✂️
  2. ✂️

15Q57436 | Pedagogia, Concepções de Currículo

Os chamados espaços educadores sustentáveis como um princípio da educação integral, quando aplicados à educação escolar, são
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

16Q57449 | Pedagogia, Concepções de Currículo, CESPE CEBRASPE

Julgue o próximo item, relativo ao currículo e à construção do conhecimento.

Currículo não é algo dado, não é realidade objetiva, e sim processual, provisória, visto que ele está relacionado à temporalidade histórica.
  1. ✂️
  2. ✂️

17Q57448 | Pedagogia, Concepções de Currículo, CESPE CEBRASPE

A respeito do currículo da escola, julgue o item subsecutivo.

A educação escolarizada é condicionada por processos e sistemas que a delimitam e regulam. O currículo é um desses sistemas e se configura como elemento de ordenação social.
  1. ✂️
  2. ✂️

18Q57441 | Pedagogia, Concepções de Currículo, CESPE CEBRASPE

O  Currículo  em  Movimento,  elaborado  pela  Secretaria  de  Estado de Educação do Distrito Federal, é um documento que  apresenta  os  temas  que  devem  permear  as  atividades  docentes,  pois  apontam  os  eixos  norteadores  de  todos  os  conteúdos científicos a serem abordados em sala de aula. A  respeito desse assunto, julgue o item que segue.

No  documento  em  análise,  a  escola  deve  ser  compreendida como o espaço físico no qual se realizam  as atividades educativas.
  1. ✂️
  2. ✂️

19Q57442 | Pedagogia, Concepções de Currículo, CESPE CEBRASPE

A respeito do currículo e sua relação com a construção de conhecimentos, julgue o seguinte item.

O currículo representa a conexão entre sistema educativo e sociedade na medida em que se atualiza em função das demandas sociais.
  1. ✂️
  2. ✂️

20Q57444 | Pedagogia, Concepções de Currículo, CESPE CEBRASPE

Considerando os pressupostos do Currículo em Movimento da Educação Básica, julgue o item a seguir.

No âmbito da educação integral, o Currículo em Movimento tem sua efetivação condicionada aos seguintes princípios nucleares: vinculação entre teoria e prática, transversalidade, contextualização e técnica curricular
  1. ✂️
  2. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.