Questões de Concursos: Concepções de Currículo

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21 Q900232 | Pedagogia, Concepções de currículo, Professor em Atuação na Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental, Prefeitura de Divinópolis MG, Instituto Consulplan, 2024

O currículo diz respeito à organização escolar. Dessa forma, ele é uma construção social do conhecimento, pressupondo a sistematização dos meios para que essa construção se efetive; trata-se da seleção dos conhecimentos historicamente produzidos e construídos e as formas distintas de assimilá-los. A concepção de criança no Currículo Referência de Minas Gerais é um sujeito histórico e de direitos que, nas interações, relações e práticas cotidianas que vivencia, constrói sua identidade pessoal e coletiva, brinca, imagina, fantasia, deseja, aprende, observa, experimenta, narra, questiona e constrói sentido sobre a natureza e a sociedade, produzindo cultura. Essa concepção:

22 Q917732 | Pedagogia, Concepções de currículo, Educador Social de Pedagogia, Prefeitura de Serra Alta SC, EVO Concursos, 2025

Assinale a alternativa correta que descreve o conceito de Currículo Escolar:

23 Q889250 | Pedagogia, Concepções de currículo, Auxiliar de Atividade Educacional, Prefeitura de Júlio Borges PI, JVL Concursos, 2024

Adaptações curriculares significam adequações no currículo correspondentes ao conjunto das modificações nos elementos físicos e materiais do ensino, bem como aos recursos pessoais do professor quanto ao seu preparo para trabalhar com os alunos. São definidas como alterações ou recursos especiais, materiais ou de comunicação que venham facilitar os alunos com necessidades educacionais especiais a desenvolver o currículo escolar. Podem ser consideradas medidas constituem adequações de acesso ao currículo:

I- Criação de condições físicas, ambientais e materiais para o aluno na sua unidade escolar de atendimento.

II- Providência de mobiliário específico necessário.

III- Fornecimento ou atuação para a aquisição dos equipamentos e recursos materiais específicos necessários.

IV- Adoção de sistemas de comunicação alternativos para os alunos impedidos de comunicação oral (no processo de ensino-aprendizagem e na avaliação).

V- Adaptação de materiais escritos de uso comum: destacando alguns aspectos que necessitam ser apreendidos com cores, desenhos, traços etc.

Estão corretos os itens:

25 Q901997 | Pedagogia, Concepções de currículo, Professor P III, Prefeitura de Nova Glória GO, Itame, 2024

Continuando a tratar da teoria do currículo, marque a alternativa que expõe de maneira correta características de um currículo queer.

26 Q904964 | Pedagogia, Concepções de currículo, Profissional de Apoio Escolar, Prefeitura de Jaraguá GO, Instituto Access, 2024

Currículo é uma construção social do conhecimento, pressupondo a sistematização dos meios para que esta construção se efetive; a transmissão dos conhecimentos historicamente produzidos e as formas de assimilá-los, portanto, produção, transmissão e assimilação são processos que compõem uma metodologia de construção coletiva do conhecimento escolar, ou seja, o currículo propriamente dito.
(VEIGA N, A. De. Geometrias, Currículo e Diferenças. IN: Educação e Sociedade, Dossiê Diferenças. 2002, P.7.)

Em relação à Currículo e Didática, um dos pontos de concordância é a:

27 Q902911 | Pedagogia, Concepções de currículo, Pedagogia, IFES, IF ES, 2024

No livro Críticas da Estrutura da Escola (2017), de Vitor Paro, o autor levanta muitas questões e indica pontos relevantes e de atenção para os docentes. Leia as sentenças abaixo e assinale apenas a letra CORRETA.

28 Q901391 | Pedagogia, Concepções de currículo, Assessor Técnico de Ensino Fundamental, Prefeitura de Santa Adélia SP, IPEFAE, 2024

As escolas atualmente baseiam-se em três perspectivas relacionadas ao conceito de currículo. Em relação as formas de compreensão do currículo, analise as afirmativas a seguir, e assinale V para as afirmativas verdadeiras e F para as afirmativas falsas:

( ) O currículo em ação está presente em documentos oficiais curriculares (PCNs, BNCC, DCNs) nos planos e nas propostas pedagógicas das escolas.
( ) O currículo formal é a proposta curricular efetivada na realidade da sala de aula e nas escolas.
( ) O currículo oculto se manifesta em sentimentos e nas relações sociais e hierárquicas que se apresentam na escola.
( ) O currículo planejado é a etapa onde é realizada o planejamento e organização das atividades de ensino, selecionando conteúdos e recursos.

Assinale a sequência, de cima para baixo, correta.

29 Q898974 | Pedagogia, Concepções de currículo, Professor Segundo Professor, Prefeitura de Anchieta SC, AMEOSC, 2024

Analise as afirmações a seguir sobre adaptações curriculares e práticas pedagógicas e registre V, para verdadeiro, e F, para falso:

(__)A adequação curricular envolve ajustes nas atividades e avaliações, com o objetivo de possibilitar o acesso de todos os alunos ao conteúdo escolar.

(__)As práticas pedagógicas inclusivas não devem ser alteradas, uma vez que visam o mesmo objetivo educacional para todos os alunos.

(__)As adaptações curriculares devem garantir que o aluno com deficiência tenha condições de aprender, respeitando seu ritmo e estilo de aprendizagem.

Após análise, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta dos itens acima, de cima para baixo:

30 Q900036 | Pedagogia, Concepções de currículo, Coordenador Pedagógico, Prefeitura de São Miguel do Oeste SC, AMEOSC, 2024

As teorias curriculares são fundamentais para entender como o currículo é concebido e implementado. Elas podem ser tradicionais, críticas ou pós-críticas, cada uma com suas abordagens e implicações. Sobre o assuntojulgue as seguintes afirmações como verdadeiras (V) ou falsas (F):

(__) As teorias pós-críticas do currículo focam na neutralidade e na formação de trabalhadores especializados.
(__) As teorias críticas do currículo questionam as desigualdades sociais e buscam uma educação mais justa.
(__) As teorias tradicionais consideram a importância de raça, cultura e gênero no currículo.

Assinale a alternativa cuja respectiva ordem de julgamento esteja correta:
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