Questões de Concursos: Concepções de Currículo

Prepare-se para a prova com questões de concursos públicos: Concepções de Currículo. Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF grátis!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

31 Q899934 | Pedagogia, Concepções de currículo, Professor Educação Especial, Prefeitura de Itajaí SC, UNIVALI, 2024

No campo dos estudos educacionais, o conceito de currículo oculto refere-se os (as):

32 Q901506 | Pedagogia, Concepções de currículo, Edital n° 50, Prefeitura de Mondaí SC, AMEOSC, 2024

Um Agente Educacional está planejando uma aula sobre história local para promover a consciência cultural na educação de jovens e adultos. Como o agente pode incorporar o currículo programático de forma eficaz nesta aula?

33 Q907307 | Pedagogia, Concepções de currículo, Professor da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, Prefeitura de Mossoró RN, IDECAN, 2024

Ao longo da história da educação brasileira, o Ensino Religioso assumiu diferentes perspectivas teórico-metodológicas, apresentando, geralmente, viés confessional ou interconfessional. A partir da década de 1980, as transformações socioculturais que provocaram mudanças paradigmáticas no campo educacional também impactaram no Ensino Religioso. Assim, em função dos promulgados ideais de democracia, inclusão social e educação integral, diversos setores da sociedade civil passaram a reivindicar a abordagem do conhecimento religioso e o reconhecimento da diversidade religiosa no âmbito dos currículos escolares. Diante de tal, a BNCC estabelece como competências específicas desse componente curricular o(a)

34 Q902269 | Pedagogia, Concepções de currículo, Educação Infantil e Séries Iniciais do Ensino Fundamental, Prefeitura de Nova Ramada RS, FUNDATEC, 2024

De acordo com o proposto por Libâneo (2015), analise a sentença abaixo:
Existem vários níveis de currículo, como o currículo formal, o real e o oculto. O currículo real é aquele estabelecido pelos sistemas de ensino e pelas unidades educacionais, constituindo o conjunto de diretrizes normativas prescritas institucionalmente (1ª parte). O currículo formal, segundo o autor, é aquele que, de fato, acontece na sala de aula em decorrência de um projeto pedagógico e dos planos de ensino (2ª parte). Já o currículo oculto é aquele que não é, necessariamente, planejado e explicitado, mas vem com a experiência e relação com os professores e funcionários das escolas, com os colegas, entre outros (3ª parte).

Quais partes estão corretas?

35 Q906017 | Pedagogia, Concepções de currículo, Artes, IFSP, IF SP, 2024

O currículo é a concretização, a viabilização das intenções e orientações expressas no projeto pedagógico. Há muitas definições de currículo: conjunto de disciplinas; resultados de aprendizagem pretendidos; experiências que devem ser proporcionadas aos estudantes; princípios orientadores da prática, seleção e organização da cultura. No geral, compreende-se o currículo como um modo de seleção da cultura produzida pela sociedade, para a formação dos alunos; é tudo o que se espera que seja aprendido e ensinado na escola. (Libâneo, Toschi, 2012, p. 489).


Há, pelo menos, três tipos de manifestações: currículo formal, currículo real e currículo oculto. A esse respeito, assinale a alternativa correta:

36 Q898356 | Pedagogia, Concepções de currículo, Coordenador Pedagógico, Prefeitura de São Sebastião do Tocantins TO, INAZ do Pará, 2024

Sobre o Projeto Pedagógico Curicular (PPC) é INCORRETO afirmar:

37 Q890224 | Pedagogia, Concepções de currículo, Disciplina: Educação Infantil e Ensino Fundamental 1º ao 5º ano, Prefeitura de Camaçari BA, CESPE CEBRASPE, 2024

O currículo tem muitos e importantes significados pedagógicos e sociais e compreender esses significados é vital para o ofício de ensinar. Acerca das teorias do currículo, julgue os itens que se seguem.

I As teorias críticas defendem a compreensão do currículo em oposição à aceitação do fazer nele descrito.
II Os conceitos valorizados pelas diferentes teorias permitem-nos distingui-las umas das outras.
III O currículo é como uma bússola que indica os princípios ideológicos norteadores da prática em determinado sistema educacional.

Assinale a opção correta.

38 Q899012 | Pedagogia, Concepções de currículo, Pedagogo, Prefeitura de Santa Teresa ES, Instituto Access, 2024

Ao elaborar um currículo fundamentado no modelo de Ensino Baseado em Evidências (EBE), o professor precisa adotar práticas sustentadas por pesquisas empíricas robustas e revisões sistemáticas. Qual das alternativas mais exemplifica uma prática pedagógica alinhada a esse modelo?

39 Q904018 | Pedagogia, Concepções de currículo, Edital nº 12, Prefeitura de Palhoça SC, FEPESE, 2024

As adaptações curriculares devem caminhar em consonância com a programação curricular, mas com adequações às necessidades dos educandos.


É uma adaptação curricular:

40 Q898183 | Pedagogia, Concepções de currículo, Auxiliar de Educação Infantil, Prefeitura de Lajeado Grande SC, ACAFE, 2024

Quando falamos de currículo, falamos do conteúdo de ensino. De acordo com a proposta de currículo para a escola fundamental, qual é a visão ampliada sobre o conteúdo do ensino que vai além da concepção dos "conteudistas"?
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.