Questões de Concursos: Concepções de Currículo

Prepare-se para a prova com questões de concursos públicos: Concepções de Currículo. Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF grátis!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

41 Q899013 | Pedagogia, Concepções de currículo, Pedagogo, Prefeitura de Santa Teresa ES, Instituto Access, 2024

"O ___________ refere-se aos valores, normas e comportamentos que são transmitidos de forma implícita no ambiente escolar, influenciando as atitudes e aprendizagens dos alunos para além do conteúdo formalmente ensinado."
Sobre o conceito descrito, assinale a alternativa que completa corretamente a afirmativa anterior.

42 Q909823 | Pedagogia, Concepções de currículo, Educação Física, Prefeitura de Montes Claros MG, FUNDEP, 2024

O Referencial Curricular do Ensino Fundamental Anos Finais de Montes Claros apresenta como objetivo geral o entendimento da cultura corporal de movimentos como objeto de conhecimento da Educação Física, compreendendo o movimento humano para além de sua dimensão neuromotora, valorizando e legitimando os sentidos e significados construídos social e culturalmente como elementos constitutivos das diversas formas de ação e expressão corporais humanas.
Nesse sentido, a escola tem o dever de

43 Q899182 | Pedagogia, Concepções de currículo, Educação Especial, SEEDPR, Instituto Consulplan, 2024

A flexibilização curricular pode configurar variadas modificações no fazer pedagógico, para remover as barreiras que impedem a aprendizagem e a participação dos alunos que apresentam dificuldades em seu processo de escolarização (CARVALHO, 2001, 2004.), não sendo desenvolvidas apenas pelos professores. Constituem-se ações que visam à implementar flexibilização curricular, EXCETO:

44 Q902636 | Pedagogia, Concepções de currículo, Técnico em Assuntos Educacionais, UFG, IV UFG, 2024

O conceito de currículo integrado é central na educação profissional, sobretudo quando se trata de perspectivas formativas mais avançadas, tais como as que tem lugar nos institutos federais de educação, ciência e tecnologia. No tocante à educação profissional brasileira no ensino médio, o currículo integrado compreende uma

45 Q909308 | Pedagogia, Concepções de currículo, Educador Físico, Prefeitura de Sobradinho BA, AEVSF FACAPE, 2024

Definições e teorizações acerca do currículo escolar apontadas pela literatura têm evidenciado concepções variáveis e diferenciações no tocante ao seu significado e funções. O que vem provocando múltiplas pesquisas quanto as questões epistemológicas para melhor compreensão sobre o processo de elaboração e operacionalização do currículo na escola e sua intrínseca relação com o compromisso social, político, econômico e cultural.

LEÃO, Débora Ortiz de . Organização curricular: saberes, políticas e perspectivas. 1 ed. -Santa Maria, RS: Ed. UFSM, 2023. (adaptado).

Considerando as concepções sobre currículo à luz dos pressupostos das teorias pós-crítica, avalie as afirmações a seguir.

I. O currículo escolar precisa ser compreendido não somente como texto, discurso e documento de identidade, mas como prática significativa, criação e emancipação dos sentidos.

II. O currículo em sua forma mais idealizada deverá ser constituído de apenas disciplinas e matérias teóricas no processo de aprendizagem escolar.

III. Na perspectiva de superação como prescrição formal e tradicionalmente compreendido, o currículo deve pressupor a vivência cotidiana da escola e toda a dinâmica das relações instituídas.

IV. Toda concepção de currículo escolar decorre das produções humanas advindas de determinados pressupostos teóricos que incluem compromissos sociais e políticos, demarcados pelos contextos históricos.

V. O Currículo é um conjunto de conhecimentos em constante construção e reconstrução, portanto não é estável e inalterável.

É CORRETO apenas o que se afirma em:

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.